Mito: Compensado Naval x MDF

Autor Mensagem
Guitarrist
Veterano
# mar/07


Recentemente fiz um tópico aqui no fcc, sobre comprar uma caixa 4x12, com possibilidade de trocar os falantes depois. E muitos me indicaram a caixa da Behringer, invés da Meteoro, por conta da construção. Mas os adeptos do compensado naval, podem se surpreender agora...
E já aproveito para tratar de um assunto até um pouco polêmico por aqui, que é a questão sobre madeiras p/ caixas, compensado naval ou mdf.

Neste link, primeiro fica claro qual a função de tais madeiras em uma caixa de som:
http://htforum.com/vb/showthread.php?t=4305&page=2

Esclarecido isso, eu joguei uma pesquisa no Google, e de bate pronto, descobri que todas caixas 4x12" para guitarra LANEY e Behringer são feitas de MDF.
E para minha surpresa maior, praticamente todas marcas do mercado estão adotando o MDF, olhem só o link abaixo:

http://www.uoregon.edu/~mlclark/toys/music/guitar/guitar-cabs.html

Se alguém duvidar, é só fazer uma pesquisa mais profunda direto no site dos fabricantes e verão que é verdade.
Pode ser que isso pouco importe, e realmente acho isso também, mas coloquei essas informações, para ninguém ter preconceito quando aparecer uma caixa de mdf... hehehe.
Se alguém tiver experiencias com essas madeiras, e comparações, também será muito válido!
Falow Galera!

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Guitarrist

Se alguém tiver experiencias com essas madeiras, e comparações, também será muito válido!
soh vou esclarecer uma coisa ... MDF não é madeira ... é um laminado de pó de serragem com resina...cola ....
comprensado são chapas finas de maderias coladas de forma a ficar com os veios perpendiculares ganhando assim mais resistencia ...

Casper
Veterano
# mar/07
· votar


Quanto ao som, eu não sei opinar, mas MDF
é muito chato para trabalhar. Aquela poeira
fina, complicado para usar parafusos, etc...

As (poucas) caixas que eu fiz foram com compensado.

carlos adolphs
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist
_BLACKMORE_
Casper
Caros amigos, bom dia!Na verdade, fico com a afirmativa de um dos participantes do fórum linkado pelo Guitarrist,"-sómente laboratórios, pais-de-santo, morcegos e cachorros notarão a diferença".Para todos nós que mexemos com guitarras e afirmações do tipo " para caixa aberta qualquer medida serve...", a madeira, na realidade vai importar no preço, no peso, e na facilidade de ser trabalhada.Se vc não tem serra tico-tico elétrica e furadeira, nem pense em trabalhar com MDF.Se não tem grana, nem pense em compensado naval.Minhas caixas Giannini de aglomerado, soam tão bem como a Marshall de MDF.Vamos lá pessoal, tem guitarrista que se não colocar o afinador eletrônico, não consegue afinar a guita, e vai dizer que tem ouvido para essa ou aquela madeira?Acho difícil...Peso e Preço são os diferenciais mais honestos.Um abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# mar/07
· votar


carlos adolphs
Vamos lá pessoal, tem guitarrista que se não colocar o afinador eletrônico, não consegue afinar a guita, e vai dizer que tem ouvido para essa ou aquela madeira?

Essa frase eu vou escrever aqui na oficina..em letras garrafais :)

Abraços amigo !

Schenker
Veterano
# mar/07
· votar


AugustoPedrone

fala irmão! tô tentando te mandar um mail, mas está voltando . . .

kelson
Veterano
# mar/07
· votar


carlos adolphs
aeoeahoeaoh concordo veementemente em tudo que diz!
abraços!

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


carlos adolphs

como tu disse... sómente laboratórios, pais-de-santo, morcegos e cachorros notarão a diferença" ...
mas o meu coments foi apenas para dizer q MDF não é madeira, ou então me mostrem onde está o exemplar dessa árvore ...
a questão do custo é regra como todos sabemos, mas a facilidade para determinadas áreas ou empresas em trabalhar esse ou aquele material é no que realmente conta ...

não li e nem me interessa ler os artigos ... mas dependendo da aplicação, fora da música, a qualidade ou tipo de material importa ... e muito ..
vou me segurar para não entrar nesses assuntos tolos da próxima vez ...

abrax!

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
Legal cara, tanto eu quanto a galera entendeu o que vc disse sim, "madeira" é um termo que resume, já que nenhuma das duas são exatamente madeira!

Quanto ao resto do pessoal, é isso aí. Timbrísticamente não se pode concluir a favor de nenhuma das duas, tão pouco menosprezar qualquer uma delas.
Só é feito uma ressalva para quem quiser fazer em casa a sua caixa, saiba que na MDF dá mais trabalho para trabalhar. Enquanto que o compensado naval fica mais fácil, porém é mais caro.

Valeu!

Casper
Veterano
# mar/07
· votar


E tem outra coisa: Compensado aguenta
mais porrada que MDF e aglomerado.
Aglomerado, nesse aspecto, é o pior,
se a porrada for mesmo pra valer, o
aglomerado desmancha, literalmente.

carlos adolphs
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
Que nada Black, todos entendemos o que vc falou e concordo.Fiz e faço diversos tipos de caixas com MDF, desde amplis até som Profi e também uso compensado naval quando a grana permite.Vamos usar então o termo Material, pra não entrar nessa de madeira ou não.Falaremos assim," use material de alta densidade ou madeira maciça", por que por exemplo, conheço gente que tem caixas de concreto em casa.É isso aí!Um forte abraço!
Casper
se a porrada for mesmo pra valer, o
aglomerado desmancha, literalmente.

Sim e não, Casper!Por exemplo, as caixas de Duovox 150B que tenho, já subiram e desceram de caminhão trocentas vezes, tomaram tombo e etc, e estão lá, firmes.E elas tem uns trinta anos...Se o aglomerado for grosso, aguenta.Só não pode pegar água.
AugustoPedrone
Grande abraço, Augusto!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


carlos adolphs
Vamos lá pessoal, tem guitarrista que se não colocar o afinador eletrônico, não consegue afinar a guita, e vai dizer que tem ouvido para essa ou aquela madeira?
hahahahaha muito bom!!!

carlos adolphs
Veterano
# mar/07
· votar


Christhian
Buenas!É verdade!Tem cara que vc faz uma caixa de virola braba e taca um altofalante de fundo de quintal, mas dá um acabamento bonito, compra um logotipo da Marshall e cola na frente, e o dito cujo acha a caixa uma maravilha...Fazer o que?Um abraço!

maggie
Veterana
# mar/07
· votar


No som não sei se há diferença, mas o compensado naval güenta o tranco (chuva, batidas, até chutes) que todo guitarrista desleixado acaba fazendo o amp sofrer. Além de sobreviver a vida depois da água haha

maggie
Veterana
# mar/07
· votar


carlos adolphs
Vamos lá pessoal, tem guitarrista que se não colocar o afinador eletrônico, não consegue afinar a guita, e vai dizer que tem ouvido para essa ou aquela madeira?

sómente laboratórios, pais-de-santo, morcegos e cachorros notarão a diferença" ...
hahaha
boa, boa

Daydream
Veterano
# mar/07 · Editado por: Daydream
· votar


Olha, MDF pode ser bom (aliás, tem um armário de MDF no meu apartamento da praia que os cupins adoram), mas é um saco para serrar e furar, e quando fura tem que por umas buchas legais se precisar parafusar, fora que elas tendem a soltar com o tempo (o pessoal que tem móveis da Marabraz e Casas Bahia que o digam).

Acho que no quesito melhor madeira para manuseio e aplicação, o compensado se sai melhor e o pessoal deve estar usando MDF por causa do baixo custo (é mais fácil fazer uma farofa que uma bolacha wafer hehe).

Mas existem tipos e tipos de MDF. Quando era criança, morava perto de uma fábrica de móveis e lembro que alguns MDF eram tão ruins que esfarelavam na mão, já outros eram bem prensados e esfarelavam com mais dificuldade.

No quesito timbre, concordo com a história do afinador, mesmo porque a caixa está lá para a acústica dos falantes então creio eu que o que mais diferencia é a expessura da madeira utilizada e a litragem da caixa. Porque senão ia ter uns loucos fazendo caixa de mogno para Les paul de mogno com captadores de mogno.

Falando nisso alguém já tentou fazer um captador de madeira?

Madureira
Veterano
# mar/07
· votar


Pessoal, segundo meus professores de acustica, o MDF se sobressai bem para construção de caixas acústicas devido a sua baixa ressonância (Simpatia apenas em freqüências muuuito baixas).

De qualquer forma, a minha 2x12" eu fiz com compensado comum, mais facil de fazer, e um fator extremamente importante, MUITO MAIS LEVE que MDF ...

[]´s!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Sou meio suspeito para falar, mas uso apenas compensado naval. Não gosto de MDF pois não julgo bom material para trabalhar. Quanto ao comentário do carlos adolphs, concordo plenamente.
Abraços à todos.

kaus
Veterano
# mar/07 · Editado por: kaus
· votar


pow mdf é pesado pra caçete

(M)aldita (D)or (F)udida

nas costas e quando cai nos dedo é uma blz

*já dexei cair um rack de MDF nos dedo no mês de julho friozinho + dedinho do pé é uma blz

sergioguitar
Veterano
# mar/07
· votar


tem guitarrista que se não colocar o afinador eletrônico, não consegue afinar a guita, e vai dizer que tem ouvido para essa ou aquela madeira?
Devia ser eleita a frase do ano uhahauhauhaauh

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist
O que vou falar não tem nada a ver com a sonoridade mas sim com a qualidade das madeiras...
E0sse sabado, ou domingo, eu estava na empresa de um amigo do meu pai, ele trabalha com móveis, marmore e tal.
O que ele me disse foi que o compensado naval tem muito mais qualidade do que o MDF. As pessoas olham o MDF, todo bonitinho e tal e julgam ser melhor do que akele visual "feio" do compensado naval. Mas na verdade é o contrario.

carlos adolphs
Veterano
# mar/07
· votar


Daydream
Falando nisso alguém já tentou fazer um captador de madeira?
Não, por que é muito difícil magnetizar imã de pau-brasil e fio de pinho quebra fácil...eheheheheh!
EduSlash_o_Retorno
Com certeza!O que não podemos confundir é durabilidade com sonoridade.O acabamento pode ser até igual para qualquer tipo(courvin).

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


EduSlash_o_Retorno
Pode ser sim cara, mas quanto a sonoridade, não deve ser diferente, já que praticamente todas grandes marcas do mundo já estão usando o MDF.
Quanto a durabilidade, acho bobeira a gente se preocupar com água etc, eu pelo menos jamais deixaria cair água na minha caixa, que estará debaixo do meu head de guitarra! Acho isso impossivél! hehehe... além do que, tem o courvin etc.

Outra coisa, na marcenaria aqui da minha cidade os caras fizeram um portão de MDF, justamente por ele "aguentar" de tudo, é sol e chuva em cima dele, e tá lá firme! Não com aspecto de novo, afinal madeira nenhuma nesse mundo é aconselhavél deixar d´agua!
Como foi dito aqui mesmo, há vários tipos de MDF. O mais importante foi saber que tanto ela, quanto compensado, é apenas uma questão de gosto para se trabalhar! A minha intensão com esse tópico, foi só pra exclarecer pro pessoal que fala que caixa com mdf não presta, pura falta de informação.

carlos adolphs
Colega, vc matou a pau! Parabéns pelos comentários que só complementaram ainda mais o assunto. Valeu!

lukharp
Veterano
# mar/07
· votar


Olá galera.
MDF-menor custo,fácil manuseio(acabamento,pintura ,colagem,etc);
COMPENSADO NAVAL-custo alto,durável,médio manuseio,feito com cola e resinas mais resistentes;
COMPENSADO NORMAL-custo médio,durável,médio manuseio,feito com colas e resinas frias;
AGLOMERADO-custo baixo,fácil manuseio,durável,feito com colas e resinas quentes e sofre preconceitos;
MADEIRAS/TABUAS(MOGNO,PINHO,CEDRO ROSA E IMBÚIA)-altissimo cuto,durável,mão de obra especializada,"ecologicamente incorreto",ótimo acabamento.
Bom está aí um resumo de qual material usar para confecção de seu(s) gabinete(s) ou caixa.Não se preocupem com o material desse ou aquele fabricante,todos saõ duráveis e com bom rendimento acústico,nenhum deles aguenta umidade ou água direta,e a grande maioria nem usa essas caixas profissionalmente,são hobistas e se usarem também aguenta o tranco,tenho caixas e gabinetes feitos com todos os materiais citados acima(Phelpas,Giannini,Alex,Marshall,Laney,Staner,Meteoro,Kustom)todos inteiros e bem rodados.Portanto utilizem o material que melhor lhes convirem ou mande alguém fazer.
Lembrando que os grandes fabricantes visam o "custoxbenefício" do caixa deles.
Tchau!!!

Randy78
Veterano
# mar/07
· votar


MDF não é madeira o que é MDF então?

creio que o mais importante seja a densidade.

Krist Novoselic
Veterano
# mar/07
· votar


Rapaiz.. Deve ficar muito boa porém carissima uma caixa de madeira maciça, imagina só fazer uma caixa de contra baixo combinando belas madeiras como mogno ou cedro, imbuia , com um auto falante de 18 polegadas.uhauhah uahau rapaiz. acredito q os graves seriam desastrosos.. de desmontar coisass ate dentro do estudio. hahauh

Krist Novoselic
Veterano
# mar/07
· votar


E sobre madeirite.. alguem tem alguma informação.. ??? Se eu faço uma caixa com um madeirite de 18, 20 mm..algo assim? Temos bons resultados? o madeirite me parece bem sólido.

Krist Novoselic
Veterano
# mar/07
· votar


alguem??????

João_Luiz
Veterano
# mar/07
· votar


carlos adolphs
tem guitarrista que se não colocar o afinador eletrônico, não consegue afinar a guita, e vai dizer que tem ouvido para essa ou aquela madeira?
Não pude deixar de comentar... essa frase é muito boa!

Tem que escrever isso no forum de guitarra, pois tem cada uma por lá que dá até preguiça de ler...

Bom censo e vamos ser felizes com nossos instrumentos!

kaus
Veterano
# mar/07
· votar


esse negócio de madeira é tudo mania de guitarrista metido

na boa não consigo ver diferença de som com guitarras do mesmo modelo e captação com madeiras diferentes

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mito: Compensado Naval x MDF