Construindo um trafo de força (HO-AX84)

Autor Mensagem
kelson
Veterano
# jun/06


Bem, estou a pontos de constuir o trafo de força pro meu HO, porém ainda estou me deparando com os calculos, não estou muito certo quanto a eles e surgiu uma duvida agora..
bem.. a minha ideia inicial era construir nas seguintes configurações:
Secundário A: 250-195-CT-195-250 / 120mA
Secundário B: 3,15-CT-3,15 / 3A
(tais voltagens para que o trafo seja usado depois em outros projetos)

para os calculos to usando:
dens. corrente A/mm²: 2,50

as chapas que tenho em mãos tem:
largura da perna central: 2,8cm
altura da pilha: 4,2cm
usarei carretel de papelao.

Minhas duvidas, não sei quanto aos calculos mas gostaria de saber quanto ao CT, se construo o primario e os filamentos sem CT usando retificação em ponte, ou com CT, retificando em fullwave(assim dizem diminuir o hummm).. sobre a construção, enrolo primeiro o secundario do B+, isolo com papel grosso(kraft), enrolo o primario 0-110v-220v isolo com papel grosso(kraft), coloco a folha de aluminio(3/4 do nucleo sem completar a volta) prendo o fio descascado, enrolo com papel grosso, e por ultimo enrolo o enrolamento dos filamentos.
sobre enrolar com CT queria saber como faço, enrolo até o CT e inverto o sentido, e como assim ele ficará sobre tudo? alterno o sentido nos filamentos?

sem calcular com CT eu cheguei a esses numeros na seguinte ordem: Tensão - Corrente - Seção - Voltas - Bitola
Primário A: 127 - 0,428 - 0,171 - 523 - 24 AWG
Primário B: 220 - 0,247 - 0,099 - 906 - 26 AWG
Secundário A: 250,00 - 0,120 - 0,048 - 1029 - 29 AWG
Secundário B: 6,30 - 3,000 - 1,200 - 26 - 15 AWG

Carlos, era sobre isso que gostaria de te perguntar!
a todos que puderem me ajudar, abraços!

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
O cálculo está básicamente correto.A forma de construir também.Só comentaria o seguinte:No primário de 220 V vc calculou partindo do zero ou seja fez um de 127V e outro de 220V.Não é necessário.Coloque as espiras para 127 V , puxe a derivação e continue enrolando até chegar ao nº para 220V.Os secundários de alta vc pode usar um enrolamento só, pois retificação em ponte é fullwave, não é?O filamento pode ser um enrolamento só também, desde que vc ao ligar no circuito, coloque dois resistore de 100 ohms em série um com o outro, ligando as pontas desta série em paralelo com o enrolamento e o centro deles para o chassis(terra).Caso vc vá usar tensão de filamento retificada por ponte , não esqueça de diminuir a voltagem do enrolamento para uns 5 volts, pois senão a resultante depois da retificação chegará a valores muito altos para os filamentos( cerca de 9 V, com capacitores).Um abraço!

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
Obrigado carlos, sobre enrolar com CT, não vai fazer tanta diferença assim? na parte dos filamentos estou usando sim 2 resistores de 100ohms indo não pro terra, mas pro catodo da EL84 como mostra no esquema do HO, axa melhor deixar essa configuração? Com só um enrolamento de 250V retificando em ponte, ficará melhor de acomodar as espiras na janela, ficará menor. o enrolamento dos filamentos vou retificar pra fazer um chaveamento com LDR´s, isso é o de menos, não sei se usarei dc nos heaters do pré.. a principio não..
vc assina embaixo eu construir entao? (hahaha zuano)
eaohaeohaeho se tiver tudo ok entao amanha eu já começo \o/ e me dá uns 3 dias e posto o resultado aki denovo.. se queimou ou não.. se eu to vivo ou nao ahehoeaeoha
sobre a continuidade do primario, uso o fio com a mesma seção(bitola)? e enrolo mais ou menos umas 383 espiras neh?
ahh as bitolas ali eu escolhi na tabela.. estão certas? colokei um pouco mais grossas pro filamento pq tavam na tampa.. abraços! vlw mesmo cara!
eskeci de perguntar.. quanto de gramas eu compro pra cada fios? umas 300g de fio 24AWG.. umas 200g de fio 29AWG e umas 220g de fio 15AWG?

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
O primário pode ser a mesma bitola, dando continuidade após os 127 volts.A quantidade em gramas , aí não sei te dizer certo, mas é mais ou menos isso.Uma dica, núcleos deste tamanho admitem um mínimo de 3 espiras por volt, se estiver um pouco acima, com certeza , não explode!
Pode fazer sem susto!Um abraço!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
cara outra coisa, na verdade estou aproveitando as chapas de um transformador fora de uso ki estao eh muito boas condiçoes.. e queria saber o que posso usar de verniz, na minha cidade(ipatinga) nao tem lojas que vende coisas específicas para construção de trafos, apenas os fios esmaltados.. vc tem alguma ideia de como posso usar de verniz pras chapas? algo ki deixe dissipar calor e seja isolante?

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
As chapas não precisam ser isoladas entre sí.O verniz é apenas para mantê-las unidas para que não vibrem.Monte o núcleo, com o carretel de bobinas, aperte bem os parafusos que unem o núcleo, teste o trafo.Estando ok, vc pode apenas pintar a área do ferro(externa) com tinta preta ou alumínio, para dar acabamento.

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
eskeci de falar.. tenho as calotas =)
obrigado por tudo carlos! amanha mesmo eu devo comprar as coisas e começar a montar o trafo..
acabei de tirar umas fotos do chassis quase no ponto final..

http://img197.imageshack.us/img197/732/amptraznovo3cl.jpg
http://img149.imageshack.us/img149/3389/ampfrentenova2rd.jpg
http://img149.imageshack.us/img149/1566/ampdentronovo1if.jpg
http://img453.imageshack.us/img453/4728/ampdentro2novo4nw.jpg

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Como é, vc vai ligar logo a máquina pra dizer como ficou ? A parte mecânica tá bem legal.Sucesso!

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


ta muito bonito seu ampli!
parabens Kelson!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
aeeaoaehoaeho falta fazer o trafo de força ne!!!
eu acordei tarde.. hoje é feriado pra mim.. e a cama me pegou agora a tarde vou comprar os fios e desmotar o outro trafo.. e vamos ver se até sexta esse trem funciona... vou esperar uns 2 dias depois de pronto pra coloca.. parafina... tudo acentar direitinho.. enquanto isso eu vou elaborando outras coisas do amp e dando acabamento.. =)
vou aproveitar q essa semana nao tenho aula nem nada..
ainda estao faltando um resistor de 1k/1w um pot de 25k linear.. alguns fios.. o trafo de força.. vou testar e depois parto pro chaveamento q seria pular alguns estagios.. conjunto com alguns valores.. indo dum P1 ao HO.. a placa dos ldr ta quase pronta..
vlw a todos que dão uma força! =)

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


revendo o topico, fui aconselhado a adicionar uma compensação de 1,10 no numero de voltas no secundario, ou seja, mutiplicar por esse nº pq quando vc poe uma carga.. a tensao baixará um pouco.. e se, por exemplo vc ligar os filamentos só nos 6.3 a tensao cairá para 5.5 nao correspondendo à tensão desejada.. dai acrescentarei algumas espiras amais.. =)

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Toma cuidado, pois pro tamanho do núcleo, vc já está com o cálculo compensado.Um abraço!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
sim eu tbm pensei nissso =) a compensassão ki dei nas espiras foi mínima.. foi apenas para arredondar os calculos e acrescentar um certo tipo de folga.. mas axo ki tá dentro de uma margem de segurança.. to começando a enrolar o primario agora.. vou penar pq axo ki vai ficar bem gordinho.. e com muito cuidado e aperto vai caber na janela da chapa. ;\ eta fio dos filamentos grosso demais
abraços!

ryushin
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
kelson
Kramba... Estou no primeiro ano de mecatrônica no CefetMG e das aulas que eu tive de transformadores de média/alta tensão(superficiais) eu não sei nem um décimo do que vocês sabem eheh

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Buenas!Procura enrolar o secundário de filamento o quanto antes, pois fica menor na fôrma!Um abraço!(Gosto de gente assim, que parte pra fazer na mão, é a melhor escola!).

ryushin
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
Você já inverteu algum capacitor eletrolitico? Já tomou algum choque? heheh

Aqui na minha rua tinha uma época que roubavam transformadores da companhia de luz..

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


ryushin
??
nunca inverti um capacitor eletrolitico.. nao sou tão burro assim..
já.. mas sempre por tomadas e ligações mal feitas(não minhas)..
carlos adolphs
cara.. eu axo ki fiz uma burrada.. kerendo aproveitar ele pra depois.. deixei a corrente nos calculos alta demais e agora tive ki abrir mao do enrolamento de 220v pra colocar os filamentos.. as meras 26 voltas de 15AWG nao foram possiveis de serem feitas.. entao vou ter ki fazer uma redução.. nao tinha pra comprar 16AWG ki jé é um numero ki é muito mais fino ki o 15.. vou comprar o 17AWG mesmo.. mas dai o maximo de corrente ki o trafo conseguirá dar nos filamentos será de 2,4A aproximadamente..ki nao tem problema nenhum pra o meu uso.. a minha burrada foi pensar no depois em vez de me concentrar no agora.. hhahaha nao vou fazer outro carretel nao.. vou terminar esse aki mesmo..
http://img247.imageshack.us/img247/5065/dsc017262kl.jpg
só uma foto pra considerar.. ai tem o enrolamento do b+.. depois dos 127v de entrada.. mais a blindagem eletroestática(fio azul)..
abraços!

ryushin
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Eu já inverti diodo, por falta de atenção.... Tinha uns 5 em série aí eu soldei errado... mas antes de plugar o pedal eu fiz uma verificação e corrigi hehe

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


ryushin
Inverter, não, mas já vi um tomar corrente alternada na telha, devido diodo em curto e o show foi bonito(pra festa junina).Choque já tomei vários, até porque o pessoal lá de casa era tudo maluco e costumavam carregar os eletroliticos com alta tensão e deixar em cima da bancada, aí vc pegava na mão sem muito cuidado e voava longe...
kelson
É, eu achei que tava meio superdimensionado, por isso falei pra não por os 10%.A Phillips usava um processo na forma que ajudava nesses casos.Colocavam uma aba no meio, dividindo a forma em duas seçoes empilhadas, então enrolavam todo os fios finos em uma seção e todos os grossos na outra.Com isso vc aproveita toda a largura da janela.Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Outra coisa, a blindagem eletrostática vc não precisa fazer entre enrolamentos.Basta colocar por fora do nucleo, passando sobre a bobina, sem entrar na janela, antes de montar as "calotas".

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
E mais, se vc tem calotas, a blindagem não é necessária.

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


o pessoal lá de casa era tudo maluco e costumavam carregar os eletroliticos com alta tensão e deixar em cima da bancada, aí vc pegava na mão sem muito cuidado e voava longe...

ehehehe
o amor entre irmaos é lindo ........

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
entendi sim cara..
bem.. terminei de montar.. agora é só colocar as pilhas e enfiar na tomada e vou fazer as mediçoes e ver como ki vai funcionar.. abraços! logo logo coloco mais informações..abraços!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


bem bem bem.. como proposto terminei de montar o trafo veendo o jogo do brasil.. na hora ki o fred fez o gol ele quase foi pela janela aeohehoaeaoh.. montei as chapas apertei tudo e fui ligar
filamentos deram 6.5V
no B+ deram 217v
medi sem carga.. o tempo ki deixei ligado.. nao eskentou muito menos vibrou.. vou testar com carga depois.. vou comprar uma lampada de 220v poucos W.. pra testar o b+.. alguma outra sugestao? kero ver ele com carga como vai ser.. abraços a todos!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


impaciente liguei nos filamentos da EL84... perfeito!!! agora ta marcando 6.4V.. mas oscilando pra 6.5v... vamos ver com todas as valvulas.. jewel.. e tudo mais como fica! foda!! o trafo ta mais frio ki minha geladera

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Parabéns.É isso aí, não tem como dar errado com o +B, se o filamento funcionou, o outro também vai funcionar.Toca ficha!Um abraço!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


eeeeh! \o/
to felizão bixo.. aoehhoea
só ta faltando alguns furos no chassis pra começar a montar tudo dentro.. soldar os fios e tudo mais =) iupi!

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
parabéns, mesmo que tenha ficado grande em tamanho, o grande desafio é conseguir trafos pequenos com bom rendimento e que nao esquente.
vou discordar um pouquinho do Carlos, eu teria feito 3,15 CT 3,15 , pode ate ser so sisma minha mas sempre tive na cabeça que este tipo de enrolamento é sempre melhor do que um enrolamento so. é facil de enrolar quando é poucas espiras assim, pena que vi o topico atrasado. mas voce terá muito mais amplis pela frente, eu ja to mais velho e nao tenho mais o mesmo entusiasmo. boa sorte e ate o proximo.

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
cara eu até pensei em fazer, dai poderia usar finos menores pq as correntes somariam nao eh? por exemplo.. 2A de filamento. etrariam cada parte até o center tap fio com carga só de 1A.. corrija-me se estiver errado.. era uma das duvidas tbm sobre construir com CT..
abraços cara!

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# jun/06
· votar


Comecei a faze mecatronica, decidi comprar essas coisas prontas, é muito chato faze isso, e leva tempo, tempo é dinheiro, então acho que não perco muita coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um trafo de força (HO-AX84)