Trafo de força c\ Muita tensão no secundario

Autor Mensagem
JudasTristes
Membro Novato
# mai/14


Olá povo, quero começar a montar um novo amplificador pra mim, tenho tudo na mão, mas meu trasformador tem muita tensão no secundario, eu quero montar um outro JCM ou quem sabe outro modelo marshall, preciso reduzir essa tensão mais ou menos uns 100v ou 80v, pra reduzir o HT de mais ou menos uns 500v pra 400v,assim não dá está muito alto, pq medindo o trafo fora ele dá 418V por tap... que droga :(

O meu choke é de 5H, a retificação vai ser feita com diodos, vou usar um power power normal desses bassman, marshall como preferir chamar.. EL34 220k-220k, 1K5W nas grades, o trafo de saída mandei enrrolar e já calculei a impedancia dá certinho pra montar 50W com duas EL34 usando alto falante de 16ohms vou ficar com uns 4K no primario, não deve dar certo os 50W mas tá ótimo.

O transformador o de força não mandei enrolar porque eu já tenho e agora já gastei tudo com as peças, to quebrado, enfim o que fazer pra reduzir essa bagaça?? tenho resistores de 100ohms de 10W , posso colocar eles depois da retificação? to confuso como devo fazer essa modificação na fonte.

tatus
Veterano
# mai/14
· votar


As EL34 trabalham tranquilamente com essa tensão e impedância. Alias, acho que consegue um bom power com esse conjunto.
Porque reduzir? É só não exceder a dissipação máxima recomendada.
Para reduzir a tensão do pré basta aumentar o valos dos resistores na fonte.
Se de qualquer maneira quiser reduzir a tensão pode usar diodos zener, são baratos e eficientes.

JudasTristes
Membro Novato
# mai/14
· votar


tatus

Vou tentar assim e essa tesão vai cair depois com a carga, nao vou escapar dos capacitores em série, pq 500v deve ser mt no limite. E já aproveitando a oportunidade, fiz um pré com uma 12AU7, e no datasheet da válvula diz que a dissipação de placa é de 2.75W, posso calcular a corrente de placapra ela dissipar 2W ou devo deixar com 1.8W ou menos?? Não conheço muito essas válvulas e quero que durem a mesma coisa que uma 12AX7 dura normalmente em amps de guitarra.

tatus
Veterano
# mai/14
· votar


Se preocupe em polarizar a válvula para ela trabalhar numa área menos ou mais linear, de acordo com sua necessidade.
Depois, levando em consideração o sinal de entrada, calcule a dissipação.

Ramsay
Veterano
# mai/14
· votar


JudasTristes

A coisa não é tão simples assim.

Se vc ligar esse secundário de 500V num circuito de JCM800, os capacitores eletroliticos de filtragem (todos eles) vão estufar e explodir.

Pra usar esse secundário de 500V você teria que usar capacitor(es) eletrolitico(s) de 400V ligados em série e ligar logo após os diodos retificadores um resistor de 2,2K (2200) ohms por 10W que propiciaria uma queda em torno de 110V, baixando a voltagem de alimentação das duas EL34 a níveis adequados.

tatus
Veterano
# mai/14
· votar


Ramsay,

Se ele ligar os capacitores em série (800V) não há necessidade de reduzir a tensão no power com esse resistor.
Qual o nível de alimentação adequado para as EL34?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Essa é uma característica dos Giannini antigos (70~80)...

Ramsay
Veterano
# mai/14
· votar


tatus

Sem esse resistor que é um redutor de voltagem, tanto as EL34 quanto o trafo de saída vão fumar, por excesso de voltagem.

tatus
Veterano
# mai/14 · Editado por: tatus
· votar


Ramsay,

Eu discordo, já cansei de ver amplificadores com tensões bem mais altas funcionando por mais de 30 anos sem fumar nada. As EL34 aguentam tensões bem mais altas do que esses míseros 580V. O trafo de saída provavelmente isola mais do que 2kv.
É só não exceder a dissipação máxima das válvulas de power que nada vai fumar.
Para calcular a dissipação levamos em conta também a corrente, e por isso, com base somente na tensão, não é possível afirmar que as EL34 e muito menos o trafo de saída, vão fumar.

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Se não cair quando tirar do stand by, coloque no AC dois resistores de 20R/ 15W, antes da retificação, isso vai aumentar o SAG e segurar o excesso de voltagem na fonte.Abs

Ramsay
Veterano
# mai/14
· votar


tatus

Não sei de onde vc tirou esses 2Kv de isolação.
Cada trafo de saída é feito pra trabalhar com uma certa faixa de voltagem, que no caso dos JCM800 são os 380V gerados pelo secundário do trafo de força.
Agora se vc botar uma rede elétrica de 120V a mais (500=380+120), é só ligar, e esperar uns minutinhos pela fumaça que vai brotar do trafo de saída.

A EL34 suporta até 800V na placa, mas, isso desde que esteja ligada a um trafo de saída feito pra suportar essa voltagem e que esteja com o bias devidamente ajustado, porque senão ela superaquece, racha o vidro e queima.

tatus
Veterano
# mai/14 · Editado por: tatus
· votar


Ramsay,

Trafos de saída não são feitos para trabalhar com certas voltagens em termos de isolação; é estabelecido uma faixa segura de trabalho bem abaixo da tensão de isolação, do mais, os transformadores de saída são feitos para trabalhar com relação de impedância e os fios de cobre dimensionados para tolerar determinada corrente. Se aumentar a tensão demais também e tentar puxar a mesma corrente fica complicado para o ferro aguentar, daí sobreaquece, mas não é o caso aqui, longe disso.
Qualquer trafo de saída feito especificamente para um valvulado desse porte tem ou deve ter isolação de no mínimo 2KV. Eu não conheço ninguém que venda um trafo de saída para JCM com menos de 2KV de isolação.
Quando aumentada a tensão, diminuí-se a corrente para não exceder a dissipação máxima das placas. Sendo assim, com menos corrente e com a isolação adequada, não existe isso de brotar fumaça.
Se o trafo for ruim(subdimensionado) acontece do jeitinho que você falou.
Qual modelo JCM que você ta falando? Um dos modelos mais copiados é o 2204 que trabalha com 480V á 500V na fonte.

macaco veio
Veterano
# mai/14
· votar


a ideia do pedrolake me parece a unica que pode baixar a tensao um pouquinho apesar de eu achar que sag em push pull com muita realimentacao negativa nao funciona bem, e ainda vai ficar gerando mais calor interno pelos 2 resistores de 15W (mesmo se usar de 30W vai ficar gerando o mesmo calor) e o que desgasta componentes eh calor. A queda vai ser pequena mas ja eh alguma coisa. 2k2 depois dos diodos sugeridos pelo Ramsay vai torrar os resistores (ta baixando no power 2k2 eh abaixar muito). Enquanto mais frankstein ficar o circuito eh pior. Pode deixar os 580v que trafo e valvulas vao aguentar (usando caps em serie), o ideal seria uma tensao mas baixa mas ficar baixando com resistores so vai piorar. Melhor checar a tensao de filamentos, se esse trafo tiver dando mais de 7v ai vai ser muito pior. Ai seria melhor mexer no trafo que nao eh muito dificil (tirar umas espiras). Nunca montei jcm2204 mas esses circuito push pull eh tudo igual.

tatus
Veterano
# mai/14
· votar


Um recurso válido para baixar a tensão nos filamentos e que eu uso muito nos gianninis antigos que aparecem por aqui é colocar dois diodos UF em paralelo e opostos, em cada tap se necessário. Cai para 6V e sem superaquecimento.

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Bem esse sistema de resistores no AC é o metodo que usamos na Matchless, Fender e Carvin.

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Você pode colocar em paralelo com o resistor um capacitor de 47nF/1KV, para segurar a varição de picos de deixar seu AC com menos interferências vindas da rede elétrica. Na Inglaterra amplificadores são obrigados por legislação a utilizarem este sistema, como 'isolador'.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


pedrolake

Mas isola só contra DC não?

Ramsay
Veterano
# mai/14
· votar


tatus

Cara, não me leva a mal, mas, consultei sites de diversos fabricantes de transformadores e nenhum deles fala de isolação de 2KV.
Vc tem algum documento ou site que comprove essa sua afirmação??
Se vc colocar 2KV num transformador de áudio, seja qual for, ele vai torrar ao invés de funcionar, simples assim...

macaco veio

A sugestão do Pedrolake não funciona porque a voltagem vai cair só uns poucos volts, além do que o autor do tópico quer utilizar esse trafo de força num clone do JCM800 que utiliza no máximo 480V nas placas das EL34.
Então, pra colocar mais 100V nas placas, só se for com um trafo de saída especialmente feito pra suportar essa tensão, porque senão ele abre o bico e pifa.

Eu sugeri o resistor de 2,2K após os diodos de retificação, porque como a corrente quiescente das duas EL34 num JCM800 é em torno de 50mA, a queda de voltagem seria de 100 a 110V, propiciando assim uma voltagem adequada para o trafo de saída e para as duas EL34 funcionarem a contento com esse trafo de força fornecendo 500V no secundário.

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


na verdade funciona sim, porque o resistor irá consumir mais corrente no circuito,e como P (VA) =V * I ( Volt Ampere).

Baseado nas leis de Tesla, Kurchl (não sei se escreve assim) do eletromagnético e conversão de energia., a potencia empregada pelo transformador será sempre a mesma mas com a inversão das curvas de corrente e voltagem. Quando a voltagem está alta a de corrente está em baixa, quando há algum agente inversor, no caso o resistor de 10R/20R por 15/20W, a curva de voltagem irá cair para converter em corrente.

Ramsay
Veterano
# mai/14
· votar


pedrolake

Com resistores de 20 ohms vai cair uns poucos volts que é bem longe dos 100V que precisaria cair para se utilizar esse trafo de força num clone do JCM800.
Essas leis que vc citou não se aplicam nesse caso.
A única lei que vale é a que vc não citou, no caso, a lei de Ohm.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


pedrolake
Ramsay
Ismah
tatus
macaco veio
Judas Tristes

Tenho um problma parecido, tenho trafos assim.. são trafos de amplificadores antigos

são trafos de power com varios taps no primario, 90v 110v 120v 200v 220v, 240v, 140v se usar com alto HT então baixta tensão de filamento.

Não seria melhor usar um tap que de um HT menor mesmo que o filamento seja de 5.8v por exemplo?

Um exemplo aqui, se ligo em uma determinada ligação no primario, consigo 390v por tap mas 5.8v nos filamentos, que devem cair um pouco com o consumo deve cair pra algo tipo 5.6v.. e ai rola usar assim, alguns dizem que sim outros dizem que não?, esses dias eu li em um datasheet que podia ser ligado 20% a mais ou a menos, mas vai saber, deixo essa pros especialistas com certeza vão ajudar mais do que eu.

Judas Tristes

Pelo que voce falou olha se seu trafo não tem essa ligações de 240v 140v no primario, alguns amps antigos tinha seletores de tensão que ao girar mudava a seleção do tap primario, esse seu trafo deve ter sido de algum amplificador antigo com retificadora, olha ve se não tem dois taps pra retificadora, se fosse assim tb acho que já baixaria pra pra algo de 50v a menos..

mas cuidado com esses trafos com enrrolamentos pra retificadora, pq alguns são pra GZ34 e outros pra 5U4 ai se vc ligar uma 5U4 de 3A em um enrrolamento de 1.9A da GZ34 já viu né.

macaco veio
Veterano
# mai/14
· votar


tudo bem, o raciocinio esta correto, mas voce nao acha que um resistor de 2k2 abaixando 100v de voltagem no circuito todo nao ira dissipar muito calor? Essa eh a minha questao, nao fiz nenhum calculo de quanta dissipacao ira acontecer, se for pouca tudo bem. Nos meus anos de eletronica este tipo de reducao de voltagem eh o que mais gera desgaste de componentes internos por exesso de calor. Nao vejo problema no trafo de saida, nem nas placas das valvulas e nem no pre esses 100v a mais, ja vi muito ampli funcionar com essas tensoes altas (eu peguei a passagem de quando o Brasil era 110 e passou a ser 127v), o problema eh a grade das el34 que provalvelmente vao acender e vao durar pouco, talvez se botar os 2k2 ali. O ideal eh mexer no trafo de forca que eh bem simples pois o primario eh por cima, qualquer enrolador meia boca eh capaz de modificar, alem de ficar uma coisa muito mais segura. essa eh minha opiniao, mas essas coisas eh so testando pra ver.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


macaco veio

E no meu caso desses 390v -0v 390v no HT e 5.8v de filamentos?

rola tranquilo?

No caso do JudasTristes, se ele usar resistores de 100ohms de 10W, esses de fio com ceramica, esses tem aos montes por ai nas eletronicas antigas não rola?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Vai da válvula não?!

PS onde consigo esses datasheets que vcs falam?

tatus
Veterano
# mai/14 · Editado por: tatus
· votar


Ramsay,

Te levar a mal por que?
Todo mundo aprende coisas o tempo todo.
Um dia você vai aprender o que é um transformador, porque a isolação é feita, vai aprender que as EL34 não fumam com quem sabe o que esta fazendo e talvez descobrir o nível de alimentação adequado para as EL34(?).

consultei sites de diversos fabricantes de transformadores e nenhum deles fala de isolação de 2KV.

Procura direito! (eu encontrei na primeira página da primeira busca que fiz no google) Tenho até diversos livros e documentos sobre transformadores lá em casa mas o google foi mais rápido.

Vc tem algum documento ou site que comprove essa sua afirmação??

O google tem:

Serve a Hammond?
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved =0CFcQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.mouser.com%2Fcatalog%2Fcatalogusd%2F64 5%2F2715.pdf&ei=DlSJU7GWBrDnsASG34HoAg&usg=AFQjCNGQZxjdquhRHO-La22NCpw DnB75Lg&sig2=6jbk5oacRnR0OEKkR_4zBQ&bvm=bv.67720277,d.cWc&cad=rja

E a Lundahl Transformers?
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved =0CE0QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.lundahl.se%2Fpdf%2F1664.pdf&ei=DlSJU7G WBrDnsASG34HoAg&usg=AFQjCNFyHXLZAvWMDEgEWTadHBQINmnRrw&sig2=VQ1SM0s72l ruJ28AN4A7WQ&bvm=bv.67720277,d.cWc&cad=rja

Ramsay
Veterano
# mai/14
· votar


macaco veio
No caso a dissipação seria de pouco mais de 5W e por isso recomendei um resistor de 2,2k por 10W.

Hendrix Gallagher Straits
390v-0v-390v tá tranquilo porque 5V de diferença por enrolamento não é tão relevante.

tatus
Ah, agora você documentou, e agora eu entendi.
Esse isolamento de 2Kv é entre o enrolamento do primário e o enrolamento do secundário do trafo e não tem nada a ver com as voltagens de trabalho que o trafo suporta.
Mas, de toda forma, te agradeço por postar os links esclarecedores.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Aposto meu pescoço que o OT do Judas não é nenhum trafos desses, e acredito que o que o Ramsay falou foi levando isso em conta, se o trafo de força do cara já não é o bixo duvido que o OT dele é um Hammond desses.

Não é todo mundo que puxa o American Express da carteira com limite gordo e manda vir trafos de fora do brasil, o mundo real que a maioria vive aqui no brasil é um pouco diferente disso.

Sobre os os 5.8V é do filamento.. será que mesmo com a queda ele aguenta bem? pq com consumo de todos deve cair alga coisinha, e de 5.6v pra 6.3v já é uma diferença não?

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Mandar fazer é a opção...

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Ismah

Coisa boa tá dificil.. vejo muito reclamação, só conheço um cara que sabe calcular e mesmo assim nunca fica 100%... um monte de gente reclama.

os datasheet depnde cara, pq se vc pegar um datasheet de 1957 pra valvula 12ax7 vai dizer que ela suporta "X horas" em determinado circuito e se vc pegar uma valvula nova hj e fizer a mesma coisa, duvido muito que dure a mesma coisa, tem que achar o datasheet da mesma valvula que ta usando, drtube.com tem bastante.

Ismah
Veterano
# mai/14 · Editado por: Ismah
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Tens que considerar calibre/bitola do fio, pureza, e tal... Um trafo enrolado mecanicamente com tensão constante no fio, não é o mesmo que um enrolado a mão, e sem nenhum cuidado...

Tem um lugar em Bento Gonçalves/RS onde o cara faz um trampo afu... Ele faz o que meu luthier usa em seus amps...

EDIT:

Entendi bem pouco os datasheets, mas com o tempo passo a entender.

Mas veio uma pergunta... O meu luthier tem 6L6 metálicas (usadas em aviões, na radio transmissão)... Isso alteraria muito do timbre?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trafo de força c\ Muita tensão no secundario