Como fazer circuito separado de bias?

Autor Mensagem
Peter2000
Veterano
# set/06


To com um Bassman 5F6 hand made e acho q preciso fazer circuito separado de bias pra cada válvula de saída.
Medi a tensão nos catodos (pino 8, com resistor de 1R) estão com 0,077V e 0,045V respectivamente, o q dá 29W e 17W, uma alta e a outra baixa.
Essas são as tensões do circuito nas 6L6:
Pino 5 = -45V
Pino 4 = 427V
Pino 3 = 425V

O mais estranho é que, após os resistores de 220K, essas tensões caem pra -35V, e tem um resistor de 1.5K em série em cada pino 5 q não consta no esquema do 5F6, as valvulas são novas, 6L6GB, Sovtek.
O ampli funciona, mas satura com baixos volumes e as valvulas de saída esquentão uma mais q a outra, inclusive sem sinal elas já começam a esquentar bem.

É necessário fazer outro circuito de bias completo, a partir do tap do trafo?
E como é a ligação, em cada resistor de 220K mesmo? O outro terminal, q vai para um cap e depois para a valvula inversora, continua inalterado?

Se alguém puder me ajudar agredeço desde já.
Obrigado.

electrontubes
Veterano
# set/06
· votar


você não explicou direito esse problema,achei a pergunta um pouco confusa.
você teria que informar a tensão de grade de controle das duas válvulas de saída.

isso parece ser fuga no capacitor da grade de controle ou então esses resistores de 220k podem estar com seus valores resistivos acima de 220k.
recomendo que você substitua os dois capacitores de desacoplamento e os dois resistores de 220k por novos.
acredito que isso resolva o esse problema.

os resistores de 1k5 nas grades de controle são para evitar oscilações.
vlw

electrontubes
Veterano
# set/06 · Editado por: electrontubes
· votar


só mais uma coisa.
você informou que a tensão no pino 5(grade de controle)do soquete está com -45v e no outro extremo do resistor de 220k só têm -35v(normalmente a queda de tensão é inversa a isso),você deve ter informado isso errado,ou então estava passando um sínal alternado pela grade de controle enquanto você media a tensão dc da grade.

existêm casos de oscilações de rádio frequência que alteram as tensões de grade,e às vezes fazem a tensão de grade parecer mais negativa que a tensão de bias,mas não creio que seja o seu caso.

o legal é ter ajuste de tensão de bias e ajuste de equilibrio do push-pull para compensar pequenas diferênças das correntes de placa das válvulas de saída.

carlos adolphs
Veterano
# set/06
· votar


Peter2000
Ok, Peter, entendido!O seguinte:Primeiro que a polarização das 6L6 no 5F6, deveria estar entre -48 e -52, e não de -45 para baixo.O efeito da diminuição da tensão está um pouco esquisito, pode ser por excesso de corrente de grade das 6L6.Bem, separar o bias não vai te resolver, pois se as válvulas foram instaladas novas, junto, é de se supor que o desgaste deveria ser igual, então tem problema no circuito, para esse resultado desigual.O desbalanceamento entre elas pode ser por problema de válvula, se foram instaladas em tempos diferentes, ou alteração do valor dos resistore de grade(os de 220k) ou dos de 1,5K.Primeiro ajuste o valor do bias para -52V no centro dos resistores de 220K, sem as válvulas instaladas.Depois inverta as duas válvulas, uma pela outra e veja se as indicações dos resistores de medição do catodo, também se invertem, se sim, troque as 6L6, se não, passe a medir os resistores de grade, e os capacitores também, para ver se não tem fuga.Verifique as voltagens da válvula inversora.Começamos por aí!Um abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


carlos adolphs
Primeiro que a polarização das 6L6 no 5F6....as voltagens da válvula inversora.Começamos por aí!

cara ... vou ainda ter aulas contigo!!
faz ua video aula pra mim ae?? haha
abrax mestre!

electrontubes
Veterano
# set/06
· votar


engraçado isso,saber a tensão negativa de grade sem saber o tipo de transformador de áudio utilizado,se o hand made caprichou e colocou um trafo para classe A?
pessoalmente acho o som com bias menos negativo têm maior qualidade. geralmente a sonoridade mais agradável fica um pouco antes da dissipação de placa,pois a saída chega mais próximo da operação em classe A,dependendo do trafo chega lá.
polarizar a válvula no corte diminui o consumo das válvulas de saída mais piora bastante a qualidade sonora.
o bias do meus amplificador varia de -100v até -10v
eu ajusto o bias um pouco antes da válvula ficar com a placa vermelha,é o ponto que som fica mais agradável.pois reduz o transitório de comutação da classe AB ouB,que é um tipo de ruído desagradável
agora,se achar melhor em classe B é questão de mal gosto.

como eu falei antes,se tiver fuga no capacitor de desacoplamento,vai passar um pouco da alta tensão da placa da inversora de fase para a grade de controle da válvula de saída de potência,ou seja,a tensão de bias ficará menos negativa,e normalmente isso causa os problemas mencionados
qualquer pessoa que entende eletrônica sabe disso.
dificilmente o resistor de 1k5 queima,outra sugestão,é bom dar uma conferida no capacitor de filtragem do bias,pois se tiver com fuga,ele produz uma queda na tensão de bias,pois aterra o bias

um abraço

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


electrontubes

qualquer pessoa que entende eletrônica sabe disso.
pow bixo ... me desculpe.. mas hoje em dia não sao muitos q entendem de valvulas .. ate professores em alguns casos nunca viram valvulas ...

Peter2000
Veterano
# set/06
· votar


electrontubes

Esses resistores de 220k eu já havia medido, são de 1%, estão com 219k e 218k.
Os capacitores de desacoplamento eu irei trocá-los assim como vc falou.
O capacitor de filtragem do bias eu já havia trocado mesmo, é novo.
Ah, todas as medições estão corretas, tenho certeza.


carlos adolphs

Rapaz, é tanta coisa na cabeça q simplesmente esqueci de mencionar a aventura dassas valvulas...rsss, me perdoe vc e o Electrontubes.
Poxa, esqueci completamente.

Esse ampli chegou com 1 delas queimada e a outra com baixissimo ganho, troquei ambas, claro, mas aí me deparei com esse problema do consumo ser diferente uma pra outra, as inverti e o problema foi junto...rsss....logo, voltei na loja e troquei. Instalei as novas e mesma coisa, porém, tb diferentes valores de catodo de uma pra outra. Troquei de novo na loja (agora o vendedor nem quer mais olhar na minha cara...rsss), e são essas q estão agora. Não é possível q eu peguei um lote inteiro de valvulas com defeito de fabricação, seria muito azar mas eu tinha q consultar os mestres aqui do FCC, por isso eu estava querendo montar um circuito separado de bias pois devem estar bem desbalanceadas mesmo.

Eu só não entendo essa diferença nas tensões após os resistores de 220k, isso tb aconteceu nas valvulas anteriores, será o lote? rsssss
As tensões na inversora estão corretas, com excessão nos pinos 2 e 7 q estão com 10v (cerca de quase 50% ) mas baixas.

Complicado não é?

Só comigo mesmo...rssss

Desde já agradeço à vocês amigos.

Peter2000
Veterano
# set/06
· votar


_BLACKMORE_

Ah é fogo isso, mesmo os conceitos básicos em eletronica parece q são bloqueados quando o assunto é valvula, a gente meio q vira cavalo, só olha pra frente e esquece dos lados....hauhauhaua

electrontubes
Veterano
# set/06 · Editado por: electrontubes
· votar


o melhor modo de resolver esse problema,seria você postar o esquema dessa etapa com as tensões encontradas,as vezes existem problemas de desequilibrio por causa do transformador de áudio pois
se um lado do primário do transformador tiver com algumas espiras em curto,aparecem problemas parecidos com esses que vc mencionou,ou seja,uma válvula mais saturada e com menor rendimento que a outra.

boleterodectba
Veterano
# set/06
· votar


Tem outro detalhe, vc deveria estar usando válvulas 6l6gc ou 5881 e não 6l6gb que são mais fracas.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000

Ah é fogo isso, mesmo os conceitos básicos em eletronica parece q são bloqueados quando o assunto é valvula, a gente meio q vira cavalo, só olha pra frente e esquece dos lados....hauhauhaua

hahahaha
estou esperando o momento certo pra aprender isso com o meu professor de eletronica ... mas num sei ... acho q vou ter q viajar um pouco pra longe!! hehe

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


electrontubes
engraçado isso,saber a tensão negativa de grade sem saber o tipo de transformador de áudio utilizado,se o hand made caprichou e colocou um trafo para classe A?
Não me parece nada engraçado, pois se o ampli é cópia do 5F6, o trafo também é.Não estou brincando, pois acordo o esquema Fender, é o que está lá colocado.Me parece que o amigo faz questão de contestar tudo o que posto aqui, como se soubesse tudo.Se eu que tenho 50 anos de idade, o dobro da sua, ainda não aprendi tudo...Pelo menos trabalho com Fenders a mais tempo...Calma garotinho, um pouco de humildade faz bem.
Peter2000
Peter, sómente para eliminar qualquer dúvida à respeitos do trafo de saida, desligue-o do circuito, e coloque a voltagem do filamento, no secundário do mesmo, medindo o primário do mesmo.Do centro para as pontas, deve dar o mesmo valor de voltagem, com tolerância de 3%, caso esteja uma delas muito longe disso, o trafo deve estar com espiras em curto.Daí o problema é dele como o electrontubes falou.Caso estejam iguais, a coisa vai para o lado da inversora e dos capacitores de acoplamento, religue o trafo no circuito.Desligue os dois capacitores que vão para as grades(pino 5) e veja se normaliza a voltagem de grade.Um abraço!

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs

Carlos, fiz o q recomendou, no primário obtive duas tensões exatamente iguais, 55,3 V em ambas as extremidades utilizando o CT como comum, depois mudei a ligação no secundário e obtive outras duas tensões iguais de 282V em ambos, o trafo parece estar bom.
Desliguei os caps da grade, as tensões continuam as mesmas, -39V e as tensões nos catodos também não se alteraram.

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


Postarei as tensões na inversora

Pino 2 = 12v.....correto seriam 22v
Pino 7 = 14v..... " " 23v
Pinos 3 e 8 = 40v " " 34v
pino 1 = 232v........" " 235v
pino 6 = 247v........" " 230v

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


boleterodectba

Só haviam essas na loja, mas eu acho q essa diferença no sufixo não daria esse problema, ou daria?

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


Fiz mais alguns testes, vamos lá:

Tenho algumas 12ax7 aqui, liguei cada uma delas no lugar da inversora, as tensões ao seu redor se alteraram em cada uma das valvulas (são de estoque antigo) porém, as tensões nos catodos e nas grades permaneceram inalteradas.
Ligue a 6L6 q veio no ampli, a q está com baixo ganho, a tensão no catodo foi de 0,018v, combinei com as outras duas e todas inalteradas, como se essas tensões estivessem ( me perdoem pela expressão mas acho q dará pra entender) "gravadas" na valvula, elas a acompanham.

electrontubes
Veterano
# out/06 · Editado por: electrontubes
· votar


se for fuga do capacitor de desacoplamento da inversora de fase,basta desligar o +B das placas da inversora que a tensão de bias ficará normal.
se for isso é problema no capacitor

se for problema no transformador de áudio faça o seguinte teste.
deixe apenas uma 6L6 ligada na saída.
desligue o resistor de realimentação negativa do secundário.
escute o som do amp só com uma 6L6,agora desligue o fio da placa
(pino 3)
e ligue o pino 3 do outro soquete nessa válvula(inverte a ligação do primário do transformador de áudio)
se o som ficar muito mais alto ou baixo o transformador de áudio está ruim

um abraço

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


electrontubes

tu tens msn?

stomp_handmade no hotmail.com .. gostaria de falar contigo ...

abrax

electrontubes
Veterano
# out/06
· votar


tenho email é electrontubes@oi.com.br
removi o msn do meu computador
se me enviar um email,tentarei lhe ajudar em que puder

vlw

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


electrontubes

ok .. estou passando um e-mail ...

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
Ok, Peter.O trafo de saída está bom.Por enquanto vamos nos concentrar nas válvulas de saída.Vc concorda que se o trafo de saída está bom, e as voltagens acompanham as vávulas, o problema está nelas, pois a voltagem presente no resistor é produto da corrente que passa pela mesma.Experimente ajustar a tensão de bias até chegar aos -52v, medindo os resistores de catodo e veja a variação.Aguardo seu post.Um abraço!Se vc me encontrar pelo Msn( é dificil pois estou sempre na lida , mas tente kaikastudio@hotmail.com .Um abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs
vc me encontrar pelo Msn( é dificil pois estou sempre na lida , mas tente

uia ...

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
Outra coisa, vc não pode misturar GB com GC, pois existem diferenças entre as duas.

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


_BLACKMORE_
Manda também, Black!No msn!Um abraço!

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


electrontubes

Eu já havia removido esses caps do circuito e nenhuma mudança nas tensões, removi o +B das placas da inversora e tb nada.
O bias tá regulado com -52v, a tensão nos pinos 5 é de -41v agora.
Fiz o teste no trafo q o Carlos Adolphs me disse, parece estar bom não é?


carlos adolphs

Eu já havia feito isso assim q vc me mandou seu primeiro post, havia ajustado a tensão pelo esquema que é de -45v.
As tensões nos catodos variam direitinho conforme o ajuste, agora está com -52v e os catodos estão com 0,025v e 0,050v.
To desconfiando muito dessas valvulas, porém, já troquei duas vezes.
As duas novas q comprei são iguaizinhas, ambas GB, a antiga GC só coloquei pra ver o comportamento e deu o mesmo problema.
Eu tenho um HO aqui, faz tanto tempo q não ligo, nem sei se ainda funciona..rssss....acha viável montar um soquete octal pra testar essas válvulas?
Já acho q vc e o electrontubes estão fazendo muito por mim, não vou ficar incomodando pelo msn...rssss, mas muito obrigado carlos.

kelson
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs
add eu ai se puder cara.. kelsonbueno%%hotmail-com
=) abraços!

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
Peter, tem gato nesse circuito de bias, pois não vi isso acontecer, vc regula e ele fica lá, certinho tanto na fonte quanto no soquete.Vc mediu o pino 5 sem as válvulas, tem que estar igual à fonte de bias, senão tem alguém roubando corrente e pode ser o soquete.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
Bate uma foto aí, da área dos soquetes.

AugustoPedrone
Veterano
# out/06
· votar


Falando em soquete, só para tentar ajudar, esses dias vi um soquete onde o pino 5 estava sem contato...daí já viu, a válvula era brasa pura !!!!

Abração.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer circuito separado de bias?