Construindo um trafo de força (HO-AX84)

Autor Mensagem
marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
voce terá muito mais amplis pela frente, eu ja to mais velho e nao tenho mais o mesmo entusiasmo.

q nada bixo, levanta q cabeça e vamos em frente!!!
pessoas como vc q fazem a diferença no mundo, gente q se preocupou em aprender, produzir, melhorar e q tem prazer em compartilhar o conhecimento adquirido!!!
desanima naum veio heheh

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
No caso do filamento as correntes não se somam não.Concordo com o Oldmonkey, também prefiro o center tap, a sugestão foi só para facilitar o seu enrolamento.Manda brasa!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


O_Melhor_O_Modesto
otimo pra vc! =)
eu pelo contrario faço ciências sociais e tenho isso como hobby..
carlos adolphs
vlw cara =) tendi

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
obrigado pelas palavras, é, acho que to precisando é montar alguma coisa.

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey

Em que cidade vc mora ?

Pega um avião com o carlos adolphs e vamos à aquele chopp !

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


opz.. a gente vai fazer as coisas afobados e medi a voltagem depois da retificaçao errado! colokei o multimetro no V~ pra medir! grrrr dai assusta dando 620V hoeaheoh.. bem medi certo mas ta dando 300Vdc.. tah alto demais pro HO.. vou aumentar os valores da fonte.. os resistores são 100R, 1K, 10K... respectivamente da dando: 298Vdc - 295Vdc - 289Vdc.. sendo que segundo o esquema do HO tem ki ser de 250Vdc - 241Vdc - 227Vdc, porem pra abaixar pra 250v.. vai ter ki ser um resistor muito parrudo.. espero deixar nas casas dos 270Vdc q tal?
será que se eu construir um choque de 3H vai ficar bacana? hahhha

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Mediu com carga?Se continuar alto, põe um choque de entrada antes do 1º capacitor da fonte, mas tem que medir com carga.Um abraço!

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone
minha cidade é BH (mas tenho ficado muito fora daqui), quem sabe um dia a gente tome um choop realmente.
kelson
ce mediu 217 AC vai dar mais de 250 DC. soluçao, abrir o trafo e tirar 50volts de espiras. uma vez eu enrolei um trafo de força tres vezes.

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


medi sem carga mesmo...e nem me fale em desmonta-lo... será mais facil eu montar um núcleo novo e aprveitar as chapas.. fazendo calculs novos e guardar os fiospra outra oportunidade.... moro a 200km do macacovelho porem nao tomo chopp hahahah alguma ideia de como medir cm carga ou so mesmo com as valvulas no soquete??? abraços a todos

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


tipo.. 2 lampadas de 220v/20W em serie me dariam uns uns 115mA (meu trafo ta com 120mA no B+).. posso fazer isso pra ver se a tensão cairá? aliás encandecente ou fluorescente?

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Dá, com lampada incandescente.Um abraço!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
cara! tu é o cara! aqui.. liguei as 2 lampadas de 220v/40W em série.. na linha do primeiro capacitor depois do stand-by pra poupar a potencia dos resistores.. dai pimba! o trem foi direto pra 256Vdc.. caiu muito bixo.. será que com as valvulas vão cair tanto assim? outra.. nao to gostando das margens desses resistores, usei 2 de carvao e um de filme(azulzinho né) será que se eu por de fio eles vao respeitar melhor a queda?
eu monto ou não monto de uma vez esse treco??

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


pedrone eu vimos que a corrente que eu tava tirando com as lampadas tavam alta demais e puxando demais..mas diz ele que ta beleza posso montar que a tensao ki cair é só ajustar a bias da el84.. porem me falaram ki catodicamente o resistor é automatico.. pra 241Vdc(a voltagem de placa no esquema do HO) o resistor do catodo está como 220ohms...
alguem poderia me esclarecer? abraços! to com essa tabela aqui tbm..
http://img451.imageshack.us/img451/5700/biaschartel840ia.jpg
acho eu.. que com as valvulas a voltagem ficará por volta de 270Vdc.. mas to sendo muito otimista..

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


Desculpa a pergunta sem muito a ver com o andamento do tópico mas queria aproveitar que estao no assunto HO, falando de trafos. Eu quero montar um pedal-pré baseado no pré dele. Minha dúvida é se eu vou conseguir um trafo com um tamanho suficiente pra botar dentro de uma lata de pedal (no estilo do V-twin, Dr drive). Qual a corrente que o trafo tem que suportar?? Pretendo mandar enrolar, por isso preciso dos valores do trafo e só falta a corrente. Eu queria algo justo pra deixar o trafo um pouco menor.

Outra coisa: algum de voces poderiam me explicar o que vem a ser o choke e qual a sua função? Pelo que vi parece ser uma bobina apenas...

Um abraço
Silvio

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


silvio_rp
claro.. só pras valvulas de pré as correntes são baixas.. o trafo tbm nao tem ki ter muita potencia..

o choke é um indutor grande..

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Mas voce sabe quanto eu vou precisar?

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


silvio_rp
de filamentos um pouco mais do que 600mA dependeno de como for usar.. se for usar elas em serie a corrente de cada um cai pra 150mA só ki somente dá pra usar em 12V nos filamentos.. já na placa nao sei lhe afirmar mas eh algo entre 9mA.. pega o datasheet e dá uma olhada.. abraços!

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


silvio_rp
este aki é o cara q vai te fazer o trabalho!! bom e barato.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-43799966-_JM

é o helcio da valvstate

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
se eu errei no B+ eu acertei nos filamentos viu.. com todas as valvulas tao dando 6.3v cravadinho e sem oscilar.. ahhh se eu tivesse uma bobinadera.. to gostando desse trem de montar trafos..

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
andaram construindo bobinadeira por ai, nao lembro se foi aqui ou no valvulados.

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


andaram construindo bobinadeira por ai, nao lembro se foi aqui ou no valvulados.

com furradeira e velocimetro de carro se naum me engano hehe

kelson
parabens bixo
boa sorte pra ti!!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


up!

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Parabéns, garotinho!Se estiver com dúvidas quanto ao resistor de catodo, pega um pot de fio de 470ohms, põe no lugar e regula pra corrente que vc quer, com a voltagem que vai dar no +B.Depois mede o bicho e substitui por um resistor de fio com um valor mais próximo.

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
oldmonkey
Eu usava o torno para madeira do velho, para bobinar, com um totalizador mecânico acionado pela roda do torno.Vai rapidinho!Um abraço!

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


um torno deve dar numa boa. eu usava uma maquina de moer carne pequena americana que tenho, tirei a frente dela e adaptei um extensor no eixo. meio improvisado mas rodava devagar com um acelerador de maquina de costura singer (a base de triac). so que tinha que ir contando as espiras. como era de vez em quando que tinha que enrolar um trafo me quebrou muito o galho.

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


mas onde diabos eu vou achar um pot de fio??

eu já pensei em algumas manivelas mecanicas.. no braço mesmo e com contador.. mas ki davam 2 voltas.. 4 voltas em uma girada só..
vlw a todos! =) vamos ver como eu faço com o bias.. to fazendo a fiaçao interna ainda.

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
Valeu. Com certeza ele ja deve estar acostumado com trafos pro hi-octane, visto que varias pessoas ja montaram.

Um abraço! Valeu ae galera!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


só pra ilustrar, meu foot.. haoehoe só ki tah muito alto vou cortar um pouco..
http://img64.imageshack.us/img64/1356/foot26vl.jpg
http://img224.imageshack.us/img224/6578/foot37tb.jpg
http://img281.imageshack.us/img281/1160/foot1hk.jpg

bem.. quanto ao resistor de bias.. por via das duvidas vou colocar 1mega como manda o datasheet.. ou um trimpot.. e ir diminuindo até o ponto ideal.. oq axam? só pra garantir de nao fritar a coitada.
abraços!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


upa!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um trafo de força (HO-AX84)