Qual Eminence? Legend GB128, V128 ou 125-8 ?

Autor Mensagem
abfaria83
Veterano
# set/16
· votar


galera, revivendo o tópico pra não falar "mais do mesmo"...

To com um orange Tiny Terror e agora estudando possibilidades de gabinetes. Queria 2x12, e tenho um oportunidade de negócio em um gabinete com falante GB128 e outro V128. São propostas levemente diferentes pelo que pesquisei e vi aqui também... será que isso vai prestar?!

Valeu

abfaria83
Veterano
# set/16
· votar


up!

dallman
Membro Novato
# set/16
· votar


abfaria83

http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/12/alto-falante-ele-pode-mudar- tudo.html
http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/12/alto-falantes-parte-2-experi encias.html

abfaria83
Veterano
# set/16
· votar


dallman
valeu pelo link... bastante informativo, aprendi várias coisas. no entanto continuo na dúvida, porque ele não fala sobre o V128... e to buscando opiniões sobre a sonoridade de um GB128 e V128 num gabinete 2x12. Queria saber se o pessoal acha que esses falantes se complementarão ou o contrário!

valeu
abraass

abfaria83
Veterano
# set/16
· votar


Ninguém respondeu, mas falei com um camarada de outro estado e ele me deu uns toques. pode ser que sirva pra alguem algum dia, que esteja procurando informações. Uma coisa a ser considerada é que o GB128 tem 100w, e o V128 tem 50w. isso causa dificuldade na timbragem, porque qualquer movimento q vc fizer ali no pré, mexendo nos médios ou agudos, vai influenciar de maneira diferente em cada falante. Se vc quiser tirar médios, o percentual que vc tirar no falante de 100% vai ser o dobro do falante de 50%. Talvez isso agrade alguns, talvez não! mas antes de considerar proposta de falante, tem que analisar essa potência.

E ja aproveitando, considerando que depois disso eu to pensando em outras possibilidades, o que vcs acham do orange tiny terror num gabinete com Pedrone Vintage Golden Tone?

dallman
Membro Novato
# set/16 · Editado por: dallman
· votar


abfaria83

porque qualquer movimento q vc fizer ali no pré, mexendo nos médios ou agudos, vai influenciar de maneira diferente em cada falante. Se vc quiser tirar médios, o percentual que vc tirar no falante de 100% vai ser o dobro do falante de 50%.

Cara, eu checaria melhor essa informação aí.

Como são falantes diferentes, eles vão obviamente responder diferentes em relação ao amp e suas mexidas nos knobs. Mas isso não é ruim.

Tem muito guitarrista que liga dois amps diferentes ao mesmo tempo na mesma guitarra. Então, o que o cara acima fala que seria "ruim", acho q não tem nada a ver. É questão de vc gostar do timbre ou não, mas acredito que o fato de potência diferentes, por si só, não inviabiliza o uso em conjunto. Até porque, quando vc montar o 2x12, essas potências vão se unir, formando 170W.

Olha os link dos falantes:
http://www.eminence.com/speakers/speaker-detail/?model=Legend_V128
http://www.eminence.com/speakers/speaker-detail/?model=Legend_GB128

Pelo gráfico e info, parece que são muito parecidos, diferenciando um pouquinho onde o GB vai ter um pouco mais de grave e de médio, e menos de agudo, em relação ao V.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


dallman
quando vc montar o 2x12, essas potências vão se unir, formando 170W.

Se forem potências diferentes, é imprescindível que se observe que a menor potência, deve ser igual a Pmax do amp, dividida pela quantidade de falantes.

dallman
Membro Novato
# set/16 · Editado por: dallman
· votar


Ismah

Nesse caso (120W + 50W), suportaria até um head de 100W, correto?

rgrzz_2
Membro Novato
# set/16 · Editado por: rgrzz_2
· votar


Eu tenho o GB128, muito bom para o meu amp não valvulado, para o meu valvulado é bom, mas o som não é totalmente aberto, ele é equilibrado e gosto de uns agudos mais abertos e proeminentes.

*Na minha opinião é claro........rs

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


dallman

Teoricamente... Com distorção de power etc, a coisa fica um pouco mais complexa... Se recomenda muitas vezes, usar uma carga que suporte uma potência um pouco maior, do que o amp manda.

Eu opero com no mínimo 20% de folga, nesse caso, até uns 80W.

abfaria83
Veterano
# set/16
· votar


dallman
Como eu disse, essa diferença de características pode agradar alguns, e a outros não. Em nenhum momento falei que seria ruim, mas de acordo com o que me disseram, seria válido analisar e pesquisar bem esse lance de dois falantes com potência diferente antes de bater o martelo no escuro. Tocar primeiro e sentir como a regulagem muda pros seus ouvidos é de fato o que conta!
De qualquer forma, olha que massa - Eu contatei a própria eminence e eles me responderam. Disseram que eles se complementariam bem! O GB128 dando mais punch nos graves e médios, enquanto o V128 ajudaria na definição. o timbre seria bem britânico balanceado!

Ismah
Vc pode por favor explicar um pouco mais pro ignorante no assunto aqui? To pensando tb num gabinete com dois falantes pedrone golden tone, cada um com 60w. Meu tiny terror tem 15w e vai operar em 4ohms
valeu

rafael_cpu
Veterano
# set/16
· votar


Eu também tenho estudado a ideia de uma caixa 2x12 e penso em experimentar dois falantes diferentes. Mas amadurecendo a ideia ainda... afinal, cada vez com menos tempo para tocar.

Acompanhando aqui :))

T+

henriquelhrf2
Veterano
# set/16
· votar


abfaria83
Tiny Terror não opera em 4 Ohms.

abfaria83
Veterano
# set/16
· votar


henriquelhrf2
Tiny Terror não opera em 4 Ohms.

Correto! Era pra eu ter falado 16!
Valeu

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


Tenho uma caixa Landscape e queria trocar o alto falante. O fabricante me informou que o rendimento desa caixa é de 95db, e pensei em colocar um falante com eficiência maior, para pode aumentar o volume de som fornecido.
Achei uma loja no centro de SP com alguns falantes com um bom preço, o mais em conta é o GB128 Eminence Legend Guitar Series 12" 8 OHMS que esta por 430$. Gostaria da opinião de quem ja efetuou este tipo de troca, se ficou satisfeito com o resultado e valeu o investimento. E se recomenda outro falante que possa atender mina expectativa.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Cuidado, tenho observado que quanto maior o rendimento, mais restrita é a curva de resposta... O conjunto da obra é sempre importante...

Não vai ter aumentos tão significativos no SPL, 6dB's e olhe lá... Audivelmente isso não significa muito não.

E tem mais um detalhe: POTÊNCIA! Esse AF que eu saiba só existe em 50W... Fica esperto também aqui!

Não sei o que tu usa pra empurrar aí, mas quando ver é mais negócio vender essa caixa e pegar um com mais AF's.

Procurando pelo AF, achei o manual dele...

http://www.eminence.com/pdf/Legend_GB128.pdf

Errei por 0.1dB hehe

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Ismah

É pro meu valvulado de 5W, não pretendo pegar nada alem de 20w ou 30w, não tenho nece$$dade agora. Uma caixa com mais alto falante ocuparia mais espaço e ficaria mais complicado de transportar caso precise. Com todo respeito a Landscape, acho que qualquer falante da eminence vai ser melhor que este, valeu pelo preço na época.
Ate pesquisei sobre fabricantes de varias, achei umas legais por ai onde customiza um monte de coisas, mas o preço é no minimo 1000$. a que eu simulei o orçamento com um falante eminence ficaria 1300$, eu acabaria com uma caixa sobrando até vender e um boleto salgado pra pagar, pra tocar no meu quarto. por isso descartei a opção.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Só não procurou com as pessoas certas.
Paguei 300 a caixa 2x12, e 300 (2x150) os falantes artesanais do cara de 75W cada um, com o Rodolfo da Classic Luthieria / Mickwolf. Não posso falar de sensibilidade, já que eu toco com um 100W, o que deixa isso bem irrelevante hehehe

Eu não confio cegamente que qualquer AF ficará melhor. A caixa tem um volume interno X, e isso põe ela numa sintonia, se o AF em questão tiver uma falta de agudos (não é o caso do GB128 ao que parece), ela vai soar abafada... Caixas são desenhadas para AF's, não é na sorte, em guitarra só ACHO que a Randall tem essa política...

Pode ser uma tentativa válida, mas não sei até onde tu vai notar uma diferença. Para efeito comparativo, é como se tu passasse o volume do 5 pro 6~6.5 no amp...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


GB128 Eminence Legend Guitar Series 12" 8 OHMS o cara disse que a vista faz por 380$. GAS

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luiz_RibeiroSP
cara, mudar o AF por causa de rendimento da potência eu acho que não vai resolver teu problema, se é que tem um problema

os eminence 128 são muito bons, e são versáteis. 380$ nele está um bom preço

leve em consideração também os handmades, tem os mickwolf citado pelo Ismah, e tem o Voghan, que eu uso na minha 2x12

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


achei que resolveria pelo seguinte fato.

Meu falante possui 95 db, o eminence possui 101,3. A mudança de falante vai proporcionar 6,3 db a mais de áudio. Sei que a cada dobro de potencia se acrescente 3db de audio.
Segundo meus cálculos com 4W arredondados do meu amplificador, com o falante Landscape eu gero:
95db + 3db(2W) + 3db(4W) = 101 db.

Com o falante eminence eu gero:
101,3db + 3db(2w) + 3db(4w) = 107,3 db

vamos supor que ao inves de pegar um falante melhor eu fosse pegar um amplificador mais potente.

ganho em db = 10log(P1/P2)

107,3 - 101 = 6,3db

6,3db = 10 [ log(P1) - log(P2) ]
0,63db = log(P1) - log(4)
log(P1) = 0,63 + log(4)
log(P1) = 0,63 + 0,602
log(P1) = 1,232

10^1,232 = 17,06W

Ou seja, eu consigo o mesmo volume de som com as seguintes combinações

amplificador de =~17W e caixa Landscape
amplificador de 4w e falante eminence.

me corrijam se eu estiver errado, mas baseado nisto que pensei em trocar o falante. Quando se precisa de mais volume é justamente no rendimento do falante que se mexe e não na potencia. Escutei um professor me falar uma vez mas nunca tinha calculado, se eu fiz certo é isso.
*tinha errado uma continha. corrigi

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Sim Luis, a tua conta está correta, mas existem coisas além do oceano...

Mais me preocupa teu problema não ser volume e sim cobertura, resposta de frequência, amortecimento etc etc etc...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah

Trabalho com o que tenho. Só tenho sensibilidade.

henriquelhrf2
Veterano
# jan/17
· votar


GB128 Eminence Legend Guitar Series 12" 8 OHMS o cara disse que a vista faz por 380$. GAS

Luiz_RibeiroSP, onde?

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Obviamente, desejo sorte e novamente peço que tente testar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual Eminence? Legend GB128, V128 ou 125-8 ?