Dúvida sem fim 2: agora com o Fender FM212r

    Autor Mensagem
    Faca na Caveira
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Faca na Caveira


    Pessoal, como alguns ainda devem lembrar de mim, eu preciso comprar um ampli urgente pra tocar em uma banda de rock alternativo. Já pensei em meteoro nitrous 160, laney lv100, porém cheguei à conclusão de que estes amps não me atenderiam.

    Pois bem, esperei mais um pouco, apertei o orçamento, tomei empréstimo, vendi tudo que tinha aqui em casa... e vou investir pesado num Fender FM212r. Li bastante sobre esse ampli aqui no forum, infelizmente não vou ter condições de testá-lo. Ele atende minhas necessidades, tem tudo que eu quero: potência de 100w , falantes de 12", além de ser um ampli um preço relativamente razoável (R$1500).

    Depois de tomar informações até no suporte mundial da fender, restaram 3 dúvidas, relacionadas a algumas conversas que li aqui no fórum:

    1) O FM212 é um ampli adequado pra se tocar rock? - punk, hard rock, por aí - Já sei que ele tem um timbre clean fantástico e um reverb tb ótimo. Mas ele tem uma boa resposta de graves?

    2) Li alguém comentando que o FM212r não presta pra se usar com pedais, isso é verdade? Alguém sabe o motivo?

    3) Qual a diferença entre o FM212r e o Frontman 212r? Meramente estético?

    Mais uma vez agradeço a atenção dos amigos do fcc.

    wppereira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Faca na Caveira

    Cara...parece que você foi atrás e conseguiu bastante informação e tal...

    Amplificadores Fenders não foram projetados para sons pesados e distorções muito "potentes". É uma questão de projeto... A fender privilegia, assim como vc falou, um clean fantástico, um ótimo reverb, e em alguns amps, uma boa distorção crunch.

    E exatamente por isso, ele demanda mais trabalho na hora de timbrar um som mais pesado... Não é que vc não conseguiria tirar um Pantera com ele...mas vai dar trabalho pra ajustar o som...

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Esqueci de falar, meu set de pedais é:
    Boss SD1 > Boss DS2 > Behringer EQ700

    então pro que eu quero, um lv300 twin seria mais indicado?

    alguém aí usa o fm212 pra tocar rock?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara, eu toco numa banda, que a gnt toca de beatles até Black Label Society. E mais as proprias...que é bem fusao d rock classico,metal...essas coisas hehe. Usamos afinação padrão, D e Drop C. No estúdio em que ensaio tem um Fm212R. Cara, excelente Amp. Dá pra tirar um timbre excelente com ele. Com esses teus pedais ai dá pra tirar um som animal nesse amp ,sim. Fica tranquilo! Coisa de mexer um poquinho nos botões e pronto. Nao tem segredo.

    abraço!

    Pai Edu
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Faca na Caveira

    Desculpe se nao te ajudo, mas...

    Penso que esse FM 212 seja uma versao barata de um Twin Reverb. Certamente ele tem volume, mas nao garantiria o timbre. Minha sugestao eh que voce compre um Marshal 8040, aquele valvestate antigo. Acho que tem o melhor som depois do JCM 900 e do JCM 800. Isso para Rock e afins. Para som limpo, acho que o Jazz chorus 77 eh otimo. Tem uns Laney que paracem ser bons, pesquise nos foruns. Estou te falando o que eu ja experimentei. Outra coisa, palco deve ter som baixo, entao nao adianta um Amp de 1000000 W RMS se voce vai colocar o volume no zero e o som vai sair alto. Eh melhor um amp de 50 wats ou 30 que voce possa dar pressao nos falantes (de preferencia de 10 pol), ai o som sai.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Tava vendo no youtube, tem uns caras q usam o fm212 pra tocar rock, vi umas musicas do pantera, um cara com uma gibson zakk wylde tirando um timbre legal, mas nem sei... as gravações não eram nada profissionais... qualidade de áudio péssima...

    Pai Edu
    8040 = 40watts = pouco pra tocar em locais abertos.
    Faço mais questão de volume do que de qualidade, ja pesquisei muito sobre isso, tenho um amigo que usa 50w no talo e fudeu o amp por causa do volume nos pedais.

    Não faço questão de som limpo, não é tão importante pra mim pq eu uso o drive no mínimo sempre. Quero apenas que na hora q eu pisar na distorção, sentir uma boa resposta dos graves.

    De qualquer forma, eu acho que o fm212r vai ser melhor que um meteoro nitrous 160, não acham?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Será BEM melhor que o meteoro. E cara, dá pra tocar em volume baixo sim com esse amp. E eu nao acho que seja demais 100 w pra show, muito pelo contrario. E tem que pensar tambem uma coisa. Vc vai tocar Rock, o batera da tua banda é um cavalo? Pq se for, amp de 40 w nao vai dar conta NUNCA. Com um de 100 vc estará muito bem servido. E quanto ao timbre pesado, bom..meu equipo é uma Sx custom com kit de EMG do zakk, e uso jackhammer boostado por um to800, e tambem uso um rampage. Garanto que dá pra tocar o puteiro com aquilo \o/

    abraço!

    Pai Edu
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Faca na Caveira
    8040 = 40watts = pouco pra tocar em locais abertos.
    Potencia nao eh volume. Pesquise o que acontece com o volume se voce triplicar a potencia (trabalho de casa).
    Voce vai tocar sem PA ? Teu batera vai ter que ser o Hulk. Lulu Santos usa um de 20 Watts. Estou falando de microfonar o timbre. Tenho um Twin reverb e o maximo que ja coloquei foi no 2, senao viraria uma questao de seguranca internacional. Duvido que voce passe um amp de 40W de 50%. Pesquise nos outros foruns, nao sou dono da verdade...Mas se voce cogita um Meteoro, entao o FM212 deve ser supimpa ! abrax.

    Pai Edu
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Pai Edu
    · votar


    De uma pesquisada... Meteoro e esse FM 212 eh meio "som de aluno". Se tens 1500 pratas voce consegue um amplificador de verdade e depois ainda tera valor de mercado para vender...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pai Edu
    Cara, é que ele ta falando de amp transitorizado. Nao valvulado. O valvulado fala BEM mais né? E isso ai de microfonar, pelo menos aqui na minha cidade ( curitiba), nem todo bar microfona amp. Ae fodeu! Tem que axar um bixo transit q fale alto msmo
    to falando do fm212R pq uso um desses onde ensaio e conheço ele bem já, e já toquei com varios outros transitorizados pra comparar. Mas soh to dando minha opinião tb!

    que que é som de aluno? uhauhaua

    abraço!

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    ele ta falando de amp transitorizado. Nao valvulado.
    nem todo bar microfona amp. Ae fodeu! Tem que axar um bixo transit q fale alto msmo

    Acertou na mosca.

    Aqui, nem todo bar tem como microfonar...
    Preciso de um 2x12 potente e não tão caro...
    Eu no estudio q ensaio, toco no nitrous 160 e nao tenho nada a reclamar do som dele, somente da durabilidade. Acho que o fender nao vai ser pior q um meteoro... O estudio q vc ensaia tem mta banda de rock? A galera fala oq do ampli?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Faca na Caveira

    Cara, o fender nao vai ser pior. Vai ser MTO melhor hehe. O fender é mto mais confiável que o meteoro. Oh, dá uma procurada num topico de uns dias atras, q o cara perguntava isso ai de fender x meteoro. Lah no estudio q toco tem 2 amps de guitar, um meteoro e o fender * soh nao lembro qual meteoro que é...mas quase ctza que é o nitrous* Eu usava ele antes de chegar o fender lah no estudio *Que antes tinha um staner podrao*. O meteoro nao chegou a dar problema lá ainda, mas uma vez quando eu tava tocando com ele, eu fui fuçar nele e tal, apertei o botao pra ligar a dist. o botaozinho saiu voando hauhaa. Tipo..é uma coisa "banal" ,mas que faz vc perder confiança.
    Olha, tem bastante banda de rock no estúdio lá, tem desde uns velhos que fazem um folk até uns caras que tocam death.

    Bom, resumindo. Já toquei nos dois ,e MINHA opinião, é que o fender é muito superior ao meteoro. Tanto em durabilidade quanto som. Se o timbre do meteoro te agradar mais, tudo bem, mas leve em conta que em durabilidade ele leva uma surra.

    Abraço cara! Espero ter ajudado

    Lasanha
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara, todos os Fenders que eu já usei responderam bem às distorções e tinham graves satisfatórios... Amplis Fenders são bem versáteis...

    GUGALOO
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Faca na Caveira
    Cara, eu ainda iria de laney LV300, acho q ele tem mais versatilidade. Vc não cogitou um Peavey bandit tbm??? É uma boa opção.

    Lasanha
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ao contrário do meu colega ai de cima, eu não iria de Peavey não... Acho que os Fenders dão de 10 a zero...

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    mas uma vez quando eu tava tocando com ele, eu fui fuçar nele e tal, apertei o botao pra ligar a dist. o botaozinho saiu voando hauhaa. Tipo..é uma coisa "banal" ,mas que faz vc perder confiança.

    o meteoro nitrous 160 de lá do estúdio que a gente ensaia deu pau esses dias... por isso fiquei com 1 pé atrás, perdi a confiança tb. E olha que eu tenho um meteoro atomic drive 20w, que nunca me deu dor de cabeça.

    GUGALOO
    Vc não cogitou um Peavey bandit tbm???

    O peavey bandit é acima do q eu posso pagar, e nao quero comprar nada de segunda mão. E o lv300 twin eu até cotei, mas os preços que achei foram muito caros, na faixa de 1700, 1800 reais. Eu sei que o laney é mais caro que o fender, mas não esperava tao caro assim.

    Tô quase decidido já, acho que esse fender realmente tem um custo benefício muito bom... Infelizmente nao terei como testar...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Faca na Caveira
    Cara, um amigo meu já teve esse amp e demos show com ele. É bem alto e o som é muito bom (para o preço do amp), seja "limpo" ou com distorção de bons pedais.
    Basta vc pesquisar bem o seu amp e explorar as possibilidades que ele oferece.
    É um bom amp.
    Abç

    Eric 146
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Eric 146
    · votar


    Hoje fui em algumas lojas pra procurar um Laney LV200
    Achei e todo empolgado fui testar o mesmo com uma Fender Americana
    O som limpo é muito bom mesmo, achei o volume muito baixo para fazer shows.
    Quanto a distorção foi a maior decepção que ja tive, muito ruim mesmo.
    Fiquei chocado com o fato desse amp ser super indicado no fórum e ter um som tão ruim.
    Então em outra loja o vendedor me mostrou esse Fender 212R
    Não levei muita fé pois todos falam Fender não é bom pra sons pesados
    Testei com uma Squier de 500 pila
    Logo ao ligar e dei aquele mizão e senti o poder desse amp, muito superior ao Laney LV200 tanto em som limpo com os 2 canais de distorção com muito mais peso
    O preço que consegui ele foi R$ 1394
    Tenho 1 mes pra decidir
    Não tenho muito conhecimento de Amps
    Fiquei feliz com o comentário do Bertola sobre o Amp

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Obrigado bertola, mais uma vez vc ta me ajudando...

    Eric 146

    achei o volume muito baixo para fazer shows.

    Alguns amigos já haviam me advertido sobre isso, 65w é pouco...

    Logo ao ligar e dei aquele mizão e senti o poder desse amp, muito superior ao Laney LV200 tanto em som limpo com os 2 canais de distorção com muito mais peso

    vc testou ele com algum pedal? Só vou usar o canal limpo dele...
    O amp que vc testou foi o FM212r ou o Frontman 212r? são 2 amps diferentes... o fm tem a tela preta, o frontman tem a tela mais acinzentada. a propósito alguém sabe a diferença entre os 2?

    Tô ficando animado com os comentários...... qualquer dia desses eu apareço aqui e digo "COMPREI!!!" hauhauahau

    Eric 146
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Faca na Caveira

    vc testou ele com algum pedal? Só vou usar o canal limpo dele...
    O amp que vc testou foi o FM212r ou o Frontman 212r? são 2 amps diferentes... o fm tem a tela preta, o frontman tem a tela mais acinzentada. a propósito alguém sabe a diferença entre os 2?

    Tô ficando animado com os comentários...... qualquer dia desses eu apareço aqui e digo "COMPREI!!!" hauhauahau


    Era o Frontman 212R mesmo, esta escrito na frente o nome.
    Testei o canal limpo e os dois canais sujos, não usei nenhum pedal
    Fiquei muito satisfeito mesmo
    Mas também estou pesquisando sobre esse amp
    Só vou poder comprar mês que vem
    Consegui ele por R$ 1394

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    FM212r (vou comprar esse)
    http://fender.com.br/img/gde/fender_6846.jpg

    Frontman 212r (vc testou esse?)
    http://www.fender.com/products/prod_images/amplifiers/2316500010_xl.jp g

    A quem interessar possa, acabei de receber a resposta do suporte mundial da fender sobre esses 2 amps (os caras são muito rápidos mesmo, me responderam em menos de 1 minuto!!!):

    "The internal electronics are exactly the same. The cosmetics are the only difference. "

    Ou seja, só muda a cara do amp.

    Eric 146
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    [b][Faca na Caveira/b]

    Frontman 212r (vc testou esse?)
    http://www.fender.com/products/prod_images/amplifiers/2316500010_xl.jp g


    Esse mesmo o que eu testei.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Faca na Caveira
    · votar


    2 notícias, 1 boa e 1 má...

    A má: tô achando que essa duvida sem fim ainda vai ter parte 3. Ontem fui ensaiar num estudio diferente e lá tinha um fender stage e um staner tube one. Bati par ou impar com o outro guitarrista pelo fender e ganhei. O stage se assemelha um pouco ao FM212, tb é 2x12... O clean do stage é incrível, brilha até demais... E as distorções atuaram muito bem. Mas sei lá... fiquei com a sensação de que o amp não tinha graves, deu muuuuuito trabalho pra regular e mesmo assim não ficou do jeito q eu gosto... tinha 7 tipos de timbres diferentes, testei os 7, nenhum me agradou 100%. Quando eu fazia palm mute ficava pior que no meu atomic drive de 1x8". Enfim, queria saber: O FM212 segue a mesma linha, poucos graves, muitos agudos e muito brilho no clean? Não deve ser bom pra tocar algo mais agressivo... Alguém assina embaixo?

    a boa: ainda bem que eu ganhei o par ou impar, senao eu ia pedir o fender segunda feira ahuahuahua...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Cara..pela milésima vez...SERVE SIM hahahaha
    Sim, tem muitos agudos e brilho no clean, mas é soh regular q vc axa o som q vc quer. Vc usa que guitar e que pedais???
    abraço
    *po cara, a gnt tira BLS nos ensaios, se isso nao eh agressivo...hahaha..a menos que vc toque num GORGOROTH cover hauhaha*

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Faca na Caveira
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Sei que 3 horas de ensaio é pouco ainda pra achar o grau do amp (levei semanas pra achar o grau dos meus pedais), mas a quantidade de agudos do stage certo ponto chegou a ser irritante... cortei o treble, cortei médios, aumentei, deixei bass no talo, passeei pelas 7 opções de timbre... mexi até no pedal de equalização. nada adiantou...

    a menos que vc toque num GORGOROTH cover

    Toco rock alternativo, muita influencia de bandas de punk (ramones, offspring, nofx etc), faço guitarra base e tenho uma pegada mais forte. O mais pesado que eu toco é um metallica, system of a down... nada muito "Gorgoroth" ou "Cannibal Corpse" ahuahua

    Vc usa que guitar e que pedais???

    uso boss sd1, boss ds-2, behringer eq-700.
    a guitarra é uma bosta, uma golden les paul (pelo menos é das mais antigas, que ainda vinham com 2 captadores ao menos usáveis), sempre consegui tirar uns graves audíveis com ela. Entrei numa banda mais séria e tô trocando meus equipamentos aos poucos, comecei pelos pedais e cabos, semana q vem vou trocar o amp, em outubro eu mudo de guitarra.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Faca na Caveira

    Bom...cada amp tem uma caracteristica neh? Nunca toquei nesse Stage, então nao posso opinar sobre o msmo. Mas nos outros fender que toquei em outros estudios* chorus e devile * nao tive problema com falta de graves (nao to comparando os amps, ateh pq custam quase o triplo do Fm neh, mas soh falando sobre a Fender em si).

    No Fm eu deixo equalizado algo tipo Bass-6 Medios- 3 ou 4 e Treble- 5, por ai. Bem equilibrado mesmo.


    abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sem fim 2: agora com o Fender FM212r