Dúvida sem fim: Preciso comprar um ampli

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Faca na Caveira
Veterano
# jun/08 · Editado por: Faca na Caveira


Pessoal, essa minha dúvida rolou em um outro tópico meu, mas como o tema principal não era esse, resolvi postar ela aqui. Vou tentar formular minha pergunta de uma forma mais organizada, deixando mais claras as minhas necessidades e abrindo mais para SUGESTÕES.

DO QUE EU PRECISO:

1) amp pra tocar em banda de rock alternativo, preciso de potência suficiente pra cobrir o batera (que é um cavalo, a propósito)

2) que suporte tocar em locais abertos

3) importante: não quero deixar o amp no talo por causa do boost nos pedais

4) falante de 12"

5) Drive não faz a mínima diferença.

6) preço: até 1200 reais (é o máximo que posso pagar)

7) não quero usado, só amp novo

O QUE EU JÁ TENHO EM VISTA:

Laney LV100 - Bem, esse ampli tem o falante de 12", 65w, custa uns 900~1000 reais. Minha maior dúvida é se ele me atenderá pro que eu descrevi acima (itens 1, 2 e 3). Falam muito bem desse amp, mas... ele aguenta a porrada? Alguém que tenha esse amp, pode dizer se o volume sobra?

Meteoro Nitrous 160 - Falantes 2x12", 160w, custa 1000~1100 reais. Ao contrário do laney, esse aí não deixa dúvidas em relação à potência (até sobra), mas sim em relação à qualidade. Nessa semana, o nitrous 160 do estudio que eu ensaio deu pau. Isso só fez aumentar minha duvida.

Por favor, preciso de sugestões!!!! Pretendo reunir algumas sugestões até sexta. No sábado vou sair testando tudo.

Agradeço a ajuda dos amigos do fcc, sempre tão atenciosos.

Zeraus
Veterano
# jun/08
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Laney, sem sombra de dúvida.
Mas pelo menos o LV200.

GuitarHouse
Veterano
# jun/08
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Zeraus
lv100 e o lv200 têm a mesma potência.

megadeth2612
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira

Junta mais um pouco e pega o Twin.

DotCom
Veterano
# jun/08
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Se você for ensaiar, qualquer um dos dois basta.
mas pelo que você disse em
2) que suporte tocar em locais abertos

3) importante: não quero deixar o amp no talo por causa do boost nos pedais

O Laney não vai conseguir sonorizar legal locais pouco maiores que barzinhos sem ficar no talo...
Entre esses dois, eu iria no (que deus me proteja!) Meteoro.

Mas tem outras opções por aí tb... Lê o tópico sobre o Staner GS150 pra ver se vc gosta.

Faca na Caveira
Veterano
# jun/08
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Zeraus
GuitarHouse
O lv200 tem os mesmos 65w, mas tem 1 valvula no preamp, na prática, isso aumenta a potência? Será que é o suficiente pra aguentar o tranco?

megadeth2612
...junto só mais 400 reais agora pra comprar um twin. daí quando eu tiver com 1600, eu junto só mais 200 pra comprar um peavey bandit. quando eu tiver com 1800, eu junto só mais 900 pra comprar um Fender Deluxe 900. quando eu tiver com 2700, eu junto só mais 1300 pra comprar um valvulado bacana... quando eu tiver com 4000, eu morro sem comprar meu ampli...

DotCom
Mas tem outras opções por aí tb... Lê o tópico sobre o Staner GS150 pra ver se vc gosta.

Já li muito sobre esse staner gs150, pelo visto ele tem um timbre bacana, um preço melhor ainda... porém, não boto minha mão no fogo por essa marca... ontem criaram um tópico que me deixou de cabelo em pé, o cara comprou um staner desse e disse que o som começa a rachar em certa altura.

Confio mais na meteoro do q na staner, minha atomic drive pelo menos tá inteiríssima :D

GUGALOO
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira
Eu ia de laney, se o lugar for muito grande, com qualquer ampli vc terá q microfonar, então... primo pela qualidade. Agora, se é difícil guardar mais grana, da esses R$ 1,200,00 e parcela o resto, aí fica mais tranquilo e vc terá um ampli foda.

Outra opção seria, ja q vc não quer canal de drive, manda fazer um ampli hand made, só com um canal de limpo, sai mais barato e terá um ótimo ampli tbm.

DotCom
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira
Todos os amplis "racham" o som em um certo volume.
Se o sinal de entrada for muito alto, o ampli vai "rachar" com o botão de volume em valores menores, mas isso não significa menos volume.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira
Cara, 65WRMS e falante de 12pol. é suficiente para a maioria das utilizações. Se vc for tocar em lugar aberto, certamente terá um P.A., nesse caso microfone o seu amp.
Abç

Nefelibata
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira

Eu compraria o LV-200 pq ele tem um canal a mais. Deixando seu set mais flexível.

Juliguitar
Veterano
# jun/08
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megadeth2612
...junto só mais 400 reais agora pra comprar um twin. daí quando eu tiver com 1600, eu junto só mais 200 pra comprar um peavey bandit. quando eu tiver com 1800, eu junto só mais 900 pra comprar um Fender Deluxe 900. quando eu tiver com 2700, eu junto só mais 1300 pra comprar um valvulado bacana... quando eu tiver com 4000, eu morro sem comprar meu ampli...


ehasuheiuaheas mto boa essa! :P

GuitarHome
Veterano
# jun/08 · Editado por: GuitarHome
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Mauricio Luiz Bertola
Bertola, pegando carona no tópico:
Você acha que é mais jogo pegar um laney LV100 ou montar com 600 reais e um handmaker que manda muito indicado por um amigo que manja um valvuladinho (todo valvuado) de 6 ou 5w com falante de 8?
Mais para tocar em casa mesmo, para brincar em casa, por tanto qualidade e não potencia!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
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GuitarHome
Cara, um Laney LV100 é um amp legal para ensaios e shows. Já o valvulado seria mais indicado para isso que vc quer. Mesmo assim eu optaria por pelo menos 10WRMS e um falante de 10pol.
Abç

GuitarHome
Veterano
# jun/08
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Mauricio Luiz Bertola
Então, se eu pedir para ele instalar um falante de 10 ele vai cobrar mais caro, e possa ser que ele tenha que mudar o circuito do amp para receber esse falante não?

10RMS acho que seria muito para tocar em um apartamento não?
Digo que pro valvulado ficar legal, tem que tocar em volume alto, consequentemente teria que tocar mais alto com o de 10w não?

valeuu!

DotCom
Veterano
# jun/08
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GuitarHome
O tamanho do falante não necessariamente implica em ter que ter mais potência.
O de 10 vai te dar uma resposta de graves que o 8 não pode dar.

J. Luiz
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira

5) Drive não faz a mínima diferença.
6) preço: até 1200 reais (é o máximo que posso pagar)

Multi-uso Wattson/Ciclotron.
Brincadeiras a parte:
Eu compraria um amplificador multi uso e um par de caixas de "grosso calibre".
Mas é como a galera falou (escreveu), em lugares abertos só microfonando.
Entre o Lv100 e o Meteoro eu ficaria com o Lv200.
Abraços.

Zeraus
Veterano
# jun/08 · Editado por: Zeraus
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GuitarHouse
lv100 e o lv200 têm a mesma potência.

Mas LV100 é totalmente transistor, o LV200 tem pelo menos uma válvula no pré

georginho_gallagher
Veterano
# jun/08
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Mas LV100 é totalmente transistor, o LV200 tem pelo menos uma válvula no pré

pra ele que quer só o clean, isso n faz diferença, só o canal drive que é pre'-valvulado

megadeth2612
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira

Mais vale ter um amp que te satisfaça, já que você quer apresentações ao vivo em lugares abertos, do que sacear sua GAS num amp de um falante de 12 somente e com potencia razoável, sendo que as chances de você querer vende-lo daqui um tempo sejam maiores, o que sempre acaba em perda de uma parte da grana que você investiu no bendito amp.

Bem, mas ai vai de cada um. EU toquei durante 5 anos em um Fender Frontman 15w(daquele mais básico, sem reverb e nada) para pegar logo um amp decente. Após esses 5 anos, fiz um head Soldano SLO 100w com o Pedrone juntamente com uma caixa 2x12 com Eminence Texas Heat. Hoje eu estou satisfeito, estou com o amp há um pouco mais de 1 ano e a cada dia mais me surpreendo com a dinâmica dele.

Não estou falando pra você pegar um valvulado de 100w e tal.. e sim para pensar em algo que te satisfaça, pois não é qualquer amp de 65w e 1x12 que vai segurar essa onda, principalmente se você não for microfona-lo ao vivo. Abração

Zeraus
Veterano
# jun/08
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georginho_gallagher
Mas LV100 é totalmente transistor, o LV200 tem pelo menos uma válvula no pré
pra ele que quer só o clean, isso n faz diferença, só o canal drive que é pre'-valvulado


Oops não sabia dessa. Tava acostumado com meu marshall vs65r, que a válvula do pré atuava tanto no canal limpo como no drive...

Faca na Caveira
Veterano
# jun/08
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georginho_gallagher
Zeraus
pra ele que quer só o clean, isso n faz diferença, só o canal drive que é pre-valvulado
Aff, dessa eu tb não sabia... Alguém sabe se a válvula do preamp do nitrous 160 também é assim ou eh pros 2 canais? Acabei de deixar essa pergunta pro suporte da Meteoro, posto a resposta aqui.

podem continuar opinando, eu estou apenas acompanhando, mas to conseguindo tirando minhas dúvidas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira
Cara, esse negócio de pré valvulado é pura enganação. Na verdade a válvula só atua na distorção, e olhe lá, pois ela é apenas um componente do pré, que não é totalmente valvulado como nos amps valvulados verdadeiros. Ademais, a distorção característica das válvulas, com a geração de harmônicos pares, só é obtida nas válvulas de power, e não de pré. O fato de vc ter um amp com pré e power com transístores não o faz pior que com um com uma válvula apenas no pré. Se fosse assim, o consagrado Roland JC120 e os Peaveys Transtube, que não tem válvula nenhuma, seriam amps ruins, e são superiores a muitos amps com essas válvulas aí.
Abç

Faca na Caveira
Veterano
# jun/08
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Mauricio Luiz Bertola
então no meu caso, que nao vou usar distorção do amp, não vai fazer diferença alguma?

cacete, é foda ser pobre viu...

Echo Delta
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira

De cara, parabéns pela clareza na exposição de tuas dúvidas.

Ao assunto...

Mestre Bertola já sentenciou: pré valvulado é conversa fiada. "Som valvulado" é pré + power c/ válvulas.

Se um amp só com pré valvulado soar bem, é pq o resto do amp é muito bom e não pq tem uma 12AX7 na entrada...

Vai de SS, tranquilo... com R$1.200,00 dá prá catar um ótimo amp com speaker de 12'... Peavey Bandit ou Studio Pro, por exemplo.

E sempre vale uma regra básica: troque features por qualidade...

Evite aqueles amps com montanhas de recursos q só encarecem o produto. Simplicidade e honestidade é o q conta, quando a conta não pode pesar no bolso...

E sem muito stress com volume... em "locais abertos" vai rolar P.A.

Boa Sorte.

brandfbr
Veterano
# jun/08
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já que abriram a boca pra falar dos bandit e studio pro, vou aproveitar o tópico, e talvez isso ajude:

Hoje canto numa banda, e estou começando uma nova agora... O guita desta banda toca em um marshall mg50dfx (é uma banda de rock 60/70 e blues). O amp dele aguenta legal os ensaios e os shows, o que me dá uma noção de que 50W pra mim é uma potencia legal, e aguenta shows bem até. Particularmente não curto muito o timbre dele, então estava procurando um outro ampli...

Dei uma olhada neste peavey studio pro que me interessou bastante, compensa eu pegar um desses (por 1.100 dinheiros) ou eu consigo outra opção melhor nesta faixa (estou falando de amplis bons para ensaios e shows, um handmade de 10W está fora de cogitação...)???

RECOMENDO MUITO o peavey Bandit e o Studio Pro, mas se alguem comprar um desses aqui em poa eu vou ficar muito p**to, to de olho nesse amp...


Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
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Faca na Caveira
Exato.
Cara, música é uma atividade cara mesmo, principalmente se vc tem o objetivo de ter uma banda, tocar em palco, o que vai exigir aprendizado, concepção sonora e bons equipamentos.
brandfbr
Cara, os Peaveys são bons amps sim, mas R$ 1000 acho um pouco excessivo para um Studio Pro usado. Aqui no RJ vc encontra o Banditt (usado)por esse preço.
Abçs

georginho_gallagher
Veterano
# jun/08
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Zeraus

hehe, tb não sabia que esses marshall VS a válvula do pré atuava no clean tb, postei a informação baseado no meu tf 300 (antecessor dos LV) em que a válvula do pré serve somente para o canal drive mesmo. Imagino que o pessaol da Laney não iria "quebrar a cabeça" em reformular um esquema já "consagrado" para apenas adicionar uma válvula no canal clean, sendo que, como o Bertola já adiantou, valvulas do pré não servem para nada (em híbridos...).

Tvz esse marshall VS seja uma excessão ou faça parte de uma minoria de amps híbridos em que a válvula do pré atua no clean. Eu desconhecia isso até então, a informação que eu tenho é basicamente a mesma que o Bertola postou ali em cima. Vc conhece mais alguns exemplos além do VS?

Abç

Faca na Caveira

Velhinho, vou dar minha opnião visto o teu interesse no amp e interesse no tópico tb, assim tens mais uma informação já que estás acompanhando o tópico de perto. Eu tenho um TF 300, que é o antigo LV, c/ 120w, falante de 12". Seria o LV 300 de agora. Usei-o com banda e durante todo o seu uso usei pouquíssimos pedais (wah , delay e um dist.), ou seja ligação simples guita-amp, e vou postar alguns "conceitos":

1. Apesar de ser pré valvulado e de que essa válvula não serve pra nada, o clean dele é mto bonito. Se vc quer um clean legal pode considerar um laney desses como opção.

2. Vc ainda não especificou o seu uso (provavelmente vai usar com pedais, quais pedais? ou só o clean?). Por que se for usar o clean, qdo eu usava só o clean em algumas músicas da banda (raras), mesmo um amp de 120w RMS qdo precisava abrir o volume acima do 7 - 7,5 ele começava a rachar, aquele rachar típico de transitorizado qdo ultrapassa determinada potência. Por outro lado, nos canais drive 1 e drive 2 NUNCA passei do 5 e 4, respectivamente. E nem de longe ameaçou rachar nesses canais.

3. Com pedais antes do clean, logo não precisava abrir o clean até o volume 7, usava o clean aí no 6 no máximo.

O que eu quis expor é que se vc vai usar o clean do amp, s/ pedais, um ampli de 50 - 65w pode não ser suficiente. Agora se vc vai usar basicamente pedais no clean, já acho que pode ser suficiente.

Não conheço esse peavey studio pro, mas o Bandit eu já ouvi. O canal drive dele achei mto massa... Vi um cara tocando uma vez usando pedaizinhos da boss no clean desse amp, o cara tirou um timbre mto massa. Acho uma boa opção tb.

abçs e boa sorte na compra

brandfbr
Veterano
# jun/08
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OOO bertola, o amp é novo (pelo menos está aqui em poa na loja sendo vendido como novo) e eu não sei, tem MUITA diferença entre os modelos novos da peavey (bandit e studio pro, no caso deste ultimo modelo nem tao novo porque ele já saiu de linha) para os velhos??? eu vi um studio pro por 700 dinheiros no mercado livre, mas é o modelo velho, alguem conhece/tem um bandit ou studio pra me dizer???

abraços

Faca na Caveira
Veterano
# jun/08 · Editado por: Faca na Caveira
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Echo Delta
interessante as suas dicas.
com R$1.200,00 dá prá catar um ótimo amp com speaker de 12'... Peavey Bandit ou Studio Pro, por exemplo.

1200 usados né? acho que vou repensar essa questão dos usados... o problema é que nao boto muita fé nesses "semi-novos"...

georginho_gallagher
Vc ainda não especificou o seu uso (provavelmente vai usar com pedais, quais pedais? ou só o clean?)

Boss SD-1 > Boss DS-2 > Behringer EQ-700
sem muita frescura

Não conheço esse peavey studio pro, mas o Bandit eu já ouvi. O canal drive dele achei mto massa... Vi um cara tocando uma vez usando pedaizinhos da boss no clean desse amp, o cara tirou um timbre mto massa.

hmmm... pedaizinhos boss, é? interessante =]

vou aproveitar que a discussão tá rendendo e vou lançar outra dúvida minha. Me perdoem se minha pergunta for estúpida, mas eh minha primeira banda com uma proposta mais séria.
Existe alguma vantagem do 2x12" para o 1x12", além de dobrar a potência? Mais graves?

Faca na Caveira
Veterano
# jun/08
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Só pra constar, recebi a resposta da Meteoro sobre a válvula
Mauricio Luiz Bertola
Tu tava certo, meu caro...

Olá tudo bom!?
A valvula atua no canal de Drive,para que as frequências respondam com mais precisão, que conta com o CONTOUR,onde esse, faz uma varredura nos médios passando por vários estilos como BLUES ao Metal.


Muito obrigado pelo contato!
Edu Parronchi - Especialista de Produtos
parronchi.meteoro@uol.com.br
Visite www.amplificadoresmeteoro.com.br


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