O Mercado Livre é uma MeRdA !

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Iversonfr
Veterano
# mar/16 · Editado por: Iversonfr
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Del-Rei

Não sei se você entendeu direito como está funcionando o ML com o Mercado Envios. Se você combinar o envio direto com o vendedor fora do ML para mandar por PAC ou Sedex por exemplo, o ML te da 16 dias pra qualificar ele. O dinheiro é liberado pro vendedor quando o comprador deixa a qualificação positiva ou após os 16 dias caso o comprador não faça nada. Porém se enviar por mercado envios, o rastreamento entra no sistema automaticamente, e o ML libera o pagamento 48h após a entrega efetuada. Então se vc comprar por mercado envios, tem sim só 48h até o dinheiro ser liberado, independente de vc querer testar o produto só no final de semana. Uma vez o dinheiro liberado, imagino ser muiiito mais difícil conseguir de volta.

boblau
Veterano
# mar/16
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Del-Rei

Falando em equipamentos, se eu comprasse um amplificador, só qualificaria depois que fiz um ensaio à vera com ele. Testar no meu apto, no volume 1, não exige muito do amp. Em shows e ensaios é que você realmente testa o funcionamento, com volumes mais abertos e exigindo dele.

Outro exemplo... Se eu comprasse captadores no ML. Só qualificaria depois de instalados e testado o funcionamento. Você recebe os captadores e tem que levar num luthier (nem todo mundo sabe instalar captadores). E aí? E nisso, talvez eu levasse uns 4 dias, que seja.


em que loja ou circunstância comercial você teria este tipo de oportunidade para fazer isso? Só comprando de um amigo. Nenhuma loja vai liberar um ampli para vc fazer um ensaio "à vera", ou instalar captadores em uma guitarra.

Não estou discordando de vc que isto seria muito ideal, mas concorda que não tem situação comercial normal que permite isso?

A merda é que você não consegue programar o dia da entrega do produto. Os correios podem atrasar (como acontece na maioria das vezes). Era pra receber na quinta ou sexta, mas só recebeu na segunda, e só vai poder ir instalar no final de semana... E aí? Pode ser que não consiga testar em 48h.... Vocês qualificariam só por receber e achar que "visualmente" está tudo bonitinho?


Nisto até concordo, mas se fizer uma forcinha, é capaz de dar certo. De qualquer forma vc pode alegar uma qualificação neutra com a justificativa que a compra chegou num momento que não é possível avaliar e depois revisar e qualificar positivo. Ou não?

Del-Rei
Veterano
# mar/16
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Iversonfr
Sim, concordo com você, e foi exatamente isso que eu disse no meu primeiro post.
Exceto o prazo, que atualmente tem sido 21 dias ao invés de 16. Está até no site do Mercado Pago. E via Mercado Envios, 48 horas do recebimento.
https://www.mercadopago.com.br/ajuda/quando-poderei-usar-o-dinheiro_45 2

boblau
em que loja ou circunstância comercial você teria este tipo de oportunidade para fazer isso? Só comprando de um amigo. Nenhuma loja vai liberar um ampli para vc fazer um ensaio "à vera", ou instalar captadores em uma guitarra.

Concordo com você.
Mas não estamos falando de compras presenciais em estabelecimentos físicos. E nas compras à distância as regras são outras.

Veja: Uma coisa é existir a loja/empresa física na qual você comprou um produto e precisou devolver/trocar por defeitos. Você volta na loja, leva a polícia junto se precisar. Outra é uma loja virtual que na maioria das vezes ninguém acha o endereço físico real e a possibilidade de você nunca mais reaver seu dinheiro é enorme. Como falei no post anterior, meu irmão foi vítima de golpe... E isso, dificilmente ocorre numa loja física, e se precisar entrar com uma ação, é fácil. Já na virtual, nem sempre sequer acham os caras.

Por isso acho justo um prazo mínimo pra avaliar o produto antes que o dinheiro seja repassado ao vendedor... Depois de repassado, a chance de perder é grande... E o Mercado Pago é uma excelente ferramenta, acho que deveria ser obrigatório o uso em todas as compras via internet.

Só estamos debatendo opiniões sobre diferenças de legais e procedimentais. Particularmente, eu acho 48h bem suficiente pra maioria das compras. Mas outras não. E nas lojas físicas você tem mais segurança caso dê merda.

Já perdi as contas de quantas qualificações eu deixei de receber no ML porque o comprador recebeu o produto e "cagou" depois. E isso é bizarramente comum. Mesmo mandando email pro cara, nada de resposta ou qualificação.
E esse lance de receber o dinheiro após 48 horas da entrega do produto é recente. Antigamente eu tinha que esperar o prazo todo pra ter o dinheiro quando o cara não qualificava. Foda.

De qualquer forma vc pode alegar uma qualificação neutra com a justificativa que a compra chegou num momento que não é possível avaliar e depois revisar e qualificar positivo. Ou não?

Só não sei se a qualificação neutra libera ou não a grana pro cara. Você sabe? Sei que a negativa não libera, mas qualificar negativo pra esperar testar o produto é foda. Mesmo podendo alterar depois....

Um aceno de longe!!!

Golias
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Golias
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Com certeza o ML se tornou mais seguro, em relação ao ano de criação desse tópico. Mesmo assim, é um dever do comprador realizar uma pesquisa a respeito do vendedor. Procurar suas qualificações, observar sua reputação, há quanto tempo o vendedor está no ML, comparar preços do mesmo produto com outros vendedores, caso o preço esteja muito acima ou muito abaixo da média, analisar bem as fotos, pois elas são sua garantia de que o produto deve chegar do jeito que são mostradas, analisar bem a descrição do produto, pra não cair em nenhuma pegadinha e perguntar, perguntar, perguntar. Se o vendedor não tem reputação no site, não possui qualquer qualificação, não responde às perguntas, posta apenas uma foto do produto, e mesmo assim com uma qualidade um tanto questionável, não escreve uma descrição do produto e pede um preço acima ou abaixo da média, pra mim, só valeria a pena arriscar se fosse pra retirar em mãos. E pudesse testar o produto, analisar. Ou seja, o comprador tem de fazer o seu papel: ser "chato"!

boblau
Veterano
# mar/16
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Del-Rei

Só não sei se a qualificação neutra libera ou não a grana pro cara. Você sabe? Sei que a negativa não libera, mas qualificar negativo pra esperar testar o produto é foda. Mesmo podendo alterar depois....


Dei uma lida nas condições gerais do Mercadopago que se chama Compra Garantida nesta página: https://www.mercadopago.com.br/ajuda/compra-garantida_521

Nela diz que o prazo atual é de 7 dias após o recebimento do produto ou, 21 dias a partir da compra se não receber o produto, para iniciar uma reclamação. Não é a qualificação ainda e não tem relação com o Mercadoenvios, que adicionalmente garante o produto em caso de extravio no frete. Uma vez a reclamação, mediada pela equipe do Mercadolivre, seja solucionada, o dinheiro é liberado ou a compra cancelada.

Para mim, parece seguro o bastante.

Fazendo um pequeno paralelo com uma forma muito comum de compra de usados no período pré-histórico (antes da Internet....) eu usava muito o jornal Primeiramão. Era um Mercadolivre impresso. A gente fazia contato por telefone, combinava um encontro para comprar, ou tinha que usar o Sedex a cobrar em caso de outras localidades. O tempo que a gente tinha para "testar" era na frente do comprador ou na frente do agente do correio, dentro da agência. E o jornal saía duas vezes por semana.

Na minha opinião, melhorou muito....

Ismah
Veterano
# mar/16
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boblau
O tempo que a gente tinha para "testar" era na frente do comprador ou na frente do agente do correio, dentro da agência.
Isso hoje é quanto?

boblau
Veterano
# mar/16
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Ismah

Isso hoje é quanto?

se puder, leia ao menos o título do tópico e um parágrafo acima. Quem sabe vc se situaria no contexto da discussão.

Del-Rei
Veterano
# mar/16
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boblau
Entendi.
Essa parte da garantia é interessante. Ela só abrange as compras pagas via Mercado Pago, né?

Mas considerando que o vendedor já resgatou o dinheiro, como o ML obriga o cara a devolver o valor? Fiquei com uma pulga atrás da orelha sobre esse funcionamento. Meu irmão qualificou como negativa a compra, reportou o problema ao Mercado Livre que simplesmente se limitou a responder que havia tentado entrar em contato com o vendedor e não obteve resposta. E que devido às inúmeras reclamações e não manifestação do vendedor, o cadastro dele foi cancelado.
A compra havia sido via Boleto.

Será que, caso meu irmão tivesse pago via MP e o vendedor sumido... Será que o próprio ML/MP restituiria o valor mesmo sem ter conseguido contato com o vendedor? A impressão que tenho, é que sim. Deveria haver essa garantia para compras em qualquer forma de pagamento então.

Eu já cancelei uma compra (enviada fora do Mercado Envios), que foi extraviada pelos Correios e o vendedor se recusou a mandar outro ou devolver o dinheiro. Ficou enrolando. Reportei o problema ao ML, e poucas mensagens trocadas depois meu dinheiro foi devolvido. E eu nem cheguei a qualificar a compra (que aliás, deveria ter qualificado negativo). A compra foi via Mercado Pago, e creio que as compras através dele sejam bem mais seguras mesmo.

Eu acho essas ferramentas de seguranças ótimas. O Paypal foi o primeiro que usei nas compras via e-Bay. E lá tem o sistema de "Dispute" que funciona independente da forma de pagamento...

Cara, eu não sabia que havia versão impressa do Primeiramão, rs, mas conhecia a virtual. Antigamente eu comprava no jornal Balcão, e era nesse mesmo esquema que você descreveu.

Um aceno de longe!!!

boblau
Veterano
# mar/16 · Editado por: boblau
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Del-Rei

Essa parte da garantia é interessante. Ela só abrange as compras pagas via Mercado Pago, né?

Mas considerando que o vendedor já resgatou o dinheiro, como o ML obriga o cara a devolver o valor?


O sistema de compra garantida só é válido em compras efetuadas pelo Mercadopago. Se o vendedor resgatou o dinheiro, ou ele foi qualificado positivo, ou a compra foi paga fora do Mercadopago, aí o Mercadolivre não se resposabiliza mais pelo negócio.

Inclusive se acontecer, por exemplo, de uma coisa de R$ 5.000,00 ser vendida por R$ 500,00 para pagar menos comissão ao Mercadolivre e R$ 4.500,00 "por fora", ele não se resposabiliza nem pelos R$ 500,00 porque entende que houve fraude na compra/venda.

phelpsst
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: phelpsst
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Pessoal, eu conheci o Mercado Livre em 2005 da seguinte forma, queria comprar uma vídeo aula para meu irmão que ainda toca teclado comigo na igreja mas deixou o sonho da época de ser músico profissional e está quase se formando em Engenharia Elétrica, então perguntei a um amigo se ele conhecia o site e como era, ele me contou o seguinte:"Fiz o cadastro, comprei um playstation por um preço bom, e nunca recebi....se você quiser tentar a sorte vai lá e compra!", e fiz o cadastro e comprei uma vídeo aula do Jordan Rudess muito boa e barata, recebi, mas vi que o anuncio mentiu no sentido de não dizer que era pirata e baixada no emule, tudo bem, compro até hoje no Mercado Livre, compro tanto que já me ofereceram até um cartão especial do Mercado Livre para parcelar compras em 24x mas não pude aceitar na época, mas em geral nunca tive problemas graves com compras não, compro de tudo, tanto instrumento, notebook, hardware, software (pirata é claro), etc, mas recentemente tive um problema estranho, na época que comecei eu usava o gmail, e depois de 2010 troquei para o IG só que hoje o meu IG deixou de ser gratuito e passará a ser pago, então comecei a migrar tudo para o gmail, e quando tentei fazer o mesmo no ML descobri que meu gmail já estava em uso, então pedi uma recuperação de senha dessa conta com o meu gmail, e chegou no meu gmail uma mensagem com o link para eu clicar e trocar a minha senha só que o nome do usuário não era o meu, era de um cara que nunca vi e nunca autorizei ninguém a usar meu gmail para isso, então fui lá e tentei trocar a senha do cara e descobri que o cara tinha usado o meu gmail para criar uma conta, fez vendas ilegais no ML e estava com a conta bloqueada por tempo indeterminado e é claro meu gmail também. Entrei em contato com ML várias vezes e eles nunca me respondiam, até que provoquei uma resposta preenchendo um formulário que não era o problema exatamente mas quase deu certo nessa mensagem eu expliquei exatamente o que ocorreu, a mensagem era para eles verificarem se minha conta tinha sido hackeada, mas eles responderam e disseram que não havia rastros no sistema de nenhuma invasão na minha conta e não leram a mensagem que eu expliquei o verdadeiro motivo. Então corri para o Reclame Aqui e pensei agora vou complicar a vida deles, e observei que existem mais 5000 reclamações parecidas que nunca foram respondidas pela empresa ML ou seja tempo perdido, então só consegui resolver o problema criando um gmail novo só para minhas compras no ML que reconheço que preciso ainda usar esse site que não tem respeito com o usuário que se queixa e nem se ele for antigo como eu.

boblau
Veterano
# mar/16 · Editado por: boblau
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phelpsst

já aconteceu comigo algo parecido.

Durante o processo de uma compra, eu recebi um email do Mercadolivre, que não era deles, solicitando que eu trocasse a minha senha pois seria uma rotina de segurança. Eu, estupidamente, cliquei no link do email e troquei a senha.

Com isso, o bandido teve acesso à minha conta, com um excelente reputação e fez várias compras em meu nome. Comecei a receber qualificações negativas de compras que eu não tinha feito e emails de pessoas lesadas.

Entrei em contato com ML e enviei o email que havia recebido e o que havia ocorrido.

Eles cancelaram a minha conta, não migraram as minhas qualificações e me pediram para abrir outra conta. Só. Não sei o que aconteceu com os compradores. Um deles me contatou por email e eu mandei paa ele os dados que eu havia trocado com o ML e que eu e ele éramos vítimas de um bandido. Ele nunca mais entrou em contato.

Nunca mais tive problemas.

Para me certificar em função de segurança, eu sempre troco a senha e o número do cartão de crédito para um antigo fora da validade. Somente coloco o real na hora da compra e logo em seguida troco por outro.

phelpsst
Membro Novato
# mar/16
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É aquela velha propaganda falsa, manipulação de marketing, onde passa uma ideia de um site agradável (quer cor horrível, odeio amarelo), uma comunidade onde todos ajudam o outro a comprarem com segurança, e próprio site alega que as taxas que cobra em cima de toda transação do MercadoPago é para cobrir os gastos com essa "segurança". Tudo bem o MercadoLivre fiscaliza as compras e mantém a ordem (para lucro próprio é claro) , mas quem fiscaliza ou defende os nossos direitos quando somos lesados e ignorados pelo atendimento (que deve estar localizado nos escritórios da Terra Média) do próprio MercadoLivre ou por qualquer injustiça que o MercadoLivre comete diretamente contra nós os responsáveis pelo lucro e sucesso desse site amarelinho?
Gostei dessa ideia de trocar os números dos cartões, acho que vou me prevenir nisso também...

Del-Rei
Veterano
# mar/16
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boblau
Se o vendedor resgatou o dinheiro, ou ele foi qualificado positivo, ou a compra foi paga fora do Mercadopago, aí o Mercadolivre não se resposabiliza mais pelo negócio.

Cara, aí não faz muito sentido. Considerando que a garantia são 7 dias da data da entrega do produto, mas automaticamente o vendedor recebe a grana após 48h da entrega independente de qualificação (nas entregas via Mercado Envios)...

Eu acredito que a garantia seja independente do vendedor ter resgatado a grana. Ou, não faz sentido algum. Pelo que entendi, o ML/MP se compromete a bancar essa grana ao comprador, mesmo que o vendedor tenha sumido.

Um aceno de longe!!!

boblau
Veterano
# mar/16
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Del-Rei

Considerando que a garantia são 7 dias da data da entrega do produto, mas automaticamente o vendedor recebe a grana após 48h da entrega independente de qualificação (nas entregas via Mercado Envios)...

Não está escrito em nenhum lugar que a grana é liberada automaticamente ao vendedor 48 horas depois da entrega pelo Mercadoenvios. Eu não sei se isso realmente acontece, mas se acontecer e vc qualificar negativo dentro dos 7 dias após a chegada da mercadoria, pelo o que está escrito, vc tem o direito de devolver e o seu pagamento será estornado, independentemente se o Mercadopago liberou o dinheiro para o vendedor.

Isto é o que está escrito....

O que eu disse é que SE o vendedor teve acesso a algum dinheiro, foi em uma destas duas possibilidades:

a- ele foi qualificado positivo pelo comprador
b- o dinheiro foi pago ao vendedor por fora do Mercadopago

Nestas duas situações o Mercadolivre não se responsabiliza pela operação.

Del-Rei
Veterano
# mar/16
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boblau
Quando você faz a venda pelo Mercado Envios, nos detalhes da venda aparece escrito que o dinheiro estará disponível 48h após a entrega.
E realmente fica disponível, independente de qualificação. Mas até agora não sei a explicação disso, rs. E nas vendas fora do Mercado Envios diz que estará disponível assim que a transação for qualificada ou depois de 21 dias sem qualificação. Talvez seja uma forma de forçar o vendedor a usar Mercado Envios. Será que o ML ganha alguma coisa nisso?

Já aconteceu de eu ter vendido um produto pelo Mercado Envios e ter que mandar por fora dele, porque é preciso imprimir uma etiqueta e eu estava sem impressora na época. Acabei levando nos correios e postei da forma tradicional. No final das contas, paguei 2 fretes (o valor do mercado envios é debitado automaticamente da conta do vendedor) e o ML não me devolveu. Fiquei revoltado.

Agora entendi o que você quis dizer sobre o resgate do dinheiro. Tinha interpretado sua frase de outra forma.

Um aceno de longe!!!

boblau
Veterano
# mar/16
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Del-Rei

Se o ML libera o dinheiro, eles em tese estão correndo o risco com a compra garantida.

Não sei te dizer o que aconteceria num caso deases

Iversonfr
Veterano
# mar/16
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boblau
Se o ML libera o dinheiro, eles em tese estão correndo o risco com a compra garantida.

E o lance de que o Mercado Livre é apenas um "intermediador" da negociação? Não tira o dele da reta?

Leia o item 11 (Responsabilidades)

http://contato.mercadolivre.com.br/ajuda/Termos-e-condicoes-gerais-de- uso_1409

Pelo que entendi, uma vez o produto chegando ao consumidor, o papel do Mercado Livre está concluído ao oferecer APENAS o suporte do site, não sendo vendedor e não se responsabilizando pelo produto.

"...O MercadoLivre não se responsabiliza, por conseguinte, pela existência, quantidade, qualidade, estado, integridade ou legitimidade dos produtos oferecidos, adquiridos ou alienados pelos Usuários, assim como pela capacidade para contratar dos Usuários ou pela veracidade dos dados pessoais por eles inseridos em seus cadastros. O MercadoLivre não outorga garantia por vícios ocultos ou aparentes nas negociações entre os Usuários. Cada Usuário conhece e aceita ser o único responsável pelos produtos que anuncia ou pelas ofertas que realiza."

makumbator
Veterano
# mar/16 · Editado por: makumbator
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Iversonfr
E o lance de que o Mercado Livre é apenas um "intermediador" da negociação? Não tira o dele da reta?

Leia o item 11 (Responsabilidades)


Isso é letra morta. Na justiça isso não vale nada. Eles sempre perdem processos nesses casos. O fato de colocarem uma regra maluca no contrato não a torna automaticamente válida. A partir do momento em que eles retiram comissões de vendas e anúncios, administram um sistema de qualificação de usuários e em muitos casos processam o pagamento e envio de produtos, os juízes os enxergam como co-responsáveis pela venda (juntamente com o vendedor específico em questão).

Lelo Mig
Membro
# mar/16 · Editado por: Lelo Mig
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makumbator

"O fato de colocarem uma regra maluca no contrato não a torna automaticamente válida."

Exato... A lei específica para tal, o conjunto de normas que regulamentam a relação consumidor/intermediário/lojista/fabricante é o Código de Defesa do Consumidor.

Não adianta "inventar" clausula contratual, ela será nula se não obedecer a Lei.

boblau
Veterano
# mar/16
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Lelo Mig
makumbator
Iversonfr

O Del Rei, o Golias e eu estávamos discutindo sobre uma forma específica de transação do Mercadolivre que se chama Mercadopago.

Nela, o Mercadolivre realemente age como garantidor ao comprador de que ele não seja lesado.

Como ele faz isso? Ele recebe o dinheiro do comprador e autoriza o vendedor a enviar a mercadoria, porém retém o dinheiro até que o comprador qualifique a venda como positiva, isto é, que o comprador foi satisfeito pela venda. Com esta qualificação, o Mercadolivre libera o dinheiro para o vendedor. os termos desta "Compra Garantida" está disponível nesta página:
https://www.mercadopago.com.br/ajuda/compra-garantida_521

No caso do comprador não estiver satisfeito com a compra ele pode qualificar a compra como negativa e devolver a mercadoria, neste caso o vendedor deve confirmar que recebeu e o Mercadolivre devolve o dinheiro ao comprador, O comprador pode ainda abrir uma reclamação e o Mercadolivre atuará como mediador até que se decida se haverá a devolução ou a compra.

Só que tem uns meandros aí no meio que estamos discutindo, como por exemplo o prazo para qualificação, liberação do dinheiro, etc.

Del-Rei
Veterano
# mar/16
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makumbator
Lelo Mig
boblau

Isso é letra morta. Na justiça isso não vale nada. Eles sempre perdem processos nesses casos.

xato... A lei específica para tal, o conjunto de normas que regulamentam a relação consumidor/intermediário/lojista/fabricante é o Código de Defesa do Consumidor.

É. Eles acabam se dando bem com essa arbitrariedade na maioria das vezes, creio eu, porque quase ninguém chega a acionar o Judiciário quando o valor em discussão é baixo. E nessas várias transações de baixo valor, eles acabam totalizando uma boa grana...

O lance é ter muita cautela com esses sites de compras.

Um aceno de longe!!!

Golias
Membro Novato
# mar/16
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boblau

O Del Rei, o Golias e eu estávamos discutindo sobre uma forma específica de transação do Mercadolivre que se chama Mercadopago.

Nela, o Mercadolivre realemente age como garantidor ao comprador de que ele não seja lesado.

Como ele faz isso? Ele recebe o dinheiro do comprador e autoriza o vendedor a enviar a mercadoria, porém retém o dinheiro até que o comprador qualifique a venda como positiva, isto é, que o comprador foi satisfeito pela venda. Com esta qualificação, o Mercadolivre libera o dinheiro para o vendedor. os termos desta "Compra Garantida" está disponível nesta página:
https://www.mercadopago.com.br/ajuda/compra-garantida_521

No caso do comprador não estiver satisfeito com a compra ele pode qualificar a compra como negativa e devolver a mercadoria, neste caso o vendedor deve confirmar que recebeu e o Mercadolivre devolve o dinheiro ao comprador, O comprador pode ainda abrir uma reclamação e o Mercadolivre atuará como mediador até que se decida se haverá a devolução ou a compra.


Isso se o comprador não fizer a burrice de pagar o produto por meio de depósito bancário, como já discutimos aqui...

Del-Rei
Veterano
# mar/16 · Editado por: Del-Rei
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Enconces... Só pra ilustrar a diferença dos prazos para retirada do dinheiro de acordo com a forma de envio (por Mercado Envios e fora dele).

Peguei duas vendas recentes minhas.
Ainda não fui qualificado em nenhuma.

Dei um print nas telas:

Mercado Envios - 48h após o comprador receber o produto.

Fora do Mercado Envios - Até que ambas as partes qualifiquem a transação ou 21 dias da compra.


Um aceno de longe!!!

Soultunes
Membro
# mar/16
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Tenho usado bastante e até o momento, nada a reclamar do sistema, nem dos brasileiros honestos com quem tenho negociado. Devia ser obrigação e coisa normal, mas em se tratando de bananalândia a gente ate elogia quando alguem age de maneira correta rs...

Vendo pelo mercado pago com mercado envios, sempre. O sistema libera a retirada em 48h após a entrega ao destinatario de forma automatica, basta os correios avisarem que o produto foi entregue e tá feito.

Para compras fico com um pouco de receio, mas o preço do frete sempre sai mais barato fazendo pelo mercado pago, tem casos que fica MUITOOOO mais barato mesmo.

O receio é topar com algum mal intencioado que vai colocar qq coisa dentro da caixa e mandar, para o sistema do mercado envios vai estar tudo ok, mas só vou descobrir a falcatrua quando abrir a caixa, ou simplesmente se for algum produto com defeito ou danificado no transporte.

Por isto, tenho tentando pegar minhas encomendas exatamente no dia que os correios entregam na portaria do condominio aqui.

Acredito que se informar o sistema antes das 48h o mercado livre bloqueia a retirada e abre uma disputa, ou pelo que li, me disponibiliza uma etiqueta para envio (devolução da mercadoria).

Bom, por enquanto, tudo certo com minhas compras e vendas.

Del-Rei
Veterano
# mar/16
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Soultunes
mas o preço do frete sempre sai mais barato fazendo pelo mercado pago, tem casos que fica MUITOOOO mais barato mesmo.

Pelo Mercado Envios, você diz, né?
Mercado Pago é só a forma de pagamento/recebimento.

Realmente tem diferença quando manda pelo Mercado Envios sim.

Um aceno de longe!!!

Soultunes
Membro
# mar/16
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Opa... exato, quis dizer mercado envios.

Soultunes
Membro
# mar/16
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Nem sei como eles precificam o frete, já que não há lugar nenhum do anuncio para você determinar tamanho e peso.

Mas é curioso como algumas coisas com tamanho volumoso e principalmente pesadas acabam ficando com frete bem abaixo do que uma cotação normal nos correios e ou transportadoras.

É aquele negócio né, devem ganhar no volume, deve ter muito coisa circulando todo dia, acaba valendo a pena o convenio para ambas as partes, correios e mercado livre.

Del-Rei
Veterano
# mar/16
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Soultunes
Pelo que sei, eles consideram a categoria do produto pra gerar o valor do frete. Mas acaba ficando uma coisa bem subjetiva. Tenho um colega que não conseguiu enviar um kit de shampoo e condicionador de cabelo porque o peso extrapolou o "permitido". Chegou nos correios pra postar e não conseguiu.

O problema é justamente o que você falou, não tem nada pra colocar as especificações do produto embalado no anúncio. E tenho certeza de que muita gente já teve problemas com isso.

Eu não tenho dúvidas de que tanto o ML quanto os correios estejam faturando alto com essa parceria, mesmo sendo o frete mais barato pelo Mercado Envios.

Um aceno de longe!!!

henriquelhrf2
Veterano
# abr/16
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Bom dia

To com meu amp novo e ja ta definido q vou ficar com ele. A pendencia q resta é em relacao a um reparo q precisou ser feito - a compra de valvulas novas. Solicitei à mediacao q eu fosse reembolsado na totalidade do valor das valvulas; o vendedor queria dar metade.

O prazo pra qualifica-lo se encerra hoje.

As dúvidas:

1) Tenho q qualificar agora ou posso esperar ate o fim da mediacao? Se eu qualifica-lo o dinheiro será liberado e eu posso deixar de ser reembolsado?

2) O que acontece se eu nao qualifica-lo no prazo? Perco a chance de faze-lo? O dinheiro será liberado assim mesmo?

alan.bassplayer
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: alan.bassplayer
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henriquelhrf2

Qualifique-o como neutro. Não tem mais esse lance de só receber o dinheiro quando qualifica, ele já recebeu.
Qualifique-o como neutro e depois que resolver a situação você pode mudar para positivo ou negativo.
Se você não qualificar no prazo, você será negativado.

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