smoners Veterano |
# jan/19 · Editado por: smoners
· votar
Salve, bora ressuscitar!!! Tenho duas oneal opb620 ativas e comprei essa semana os pares passivos ambos opb620. Qnd eu ligar esse conjunto de 4 caixas vou ter divido a potência das caixas ativas, aí pelo que li, é melhor distribuir essas caixas pelo local do evento. Qnd for banda um set no palco de retorno e um de PA a frente. É isso?
E aproveito deixar meu depoimento da durabilidade das caixas opb620 da oneal, uso elas clipadas a mais de 11 anos uma e pasmem 17 anos a outra, faço rolê punk rock e rap com elas,.são phodas!!! Recomendo a marca a quem for comprar. Obs tenho fotos nas redes sociais da banda SmonerS fotos dos roles com elas.
|
Ismah Veterano |
# fev/19 · Editado por: Ismah
· votar
vou ter divido a potência das caixas ativas
Mais ou menos, cada caso é um caso... Por via de regra, se ligar em paralelo, terá a potência dobrada (baseado na Lei de Ohm). Isso não necessariamente é possível em todos os casos. Alguns classe D por exemplo, "identificam" a carga imposta, e passam a operar de maneira a dissipar sempre a mesma potência, indiferente a carga...
pelo que li, é melhor distribuir essas caixas pelo local do evento.
Não exatamente tão simples distribuir as caixas de forma aleatória... Pois se puser as caixas uma atrás da outra, elas vão emitir o som ao mesmo instante, e isso faz com que o som de cada uma chegue num tempo diferente ao ouvinte. E isso cria um comb filter, onde o som de cada caixa, interfere na outra.
O mais adequado seria por todas lado a lado - perceba que elas são trapezoidais se vistas de cima, o que serve já para montar arranjos de point source. E até fins de 90, meados de 2000, que se fez assim. Foi quando a L'Acoustic desenvolveu o VDOSC, aperfeiçoou e viabilizou o conceito de arranjo em linha... Enfim, só por curiosidade mesmo...
O melhor resultado, viria de uma mixagem monofônica, com todas as caixas lado a lado, no centro do palco. O que não é bem viável na grande maioria das situações, então opta-se pro fazer um arranjo stereo, com 2 caixas de cada lado, e fingir que a única interação gerada entre L e R, não existe... rsrs
Para não haver interação, L precisa emitir um sinal totalmente diferente de R... Por sua vez, isso não é tão simples de conseguir, pois se puser um sinal só de um lado, quem estiver do outro, não vai ouvir. Geralmente é por isso que muitas bandas, principalmente de apoio, ainda usam vários músicos dobrados, e até 2 bateristas... Não é usual haver dois baixos, pois as frequências baixas tem comprimentos de onda muito grandes, e há um acoplamento natural das caixas...
Então opta-se por deixar as caixas do lado esquerdo cobrindo quase que só o lado esquerdo, e as do lado direito, quase que só o lado direito. O meio fica confuso, e é difícil mixar nesse contexto. Isso gera uma cobertura bastante grande no sentido horizontal. O que em um lugar fechado, só joga som nas paredes... Por sua vez gera reflexões, e tudo más em consequência disso...
Não existe uma solução para todos os casos. Se é o sistema que tens, conhecendo-o bem é o único jeito que poderá tirar o melhor resultado de cada situação. Infelizmente, é uma das razões do mercado ser dominado pelas mesmas 4 ou 5 grandes empresas: elas são tão grandes, que conseguem ter sistemas quase ideais pra grande parte das situações...
|