aterramento de guitarra

Autor Mensagem
marcelogatinho
Veterano
# mai/06


Olha só!!
hoje a tarde resolvi aterrar uma tagima 735 q tenho aki!!!
o resultado foi inacreditavel, sumiu praticamente todo ruido, esta tao silenciosa quando a ibanez com alnicos da seymour!!
ate agora naum acredito rsrsrs, verdade!!!
colokei papel aluminio por todo interior do corpo dela preso com fita dupla face, e uns pedaços no escudo onde ficaria esposto !!! por final liguei o terra da guita neste papel aluminio e verifikei com o multimetro se estava conduzindo corrente por todos os lugares e o resultado foi OK.
fica ai a dica pra vcs!! a minha ficou xou pode mete drive a vontade q ela continua quietinha!!
e estou postando aki pois no forum de guitas muito se fala, mas pouco se aprende, e aki o povo é mais serio e menos mentiroso!!!
valeus. fui......

MatheusMX
Veterano
# mai/06
· votar


estou postando aki pois no forum de guitas muito se fala, mas pouco se aprende, e aki o povo é mais serio e menos mentiroso!!!

hueahuae , verdade

AugustoPedrone
Veterano
# mai/06
· votar


marcelogatinho

Vc arriscaria dizer, reparando com mt atenção, se percebeu se sua guitarra perdeu um pouco dos agudos "estalados" ?

Me perdoe, não conheço, mas sua guitarra usa captadores single ?

Obrigado.

Led_Zeppelin
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
Não tirou umas fotos desse processo, pra ilustrar o tópico??

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho

eheh
esse é o cara

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone
TU É O CARA
TU É O CARA
TU É O CARA
TU É O CARA !!!!!!
HAHAHAH
bom Augusto eu ia mandar um email para o Carlos pedindo sobre isso, percebi uma diminuiçao no brilho do som sim!!

ai pensei q poderia haver uma soluçao!
1º: ligar o fio terra em algum lugar diferente.
2º: apenas blinda-la com papel aluminio e naum aterrar ele.
3º: o problema poderia ter sido o pedaço de fica isolante q colokei sobre o imã q fica abaixo do cap.

estas seriam minhas tentativas de resolver o problema, fala ai mais sobre augusto e se tiver uma soluçao me passe!!!
mas fike claro q o ruído SIMPLESMENTE some, a diferença foi de uns 90 a 95%. a guita tem singles sim .....
valeus....
ganhei o dia hoje hehe

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


Um Luthier amigo meu colocou uma chavinha na guitarra, que ligada e desligava o aterramento interno, e daí ele reparou com com aterramento muitos ruídos sumiam, mas junto com eles aqueles agudos mais altos.

O fato é que o aterramento aumenta a capacitância de fuga do sistema - no caso o captador. É o mesmo efeito de usar um cabo de guitarra ruim e/ou longo demais.

Solução possível...bem...o aterramento próximo às espiras é que aumenta a capacitância. Vc usa fio blindado dentro da guitarra ? É bom ?
Tente remover a blindagem que existe próximo ao captador, mantendo só a do compartimento dos controles.

Talvez assim vc ainda fique sem ruídos e com agudos.

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


Vc usa fio blindado dentro da guitarra ?

sao fios normais naum blindados!

Tente remover a blindagem que existe próximo ao captador, mantendo só a do compartimento dos controles.

eu naum entendo de eletronica mas acho q o ruido se cria procimo as captadores ´´ eu acredito q seja assim, posso estar errado``, mas algum dia q tiiver tempo removo sim só pra ver qual é !!! pois da uma mao desgraçada fazer estas blindagens mas fica bom demais os beneficios sao maiores doq as perdas!! naum chega a perder os estalados apenas dimunui um pouquinho oq acontece de fato q de um modo geral ele apaga um pouquinho, mas naum chega a ser taoooooo fignificativo! é coisa minima, mas percebi logo q pluguei ela.

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
AugustoPedrone
Grandes Augusto e Marcelo.De fato, certíssimo o que o Augusto falou, vc aumenta a capacitância devido ao fato que vc tem um terra(ou massa) fisicamente próximo aos captadores, de tamanho maior,e isso para dispositivos de alta impedância é fatal.As altas freqüências vão para o brejo.Bom, agora o que fazer ? Lembre que vc tem os potenciômetros de tonalidade(dois nas stratos) que possuem um capacitor entre o cursor e o terra.A capacitância que vc adicionou, entrou em paralelo com eles( mesmo quando regulados para o máximo de agudos, ela existe).Experimente diminuir este valor pela metade(capacitor), para compensar a capacitância introduzida.Outra coisa, vc pode colocar um capacitor de 250 pF(picofarads)entre o vivo e o cursor do potenciômetro de volume da guita.Experimente!Um abraço a todos.

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
Experimente diminuir este valor pela metade(capacitor), para compensar a capacitância introduzida

entendi vou tentar isso quando desmontar ela denovo!

Outra coisa, vc pode colocar um capacitor de 250 pF(picofarads)entre o vivo e o cursor do potenciômetro de volume da guita.Experimente

isso naum entendi rsrsrs

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
Buenas!O pot de volume tem 3 terminais, né ? O que recebe o fio dos captadores(vivo), o do centro(cursor) e o outro é terra.O capacitor de 250 pF entre o vivo e o cursor faz o mesmo serviço que a chave Bright nos amplis.Sacou?Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
Outra coisa, só precisa abrir o painel dos pots.É simples.Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


ok Carlos agora entendi rsrs
apenas para ´´recuperar`` o timbre original vc acha de fazer os dois macetes juntos ou apenas akele de diminuir pela metade o valor do capacitor?
se eu colocasse tbm o capacitor de 250pf e ela ficasse com um timbre muito brilhante seria só controlar no volume correto?
eu tbm poderia adicionar uma chavinha liga desliga para este capacitor 250pf caso achasse q ele altera bastante o timbre ai poderia selecionar conforme o gosto, certo? ou a alteraçao é minima e vc acha desnecessario!
valeu ai bixo pela ajuda !!!!

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


bom olha só entaum pra colocar no potenciometro de volume comprei um daqueles laranjados de 221pf, era o mais procimo de 250pf, e o outro q fica num dos potenciometros de tonalidade comprei um q esta escrito o seguinte: philips 0.015k, 400mkt, Ca, segundo o vendedor é de poliester e é a metade do 333j100v q esta em cima da minha guita! isso tudo esta correto posso montar ela com estes entaum ? aguardo noticias!!1

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
É isso aí, pode fazer tudo que vc falou, creio que vai ficar bom!Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


Olha só ja montei ela!!
ficou boa sim e ganhou bastante brilho!
pra kem blindar a guita aconcelho fazer oq o Carlos encinou!
o som ficou mais estalado e agudo com ´´os adicionais`` doq originalmente!
valeus, kem tiver duvida posta ai!
Valeu carlos adolphs, pelo seus encinamentos hehe ...

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
Bom que gostou, um abraço!

has4
Veterano
# jun/06
· votar


ôpa.... aqui, um outro bom tópico sobre o assunto! Ajudará a muitos, inlcusive a mim! Parabéns!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

Bom, agora o que fazer ? Lembre que vc tem os potenciômetros de tonalidade(dois nas stratos) que possuem um capacitor entre o cursor e o terra.A capacitância que vc adicionou, entrou em paralelo com eles( mesmo quando regulados para o máximo de agudos, ela existe).Experimente diminuir este valor pela metade(capacitor), para compensar a capacitância introduzida.Outra coisa, vc pode colocar um capacitor de 250 pF(picofarads)entre o vivo e o cursor do potenciômetro de volume da guita.Experimente!Um abraço a todos.

Eu naum entendi direito isso ... meu pai entende de eletrônica mas dava pra explicar tipo de um jeito diferente mais facil !!! eesse capacitor se eu mecher só nele fika bom ?!?!?!
marcelogatinho me add no msn ... khaueloureiro@hotmail.com e se puder me explica direito como foi que vc fez ...
Valew !!!

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


Eu naum entendi direito isso

oq vc naum entendeu?
leia tudo novamente,

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
Marcelo, modifiquei o antigão e coloquei bias fixo(-37v).Fui testar com um falante de 10", que uso pra essas coisas, coloquei o dedo na entrada do inversor de fase e o falante" pulou" da mesa, sorte que o carpete é grosso.Acho que vai ficar muito bom.Amanhã vou refazer o tone stack.
\O/ /O\ \O/

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
coloquei o dedo na entrada do inversor de fase e o falante" pulou" da mesa, sorte que o carpete é grosso.Acho que vai ficar muito bom.Amanhã vou refazer o tone stack

kkkkkk
beleza bixo;)

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


he he he, exagerou no aluminio e construiu um imenso capacitor interno. nem raio num entra nessa guitarra. (esse forum é muito divertido).

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho

Agora uma nova duvida eh esse papel de aluminio que tenho em casa ?!?!?! e otra esse método pra devolver o brilho que ele tira ... tipo mais figurativamente ... algo mais facil de entender !!!
Valew desde jah !!!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


Ha ... e qt de papel aluminio tenho que por ?!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


Eu to pra fazer isso essa noite ... se puder me add ... vc podeira ir me orientando .. ou se naum me passar um passo a passo por aki !!!

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


é o papel aluminio de casa sim!
faça sim e com calma, isso leva tempo, faça com caprixo!
o lance da parte eletrica é simples, leia bem ai se naum entender leva para um eletrecista!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


Vou começar agora !!! amanhã cedo posto como foi e qual foi a mudança !!!
Abraços falow !!!

k.loureiro
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho

Fiz la bati umas fotos se souber aonde posso postalas pra vc ver ... soh que seguinte eu naum tirei o cabo terra que fika na ponte e sim acrescentei otro na parte de aluminio ... o ruido continuou ... mas agora quando ponho a mão em qq parte metálica naum tem efeito nenhum ...
Eu tenho foto dela em todo processo, e fotos do meu amp pra saber qual eh o cabo terra ... entaum queria saber de como postalos na net ...

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


Opa!
o lance do terra é assim naum mexa na instalaçao da guitarra
apenas puxe mais um fio junto do potenciometro q serve o terra para o jack de saida e ligue nesta parte de aluminio q vc acrescentou na guitarra
as fotos manda para marcelo.bettiol no terra! q eu vejo ai e te digo!
o terra do plug é sempre akele da parte maior do plug e naum a cabeça!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a aterramento de guitarra