Construindo um trafo de força (HO-AX84)

Autor Mensagem
kelson
Veterano
# jul/06 · Editado por: kelson
· votar


ai gente.. outra! agora com vidiuuuu \o/
abraços!
http://www.youtube.com/view_play_list?p=6A8A400CC959C569

*editei e colokei o arquivo final em pdf com os trafos que usei e as voltagens: http://www.yousendit.com/transfer.php?action=download&ufid=8EB7C69729E 9F2D5

obrigado a todos!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Parabens!Ficou muito bom!

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Bacana cara!! Gostei muito do som!! Grava algo mais comprido mostrando a gama de sons que da pra encontrar só girando os ganhos tanto no modo HO como P1 !! Abraço!!

silvio_rp
Veterano
# jul/06 · Editado por: silvio_rp
· votar


Certo, baixei o pdf. Nao entendi aquele jack la embaixo onde está ligada a chave pra trocar de HO para P1. Os LDR ficaram bons? Vc acha que vale a pena fazer todas essas modificações e montar com LDRs no caso de montar em forma de pedal o pré amp?

EDIT: Encomendei o trafo numa oficina com um senhor que enrola trafos a vida toda (ja comprei alguns com ele) e ele vai me cobrar 25 conto. É mole? Vamos ver como vai ficar.

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
cara o gosto por isso é muito particular pq só com o primeiro estagio cai muito o volume final.. vc pode controlar isso pelo pot de ganho dos 2 e ter um clean bacana.. mas como vou usar o amp em casa e talvez pequenos showz.. vai servir bastante pra mim.. a chave troca o terra dos leds pra ativar 2 de cada vez.. e o jack é pra conectar o foot.

o trafo parece ser bacana! manda ficha! =)

as fotos agora ao longo do processo, ta meio bagunçado mas foi por causa da pressa =) vlw
http://ax84kel.myphotoalbum.com

conehc
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Ouvi o som, gostei... vi as fotos, tbm gostei...

mas fala ai, quanto vc gastou pra montar ele todo? quantos watts ele despeja na saida? a quantos ohms?

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


conehc
o trafo de saida eu construi pra apenas 8ohms, já que iria fazer um combinho 1x10".. teoricamente ele entrega 6W de potencia.. que com o ganho alto.. a potencia é absurda.. eu nao fiz as contas ainda pra saber quanto gastei no total.. pq os detalhes é que matam.. mas eu montei com uns 350 reais.. isso pq eu tinha já várias coisas em mãos.. como as chapas pra montar os trafos e tudo mais..

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


mas eu montei com uns 350 reais..

em se tratando de economias, com este valor vc monta um ampli fender champ do helcio! mas sem falantes! somente o amplificador!

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
sim.. isso só foi a parte eletronica e por alto.. nao garanto ki seja esse valor.. porem o champ vao bem menos componentes que o HO e uma valvula a menos, e o dele a retificação é por diodo de silicio... e montar amp valvulado nunca é algo economico.. nem montar os proprios trafos.. isso eu deixo bem claro.. foi uma opção minha, vontade.. e fico feliz por ter conseguido =)

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
e montar amp valvulado nunca é algo economico.. nem montar os proprios trafos.. isso eu deixo bem claro.. foi uma opção minha, vontade.. e fico feliz por ter conseguido =)

concerteza! esta q é a moral!
se eu tivesse mais conhecimento e tempo tbm me aventuraria a montar uns trafos, mesmo isso me custando mais caro doq comprar!
pelo simples fato de aprender!
sobre a valvula a menos nem seria tanta economia pois valvula e soquete uns 35$ vc compra! mas vc fez a retificaçao do seu por diodo tbm certo?
ficou bem feitinho seu ampli, antes eu estava olhando as fotos! parabens bixo!! vc é um dos unicos aki a montar um ampli e construir seus trafos hehe!;)

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
eu fiz sim.. com retificação a estado solido.. a questao é que.. haoeohaeoh a gente já kebrou um pau com isso..
não acho justo o cara vender o projeto da parada e tacar 1 real de diodo de silicio cada.. sendo ki tu compra ele na eskina por 5 centavos.. ele acaba vendeno mais nome.. "champp champp" sacou? não tenho nada contra o cara.. é só uma opinião minha entende.. e o kit do champ tá a 400 pau com 15% de desconto! mas acho o trabalho dele em si muito bom.. não é atoa ki tu já fez propaganda dele 2 vezes nesse topic =) hahaha e assim ki puder encomendo uns trafos dele.. talvez o de saida do meu proximo amp.. o de força to ja com as chapas em mãos e vou enrolar =)

eu axo ki sou o unico ki montou um HO e fez isso O.o
não me gabo tbm.. mas ki eu fikei feliz pra caralho eu fikei.. oehaeaoh sem contar.. ki o outro jeito era bem mais facil.. comprar coisas prontas.. a unica garantia é que vai funcionar aohehoeAHOEHAOEOH
o meu tem um gostinho de "eu, por mim, fui eu" muito maior =)
abraços

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


pois é no site ta 400 mas no ML ate a pouco ele tava vendendo por 350, o bom q vc ganha toda acessoria pra montagem!
sempre indico o helcio pois ele é tri gente fina, vc manda um email ele responde de pronto! e os trafos dele sao os mais baratos q tem por ai!
sobre montar o HO e os trfos, tem um outro guri ai de SP q fez isso um nome meio arabe q naum me lembro agora!

comprar coisas prontas.. a unica garantia é que vai funcionar aohehoeAHOEHAOEOH
o meu tem um gostinho de "eu, por mim, fui eu" muito maior =)


concordo 100%
hehe

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
o baruck? bruno?

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


este mesmo tal de baruck ou algo assim
mas o bixo se estressou com os valvulados e sumiu daqui hehe

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
ele ajuda o povo no handmades... eu tbm escrevo por lá.. eu tenho o msn dele tbm.. me ajudou um pouco com os trafos.. =)

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


Opa galera. Se voces estiverem conseguindo entrar no handmades poderiam pedir para solucionarem o problema dos usuários novos?? O registro esta com problema e nao da pra entrar no forum. Eu ja me cadastrei umas 5 vezes e nada de conseguir entrar..

marcelogatinho
Nao achei os trafos dele baratos nao. Mandei enrolar o trafo de força na minha cidade numa oficina de bairro e tal e o cara me cobrou 25 pilas enquanto o helcio queria 80. Pra mim eh uma puta diferença.

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
a um topico passado em que eu argumentei com o Helcio que eu tambem não achava os trafos dele baratos não. o assunto na época foi a respeito de trafos de saida. ele argumentou "n" razões que o dele era melhor. eu enrolei numa oficina em BH muito mais barato.

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


sem duvida deve ter lugares mais em conta!
mas me referi aos q tem revenda conhecida na internet!
alem doq os trafos dele sao de confiança!

silvio_rp
poste os resultados ai depois, é um preço intereçante .....

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey
eu tbm axo.. e concordo plenamente..
e volto na parte que a maioria é estetica e merchandise.. colocam muita magia no negocio pra vender isso me deixa meio puto..

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
marcelogatinho
silvio_rp
Sabe o que eu fazia na época de moleque?"Filava" um trafo daqueles de geladeira(110/220), abria as canecas, desmontava, e enrolava os secundários novos, pois o primário já ta pronto e sempre tinha folga no entreferro.Assaltem a casa da Vó, do Tio, deve ter algum trafo velho por lá!Um abraço!

kelson
Veterano
# jul/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
entao carla os 2 trafos ki eu roubei e montei os trafos do HO oheaehoa axo ki eram de geladera bixo.. no primario só tinham 2 fios.. e no secundario uns 5.. 2 grossos com revestimento de pano ki davam uns 48v e os mais finos com fios normais dando uns 10,9 e 8... =) haeoeha
e tavam marcados nos mesmos "trancham" mas o numero de serie tava apagado.. tsc, eram identicos..

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
entao carla os 2 trafos ki eu roubei e montei os trafos do HO oheaehoa axo ki eram de geladera bixo..

tua mae vai te mata!!! vai estraga a comida q tava na geladeira agora rsrsrs
pega e foge ...... hehehe

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
tavam na casa do meu avó.. eu os surrupiei literalmente.. o outro eu axei em um baú onde tbm encontrei um capacitor britanico 47uF 450VDC.. um soquete de 4 pinos.. tipo 300B, uma valvula osciladora de radio, dezenas de trasistores de germanio, e algumas outras coisas interessantes, pena ki antes eu nao ligava pra isso.. ele deu os antigos rádios pro ferro velho.. há uns 4 anos atras..

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
cara uma das coisas ki eu tava lendo sobre o starground, no site da aiken fala lá que nao se deve usar a carcaça dos pots como ponto de terra e que ele nao manda um terminal dos falantes pro terra tbm nao! o.O
como ki funciona isso? e se for.. no trafo, qual fio eu sei que vai pro terra e qual ki nao vai? o meu só tem um tap de 8ohms, to mandando o inicio dele pro terra e o final pro + do falante.. abraços!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Realmente não se usa a carcaça de pot como ponto de terra, mas deve-se aterrá-las.Quanto ao fio do trafo, solde o terra e o fio que vai para o terra na carcaça(terra) do jack.É isso.Um abraço!

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
meus jacks são isolados do chassis, dai eu liguei o fio do terra do jack junto ao ponto de terra do chassis..

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Ok, tá bom!

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


cara, tem diferença tonal entre caps eletroliticos e nao eletrolíticos no catodo? no primeiro estagio eu tava usando um cap nao eletrolitico de 1uF, dai takei um eletrolitico de 22uF, gostei do som, mas nao gostei do ruido.. outra coisa.. no primeiro estagio ta com um humm alto.. já no segundo que é high gain o ruido é mais de rizzzz.. tem como sanar isso? ou é somente na disposição mais elaborada dos fios?

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Diferença tonal entre tipos de mesma capacidade, não.Porém vc aumentou a capacidade colocando o eletrolítico, isso faz com que vc aumente o ganho e modifique a banda passante, fazendo com que o estágio amplifique mais e freqüências mais baixas( olha o Humm).Rizzz geralmente é falta de terra ou loop de terra sendo formado, humm é indução dos 60 HZ da rede ou ainda falta de filtragem correta na fonte.Um abraço!

kelson
Veterano
# jul/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
na verdade o hum já tinha no primeiro estagio, nao foi pela mudança de cap.. e sim é de 60hz.. clarissimo.. todos os pontos estao aterrados com apenas um sentido, o ponto ground no chassis.. todos os cabos blindados vao para esse mesmo ponto.. quando eu passava algun deles pela barra dos pots o ruido era menor.. de rizz e do humm.. essa barra dos pots vai para o chassis em outro ponto.. só ela vai para esse ponto..
meu amp tem um pulo do segundo estagio sendo chaveado por ldr, onde eu tbm mudo os valores dos capacitores, quando tah só o primeiro estagio ficam um resistor de 1k7(1k em paralelo com o fixo 2k7) com esse cap de 22uF, quando estão os 2 estagios juntos, o primeiro estagio fica com um cap de 680nF e um resistor de 2k7.. só isso..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um trafo de força (HO-AX84)