Potência Cygnus - Como ajustar offset e bias?

    Autor Mensagem
    henriqueeletro
    Veterano
    # mar/09


    Caros colegas...podem ajudar? estou com uma potência cygnus spa-900 com as saídas queimadas. Com muito custo parece q consegui os transistores originais. A dúvida é que quando trocamos as saídas há necessidade de ajustar offset e bias. Nessa potência, cada canal tem dois trimpots. Acho que um é para offset e outro para ajuste de bias. O ajuste de offset (zero volt) é só medir a tensão nas saídas? Como ajusta-se o bias? É corrente??? Dá para fazer apenas com multímetro?? Podem ajudar? obrigado...

    macaco veio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o ajuste de bias deve achar a ponto de repouso (corrente media) que sera aplicada aos transistores de saida. de ouvido eh mais ou menos o seguinte, valor muito baixo o som racha (como se falhasse), valor muito alto aumenta o ganho mas aquece os transistores (ate queimar). o valor ideal eh um limite tal que os transistores se aquecem um pouco e se estabilizam nesse ponto, porem deve haver um transistor pequeno ou um conjunto de diodos ou um termistor perto ou encostado no dissipador que capta o aquecimento e esta num ponto tal do circuito que faz essa corrente reduzir. geralmente esta em serie com o trimpot (mas depende do desenho do circuito). da pra usar so o multimetro mas deve constar o valor a ser ajustado no esquema. sem esquema eu so sei por rumo encostando a mao no dissipador com um tempo ligado, quando comeca a esquentar tudo vou diminuindo ate estabilizar. Deve haver um jeito (se ha nao me lembro pois tem anos que nao mexo e nem tenho paciencia se tiver que fazer muito calculo). outro detalhe, depende do trafo e dos transistores, se botar um trafo mais potente e transistores mais potentes pode aumentar esse valor de corrente e ter mais ganho com o mesmo circuito, se fizer isso com um trafo sem potencia vai dar ruido Hummm. nao tem muito segredo, so experiencia.

    henriqueeletro
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Um problema...não tenho o esquema, mas consigo...

    henriqueeletro
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não consegui esquema...alguém tem?? obrigado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potência Cygnus - Como ajustar offset e bias?