"capa" MDF - será que compensa ?

    Autor Mensagem
    Senhor Ida
    Veterano
    # mar/09


    ola galera, depois de pesquisar MUITO, percebi que a galera prefere compensado devido a ser uma boa madeira sim e facil de trabalhar. Entendo que MDF TAMBEM é uma excelente madeira mas, dificil de se trabalhar.

    Mas eu pergunto, fui no gasometro hj e fiz uma descoberta, trata-se da "CAPA" MDF, ou seja qdo elas vem da fabrica ou sei la da onde, amazonia e etc vem em "lotes" onde sempre a ultima de baixo e a primeira de cima vem mais grossa que as outras, umaespecie de camada [ não é compensado rs ] , a chamada CAPA, geralmente esta SUJA, marca de pés, e a marca de VINCO, ou seja onde vai a fita que prende o lote. Olhando, mesmo de perto não se percebe que tem uma camada ali.

    Pois bem, essa "capa" mdf tem as mesmas medidas das chapas normais mdf 2,75x1,83 , e o PREÇO É EXTREMAMENTE CONVIDATIVO - cerca de 60,00 a CHAPA toda e tem mais: geralmente a espessura é 18mm + a capa fica exatamente 20mm, que geralmente atende os principais projetos de caixa p/ guitarra.

    Pergunto:
    É realmente complicado trabalhar com MDF ? Se eu montar na base da cola e do prego tem condições ? SOU obrigado a encapar a caixa ?

    macaco veio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o que eh que se chama MDF, seria o que eu conheco com aglomerado que eh feito de serragem com cola? (as vezes retalhos grossos com cola) poderia explicar a estrutura interna da folha?

    Senhor Ida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Medium-density fiberboard é um material derivado da madeira e é internacionalmente conhecido por MDF. Em português a designação correcta é placa de fibra de madeira de média densidade.

    O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. O material é moldado em painéis lisos sob alta temperatura e pressão. Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    fui me informar a respeito e achei este artigo, eh semelhante ao aglomerado mas eu nao conhecia.
    http://www.lungster.com/l/speakers/mdffaq/mdf.shtml

    fill.zanchez
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: fill.zanchez
    · votar


    Senhor Ida

    Meu pai e meu avó são marceneiros, e desde que eu nasci vejo madeira rs ... Posso dizer que não é difícil de trabalhar com o MDF, uma tico-tico ou uma circular (melhor) e vc já faz uma caixa mole... Tmb não se pode comparar MDF com os aglomerados baratos que estamos acostumados a encontrar em móveis de baixa qualidade, pois ele é infinitamente mais resistente.
    Eu prefiro MDF para montar uma caixa pela facilidade em fazer o acabamento, e de se trabalhar!
    obs: Vamos começar a fabricar cases, em breve passo o link!

    edit: sobre a capa de MDF, acho q nunca compramos... Não sei falar.

    vlw abs!

    kaskudo
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o MDF é mais parecido com o papelão do que com madeira.
    desvantagens:
    mais pesado
    não pode nem sonhar em molhar, ele incha e se esfarela, literalmente.
    não aceita prego, tem que ser parafusos próprios p/ MDF.
    acaba com as lâminas da serra circular ou tico tico, pois a resina é abrasiva, só com lâminas com ponta de Wídea e mesmo assim o desgaste é 3x mais rápido que compensado.
    pra usar cola de contato tem que passar duas demãos, pois ele absorve a cola rapidamente.
    solta uma serragem muito fina, e altamente tóxica.
    já montei alguns gabinetes com MDF, e desisti. hoje em dia só o bom e velho compensado, e se quer qualidade a mais, use compensado naval...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Senhor Ida
    Cara, na minha opinião, o MDF pode ser usado para muitas coisas, mas NÃO SERVE PARA NADA em relação à música (corpos de instrumentos, caixas acústicas, etc). SE vc quer construir uma boa caixa, resistente, com boa ressonância, use compensado naval de 20mm de espessura.
    Abç

    Senhor Ida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu estava praticamente decidido, mas por aquele preço ... e a chapa bem maior ... tenho outros projetos tmb. Enfim, o crime n ta compensando então...

    fill.zanchez
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: fill.zanchez
    · votar


    kaskudo
    não aceita prego, tem que ser parafusos próprios p/ MDF.
    solta uma serragem muito fina, e altamente tóxica.
    desisti. hoje em dia só o bom e velho compensado

    Já cansei de pregar MDF (com cola) a fixação foi boa.
    Altamente tóxico??? Apelou... =D Assim como outras serragens de madeira e/ou produtos químicos faz mal, mas não é radioativo né...
    Pra fazer uma simples caixa eu ainda prefiro MDF.

    Mauricio Luiz Bertola
    mas NÃO SERVE PARA NADA em relação à música (corpos de instrumentos, caixas acústicas, etc)

    Realmente não serve! Assim como vários tipos de compensado e até madeiras maciças.

    Senhor Ida

    Essa caixa é um pedalboard ou uma caixa de ressonância? Porquê se for caixa de ressonância... Esquece!!! Como disse o Mauricio não serve mesmo...

    Elvenfoot
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu ví uma caixa 2x12" de MDF, era puta pesada! E meu amigo que sempre senta nos amps, sentou nela e quebrou...

    Senhor Ida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    kara é o bom e velho projeto da selenium 2x12 p/ guita com fundo semi aberto.

    Quanto ao processo de construção, não tenho coragem de fazer uma caixa destas apenas com cola por mais rigida que fique. Por isso tenho interesse de pregar, no melhor parafusar, em conjunto com o adesivo pva ....

    Não vai ter jeito, pesquisei um pouco mais e reparei na questão da durabilidade, ainda mais que pretendo locomover MUITO esta caixa.

    Pois bem, ainda sim não pretendo aplicar o compensado naval devido ao preço, vou provavelmente de virola mesmo.

    fill.zanchez
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Senhor Ida
    Já cansei de pregar MDF (com cola) a fixação foi boa

    Quando eu disse isso, quis dizer que meto uns pregos tmb!!! Só cola n... Tá louco! rs

    Blz, vai de compensado mesmo e boa sorte! Quante tiver pronto põe uma foto ae p vermos! vlw abs.

    Ricardo CB
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Senhor Ida

    kara é o bom e velho projeto da selenium 2x12 p/ guita com fundo semi aberto

    Alguem sabe aonde foi parar esse projeto? a selenium mudou o site e não to encontrando mais?

    wppereira
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Senhor Ida
    Cara, não tem problema nenhum em trabalhar com o MDF e dá pra montar oq quiser na base da cola e prego sim! Mas a pergunta é PQ MDF? Se vc quer comprar capa de MDF, que na realidade são painéis COM DEFEITO, por causa do custo, compre MDP (aglomerado) que é mais barato...

    Badoe
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Senhor Ida
    Cara tô fazendo uma 4x12 com compensado naval de virolinha 18mm.
    É fácil de trabalhar, muito resistente, pode colar, parafusar, pregar.
    Precisei soltear uma peça que estava "apenas" colada com cola branca. Meu, eu não acreditava que dava pra fazer uma caixa apenas colando... acredite... dá sim. Fica muito forte.

    Acho que é a melhor opção para fazer caixas.

    gucrispim
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    q extremista.. nem pra uma Danelectro nao serve?

    Senhor Ida
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Senhor Ida
    · votar


    wppereira
    Cara, não tem problema nenhum em trabalhar com o MDF e dá pra montar oq quiser na base da cola e prego sim! Mas a pergunta é PQ MDF? Se vc quer comprar capa de MDF, que na realidade são painéis COM DEFEITO, por causa do custo, compre MDP
    (aglomerado) que é mais barato...


    Concordo mas eu ver a chapa fui indiciado a crer que o unico
    defeito é a marca de vinco que prendeu o lote manja? alem é claro de marca de sapato do carregador e etc

    Badoe
    Meu, eu não acreditava que dava pra fazer uma caixa apenas colando... acredite... dá sim. Fica muito forte.


    bom eu não tenho coragem, se fosse pra ser uma caixa fixa que eu não fosse locomover talvez fosse interessante... mas não é o meu caso rsrs


    Ricardo CB
    Alguem sabe aonde foi parar esse projeto? a selenium mudou o site e não to encontrando mais?
    digita no google e carrega a pagina em cache se n aparecer o site de 2004


    fill.zanchez
    Quando eu disse isso, quis dizer que meto uns pregos tmb!!! Só cola n... Tá louco! rs

    hehehe sakei, a duvida seria em torno do pode ou não pode pregar... pois depois de alguma pesquisa reparei que a maioria parafusa e quando é pra locomover, utilizam cantoneiras de maior qualidade e o encapamento é praticamente obrigatorio ...etc ..alias eu li em alguns topicos de pesquisa um pessoal dizendo que se constroi caixas com menos pregos possiveis pra não influenciar no som .... enfim para uma caixa de fundo aberto me parece muita frescura o kara afirmar que prego influencia... aja ouvido !

    kaskudo
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu faço gabinetes em compensado e não uso pregos. uso parafusos apenas nos sarrafos de reforço, enquanto a cola seca. depois eu os retiro. nas chapas de compensado eu faço espigas (encaixes) com a tupia. assim toda a madeira fica travada e colada.

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gucrispim

    Cara não sei as outras Danelectro, mas a de 12 cordas tem um som muito massa, pode não ser um Rickembacker 360/12, mas tem o som muito legal, e o preço mais ainda. E até onde eu saiba são feitas de laminado e não MDF, mas se vc pensar até a Fender e a Gibson fazem guitarras de laminado (todas as semi-acusticas Gibson salvo raras excessões são feitas de laminado de maple de 3 folhas, muitas Fender Japoensas também são feitas de laminado, e mesmo as primeiras mexicanas tiveram alguma séries assim).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "capa" MDF - será que compensa ?