Diferenca entre Stack 4x12 ou 2x12

Autor Mensagem
acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/16
· votar

pra ilustrar o tópico:

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/16
· votar

acabaramosnicks

Brother, se eu fosse você guardaria a grana toda e gastaria com psicólogo, porque seu caso de GAS é um dos mais graves que já vi na vida, hehehehe...

Tô zuando, gosto é tudo na vida, mas cara... Tu já ficou de frente pra uma 4X12 ligada num MB (nem precisa ser os "Mark" da vida) a 50% alguma vez na vida? Mano, é algo monstruoso, por melhor acústica que tenha o espaço... No estúdio de um amigo que eu frequento ele às vezes liga um Triple Rect numa 4X12 Marshall e você não consegue ficar dentro da sala de gravação, e olha que é uma sala nível "top da top". Imagina num quarto, contigo dentro...

Visite seu otorrino regularmente... :)

PS: já que você quer "timbre" de high gain, procure ouvir ou conhecer os amplis da Diezel. Eu ouvi um Diezel Herbert uma vez e me apaixonei: se um dia tiver grana pra comprar um valvuladão hg, é nesse que eu vou.

Ismah

Sabe Ismah, andei pesquisando por aí, dentro da minha inexperiência, e tem muita gente boa que contesta veementemente essa afirmação, aqui no fórum repetida ad nauseam, de que "guitarra não tem grave".

De minha parte sempre, minha vida toda, usei basicamente a mesma equalização, tanto para baixo quanto para guitarra (clean, crunch e high gain): grave entre 1 e 2 horas; médio entre 10 e 11 horas; agudo entre 1 e 2 horas também.

Ou seja: minhas equalizações sempre tiveram boost em grave e em agudos, e corte em médios. Repito: tanto para baixo quanto para guitarra. E procuro aumentar o efeito grave/agudo, fazendo o mesmo quando uso um equalizador gráfico (aquela famosa curva "boquinha feliz") ou paramétrico.

É o som de guitarra que eu curto. É o som que estou acostumado. Gosto de sentir aquele "tum" grave no clean, ou o "boom" do grave da distorção hg, lógico que sempre aliado ao "rascante" do agudo em ambos os casos.

Não suporto guitarra cheia de médios. Me lembra coisa da década de 50/60, mal gravada, sei lá. Me dá ânsia...

Uso isso igualmente na minha banda, e não tenho problemas com embolamento de som. Meu som de guitarra é pesado mesmo, é grave e rascante ao mesmo tempo. É assim que é, e é assim que vai ser.

De modo que, assim, com todo o respeito, mas particularmente acho essa afirmação de que "guitarra não tem grave" uma besteira. Tem sim, e como dito pelo colega boblau acima, são lindos.

Aliás, tanto tem que um Royal Blood (por exemplo) consegue com seu contrabaixo (normalmente grave) simular uma guitarra e alguém leigo sequer consegue perceber a diferença, ou que não tem guitarra ali.

Abç

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/16
· votar

Felipe Stathopoulos
Nunca toquei num Mesa, o máximo que já toquei foi um Randall RT503, 4x12. Eu sei que é ensurdecedor, mas o negócio é que se esse tipo de set tocando em um volume aceitável der um timbre melhor que um 8w ou 20w 4x12, então este será o caminho.

Os Diezel eu conheço só de nome, pra falar a verdade nunca nem me dei o trabalho de escutar samples pq é bem difícil de achar pra vender no Brasil, mas ainda sim vou dar uma procurada

Ramsay
Veterano
# jul/16
· votar

Essa discussão sobre o que é melhor não vai acabar nunca...
Eu, particularmente falando, prefiro uma caixa 4X12 porque abre mais o som, mas, dependendo da qualidade dos alto falantes utilizados uma 2x12 pode soar melhor que uma 4X12.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar

boblau
pra mim, guitarra tem grave sim. E são lindos. O problema é amplificador para responder dentro de uma banda e normalmente embola muito o som.

Pensando exclusivamente em banda, abaixo de 160Hz tem o baixo que pede espaço. Procure as guitar tracks de músicas famosas, e jogue as guitarras num analisador de espectro (Audacity tem essa função), vai ver o que estou dizendo. Aliás, caixas de guitarra, no caso de open back (a maioria até o dia de hoje) são sintonizadas por volta de 160Hz...

Felipe Stathopoulos
andei pesquisando por aí, dentro da minha inexperiência, e tem muita gente boa que contesta veementemente essa afirmação, aqui no fórum repetida ad nauseam, de que "guitarra não tem grave".

Meu caro, isso não está errado. Tem a ver com o VOLUME que toca, e a nossa audição não ser igualmente sensível em intensidade a todas as faixas do espectro.

Nossa curva de audição é definida pelas curvas de Fletcher&Munson onde os extremos do espectro só são audíveis a um certo volume, e esse certo volume é bem mais alto que nos médios.

Um captador magnético, é absurdamente médio, por isso que o que fez sucesso foi o tone-stack com mid-scoop lançado no Fender Bassman... Marshall, Vox, Mesa-Boogie... Todas seguiram o modelo inicial do Leo...

Vale para o boblau também...

Quando digo que não tem graves, não significa que abaixo de X frequência, exista um abismo. É sempre uma curva suave... Geralmente os amps tem filtros (FIXOS) já, para isso... Afinações baixas tendem a sofrer bastante com isso, portanto é preciso apelar para coisas ao nosso controle, e físicas: mais falantes, e falantes maiores.

Pra ser sincero, não sei como algumas bandas como o Meshuggah, fazem para tirar o som que tiram. Imagino que mandem modificar os amps para tal, porque em standart não deve rolar.

acabaramosnicks
li por aí que amps com maior potência dão graves melhores, mesmo em volumes baixos, o que justificaria a compra. É mesmo verdade isso?

Leia acima, pode ser esclarecedor. Mas sim, graves precisam de mais energia, uma fonte de um amp de 30W é 1/3 (aprox) de um amp de 100W, ou seja, consegue fornecer 1/3 da energia.

Tocar no volume que quiser não significa necessariamente tocar com o amp no talo o tempo todo. Como eu disse, volume relativamente baixo, isto é, no caso de um 100w 4x12, eu não ia aproveitar toda a potência dele, mas se o timbre for melhor do que 20w 4x12, então justifica a compra.

Há um certo limite. Não creio que 100W sejam úteis, 30~50W já bastariam, se aplicados a uma 4x12, 6x12, ou até um full stack. Mas na real mesmo, acho que devia projetar um amp para tuas aplicações, com opções de variar esses filtros. Existe um comercial com essas opções, mas não lembro o nome. Acho que o MMI que tinha um e vendeu por ser opções demais.

boblau
Veterano
# jul/16
· votar

Ismah
abaixo de 160Hz tem o baixo que pede espaço

meu caro, antes que comece uma inútil discussão de quem é certo ou errado, vou te dizer que minha percepção de graves, começa em 80 hz, abaixo disso é sub grave. Uma guitarra está cheia de harmônicos por aí que realmente embolam o som e se confundem com o baixo. Mas daí a dizer que até 250 hz, que é onde começam os médio-graves (nem médio é ainda...), a guitarra não existe eu não concordo e não vou concordar nem que vc me escreva um livro citando milhares de referëncias. Não vou concordar e fim.

Vc pode dizer que para responder a frequências tão baixas precisa de potëncia e de falantes competentes, ok. E que 5, 8, 10, 20 watts não vão fazer cosquinhas nestas frequências, ok também.

E que se corta em estúdio as guitarras base abaixo de 160 hz para não embolar, ok também.

Agora vai perguntar para um George Benson, um Steve Vai, para os saudosos Joe Pass ou BB King ou David Gilmour se eles permitem cortar os graves das guitarras deles. Corta nada. As músicas são compostas para carregar os graves sem embolar, Escuta Bad Horsie no teu analisador de espectro e me fala se cortaram os graves....

Vc já se perguntou por que um Roland JC120, o famoso Jazz Chorus, é venerado por todos os guitarristas como um dos melhores amplis de guitarra do mundo mesmo sendo um SS? Por que tem 120 Watts RMS, dois baita alto falantes e responde graves from hell.... foi construído baseado em guitarras de jazz, harmônicos sem distorção e ficou lindo. Aí vem um mané falar que tira o mesmo som com um Roland Cube 60... Tira nada. Papo furado.

Para finalizar, vc já percebeu nos discos do Van Halen que é muito difícil escutar o baixo do Michael Anthony? Isso tem uma razão. É para a guitarra poder invadir o espectro de frequências do baixo sem embolar. Coisa de gênio. O baixo no Van Halen é cavernoso, inaudível, pesado e colocado na composição para deixar a guitarra aparecer. Aí o cara vira gênio da guitarra e o pessoal acha que é por conta dos hammer-on....

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar

boblau
Agora vai perguntar para um George Benson, um Steve Vai, para os saudosos Joe Pass ou BB King ou David Gilmour se eles permitem cortar os graves das guitarras deles. Corta nada.

Cara, na boa... A maior parte desses caras não conhece o próprio setup, tu crê de pé junto que eles vão pelo meio do público até a mix house ver se foi cortado grave da sua guitarra ou não...? Não conheço os citados, mas tu cê que existem muitos que levam esse papo absurdamente técnico? Mesmo eu sabendo o que é esperado de timbre de guitarra, não levo isso pra frente.

Vale lembrar também, que "cortar" abaixo/acima de uma frequência, não é como cortar um pedaço de uma folha de papel. Ou seja, os graves estão lá, mas são controlados...

Agora, saia do universo pica das galáxias, de músico foda, gear foda, captação e estrutura foda, operando numa mesa foda, com um cara foda, e caia na realidade de um música brasileiro que toca de 0 a 4 noites por semana, sem técnico, ou com técnicos incapacitados, ou ainda pior, de má vontade, em equipamento fuleira...

Tem como ser feliz e pensar em inovar? Obviamente que sim! Mas é preciso o básico fluir, assim se o cara lá na mesa não sabe mixar o básico, não tem condições... Nessa hora MENOS É MAIS.

Se mandar o som pronto é meio caminho andado. Próximo passo é testar inovações, mas até hoje conheci 3 músicos capazes disso na guitarra...

Uma guitarra está cheia de harmônicos por aí que realmente embolam o som e se confundem com o baixo.

Bem, não... Harmônicos são múltiplos de uma onda, não divisões. A presença de sub-harmônicos é nula, e é considerado ruído.

E aliás o LPF é tão importante quanto o HPF, pois acima de 4K geralmente a guitarra começa a produzir sons chamados de zumbido de abelhas. O que dá vantagem para, é que o AF é muito ruim para reproduzir agudos...

Vou fazer um tópico sobre isso.

Aí o cara vira gênio da guitarra e o pessoal acha que é por conta dos hammer-on.

Não era pelo tapping? rs
Começa que o cara aparentemente era dono da banda, então suponho que era ele que mandava...

boblau
Veterano
# jul/16
· votar

Ismah

Cara, na boa... A maior parte desses caras não conhece o próprio setup,

vou te agradecer por ter começado o meu domingo rindo muito.....

Parei de ler aqui. Sinceramente, depois dessa não deu mais.

Bom domingo!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar

boblau

Não estou aqui pra provar nada... Mas lamento que teu refugio seja o silêncio... Isso não soma nada ao fórum...

boblau
Veterano
# jul/16
· votar

Ismah

me desculpe a sinceridade, mas o que não traz nada ao fórum é querer, a qualquer preço, de qualquer forma, com qualquer argumento, ser o dono da verdade. O que vc escreveu, na minha opinião, e não vai ser vc a mudar ela, é dispensável, impensável, repensável e infelizmente risível, como foi no meu caso.

Peço novamente desculpas pelo comentário, mas vc insiste em que o silêncio não é a melhor saída e, portanto, não se importará em eu dar a minha sincera opinião sobre o seu aparente conhecimento.

O mais interessante, é que já aconteceu uma situação onde eu aprendi algo com vc. Portanto vc tem coisas a contribuir, sem dúvida. Mas o problema, relatado aqui não só por mim, mas por outros colegas de fórum é vc querer dar opiniões sobre assuntos que não domina e levá-los a termo para que a sua opinião seja uma informação. Aí não dá. Opinião todos respeitamos, agora informação é diferente. Este tipo de atitude não traz nada ao fórum e ainda mais, pode levar pessoas leigas a tomarem decisões erradas, baseadas em informações equivocadas.

Pense nisto e verá que o refúgio do silêncio, muitas vezes, é a melhor contribuição ao fórum.

Contextualizando a situação da pergunta do colega acabaramosnicks :

1- o cara gosta de timbres graves
2- tem grana para investir
3- tem grana para fazer um home studio
4- não toca em banda, somente esporadicamente
5- toca alto prá kct. 11 horas num Blackstar 40 watts com ganho em 2 horas é alto, muito alto.

Por que alguém se sujeita a INFORMAR um cara destes que guitarra não tem graves??? Será que é porque não tem as oportunidades estruturais para conviver com equipos adequados para formar um timbre com graves???

Não faz o menor sentido, na minha opinião, INFORMAR ao acabaramosnicks que ele não pode ter graves na guitarra, porque na sua experiência, na estrada, com equipamentos limitados, ou na sua experiência de gravação e de muito lixo que se grava hoje em termos de guitarra, se corta graves para não embolar, o melhor para ele é esquecer os graves e se contentar com os lixos por aí.

O cara tem sim condições de ter um equipamento e estrutura "pica das galáxias" e portanto precisa de opiniões e informações daqui do fórum para que ele possa se basear e tomar a decisão dele de forma mais econômica e técnica possível. Na descrição das características dele não tem nada de gravação barata ou de turnê mambembe.

Agora, argumentar que caras como David Gilmour, Steve Vai, George Benson e Joe Pass não conhecem o próprio setup é pior que assistir a TV Senado. Para vc, estes caras tem que provar com documentos que eles sabem timbrar uma guitarra em estúdio ou ao vivo? Ou será que é óbvio?

MMI
Veterano
# jul/16
· votar

acabaramosnicks

Parabéns antes de tudo, um cara nessa época de vacas magras no nosso país, que pode investir, é mérito. Já suas perguntas são complicadas, dão muito pano para manga, opiniões de tudo que é tipo, discussões acaloradas. Vou arriscar dar meus pitacos, que não são as mesmas dos colegas aqui, mas que cada um tem sua razão... Mas vou tentar seguir por esse rumo: Curto timbres hi-gain, tipo DreamT, Lamb of God, e talvez timbres mais graves (não necessariamente com mais ganho). Vão meus pitacos, respondo depois eu dou umas ideias, ok?

Será que vale a pena comprar um amp de 100w pra usar no volume 1?

Como diria o poeta, tudo vale a pena a pena quando a alma não é pequena... Mas meu primeiro impulso seria te responder que não, ainda mais numa 4x12, tocando num homestudio. Consigo imaginar muito pouco para justificar isso, talvez um sonho visual a ser realizado. Mas muito inadequado ao que se propõe, a não ser que haja outros equipamentos envolvidos e outras utilizações.

Será que um amp de baixa potência, talvez até SingleEnded, e talvez até um desses handmade de um canal só pode me dar um bom timbre para metal? E bem grave? Será que a diferença de timbre é muito grande em relação ao de 100w?

Não. Um SE não vai te dar, via de regra, 100W, alto ganho, esse som metal que você procura. A proposta é outra, para um som mais limpo, crunch, para blues, até um rock clássico - o que o pessoal chama de distorção de power. Você quer, até onde suponho, a ponta oposta, ganho de pré em cascata, power limpo, push-pull, válvulas grandes e mais fortes.

Pra timbres graves, será que preciso mesmo de um 4x12? Se eu comprasse um amp de 100w, ele precisaria mesmo de um 4x12, mesmo sabendo que vou usar em volumes relativamente baixos? Se eu usasse um amp de potência baixa em 4x12, a potência não vai dar conta de excitar todos os falantes?

Ok, graves precisam de mais potência do amp, pelo jeito você quer um gabinete específico. Mas minha opinião, de novo, é que pode valer a pena, mas a princípio eu acharia que tudo o que você NÃO precisa é de uma 4x12.

Sendo a minha pretensão timbres hi-gain, e bem graves, será que um amp de baixa potência consegue entregar o timbre que eu quero? Ou será que vira pegar um de 100w e usar um décimo da potência só pela resposta de graves que é "melhor"?

De novo, grave precisa de mais potência, ok... Mas calma lá, grave é equalização, fonte do sinal (sua guitarra, captação), falantes e gabinetes. Talvez até mais que a potência do amp. E um amp de 100W que se usa no máximo no volume 1 não é uma boa ideia.

---------------------------------------------------------------------- -------------------------------------

Então vamos lá, repondido, agora vou desenvolver umas ideias... (minha opinião pessoal, não sou dono da verdade)

Se a intenção é tocar no seu homestudio e muito pouco ou nada com bandas, casas de shows, estádios... Até por trabalhar nisso, a primeira coisa e primordial que vou recomendar ter em consideração é sua saúde. Se seu cadastro no fórum é verdadeiro e você tem 22 anos, eu sei que nesta idade tudo é lindo, a saúde é ótima, nada o atinge. Mas ser inteligente neste momento é o que vai prevenir problemas e evitar que quando chegar no dobro ou triplo desta idade as coisas continuem funcionando. Lembre-se que Clapton, Paul Gilbert, Pete Townshend e um monte de outros tem problemas de audição sérios. Os que tem algum problema de audição então, são quase todos. Cuidado! Então logo de cara, um amp de 100W numa 4x12 num quartinho de homestudio é insano, absurdo, dano à sua saúde certo. Se é o caso de ter o fetiche de dar uma de rock hero tocando na frente de um, vai num estúdio toca e tira selfies na frente de um por 1 hora, não mais que isso. Se é para tocar no seu cantinho, sem pagar de poser, focar no som e não na imagem (também do logotipo pendurado no equipo), como deveria ser num equipamento desses. Falando nisso... (vale um parênteses)

Temos excelentes fabricantes nacionais hoje. Eu tenho um Pedrone que sem dúvida é um dos melhores amps que já vi, além de um hifi dele que é absurdo. Recomendo muito, mas não só ele, tem o T Miranda, tem o Carlos Sossego, tem caras que fazem aqui o que dificilmente você acha em amplificadores importados com o dobro ou triplo do preço. Acredite ou não... O estúdio de Abbey Road tem um Gato Preto (dois agora) que é um dos mais queridos por lá. Apesar de terem uma parede de amps para o pessoal escolher, o Gato Preto é um dos mais escolhidos pelos guitarristas de lá. Recentemente deu um probleminha, solicitaram uma peça de reposição com urgência porque é muito usado e tem um ótimo som. Receberam a peça e um amp novo de brinde. Pena que por aqui muita gente acha que não passa de uma opção terceiro-mundista, para quem não pode ter uma grife que talvez seja feito na China. Serve para o Abbey Road, mas não serve para o caras daqui... (é só botar no google Gato Preto Abbey Road para quem quiser mais)

Um som higain depende do ganho de pré. Eu não sou mais tão fanático no som de amplificadores valvulados, acho que dá para tirar sons tão bons quanto em aparelhos SS - Axe FX, Kemper etc. não perdem em qualidade sonora para a maioria - mas se o papo é higain então a conversa pode ir bem mais além, mas não vou bagunçar e discutir SS x válvulas. Se sua questão é pré, talvez pudesse pensar num pré. Eu tenho aqui um Mesa Boogie Triaxis e um Rectifier Preamp, ligados num power Mesa Boogie 20/20. Ou seja, tenho os sons da série Mark e Rectifier com baixa potência, 20 W em cada canal (é estereo, o que os amps não são). O Triaxis é o som que se ouve no Images and Words, já que seu lance é o Petruquio, mas de brinde você pega o mesmo som do James Hetfield do Metallica. O power você pode usar qualquer coisa, a diferença é mínima, podendo deixar em níveis aceitáveis para uma salinha. Tem os da Rocktron também que podem resolver seu problema.

Não acho que você precisa de 100W para produzir graves, ainda mais num quarto de sua casa. Despejar 5W em alguns falantes de alto rendimento já é coisa pra caramba, ainda mais num ambiente pequeno, já pode acabar com sua saúde auditiva. Vale então escolher bem os falantes! Mais ainda, se controlar o volume num nível melhor, um bom projeto de gabinete 1x12 closed back já vai dar um rendimento de graves bem maior.

Se sua questão for timbre e não pancada no peito, sem querer ficar surdo, uma boa opção pode ser um simulador de gabinete da Two Notes (Torpedo). Tem vários equipamentos para diferentes aplicações, inclusive para se tocar em linha num monitor, com níveis sonoros aceitáveis.

Mas se seu fetiche for tocar num amplificador grande... Sempre tem a possibilidade de se usar atenuadores. Eu uso bastante o meu, atualmente uso o IronMan da Tone King. Mesmo assim, é preciso se acertar com os falantes e gabinetes. Não acho 4x12 nessas condições uma opção legal.

Ismah

Não vou entrar nessa discussão de novo. Mas tendo a ficar mais do lado do boblau. Toma cuidado com as "verdades absolutas". Entendo que ás vezes você defende seu lado, mas não fala que esses mestres não sabem o que fazem com seus setups...

Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar

Uma opção viável é a 2x12 extended do Ronaldo da Alien. Já toquei em um qdo tinha head valve de 100watts e gostei MUITO do resultado: com os graves mto próximos da 4x12, mas a portabilidade de uma 2x12. Não comprei por já ter em mente vender o head(graças a Deus! Som excepcional, mas no geral, estou bem satisfeito com a HD 500, principalmente na logística. Dificilmente voltarei a fazer o caminho contrario - digo, voltar as válvulas, a menos que melhore mtoooooo minhas condiçõe$$$).

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar

boblau
MMI

Não me sinto ofendido, já comentei in-box com muita gente que me inquiriu sobre...

- Não estou aqui pra agradar, se quisesse agradar pagava uma cervejada pra todos. Há muitas lendas construídas pelo lado subjetivo da guitarra, e principalmente por marcas buscando marketing... Sem falar no lado subjetivo de gostar ou não de algo ou alguém, a que todos estamos sujeitos.

- Nem sempre o que posto é o que eu mesmo faria ou o que penso, não para contrariar mas para apresentar uma segunda visão da causa.

- Estou pagando e fazendo cursos do meu bolso, me virando nos 30 para gerenciar tudo, está em planos cursar engenharia acústica. Trazer esse conhecimento pro fórum é minha opção, não preciso de nenhuma forma me afirmar como o certo, mas é motivo de questão porque outros com conhecimento mais vasto deixaram o fórum...

- Sejam cientes que tudo que for dito para fulano A, vai respingar em fulano B que vier a ler depois, e talvez numa realidade diferente. Eu gosto de timbres graves (AGORA foi uma opinião pessoal), mas isso implica em deixar eles sob controle, e muitas vezes se perde a take por isso.

não fala que esses mestres não sabem o que fazem com seus setups...

Eles sabem o que fazem, e sabem bem. Mas pra me convencer que eles sabem detalhes técnicos, vai algum tempo ainda. O guitar tech tá lá pra isso, o músico diz o que quer no seu timbre, o cara providencia. De resto, praticamente os caras servem pra sorrir e abraçar os fãs... Tocar, quase esqueci que eles tem que tocar também...
Esse é o mundo real de hoje, não pense que há diferença da produção da Swift, pra Rihana, Bieber, ou Maiden... Todos eles são chatos, com cobranças bobas e fim...

Vamos a sua questão boblau, mas no tópico adequado... Estou na estrada ainda, imagino que até terça eu possa criar ele.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar

Uau, vcs entraram numa discussão que não tem muito a ver com o tópico, mas tirei um monte de dados e informações muito úteis e interessantes. Muito obrigado a tosos! Todos parecem ter experiência e conhecimento, e experiência e conhecimentos diferentes entre sí. Bacana.

Conclusões até agora:
1. independente do amp que eu pegar, o esquema vai ser 2x12, e se "faltar", eu pego mais uma 2x12 pra montar o 4x12. Pelo que estou lendo, acho que não precisarei. Provavelmente eminence g12 ou celestion v30.

2. Escutei sabiamente a dica da saúde, visto que perdas auditivas são irreversíveis.

3. SE está fora de cogitação.

4. Estou pensando em pegar o Randall RD 20, parece ser animal, e vem com boost.
Ainda não saiu de cogitação o Sollo 20, parece ótimo tambem.
Já coloquei meu Blackstar à venda, espero que venda logo.

5. Vou pesquisar um pré amp. Quem sabe?

Video interessante: "every Amp sounds the same"

http://m.youtube.com/watch?v=c-GXht7qfhg

boblau
Veterano
# ago/16
· votar

acabaramosnicks

muito om que vc tenha aproveitado as dicas.

Eu só vou insistir em que vc venda o seu Blackstar, somente após ter testado ele com os gabinetes que vc deseja. Eu acho que com ele vc vai encontrar o que quer.

Procure também um atenuador, de preferência Weber ou Rivera. Este dispositivo pode realmente ajudar a encontrar o timbre em volumes menores com amplificadores valvulados.

Lembrando: potência baixa não significa volume baixo

Por isso, se vc começar a tocar com uma 2 x 12 sentirá mais volume com a mesma potência e o atenuador vai agir justamente neste ponto. Vc pode abrir volume no ampli e diminuir no atenuador alcançando resultados muito diferentes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Diferenca entre Stack 4x12 ou 2x12