Ampli valvulado é realmente fragil??Ou será mais um mito??

Autor Mensagem
Jubstelda
Veterano
# jul/06


Escrevi esse mesmo comentario numa comunidade do Orkut sobre amplificadores valvulados e tive a idéia de abrir um tópico sobre isso!

Será um ampli valvulado,realmente tão fragil como as pessoas dizem??


Todo mundo fala que amp valvulado é fragil e tal.

Mais quem aqui ja chegou em um lugar pra tocar e o amp nao funcionou??

Achu que nao bem assim nao.

Todo aparelho eletronico por si é sensivel,ou seja,nao pode sofrer quedas,batidas,molhar,etc.

Nos valvulados temos as valvulas é claro,geralmente a valvulas são fabricadas na Rússia,vc nao viu como foi trazida.Vai vê que no caminho ela caiu umas dez vezes e nem por isso ela deixa de funcionar.
Já tive um Duovox 120G cabeça e usei ele um ano direto com valvulas NOS, RCA e miniwatt e nunca tive problema,sempre levei ele pra tocar e consequentemente sofreu muitas pancadas e nunca aconteceu nada.
Hoje tenho um combo,Peavey Valveking 112 de 50 watts que pesa aproximadamente 18kg!!!!isso mesmo,apenas 18 kg(aprox.), mais leve que um Laney TF-200!!!!
E levo ele pra qualquer canto e de boa.

Talvez esse negocio de sensibilidade seja mais um mito assim como o fato de valvulas casadas.

As valvulas casadas se "divorciam" após algum tempo de uso,como se vc tivesse comprado valvulas de ganho diferente.
so pra exemplificar.


Larga de pensar que transistor é bom,nao é
Bom mesmo é valvula.
Deixar de ter um bom timbre bom por causa de 5 kg a mais é frescura!!!


Valvulas RULE !!!

\o/


Grandes mestres da amplificaçao com Carlos Adolphs,Pedrone comentem ae(nao só vcs é claro!!!

maadc
Veterano
# jul/06
· votar


Eu acabei de comprar o meu primeiro valvulado e estou com receio de despachar no avião exatamente por causa da tão alegada fragilidade das válvulas.

É procedente o receio?

joao 5murf
Veterano
# jul/06
· votar


maadc
tu vai ter que tirar as valvulas do teu amp e deixa elas numa caixa segura, tu ja deve saber isso, mas so pra lembra ;P

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


estou com receio de despachar no avião exatamente por causa da tão alegada fragilidade das válvulas.

É procedente o receio?


pode manda q naum da nada e se possivel tira elas coloca dentro duma caixa de papelao embrulhadas em jornais, uma a uma, tbm amasse jornais e coloke entre elas pra dar um certo ´´amortecimento``. e pode dormi sussegado!

maadc
Veterano
# jul/06
· votar


João 5murf:

não sabia desse lance de tirar as válvulas. Nem tenho idéia de como se faz isso.

Led_Zeppelin
Veterano
# jul/06
· votar


Eu acabei de comprar o meu primeiro valvulado e estou com receio de despachar no avião exatamente por causa da tão alegada fragilidade das válvulas.

É procedente o receio?

Nem um pouco. Já mandei pelo menos 2 valvulados pra outro estado, COM as válvulas. Obviamente eu retirei as válvulas e embalei muito bem.

As válvulas não são tão frágeis assim. Já deixei cair uma 12AX7 no chão que quicou várias vezes. Testei no testador e depois usei numa boa.

Será um ampli valvulado,realmente tão fragil como as pessoas dizem??
Em que sentido?????? Os Giannins da década de 60 e 70 estão por aí funcionando muito bem. Muitas vezes os gabinetes já eram... mas isso porque o material utilizado era ruim mesmo (na maioria das vezes).
Os Fenders antigos estão por aí. Os Marshalls também.

maadc
Veterano
# jul/06
· votar


Led:

Então vc não mandou com as válvulas. Vc disse que retirou.

maadc
Veterano
# jul/06
· votar


Como eu faço pra retirar as válvulas sem risco de estrago?

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/06
· votar


eh o melhor!

tom_delonge182
Veterano
# jul/06
· votar


maadc
só puxa..

lespaulbabilon
Veterano
# jul/06
· votar


Tinha comentado lá, e volto a comentar aqui:

Se você está mesmo traumatizado com os valvulados, parta para um transistor, coisa que eu não faria. Cara, pegue um LC30, um amp desse porte. Vi a construção dele, olhei por dentro, aquele amp é uma MURALHA. Pode jogar no chão, chutar, atear fogo...heheh

Quebra-molas nenhum vai trincar aquele amp...heheh
Sem contar que o volume dele é ensurdecedor.

Esse é um amp que eu conheço com uma boa estrutura, e ótimo som.

Toki
Veterano
# jul/06
· votar


maadc

Só puxar na direção contrária ao soquete. Não tem erro. Só não faça isso logo após de desligar, pois elas estarão muito quentes. Aliás, tirando elas ou não, é sempre bom deixar esfriar as válvulas antes de, por exemplo, movimentar o ampli.

Quanto à fragilidade do ampli, acho que ele é até mais robusto e resistente do que um transistorizado com efeitos, por exemplo. Com exceção das válvulas (que também não são nenhum cristal, elas não quebram tão fácil assim), não tem galho.

albanibr
Veterano
# jul/06
· votar


Cara, esse lance de fragilidade surgiu recentemente...
será q no anos 60, 70 o pessoal se preoculpava com isso?
de um tempo p ca, tudo que é muito moderno é frágil.

Acho que vc o cuidado maior deve ser realmente com as valvulas...
o amp em si DEVE SER robusto, pois trata-se de um circuito eletrico "classico"

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


Jubstelda
maadc
joao 5murf
marcelogatinho
Led_Zeppelin
Ch4p0L1N
tom_delonge182
Toki
Buenas gurizada!Carlinhos da Varig, agora sob nova direção....Eehehe!
Bom vamos conversar e trocar idéias sobre válvulados e transporte.O ampli valvulado é extremamente robusto, visto que sua estrutura deve aguentar o peso dos trafos, é mais fácil amassar um SS...Muitas lendas urbanas tem sido criadas à respeito e ninguém tem culpa em difundí-las, mesmo porque vê algo nelas que bate com o seu raciocínio.O problema é a analogia do vidro com quebra-fácil.Vamos falar sobre ele.O vidro é o líquido mais viscoso do mundo(pirou Carlos?).Sim isso é comprovado científicamente pelas catedrais na Europa, cujos vitrôs antigos apresentam espessura maior na base, devido ao "derramamento" durante séculos(vejam no Google...).É um plástico, também.Outra característica muito importante é que quando AQUECIDO, torna-se mais resistente à impactos, pois fica com uma consistência(respeitadas as proporções, é claro)semelhante à borracha(vocês já viram um vídeo de alguém fabricando garrafa, assoprando a massa através de um tubo?).Os parabrisas dos aviões(tenho um todo dia na minha cara)são aquecidos para aumentar a resistência à impactos de pássaros.Portanto, se tiver que bater, transportar, deixar cair um ampli valvulado, faça isso com ele QUENTE.Outra coisa, como é que vcs acham que o importador recebe o dito cujo, sem as válvulas? Não, com elas instaladas, pois as fábricas fazem teste de impacto.Quando eles ficam frágeis então?Quando os amigos tiram as tampas de proteção pra fuçar no bicho e não recolocam, quando mudam das Sovtek pras TAD ou coisa parecida, sem perceber que o bulbo ou a base da vávula são de diâmetro diferente e não encaixam corretamente nas molas de fixação local das válvulas.A fragilidade dos mesmos é praticamente a mesma de qualquer um ampli.Bota qualquer ampli na mão do THE WHO, pra ver se resiste....Tratando bem, não tem problema( só de queimar a mão na válvula quente ou trincá-la com martelo ou ainda pegar nela com pano molhado, dando choque térmico, aí nem seus dentes aguentariam).Um abraço à todos.

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


Façam um teste...
Pegue duas mesas de mesma altura..
Coloque um amp valvulado encima de uma mesa e na outra coloke um solid state..
derrube-os nos chão...
o que funcionar é o mais resisnte..
se os dois funcionaram, blza, nao terá prejuizo..
se nenhum funcionar.. se fudeu... =/








agora falando sério..
legal isso..
derrubou alguns mitos mesmo.. \o/

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


gsprs
Huahuahuahuahua!

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
ae mano, pode me responder algumas coisinhas...
sobre o amp fender frontman 25, vc conhece??

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


Jubstelda
Ha!Um outro mito que lembrei."O ampli valvulado tem que ficar esquentando umas duas horas pra ter timbre bom".
Todo equipamento eletrônico tem que ter uma temperatura média, estável, de funcionamento, quando queremos precisão.Isso se aplica à aparelhos de medição antigos, em que isso vinha impresso nos manuais.Agora, algum maluco aplicou essa lei nos amplis.Deve ser o tal homem do ouvido de ouro.Pois a diferença de resposta entre o ampli frio e quente deve ser de 3 Hertz, mais ou menos, á não ser que os componentes internos como resistores e capacitores estejam baleados.Daí a resposta vai ser diferente no inverno ou no verão, com tempo bom ou com chuva, tocando ao nivel do mar ou na montanha....Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


gsprs
Pessoalmente só ví na loja, mas achei bom, no teste.Só não ouvi no palco.Um abraço!

gsprs
Veterano
# jul/06 · Editado por: gsprs
· votar


carlos adolphs
é q é o seguinte....
eu tenho.. ele é bem legal.
da pra estudar e tocar em lugares pequenos..
mas ele ta arrastando.. do volume 3 pra cima ele distorce...
o meu é dos novos com falante genérico..
testei um dos antigos com falante fender e ele aguenta bem mais q o meu....

entao, será q uma troca de falnte cairia bem e resolveria meu problema???
e ele tb é muito estalado no som limpo, mtoo agudo..
se uma troca de falante desse certo q modelo e marca eu poderia colocar??

Toki
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
Cara, vc é piloto da VARIG?? Sou engenheiro na VEM =]

Toki
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
Portanto, se tiver que bater, transportar, deixar cair um ampli valvulado, faça isso com ele QUENTE.

Taí um mito que eu tinha caído como pato então. O pior é que tinha ouvido aquilo de pessoas "entendidas" no assunto, ou pelo menos, experientes. Mas realmente a sua explicação tem fundamento, aliás fundamento que é até óbvio, mas nunca tinha parado para pensar. Valeu mesmo pela dica. Mais uma vez, carlos adolphs ajudando muito este fórum.

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


Toki
Então é da TEM(Tap).Meu cunhado também é engenheiro lá, o Ricardo Spieweck.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


gsprs
Cara, acredito que sim, a troca do falante pode ajudar.Mas sabe como é cada ampli é diferente de outro.Teria que analizar in-loco pra ver.Um abraço!

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
Cara, acredito que sim, a troca do falante pode ajudar.Mas sabe como é cada ampli é diferente de outro.Teria que analizar in-loco pra ver.Um abraço!

obrigado man..
vou encaminhar a um técnico..
abç..

Toki
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
hehehe... poisé, fim das piadas de português por aqui... =P
mas ainda é VEM sim, só que não mais a sigla Varig Eng e Manut, é apenas VEM - Uma empresa do Grupo TAP Portugal (bem, vc deve saber disso...)

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


Toki
Hahaha!É isso aí, e a gente vai ganhar Chop-Suei na refeição.É da VEM Rio ou Sampa?Qual setor?

cavaleirolouco
Veterano
# jul/06
· votar


aCho que não é o amp valvulado que é fragíl e sim as valvulas...

Toki
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
Nenhum dos dois cara, sou da "raiz de todos os males" mesmo, Porto Alegre! hehehee.. Trabalho no controle das linhas de produção ;-)
Você é piloto mesmo? Então agora só na ponte?

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


Toki
Não, eu sou base Poa também.Então é do CPO/Poa?Uma hora destas vamos marcar uma biras ali no Ginásio, pode ser?Um abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ampli valvulado é realmente fragil??Ou será mais um mito??