aterramento de guitarra

Autor Mensagem
k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho

Esta sim ... bem soldado ... esta bem firme !!!
Jah to mandando email pra vc carlos adolphs !!!
Mais ainda assim eu liguei veja na fotomarcelogatinho que te passei eh o mesmo fio que sai do jack !!!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
I agora ?!?!?!
O Jack tah certinho !!!
Mas agora oq faço ?!?!?!
Uma coisa estranha que vi ... quando ligo o positivo e o negativo no aluminio os caps naum funcionam mais o ruido SOME .... simplesmente SOME !!! tem alguma coisa haver ai ?!?!?!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


eu sei que isso funciona como se "desligasse a guitarra" mais nisso da pra ver que o problema e nela mesma ... pq simplesmente some geral ... distorção no talo e tudo SOME !!!!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


k.loureiro
Sim, vc curto-circuitou o sinal, aí tem de parar o ruido, mesmo.Tem um detalhe que estou em dúvida e nas fotos não dá pra ver bem, mas parece que o terra do cabo blindado que sai da placa da chave e vai pros captadores de meio e do braço, está com o terra solto,confere aí.

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


To indo la conferir ... aonde exatamente ?!?!?!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


vi la cara naum tem nenhum cabo solto ... !!!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


k.loureiro
São os dois fios pretos com um centro branco e malha por fora que estão soldados na placa da chave, as malhas de todos os fios que vão aos captadores devm ser ligadas no terra da carcaça do potenciômetro.

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

Tah td ligadinho ... os caps brancos na caixinha e os pretos no potenciometro ... a mesa coisa com o jack ... tah td ligadinho ... naum tem nenhum solto !!!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


k.loureiro
Bom, se estão todos ligados, só sobraram as conecções internas dos captadores.Fechando a guita e colocando pra funcionar, verifique se o ruido aparece em qualquer posição da chave de seleção de captadores.

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


k.loureiro
Outra coisa, só pra confirmar, vc abriu o suporte do jack de saída pra ver se os fios estão soldados corretamente no jack?

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


Abri sim ... tah la os dois pluguinhos soldados !!!
carlos adolphs

tah sim os dois fiosinhos sdoldados direitinho no jack e no potenciometro !!!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

Gastei 95 pila achando que era o cabo ... comprei um planet waves the circuit breaker a ultima graninha .... e ainda continuo !!! dai naum era por isso to loko agora pra arrumar alguim meio por aki ... pq jah naum sei mais !!!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


k.loureiro
Sim, não me referí a estarem soldados, eu digo é na posição correta, pois se o terra estiver invertido com o vivo, vc vai ter um ruido maior que o som, pois o vivo fica ligado em todo o pedaço de metal dela.É um erro comum de acontecer em soldagens de jack.

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


ai eu jah naum entendi ...

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


se estiver com duvida e não souber olhar o lado no jack, solde trocado as posições dos fios e experimente, quando ta trocado dá um ronco constante violento no som, distroque e escute qual fica com ruido menor.

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey
carlos adolphs
marcelogatinho

Acabei de descobrir que a pedaleira tah ajudando e muito na barulhera qwue tah saindo no amp ... pluguei a guitarra no amp sózinha ... um chiadinho baixinha mais de aterramento poem a mão para tira continua ... Depois disso fui mecher com a pedaleira ligada ... liguei a x-vamp no amp e deixei ela ligando soh ela ligada no amp sem cabo pra instrumento nem nada ligado pq ai podeira falar q o otro cabo tava no chão por isso fazia barulho ... naum simplesmente o pedaleira e amp ligados ... fazia um barulho por causa da dist ... oq faço agora ?!?!?!

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


bom eu na sua situaçao, faria o seguinte!
refaria toda instalaçao e com fios novos!
acesse a pagina a seguir q tem uns esquemas de ligaçoes
http://www.stellfner.com.br/ > engenharia > circuitos eletricos
ai seleciona ao lado o tipo de chave e captadores de sua guitarra!
boa sorte.

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


Cara levei minha guitarra num cara que manja de eletronica la em tatui ... levei a guitarra la e o amp no maximo naum deu um chiadinho ... nada nada nada !!!
Eh a minha x-vamp que tah chiando ... e agora oq posso fazer ?!?!?! chia bastante mesmo !!!!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


k.loureiro
Bom, eu não sou o cara indicado pra dizer o que fazer com pedaleiras digitais, só uso latinhas analógicas.Aí já não posso mais lhe ajudar.Sinto muito.

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


é chiado constante? ou é ruido? grave ou agudo? mesmo com o som Clean? encosta a mão na guita e para? desde o inicio ainda não entendi bem qual é o tipo do ruido. antes parecia ruido de captadores, depois parecia ruido de falta de terra e agora é um chiado!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


k.loureiro
Uma dica pra vc e todos que reclamam de ruídos.Ao abrir tópico, anexem uma amostra do som para que o pessoal possa analizar e ajudar.Perde-se muito tempo tentando adivinhar o ruido, que vc descreve como chiado e eu entendo como zumbido e o oldmonkey entende como Humm, o marcelogatinhofica preocupado achando que a blindagem não deu certo.Sem stress, a gente ajuda à todos.Forte abraço!

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
não, deixa como ta, senão acaba a graça! morri de rir.

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


se ele tivesse feito o teste simples q pedi ja teria visto isso!
disse: ao abaixar o volume da guita o ruido some!!?? ele disse q sim, mas agora vejo q o teste naum foi feito! teriamos ja visto q naum era na guita o problema rsrsrs
mas valeu bixo, bom vc ter achado a falha!
o importante é q vc vai resolver seu problema;)

k.loureiro
Veterano
# jul/06 · Editado por: k.loureiro
· votar


Eu vou ver s gravo o chiado pra vcs ouvirem ... Eu naum sei classificar esse barulho, chiado, gente eh tipo aquele barulho de radio naum sintonizado .... Eu fiz sim aquele teste que vc me falou de abaixar o volume, reduziu bastante o barulho mas ainda sim continuou fazendo barulho no amp ... Desculpa se atrapalhei vcs eh que sou novo ainda ... Eu queria agradecer desde jah a ajuda de vcs ... Segui TODAS as dicas que foram me passadas ... a do volume, a do fio invertido td td td !!! Queria agradecer em especial ao

marcelogatinho
carlos adolphs
oldmonkey

Meu problma ainda naum foi solucionado porque agora eh que estou perdido de vez ... tenho muitas duvidas e se vcs puderem continuar me ajudando iria agradecer muito ...

Vou postar todas as minhas perguntas sem respostas ateh agora ...

k.loureiro
Veterano
# jul/06 · Editado por: k.loureiro
· votar


1-Se a guitarra reduz um pouco o chiado quando encosto em alguma ferragem isso significa que meu aterramento esta bem feito ou esta com problemas ??? (vi num outro forum que issu era problema de aterramento ... se for como arrumar issu ???)

2-Blindando a guitarra isso iria parar mesmo com os ruidos de quando ela esta ligada ?!?!?! (Tambem vi um outro cara que tinha muito chiado blindou a guitarra e entaum ele podia colocar compressor e gain no maximo que ela fika "ketinha")

3-a pedaleira com o amp chia porque naum tem uma guitarra plugada ainda a mulher da loja me falou isso eu ai jah naum sei ... entaum se plugando reduz o "barulho" sera que blindando ela eu conseguiria resolver meus problemas !??!?!

4-Jah ouvi falar que blindar a pedaleira ajuda tambem isso eh verdade ??? Se for como faço ???

5-O cap da ponte era pra chiar mais doq todos ???

6-Onde eu arrumo essa folha de aluminio ou adesivo metalico pra comprar ???

7-Aquele silver tape (adesivo pra cola buraco no tennis rsrsrs) ele eh um adesivo metalico ???

Muito obrigado a todos vcs que estam ajudando !!!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


k.loureiro
1- Não própriamente, pode significar que sua rede, onde vc liga o ampli, não está com a tomada padrão de 3 pinos, sendo que assim vc não tem aterramento ao ampli, que provoca esse efeito com a guitarra.O problema
não é dela.
2- Blindar a guitarra adianta sómente se o problema for dela, mas isso vc já fez, esqueça a guitarra por enquanto. Quanto à colocar compressor e gain no máximo, não acho que seja parâmetro de nada, visto que vc não tem o mesmo aparelho que o cara.
3- Pedaleira digital "chiar" é uma coisa comum, visto que o sistema de amostragem e formatação de sinal tem uma freqüência de amostragem que deveria ser filtrada na saída, por um filtro chamado de "Linkwitz", que muitas vezes não funciona corretamente.Outra coisa, se a pedaleira já foi reparada ou mexida, pode ter sido trocado alguns circuito integrado operacional, cujo o novo instalado tenha um fator de ruido inerente maior, que causa a chiadeira em ganhos altos.
4- Blindar pedaleira é lenda, se fosse necessário, o fabricante já teria feito.
5- Nenhum captador é pra chiar mais que outro, o que acontece é que vc está puxando uma regulagem mais aguda, que faz com que as freqüências de chiado sejam mais amplificadas.
Sugestão:Venda essa sua pedaleira digital, e compre pedais analógicos separados, pouco a pouco, montando uma pedaleira decente, igual aos grandes mestres da guitarra.Para quem inicia, pedaleira digital nunca foi boa escola, princpalmente para quem quer fazer som distorcido tipo metal, pois distorção digital é caixa de abelhas, se vacilar até dá pra tirar mel da caixinha...Os recursos digitais são para os mais experientes, que sabem tudo de ajustar um set.Não compre nomes, pra dizer que tem aparelhagem de grifes.Aprenda à usar poucos recursos, tirando tudo deles.A busca do timbre leva anos de pesquisa.Se não fizer isso vc só terá um monte de equipamento "chiando".Um abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


6-Onde eu arrumo essa folha de aluminio ou adesivo metalico pra comprar ???

supermercado vc compra papel aluminio, e em papelarias compra afita dupla face para colar essa folha de aluminio na guita.

7-Aquele silver tape (adesivo pra cola buraco no tennis rsrsrs) ele eh um adesivo metalico ???
não

edit: a 3M tem uma fita de cobre com cola, mas o rolinho com 3 metros custa cerca de 50 pilas ... vc pode soldar, furar e fazer a melhor opção de blindagem.

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


se naum kiser se fode colando papel aluminio compra isso!!!!
é uma mão na roda!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-45969596-tinta-condutiva-para-b lindagem-de-guitarras-e-baixos-_JM

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


chiado parecido com estação de radio não sintonizada parece mesmo ser ampli operacional mal setado, estas pedaleiras são estabilizadas internamente mas quem sabe a fonte (eliminador) esteja fraca e a voltagem fique abaixo do ponto de estabilização. tente liga-la com outra fonte se tiver.
se ela chia sem nada plugado (como a dona na loja falou) é sinal que o jack de entrada não ta aterrando quando sem o plug. a meu ver deveria aterrar.
se quando pluga a guitarra ao diminuir o volume da guita diminui tambem um pouco o volume do ruido então parece problema na entrada da pedaleira. mas tudo são so hipoteses.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho

bixo .. isso num eh muito bom ... ajuda... mas qdo a tinta seca por completo algumas toscas por ae "racham" ... fazendo a blindagem ir pras cucuia!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a aterramento de guitarra