Como fazer circuito separado de bias?

Autor Mensagem
Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs

Já troquei esses soquestes tb, os dois.
Me fala uma coisa, essa tensão negativa tem q ser a mesma nos pinos 5?
mesmo passando pelos resistores de 220k?

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


Estou medindo sem as valvulas mesmo.

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


deveras estranho...rssss
retirei o fio q vai nos resistores de 220k, deixei solto e liguei um resistor de 330k, sem carga alguma, após este a tensão caiu pra -39v.

AugustoPedrone
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
retirei o fio q vai nos resistores de 220k, deixei solto e liguei um resistor de 330k, sem carga alguma, após este a tensão caiu pra -39v.

Que voltímetro vc está usando ?????

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


AugustoPedrone

Rapaz...nem me fala...rssssss
Tenho dois Proteks aqui, um técnico zé ruela fez uma medição em um com escala errada e torrou a placa do seletor, esse já era, o outro queimou um smd q não acho em canto nenhum pra comprar, só me restou um xingling dong aqui....rsssss....
Pena q os Proteks não são iguais pra trocar as placas..rsss
Mas ele parece estar funcionando bem, mede tudo.

Peter2000
Veterano
# out/06 · Editado por: Peter2000
· votar


AugustoPedrone
Ah lembrei de uma coisa, semana passada eu estava usando um Minipa e tudo estava como está agora tá.
Todos esses são digitais.

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
Me fala uma coisa, essa tensão negativa tem q ser a mesma nos pinos 5?
Sim tem que ser, inclusive porque vc tá medindo sem as válvulas.
Posta uma foto!

electrontubes
Veterano
# out/06
· votar


você têm certeza que o comerciante trocou as válvulas?
vai ver o cara fingiu que trocou as válvulas e lhe devolveu as mesmas!

troque as válvulas de saída de soquete,se você trocar as válvulas de soquete e as tensões nos soquetes não se alterarem
possívelmente poderá ser problema de mal contato no soquete mencionado pelo augustopedrone ou pode ter uma *resistência fantasma*pode ter sujeira criando um tipo de resistor,ou então têm uma gambiarra nesse circuito que você ainda não viu,como mencionou o carlos adolphs.
se você inverteu as válvulas de saída e o problema acompanhou as válvulas,o problema deve ser nas válvulas.

acredito que o defeito está no comerciante,que derrepente não trocou as válvulas,apenas fingiu que trocou
seria interessante você fazer uma pequena marca na base da válvula antes de trocar,assim você saberia se ele trocou realmente.

AugustoPedrone
Veterano
# out/06
· votar


É, como o electrontubes citou, pode estar havendo uma fuga grande entre o pino 5 e o terra, que levaria a tensão menor no pino.

Experimente medir a resistência entre o pino 5 do soquete (sem nada ligado nele) e o terra, tem que dar infinito !!!

AugustoPedrone
Veterano
# out/06
· votar


E como o carlos adolphs disse, se vc mediu sem as válvulas no soquete, não deveria haver queda de tensão no resistor.

Se a tensão com e sem válvula não se alterou, parece que a culpa não é dela (válvula)

Tou apostando em fuga no soquete, mas uma foto cairia bem mesmo, pois parece que duendes passaram no seu aparelho.

Esses danados sumiram com um cabo de guitarra meu por 2 semana, só me devolveram hoje !!!

electrontubes
Veterano
# out/06
· votar


acredito que essa queda de tensão deva ser por causa da resistência interna do multimetro,o multimetro está funcionando como um resistor do pino 5 para terra.
para ver se é o multimetro,ligue um resistor de uns 300k na ponta do multimetro,se a queda de tensão aumentar provavelmente essa queda está sendo causada pela resistência interna do multimetro.

*não é válvula,pois você nem está utilizando as nas medições*
desculpe-me,pois não tinha prestado a devida atenção
(sem carga alguma)

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs
Minha camera tá emprestada e difícil de pegar no momento, senão já mandava umas fotos pra ti.
Farei um teste feroz nessa fonte de bias e depois reporto ok.

electrontubes
Na segunda vez q troquei eu fiz uma marca nelas sim, foram trocadas, mesmo pq uma delas chegou totalmente em curto, parecia a chupeta de um fly back de TV...rsss
Quando inverto as valvulas o problema tb se inverte, mas isso tb aconteceu nas anteriores.


AugustoPedrone
Resistencia infinita no soquete !
kkkkkkkkkkkkkkkk
esses duendes com certeza estão aqui pois acabou de sumir uma EL34 q eu tava guardando pra instalar em um HO e vender pra molecada aqui...kkkkkkk


electrontubes
A impedância do multimetro realmente explicaria o aumento de tensão positiva na grade, mas e as diferentes correntes de catodo? Aí seria descasamento de valvulas mesmo ?
deveras estranho...rssss
retirei o fio q vai nos resistores de 220k, deixei solto e liguei um resistor de 330k, sem carga alguma, após este a tensão caiu pra -39v.

Perae q vou dar uma garibada no meu osciloscópio e fazer essa medição, tem tanta teia de aranha e poeira q Deus me livre....há alguns anos eu não mexo com eletrônica...rssss

electrontubes
Veterano
# out/06
· votar


a tensão de grade(pino5)está igual nas duas válvulas?
mediu o valor do resistor de screen das duas válvulas?

Peter2000
Veterano
# out/06 · Editado por: Peter2000
· votar


Ai ai ai.....q "suadera"
Bom, resolvi trocar logo todo o circuito de bias, agora a tensão está normal....até q enfim...rssss....-52v na saída do bias e -50n nos pinos 5, em ambos a mesma tensão.
Não me perguntem a causa pq eu não sei...rsss....provavelmente fuga em algum componente somente quando em trabalho.
Mas ainda há diferença nas tensões dos catodos, 0,018v e 0,035v, será q são as valvulas desbalanceadas mesmo?
Não seria o momento de fazer um circuito separado de bias?

electrontubes
Veterano
# out/06
· votar


me envia um e-mail que eu lhe respondo enviando um esquema simples de circuito para equilibrar as válvulas de saída.

electrontubes@oi.com.br

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


electrontubes
Já tá no seu e-mail.

electrontubes
Veterano
# out/06
· votar


tô esperando

AugustoPedrone
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
Mas ainda há diferença nas tensões dos catodos, 0,018v e 0,035v, será q são as valvulas desbalanceadas mesmo?

Ou os resistores de catodo não estão com o mesmo valor.

Se se garante, meça a corrente de placa (amperímetro em série) de cada válvula...é garantido...mas cuidado com as tensões.

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
Cuidado Peter, pois tá praticamente 2x1 no catodo.Mede os resistores de 1 ohm, pra ver se estão parelhos.Se estiverem, inverte os fios da placa do trafo de saida um pelo outro e mede de novo, sem trocar a posição das válvulas.

electrontubes
Veterano
# out/06
· votar


como você já disse,o problema se inverte ao inverter as válvulas,ou seja,mudando as válvulas de lado continua com o mesmo problema,só que invertido,ou seja,a válvula com maior corrente consome o mesmo do outro lado da saída

acho que uma válvula está ruim
utilize um circuito de equilíbrio de push-pull para reduzir ou acabar com esse problema,mas o ideal é substituir a válvula com defeito por uma novas,se não for demais
leve o amp na loja e teste as tensões de catodo lá,nisso você consegue até encontrar o par casado

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


Amigos, só um momento q to enroladão aqui na oficina e já farei todos esses testes ok.
Obrigado pessoal.

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


Fiz todas essas medições de corrente, pra elucidar melhor segue abaixo:

V1 - Soquete 1
Ik- 39mA
Ip- 30mA

V2 - Soquete2
Ik- 15mA
Ip- 12mA

Invertendo-se as valvulas:

V1 - Soquete2
Ik- 38mA
Ip- 30mA

V2 - Soquete1
Ik- 15mA
Ip- 12mA

Inverti os fios do trafo de saída pra verificar problemas com trafo, soquetes e ou ligações e as medições foram as mesmas.

Acho q ficou constatado q o problema está em uma das valvulas mesmo pois os valores as acompanharam, ou não?
Se for, qual das valvulas está com problema? A de maior consumo mesmo?
Ainda há alguma coisa a ser feita ou já posso montar o circuito de equilibrio q o electrontubes me enviou?

MatheusMX
Veterano
# out/06
· votar


Fico triste vendo vocês falando esse monte de coisa, pois não entendo nada
huahuae

Peter2000
Veterano
# out/06 · Editado por: Peter2000
· votar


EduArdanuy

Ah q nada cara, vai estudando q vc aprende alguma coisa, se puder fazer um curso de eletronica muiiito melhor né. Faça, eu aconselho, pelo menos não ficará tão triste assim..rsss
Abração.

kelson
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
uai vc trocou as valvulas e as medidas ali estão iguais nos soquetes.. entao o problema é soquete nao? confere ali se digitou certo.. abraços!

Peter2000
Veterano
# out/06
· votar


kelson

Não kelson, os valores acompanharam as valvulas e não os soquetes.

kelson
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
ah tah viajei pensei ki "V1,V2" eram os soquetes.. depois ki vih escrito ali.. foi malz.. oahehoea intrigante.. como vc já disse.. com outra valvula deu o mesmo né?

AugustoPedrone
Veterano
# out/06
· votar


Acho que tá valendo mais trocar a válvula de menor emissão...ela parece gasta !!!

O circuito de equilíbrio é para corrigir pequenas diferenças, e não coisa como o dobro que se apresenta aí.

Abração.

electrontubes
Veterano
# out/06
· votar


concordo plenamente com pedrone,mas enquanto não se têm dinheiro para comprar um pneu novo,o jeito é aproveitar o recauchutado.
(pois os recursos são escassos e leva a ter que tomar decisões)
o ideal seria substituir por duas kt66 NOS casada,mas nem sempre é possível.

um abraço

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


Peter2000
A coisa tá na válvula mesmo.Não tem jeito. http://valvestate.fateback.com.br
O hélcio te vende um par casdo com preço bom e garantido.Sem enrolação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer circuito separado de bias?