Meteoro Scorpion vale a pena? compensa?

Autor Mensagem
    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # set/06

alguem ai tem ou já tocou em um?

tenho um preamp Peavey Rockmaster (4 valvulas, 3 canais, 5 loops, circuito similar ao Triple XXX) mas só tenho um maldito cubo wattsom de 15 watts

queria uma potencia valvulada e uma caixa 2x12, mas comprando handemades isso sairia por 2 mil reais fora os fretes
    o Scorpion à vista por 1500 e uns 1700 parcelando em até 12x em algumas lojas

alguem ja testou essa potencia com preamps analogicos ou valvulados?
    pra que servem as valvulas de pré dela?
    ela é stereo e tem 20 watts RMS por canal
    tem algum modo de usar como 40 watts empurrando os 2 canais?
    quais as vantagens das valvulas EL34 dele em relação às 6L6? (lembrando que toco metal...)

(já li todos os topicos sobre o Scorpion)

Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar

Boa tarde!!!

Eric Lance Abbott
    Bem, se vc já leu todos os tópicos a respeito sabe que eu tenho um Scorpion e qual a minha opinião sobre sua qualidade, seu custoXbenefício e se e quando vale a pena ter este ampli.
    Com relação às dúvidas mais específicas, aqui vai minha opinião.

alguem ja testou essa potencia com preamps analogicos ou valvulados?
    Sim, já testei com analógicos (Simulamp), digitais (VAmp, POD) e valvulados (Dr Drive).

Infelizmente não tenho conhecimento técnico pra te dizer qual é exatamente a função deste tipo de válvula no Power do Scorpion.

ela é stereo e tem 20 watts RMS por canal
    Sim. Em stereo são 40W

tem algum modo de usar como 40 watts empurrando os 2 canais?
    Basta o seu Pré-Amp possuir duas saídas para conectar nas duas entradas do Scorpion

quais as vantagens das valvulas EL34 dele em relação às 6L6? (lembrando que toco metal...)
    Isso não depende apenas da nomenclatura da válvula, pois existem diferenças significativas entre as marcas mesmo que se trate de um mesmo tipo de válvula.
    Como referência, veja um texto que foi postado aqui no FCC:
    EL 34
    Mullard EL34 (base baquelite)
    Well, som do Hendrix na Inglaterra. Jim Marshall começou usar EL34 nos seus amplis (Ele simplesmente copiava o que Leo Fender fazia) por que as válvulas Americanas eram muito caras na Inglaterra, e os Ingleses decidiram inventar uma válvula para competir com a 6L6GC e 6550. A EL34 é uma válvula aguda por natureza, com pico de ressonância alto, provavelmente por causa de sua construção (é uma válvula alta e fina, e os componentes estão muito próximos uns dos outros). Esta Mullard é de tirar o fôlego. Dá para tocar o dia inteiro com elas, e parece que o ampli respira conforme você toca. Distorcem muito, são fantásticas, baixou o preto velho Hendrix no Willie Walter durante uma tarde... As Mullards são considerdas as melhores e mais confiáveis EL34 já feitas.
    Siemens EL34
    A Siemens é uma válvula mais nova do que a Mullard, o que significa, neste caso, tecnologia melhor (anos 70). Estas tem agudo na medida certa (um problema para válvulas finas como as EL34), e uma resposta de frequência que realmente atenua a parte masi aguda da válvula, tipo, acima de 8 khz ou por aí. Fica bom tanto com single coil como com humbucking. Tem grande saturação, é "esponjosa". Mais um exemplo da maravilhosa indústria Alemã.
    Svetlana EL34
    A Svetlana EL34 é a válvula que está equipando os Marshalls e outros bons amplificadores modernos. Pudera, atualmente, são as únicas que aguentam os absurdos que os malucos/engenheiros da Marshall fizeram nos últimos 30 anos. Aguenta bem alta tensão, tem um som firme, bom, com boa distotrção, parecida com uma Siemens. Distorce um pouco menos, por que os projetistas de válvulas estão atualmente compensando na válvula as birutices que os projetistas de amps fazem. É mais ou menos assim: Os caras projetam válvulas para aguentarem 400 volts, os projetistas de amps fazem amps de 450 volts. Aí os caras das válvulas fazem tubos que tenham de suportar 450 volts, e os caras dos amps colocam tensões de 500 volts, e assim por diante. Parece muito confiável, com vidro grosso, e como você sabe, como Marshalls tem tendência a fritar válvulas, estas são boas opções.
    6L6
    Svetlana 6L6GC
    Esta é uma válvula nova no mercado, sendo que a Svetlana, fabricante Russo, iniciou a produção das mesmas em Dezembro de 96. Boa notícia, por que estas válvulas tem um excelente som. Ficam entre uma 6L6GC e uma EL34. São agudas, com predominância nos médios. Misture uma 5881 e 6550 Tung-Sol e você irá encontrar estas. O mais interessante é que estas, definitivamente, quando utilizadas com altas voltagens nas placas, ficam com um som de 6L6 RCA. Estas válvulas aumentaram muito o volume do Fender Dual Showman Reverb, que por si já é um amp com um volume absurdo.
    Em resumo: São sensacionais, e estão em plena fabricação. Se você tiver um Giannini, Palmer ou coisa parecida, compre estas.

Valeu!!!

Eric Lance Abbott
    Veterano
    # set/06
    · votar

valeu pelas respostas!

mas as EL34 não perdem em definição? meu Peavey tem muuuito ganho (tanto quanto um Peavey 5150) e muito grave
    acho som de Marshall meio sujo, mas não se isso se deve em parte às EL34 ou se só tem a ver com o pré
    a minha banda toca um lance pesadão meio arrastado, algo entre Zakk Wylde, Alice In Chains, Pantera e Black Sabbath
    como as EL34 reagiriam a esse tipo de som ultra high gain?
    preciso de peso, mas muita definição pros solos e bases
    a maioria das bandas usam 6L6 ou 6550

e os falantes do Scorpion?
    aguentam o tranco?

e como o som mudaria se eu trocasse as 12au7 por valvulas ECC83S da JJ Tesla ou pelas 12ax7 convencionais?

Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar

Boa tarde!!!

Eric Lance Abbott
    Cara, eu não sou um profundo conhecedor de amplis, mas acredito que vc tenha sempre a opção de um boosterzinho pra turbinar uma distorção de ampli.
    Acho importante vc analizar o comportamento das válvulas do Scorpion de maneira diferente daquela que vc usaria num ampli "completo" pois o desempenho delas sofrerá influência do Pré-Amp que será utilizado em conjunto com o Scorpion, ou seja, não adianta dar tanta atenção à troca de válvulas quando vc poderá trocar de Pré e obter resultados completamente diferentes.
    Quanto aos falantes, eles foram feitos pra trabalhar com simuladores, então, na minha opinião, eles tem um caráter "neutro" a fim de evitar alterar demais o timbre simulado pelo Pré-Amp, mas sem dúvida aguentam o tranco numa boa.
    Em relação às válvulas, como eu te disse, não sei qual a função delas no Scorpion, então não saberia te responder se alteram muito o timbre dele. Repito, vc também deve levar em consideração que tipo de Pré-Amp será usado com ele. A troca dessas válvulas quando usadas em Pré dão diferença sim.
    Valeu!!!

LuizLaiho
    Veterano
    # out/06
    · votar

tenho scorpion com v-amp. O ampli é totalmente neutro... a única coisa que notei é que quando uso o drive do meu v-amp, o som fica mais alto de quando eu usava num cubo transistorizado, dá um ganhozinho de nada...

Mas é excelente e quem manda é seu pré, é uma potência com caixas só, quer mudar caracteristicas, mude o pré. Quer manter as características do seu som, mantenha o seu pré.

Fernando de almeida
    Veterano
    # out/06
    · votar

kARAS PROFAVOR VCS PODERIAM ME DAR UMA FORÇA NESSE TÓPICO

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/146055/

GRATO

Schenker
    Veterano
    # out/06
    · votar

Eric Lance Abbott

as 12AX7 dele são para inversão de fase (na saída do trafo se me recordo bem), não tem função de potencia não.

Fábio Goll
    Veterano
    # nov/06
    · votar

Eu tava pensando em pegar um desse também!!

Meu medo são os falantes .... será que dá um punch legal...

Vai ser pra quebrar um galho até ano que vem!!!

Penta_Blues
    Moderador
    # nov/06
    · votar

Bom dia!!!

Fábio Goll
    Meu medo são os falantes .... será que dá um punch legal...
    O Scorpion é projetado para trabalhar com simuladores, o que significa que seus falantes devem possuir como característica principal soar bem com qualquer tipo de simulação, seja um som clean como num Fender, seja num som Punch como num Mesa. Vai depender bem mais do Pré que vc usará do que do falante em si.
    Valeu!!!

otaviocastro
    Veterano
    # mai/09
    · votar

Eu tenho um Meteoro Scorpion e uso o Pod XT Live como pré. Acho o som do Scorpion muito bonito. É aberto. Seu timbre aparece, só que tive um pouco de dificuldade pra me adaptar, pois antes eu usava meu POD numa caixa 4x12 da WarmMusic empurrada por uma potência Machine boa pra carai!

Quanto aos timbres eu sinto até que o Scorpion é aberto demais. Pra usar o amp sempre no "talo" os timbres não podem ser configurados muito agudo, pois senão vai apitar muito. O Scorpion por natureza é um amp agudo devido às suas válvulas, mas se souber regular timbres vai conseguir um timbre bonito e com punch.

DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar

otaviocastro
    pá de ouro pra você!

edalko
    Veterano
    # mai/09
    · votar

otaviocastro

O cara que fez o tópico deve estar agradecido com sua informações, postada 2 anos e 8 meses depois...

\o/

hughet
    Veterano
    # mai/09
    · votar

edalko
    Hasiudhiashdiuasdas...
    É mesmo, ajudou muito, o cara está a quase 3 anos esperando uma resposta!
    Engraçado que o cara é Veterano, 99% das vezes é um Membro Novato que escava tópicos...

Carax
    Veterano
    # dez/09
    · votar

DotCom
    edalko
    hughet

as informacoes sao relevantes para qualquer um que passe por aqui, assim como eu 2 anos e 8 meses depois...tsc tsc

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Meteoro Scorpion vale a pena? compensa?