Diferenca entre Stack 4x12 ou 2x12

Autor Mensagem
digiteck
Veterano
# jul/06


To pesquisando para pegar um stack marshall, mas to em duvida em um 4x12 e um 2x12. Alguem pode me dar um toque sobre a qualidade de cada um, qual tem mais grave, etc.. ou a unica diferenca eh que o 4x12 tem mais potencia que. Valeu ae abracos..

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


digiteck
Buenas!Básicamente vc tem mais volume sonoro(Pressão)com o 4X12, mas particularmente, timbrar uma 2X12 é muito mais fácil.Tenho ambas em meu estúdio e o pessoal via de regra prefere a 2X12 para solo e a 4X12 para a base.Se sua preferência musical cai para o lado Blues/Jazz, 2X12,Hard/Trash/Metal, 4X12.Um abraço!

severmind
Veterano
# jul/06
· votar


essa 2x12 é fechada?

lespaulbabilon
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/137569/

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


severmind
Buenas!Sim, é fechada!E está com 2 Novik dos Tremendões Giannini.

digiteck
Veterano
# jul/06
· votar


Adolphs, esse stack que vou pegar eh o MARSHALL TSLC212 140 Watts http://www.thomann.de/de/marshall_tslc212_gitarrenbox.htm?partner_id=4 4244, ja ouviu falar? Eu ja tenho um marshall 8040 e esse mes comprei um head tb da marshall, eh o MG100 HDFX, e queria saber se tem como liga-los todos em estereo. Meu estilo musical eh pop, rock, estilo u2 etc... Vou pegar esse stack mes que vem junto com um POD xt live. Me diz sua opniao ae sobre o equipamento, Abracos ae obrigado pelas respostas, ja me ajudaram bastante.

digiteck
Veterano
# jul/06
· votar


svermind

como assim fechada?

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


digiteck
A caixa é muito boa, sim.É praticamente igual à que fiz para o estúdio.O termo fechada é quando a caixa é selada e os unicos orifícios são os dos alto-falantes.Interessante que usa dois tipos diferentes de falantes, deve ser com o intuito de mesclar os timbres.Na minha caixa eu coloquei uma chave, atrás, que quando está na posição central, os alto-falantes estão separados em dois jacks de saída,de 8 ohms cada, para uso estéreo. Na outra posição , os alto-falantes ficam em paralelo, mono, 4 ohms.Vc pode fazer isso na caixa, pois ela é de 16 ohms, o que significa que cada falante é de 8 ohms, e estão em série.Pode fazer o mesmo que eu fiz e colocar a chave para uso estéreo.Os amplis são bem bons.Um abraço!

vitim.guitarrista
Veterano
# out/12
· votar


RECUSSITANDO

to atras de um amp stack so q to achando que 4x12 vai ser muito pesado e trabalhoso, ainda mais q minha banda nem ta tao ativa assim...

uma dificuldade eh achar gabinetes de 2x12 q tenham um preço legal, pq sempre q procuro a 4x12 vale muito mais a pena do q a 2x12... a diferença eh muito pouca saca?!

por exemplo, uma caixa 2x12 da blackstar com falantes celestion é r$2130
enquanto uma 4x12 eh r$3000... a diferença eh pouca, 900 reais vc tem o dobro de som...

seria melhor pegar uma 2x12 ou uma 4x12? a diferença de preço grita por 4x12, mas a praticidade grita por 2x12 ehehhehe qual seria melhor?

ajudem pf

obg

Spect
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarrista
15 anos

Cara, você realmente precisa de algo mais que uma boa caixa 1x12?

Você já tentou ao menos levantar uma caixa 1x12 para ter noção do que é?

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarrista
Eu iria de 4x12, eh o que eu uso atualmente, e eh oq tem o som que eu gosto.
porem pegue algo com rodinhas, senao eh pedir pra sofrer.

wotafok
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarrista
RECUSSITANDO


parei de ler no "RECU"
...

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


wotafok
vitim.guitarrista
RECUSSITANDO

parei de ler no "RECU"
...

essa hora da madrugada, nem reparei. hahahah

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarrista
Uma 4x12 pra você é luxo, além de não ter necessidade nenhuma, você vai gastar uma grana alta, não vai conseguir carregar, e com uma 1x12 microfonada você resolve tudo. Pegue uma 1x12 legal, você vai pagar menos da metade do que pretende, vai poder carregar ela pra onde for e vai ser muito mais útil pra você...

Bog
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarrista
900 reais vc tem o dobro de som...

4x12 não dá "o dobro de som" de 2x12.

Fight For Metal
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarristaRECUSSITANDOparei de ler no "RECU"...

rsrsrs

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


brunowebguitar
vitim.guitarrista
Uma 4x12 pra você é luxo, além de não ter necessidade nenhuma, você vai gastar uma grana alta, não vai conseguir carregar, e com uma 1x12 microfonada você resolve tudo. Pegue uma 1x12 legal, você vai pagar menos da metade do que pretende, vai poder carregar ela pra onde for e vai ser muito mais útil pra você...


Eu pessoalmente nao gosto do som do 1x12. E como ele ja ta na duvida entre 2x12 e 4x12, eu continuo firme do 4x12, eu acho que ele tem o melhor som de todos.

wotafok
Veterano
# out/12
· votar


meu o cara tem 15 anos.. ses acham mesmo que ele ta disposto a pegar um desses dois? pelo amor

vitim.guitarrista
Veterano
# out/12
· votar


foi mal ae, meu teclado nao tem o c com cedilha...

e qual o problema? eu ja tenho banda, ja toco em barzinho, estudo musica a 6 anos, ultimamente tenho praticado 2 horas por dia... acredito que quem se esforça, e eh bom no que faz consegue ter sucesso...

Spect

sim, meu amp tranzistorizado eh1x12... eh pesado se tiver que levantar, mas existem rodinhas neh (:

wotafok
sim, se minha banda continuar nesse ritmo bom...

mr.jackson
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarrista
Cara, RESSUSCITANDO !
Não tem "ç" não !

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


Hitman
Quanto ao som, não tenho dúvidas, mas o problema é o transporte e o uso. Você deve ter amps maravilhosos por ai, como o Roadster que você comprou a pouco tempo (falando nisso, chega quando ele????) , mas o nosso amigo em questão, tem só 15 anos, e quer usar a caixa pra shows. Imagina o trampo que ele ou o pai dele terão pra carregar uma 4x12 por ai??? Uma 1x12 microfonada dá conta na boa... Nem sei qual o amp dele, mas talvez ele nem tenha potência suficiente pra empurrar uma caixa dessas. No seu caso é diferente, você pode usar esse tipo de caixa sem problemas, mas no caso dele, acho que é mais o tesão de ter uma caixona do que uma necessidade.

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


brunowebguitar
Entao brother, encomendei o roadster, vai vir direto da fabrica, fresquinho pra minha mao. pena que perdi o emprego, agora vou ter que pedir pra dar uma segurada.... merda hahaha

mas ainda falta mais ou menos 1 mes pra ele chegar. Nao tinham nenhum pra entregar na hora aqui no canada, so tinha modelo de loja de display. e como to pagando quase 4mil dollars, acho que quere as coisas numa caixa nao eh pedir demais... Mas por enquanto vou ter que dar uma segurada, infelizmente

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


Hitman
Putz cara, que pena... Você tava tão animado com o amp, e agora acontece isso, que droga cara...
Por esse preço, nada mais justo do que vir lacrado na caixa né, evita um monte de dores de cabeça.
Tomara que você recupere seu emprego logo cara, estou torcendo por você!!! Boa sorte!!!
Abraço!!!

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


brunowebguitar
pois eh mano, sao coisas da vida.
toquei o bixo no maximo uma vez por uns vinte min. nao tem coisa igual. hahaha (fora o zumbido no ouvido, claro. haha)
Mas eh mano, assim que eu arranjar outro emprego, vou mandar bala no bixo. Dps disso, soh acabar meu set de pedais, e o comeco do meu set da pronto, ate eu me formar, dps q eu tiver o diploma na mao (facul aqui custa caro pra CARAMBA) tenho uma listinha de coisa pra comprar ainda. hahaha
Mas valeu brother!! Espero estar em pe novamente logo logo!!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ressuscitando...

Bom dia pessoal. Vou terntar resumir minha história/dilema:

Fui promovido, estou construindo minha nova casa, e lá haverá um home studio, ou algo parecido. De início será basicamente um cômodo isolado e tratado acústicamente, com o tempo vou adicionando equipos para gravação.

Como o estúdio será isolado, posso finalmente tocar no volume que quiser, o que não é novidade para mim, porém, o que é novidade agora é que eu posso tocar no volume que quiser no horário que quiser! Daí talvez sobre uma $ da obra, e como venho juntando $ há dois anos, pensei em trocar o amp.

Atualmente possuo um Blackstar HT-40, que uso com um EQ-7 da Boss. O timbre me agrada bastante, porém, eu acho que pode melhorar. Daí vêm o dilema, o quê melhorar?
Primeiro pensei chutar o balde e pegar logo o meu tão sonhado Mark V. Só que pagar tipo 15k no amp, eu até posso mas não sei se tenho coragem(de enfrentar minha mulher depois), e provavelmente não ia sobrar pra comprar o Cab. Ainda não descartei totalmente a possibilidade, mas eu acho pouco provável. Acho que seria gastar mais do que o necessário, e ia demorar mais o resto do ano pra conseguir pegar um bom cab 4x12.

Curto timbres hi-gain, tipo DreamT, Lamb of God, e talvez timbres mais graves (não necessariamente com mais ganho).

Primeira dúvida:
Li aqui no fórum que amps com potência mais alta têm uma resposta de graves melhor, mesmo em volumes mais baixos. Eu sei que se comprar um amp de 100w vou subutilizá-lo, mas eu não ligo, quero um timbre foda, e estou disposto a pagar alguma quantia por isso. Será que vale a pena comprar um amp de 100w pra usar no volume 1?

Dúvida dois:
Será que um amp de baixa potência, talvez até SingleEnded, e talvez até um desses handmade de um canal só pode me dar um bom timbre para metal? E bem grave? Será que a diferença de timbre é muito grande em relação ao de 100w?

Dúvida três:
Pra timbres graves, será que preciso mesmo de um 4x12? Se eu comprasse um amp de 100w, ele precisaria mesmo de um 4x12, mesmo sabendo que vou usar em volumes relativamente baixos? Se eu usasse um amp de potência baixa em 4x12, a potência não vai dar conta de excitar todos os falantes?

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/16
· votar


Outros detalhes:
A maior parte das vezes eu toco só em casa, sei que não preciso de muita potência, meu amp de 40w eu uso com volume do pre em 70% e master quase na metade. Eu sei que uns 18w dá pra minha aplicação, e se for me apresentar em algum lugar maior posso microfonar.

Mas o ponto é que quero melhorar meu timbre, e se for pra ter um timbre bom usando 100w 4x12 com volume no 1 ou 2, assim será.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Depois de 2horas de pesquisa, parece que todos são unânimes em usar 2x12, a menos que a pessoa pretena fazer shows realmente grandes. A questão 4x12 vs 2x12 está resolvida pra mim. (editado: mudei de idéia, vou pegar 4x12 mesmo)

Daí sobrou a outra questão:
Sendo a minha pretensão timbres hi-gain, e bem graves, será que um amp de baixa potência consegue entregar o timbre que eu quero? Ou será que vira pegar um de 100w e usar um décimo da potência só pela resposta de graves que é "melhor"?

Tô pensando seriamente em comprar um handmade. Hoje a tarde vou escutar os samples em casa, mas todo mundo tá falando bem de todos eles, Alien, Acedo, Sollo, etc...

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


acabaramosnicks
talvez timbres mais graves (não necessariamente com mais ganho)

Acho que não é isso o que tu quer... Graves? Que graves cara? Tá usando guitarra de 8 cordas? Guitarra não tem graves... De fato ela aparece de 160Hz pra cima e se tiver teclado, já era... ela aparece lá no 1KHz só...

Será que vale a pena comprar um amp de 100w pra usar no volume 1?

Vai usar ele no 1 quando o drive estiver moendo, mas no clean tu vai usar ele no volume 5...

Será que um amp de baixa potência, talvez até SingleEnded, e talvez até um desses handmade de um canal só pode me dar um bom timbre para metal?

Não, porque a referência de timbre pra metal é outra.

E bem grave?

Guitarra não tem grave. [2]

Será que a diferença de timbre é muito grande em relação ao de 100w?

Timbre de 1W numa caixa X é bem parecido com 100W na caixa X, o volume não.

Pra timbres graves, será que preciso mesmo de um 4x12?

Guitarra não tem grave. [3]
Mas além de 4x12", consideraria 2x15" também.

Se eu comprasse um amp de 100w, ele precisaria mesmo de um 4x12, mesmo sabendo que vou usar em volumes relativamente baixos?

Até aqui tu ia usar ao volume que quisesse rs
Cara 100W numa 4x12" conforme as dimensões da sala não rola, todavia, se desejar pode instalar uma chave para desativar um par de AF's e dobrar a impedância de saída, isso vai reduzir pra cerca de 36% a potência. Ou pode optar por amps com chave para redução de potência.

Se eu usasse um amp de potência baixa em 4x12, a potência não vai dar conta de excitar todos os falantes?

A potência SEMPRE se divide praticamente de forma igual, entre os falantes... Pode usar falantes de potência menor, o que eleva sua eficiência.

meu amp de 40w eu uso com volume do pre em 70% e master quase na metade.

Então, um amp de 100W seria 23% a mais do que assim... Ou o amp no talo (não em TIMBRE, mas em VOLUME).

boblau
Veterano
# jul/16
· votar


acabaramosnicks

Muito boa sua história... nesta pindaíba danada, vc é promovido, juntou grana, tá construindo e ainda investindo em equipo. Vc é um herói. Parabéns!

Eu tenho um 100 Watts com uma 4 x 12. Se não for ficar levando ela para tocar por aí, é a melhor opção para vc. Compre uma que tenha a opção de tocar com 4 ou 2 alto falantes. Aí vc tem os dois mundos.

Se vc já toca com um Blackstar 40 Watts com volume no meio e ainda quer melhorar o timbre com mais graves, não vai ter muita saída não, será um head de 100 Watts mesmo.

A opção fica em vc primeiro comprar a caixa 4 x 12 e ligar o Blackstar nela. Vc já vai sentir muita diferença nos graves e volume.

Quanto a vc achar que vai tocar com o 100 Watts no volume 1, esquece. Quem toca em um Blackstar 40 Watts no meio, o 100 Watts para acompanhar o mesmo volume, vai estar bem acima do 1.

Tem amplis mais baratos que o Mark V e que entregam timbres muito legais em hi gain. Pesquise e verá.

Quanto aos hand mades, procure os de 100 watts. Não deve ter muita opção. Eu experimentei um Le Marc do Pedrone (não existe mais novo) e era animal....

Ismah

pra mim, guitarra tem grave sim. E são lindos. O problema é amplificador para responder dentro de uma banda e normalmente embola muito o som.

Mas tem grave de balançar cabeleira de metaleiro sim. Escuta com cuidado o Van Halen 1 e vc vai escutar muitos graves lindos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/16
· votar


Antes de mais nada, muito obrigado pelas respostas. Reforço que o ponto aqui é timbre, e não volume. Pra mim, volume suficiente é aquele que cobre a bateria, e o headroom não entra em questão no meu caso. Eu sei que eu toco bem alto com o meu, mas não faço questão desse volume todo, o negócio é o timbre mesmo. Por esse motivo eu estive pensando até em pegar um amp de menor potência, porém, como foi dito antes, li por aí que amps com maior potência dão graves melhores, mesmo em volumes baixos, o que justificaria a compra. É mesmo verdade isso?

Ismah

Guitarra não tem grave.
Fica implícito que a definição de "grave" aqui é bem relativa, já que estamos falando de guitarra. Claro que eu não quero bater um Lá na mizão em 110Hz ueahuehauehauehaue

SingleEnded Não, porque a referência de timbre pra metal é outra.

O Sollo Mini8, por exemplo, têm timbres mais modernos que um Alien dos pequenos. Será que um Sollo Mini8 ligado numa 4x12, com um EQ7 não chega em um timbre bem hi-gain moderno? (Ver vídeo no final do post)

Timbre de 1W numa caixa X é bem parecido com 100W na caixa X, o volume não.
Se o timbre realmente não é alterado pela potência, que é a minha principal dúvida, então vou tirar da cabeça potências maiores que 30w, na verdade vou tentar pegar um de potência bem baixa. Tem certeza disso que vc falou?

Até aqui tu ia usar ao volume que quisesse rs
Cara 100W numa 4x12" conforme as dimensões da sala não rola

Tocar no volume que quiser não significa necessariamente tocar com o amp no talo o tempo todo. Como eu disse, volume relativamente baixo, isto é, no caso de um 100w 4x12, eu não ia aproveitar toda a potência dele, mas se o timbre for melhor do que 20w 4x12, então justifica a compra.

A potência SEMPRE se divide praticamente de forma igual, entre os falantes... Pode usar falantes de potência menor, o que eleva sua eficiência.
Ok, entendido.


boblau
Muito obrigado pela consideração! Realmente, acho que dei muita sorte. Fui promovido no início do ano, não fui demitido (até agora), e a empresa começou a bombar de novo este mês, por isso estou mais seguro pra comprar coisas. Investir em equipo, bom, como disse eu to juntando $ há dois anos, e se eu vender meu Blackstar ainda dá mais uma boa $, e ainda pode acabar sobrando algum da obra. Sobre ter $ pra obra, podemos dizer que tive uma bela de uma ajuda do meu pai: eu comprei o terreno e juntei $ pra construir uma coisinha pequena pra começar. Ele viu meu esforço e vendeu um dos apartamentos dele pra eu construir algo melhor, nisso está incluido meu futuro homestudio.

Eu tenho um 100 Watts com uma 4 x 12. Se não for ficar levando ela para tocar por aí, é a melhor opção para vc. Compre uma que tenha a opção de tocar com 4 ou 2 alto falantes. Aí vc tem os dois mundos.
Estou quase convencido a comprar uma 4x12 (mesmo se for amp de baixa potência), parece que o pessoal curte bem mais. Já toquei em 4x12, mas na época tinha o ouvido menos 'afinado'.

Se vc já toca com um Blackstar 40 Watts com volume no meio e ainda quer melhorar o timbre com mais graves, não vai ter muita saída não, será um head de 100 Watts mesmo.
A minha incerteza surge porque eu não quero gastar mais do que o necessário, eu não tenho certeza se realmente preciso de 100w pra ter um bom timbre, mesmo em volumes "baixos". Não faço questão de tocar tão alto quanto toco hoje. Se der pra cobrir uma batera, tá bom.

A opção fica em vc primeiro comprar a caixa 4 x 12 e ligar o Blackstar nela. Vc já vai sentir muita diferença nos graves e volume.
Boa idéia, as vezes só de usar 4x12 no mesmo amp já resolve o 'problema'.

Quanto a vc achar que vai tocar com o 100 Watts no volume 1, esquece. Quem toca em um Blackstar 40 Watts no meio, o 100 Watts para acompanhar o mesmo volume, vai estar bem acima do 1.
Como eu disse, eu curto tocar bem alto, mas não é necessário.

_________________________________

Conclusão:

A questão 4x12 vs. 2x12 está resolvida, vou pegar 4x12 mesmo, corro o risco de pecar pelo excesso aqui, mas dane-se. Acredito que o aparato vai garantir o que quero. De repende eu pego duas 2x12, e se for tocar em algum lugar (o que acontece uma vez a cada 6 meses, no máximo), posso levar só uma 2x12 se não estiver disposto a ficar "me matando".

A questão de falantes sempre será um dilema infinito e muitíssimo pessoal, estou em dúvida em pegar V30, Eminence The Gov, ou GB128. Acho que aqui não tem muito como vocês me ajudarem hahaha mas qual será que é mais definido? Tenho medo de pegar GB128 e embolar, por exemplo.

A questão potência baixa vs potência alta ainda não me esclareci totalmente. Será mesmo que um amp de potência baixa 'no talo' perde em timbres graves para um amp de 100w tocando na mesma 'altura'? O nosso amigo Ismah diz: "Timbre de 1W numa caixa X é bem parecido com 100W na caixa X, o volume não.", se for seguir esta lógica, pego um amp de baixa potência. Segundo o nosso amigo boblau, "não vai ter muita saída não, será um head de 100 Watts mesmo."

A Sollo amps tem aquele esquema super maroto de vc testar o amp por 30 dias, e se não gostar volta o negócio. Talvez eu tente entrar nisso, testo o de 8w, e se não der conta testo o de 20w. O que vcs acham? Ou será que o esquema é pegar logo um de 100w mesmo? Acho que qualquer um que eu pegue fica no máximo a metade do preço do Mark V, como disse antes, não quero gastar mais que o necessário, tipo comprar ferrari pra pegar congestionamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferenca entre Stack 4x12 ou 2x12