Construindo um trafo de força (HO-AX84)

Autor Mensagem
oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


um pot de fio é realmente dificil de achar e caro, a minha sugestao que use um pot comum mesmo mas de 470 omhs pois maior resistencia ele vai esturricar mais rapido. vai ter que medir muito rapido antes que comece a esfumaçar. ja vi tanta peça esturricar que naõ me lembro se ja passei por situação especifica parecida.

guitarRox_fpl
Veterano
# jun/06
· votar


E ai kelson, td bem?
Então to lendo seu topico desde a semana passada antes de vc montar o trafo e ele tem me inspirado a começar um hi octane tb... :)
Primeiramente eu estava pensando em algo mais potente (um mesa dual retifier oO distorção fuderosa) mas vi q esse seria demais pra mim ($$) então resolvi monta esse hi octane msm...

bom pelo projeto e pelos sons q escutei, ele parece ter um bom ganho mais acho q dexa um poco a desejar na potencia mais agora isso vai ser o de menos pq eu quero ele mais com experiencia msm ...

e tb pretendo montar o trafo de força e o de saida pra baratear mais ainda
hehe...
e pelo visto o seu trafo de força ja deu certo ou pelo menos muito proximo do esperado, então vo usa as memas medidas q vc usou ;].
o de saida pod ser usado como o Fernando Bello topico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/83783/ , mas msm assim eu pretendo fazer os calculos e montar um entrelaçando os enrolamentos pra ve se da alguma diferença...
alias vc vai monta o de saida tb?

ah eh estava me esquescendo
como vc monto o switching desse amp? vc poderia disponibilizar o esquema do pre dele?

acho q por enqto eh isso msm..
obirgado por td...
abraco... e ateh ++..

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


guitarRox_fpl
montar os trafos de saida nao é garantia de baratear.. pois terá que comprar vários materiais para a confecção dos mesmos.. eu li algumas coisas e tinha alguns trafos parados aki q realmente nao teriam uso e aproveitei as chapas dos mesmos.. se você tiver msn (kelsonbueno ¨ hotmail.com.br) vamos conversar.. pq as medidas apresentadas nesse topic nao estao certas e acabam nao sendo muito viáveis.. é melhor calcular denovo e fazer algo mais específico eu acabei indo fazendo por erro e acerto..
eu montei o de saida tbm.. com os calculos do sergio trindade do valvulados.. tem até pdf com passo-a-passo é muito bacana..
cara to usando uma ideia que tem na AX84.. um gif pulando um estagio e trocando uns valores nos catodos.. vou fazer usando umas ldr.. nao ta pronto ainda mas to encaminhando..
qualquer coisa a gente se fala.. abraços!

oldmonkey
e akeles trimpots grandes? de maior potencia?

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


eles ainda são menores que um pot, mas se queimar queimou, são baratos, eu to dando a idéia mas não tenho a minima ideia de velocidade com que eles vão se aquecer, e ainda ao se aquecerem geralmente resistores mundam um pouco o proprio valor, mas eu tentaria, qualquer coisa desliga rapido o ampli.

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
acho que vou tacar o resitor lá.. comprar alguns valores e tacar o maior e ir diminuindo.. vou olhando a conta tbm.. e fazendo os calculos.. mas antes disso tudo eu tenho ki ver quanto de b+ vai cair.. supondo uma queda de 10v.. eu vou colocar um resistor pra 70% de dissipação só pra ter ideia mais ou menos de quanto vai dar.. ou fazer isso que tá num pdf da AX84 no projeto do P1..
http://img150.imageshack.us/img150/5086/variablebiasel841zo.jpg
oque me dizem?

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


ue, ta facil o VR7 ai é de 2W, um pot comum é meio watt, bota assim mesmo. o valor achado na formula deve ser o que vai ser ajustado ao girar o pot. se tudo tiver nos conformes ao girar o pot o valor vai diminuir esquentando menos.

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
pot comum ki vc diz é o de 16mm? ou o de 24mm?

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


ah ta! é que agora ta vindo tudo desse pequeno. o de 24 mm é esse maior, bom não sei acho que o maior a trilha interna é mais larga, agora se me pegou, ja abri tanto pot e nunca comparei.

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
eu tenho um RCA de 100ohms, um de 47K, e alguns de 100K desse maior.. e a trilha deles são mais largas ki as normais mesmo.. mas nao sei se isso é garantia de potencia oaehoea pelo menos dissipa mais neh..
vou dá uma fuçada eu juro ki eu vih um pot de fio aki em casa em algum lugar.. eu posso tbm usar pot´s duplos(triplos) ligando-os dum jeito ki fiquem perto de 1k.. assim a potencia será distribuida neh..

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


é nao vai servir.. o pot de fio ki tenho aki eh de 5W duplo só ki de 30ohms.. era um de um eq motoradio de carro dakeles de selecionar lado direito ou lado eskerdo.. dai a resistencia dele é toda maluca.. mas cada um é de 30ohms só..

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Sera que rola de voce montar pra mim um trafo de força pra montar o pré do HO? Com as mesmas especificações do seu mas para aguentar 40mA ?

O que vc acha? Se a resposta for sim, quanto vc acha que custaria pra mim isso?

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


silvio_rp
nao vai rolar cara.. nao tenho como conseguir as chapas.. se tivesse em mãos até montava pra ti.. mas por aqui nao acho pra comprar..

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


que chapas??
o nucleo e tal?

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


silvio_rp
sim cara..
(up!)

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


Tem um cara que enrola trafos na minha cidade. Ja comprei alguns com ele mas pra outros usos sem ser em equipamentos de audio. Se eu passar as tensões que eu quero na saída, a tensão de entrada e a corrente que o trafo tem que aguentar ele enrola?
Eu sei que ele entende legal de transformadores.

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
oldmonkey
Kelson, nas lojas tem resistor de fio, de 10W com terminal ajustável, em que vc afrouxa o parafuso, corre o cursor e depois aperta, frenando na resistência que vc quer.Um de 470 Ohms ou 1Kohms deve bastar.Talvez vc consiga com um técnico antigão ou em um rádio velho valvulado.Um abraço!

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
vou ver se axo pra comprar.. se nao axar vou comprar alguns resistores e ir testandos os mesmos vendo os calculos..
rodei algumas eletronicas que juntam sucata e nada de axar.. os velhinhos até assustam na hora ki perguntam..
agora ki vih tbm.. ta faltando 2 caps de 470pF.. um do tonestack outro do divisor antes do segundo estagio... ô saco!
vlw

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


pra ilustrar olha a coitada ai quentinha..
http://img377.imageshack.us/img377/5884/dsc01855el84fil22ky.jpg
o trafo de força
http://img149.imageshack.us/img149/8348/trafo3pn.jpg

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Tá bonito!!!Se não tiver os caps de 470pF, põe 2 de 1nF em série(1K), a conta dá 500pF.Com a voltagem que vc tem, ponha 180 ohms no catodo, vai dar certo(considerando que a impedância do trafo de saída seja 5 Kohms).Um abraço!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
são sim de 5200 ohms(aproximado) como manda o figurino.. trafinho proprio pra EL84.. feito por minhas maos! hahaha vou tirar foto dele amanha e ponho aki.. tiro foto por dentro tbm...

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


finalmente terminei a soldagem dos fios arrumei internamente e talz.. agora a pouco amanha eu ligo e vamos ver oq fazer com a bias!! vou dar uma aspirada e talz.. limpeza na bancada.. por hoje é só.. to kebrado!!!!
abraços a todos esperem mais noticias!

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


bem agora preciso mesmo da ajuda de vcs..
o amp funcionou belezinha belezinha.. a voltagem.. com resistor de catodo em 220ohms, deu 7.5v igual no esquema e a voltagem do plate ficou a 258v ~ 260V.. funcionamento perfeito.. filamentos a 6.3 cravados.. daii.. o problema agora é seguinte..
considerando que o trafo de saida foi eu que montei e to com medo do gap estar muito grande, qual o problema que um gap grande pode ocasionar?? outra coisa com o volume no maximo e o pre no minimo fica silencioso.. entao constato que o problema é no pré.. já que quando aumento o ganho 1 e o um pouco só do 2 funciona blz.. já o ganho 2.. quando o aumento vai gerando um ruido.. e vai oscilandoo dependeno do volume final e do tanto de ganho ki insiro.. isso com ou sem o instrumento.... tah dando o hum no primeiro estagio mas axo ki já sei oq é.. é um fio dos filamentos ki passa por ali mas já já vou tirá-lo de lá perto do input.. nada ah veh passar ali aehoeoah
conversando com o cacildo ele me falou q pode ser oscilação do trafo de saida dos fios da grade das valvulas de pré que estão perto e o trafo ki ta perto do input realmente estao perto sin.. ele falou ki se o fio da grade das valvulas nao for blindado vai gerar sim oscilação.. eu ia fazer um pré output pra testar a saida do pré.. oq sugerem???
acabou ficando com as voltagens muito perto do esquema, to de bobera
abraços!

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


usei fios blindados na grade aterrando um lado deles na barra central dos pots.. ki vai pro terra central do circuito..
o ruido parece ser feedback, vou inverter o primario do trafo de saida pra ver se isso é resolvido.. abraços!

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
eu acho que é isso ai, ta dando oscilação por realimentação positiva invéz de negativa.

kelson
Veterano
# jun/06 · Editado por: kelson
· votar


em volumes baixo o som fica perfeito.. distorçao e tudo mais.. eu to com uma chave pra pular o segundo estagio e o primeiro estagio ta crunchando bem.. vou ver se mudo alguns componentes pra deixar ele mais clean.. abraços! amanha eu troco so fios e faço o teste.. pra ver se é só isso mesmo.
as fotos nao estao das melhores mas só pra ilustrar
http://img322.imageshack.us/img322/1831/dsc01830decima5cg.jpg
http://img322.imageshack.us/img322/3913/trafo9vj.jpg

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
Se o gap do trafo de saida(considerando que vc colocou todas as chapas E de um lado e as I separadas) for muito grande, aumenta muito a corrente do primário.Cuidado!Diminue a resistencia de catodo que deve estar dando muito ganho ao estágio final.Inverter os terminais do trafo é uma boa para eliminar as oscilações, a não ser que elas estejam sendo criadas por acoplamentos indutivos/capacitivos.Um abraço!

kelson
Veterano
# jul/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
eu vih ki ta distorcendo facil mesmo..
o primeiro estagio quando eu xaveio, coloca um resistor de 1k em paralelo com o de 2k7.. ficando por volta de 1k7.. no p1 o resistor pra clean é 1k5.. segundo a teoria "Saturation occurs when the grid voltage is 0V."
vou verificar denovo gap.. que é de 0,125mm..
o trafo de saida foi projetado para 90mA... que era pra ser usado com 6l6 ou com el84.. mas acabei fazendo o enrolamento pra 5200ohms mesmo apenas pra uso com a el84..
outra coisa quanto aos fios dos falantes.. como eu sei qual é o positivo e qual é o negativo?
abraços! vlw cara

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


bem.. inverti e parou!
a unica coisa ki nao aturo é meu pai tocando "xalana" nele.. ¬¬
afff ta meio agudo mas axo ki é o falante.. vlw a todos o hum ki axo ser é o da rede mesmo..

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


faça o famoso teste pratico! rsrs
ligue qualquer um da umas porada nas coradas se ao invez do cone ir pra fora ele entrar esta invertido.
boa sorte!

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
ligue qualquer um da umas porada nas coradas
???? que lingua é essa??
nao to falando no falante.. to falando no trafo.. assim como o primario é no xute ki vc descobre qual que vai pro b+ e qual ki vai pra valvula.. o de saida tbm nao tem entra e sai.. aehhoea eh no xute.. ou num ociloscopio =)
vai um som do modo p1 (1k7 e 1uF no cathodo) com um pulsar ligado.. esse rizzzzz é do microfone do pc..
http://www.sendspace.com/file/ngnd59

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um trafo de força (HO-AX84)