pergunta talvez idiota.

Autor Mensagem
vinihendrix
Veterano
# abr/06


quando se microfona um amp valvulado o som dele é amplificado por amps solid states?
isso nao degrada o som nao?

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar


Boa noite!!!

vinihendrix
Cara, essa pergunta precisa ser respondida por um bom técnico de som. Mas o que eu sei é que o som captado pelo microfone precisa ser "trabalhado" até porque o este vai captar outros sons e ruídos. Não acho que o som do ampli seja degradado pois o sinal será levado para a mesa, devidamente processado e encaminhado para PA's, que na minha opinião preservam com certa fidelidade o sinal recebido.
Valeu!!!

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Um amplificador SS é até mais fiel que um valvulado, desde que esteja trabalhando em sua região linear de funcionamento.

Os valvulados são famosos por basicamente:

1) Som limpo que não é limpo, e sim com um colorido vindo das harmônicas acrescentadas - isso faz ele parecer cristalino

2) Som distorcido com vida e peso, diferente dos SS que quando distorcem ficam magros e metálicos.

Abração.

filipethadeu
Veterano
# abr/06
· votar


não! não tem problema!

amp solid state é ruim para "criar" som, mas para reproduzir ele é ok.

se nao fosse assim, absolutamente tudo que vc escutar, mesmo q o cara tenha gravado com excelente equipo, o som seria ruim.. afinal tudo é amplicado em solid state

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


vinihendrix
Não, pois a resposta de frequência dos powers é a de equipo de áudio, ademais a potência e a THD (total harmonical distortion), são respectivamente muito alta e muito baixa.
Abç

Metal Fuzz
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone

Fala sério... em amplis valvulados se escuta cada nota com perfeição... mesmo com muito drive e ganho... pode fritar a vontade q não suja...

SS só pra voz...

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Metal Fuzz

Vc não entendeu o que eu escrevi.

Fidelidade, dentro dos limites de potência, os SS são melhores.

Mas quem quer ouvir guitarra Hi-Fi ?

Um valvulado em sua região limpa já está com uma distorção relativamente alta (se comparada com um SS), mas essa distorção é extremamente agradável aos ouvidos (por estar relacionada harmônicamente com a nota executada, e por isso vc crê que escuta as notas de forma mais nítida).

Claro que a sensação de ouvir um valvulado ao vivo não é a mesma de ouví-lo gravado, mas aí não tem jeito mesmo...

vinihendrix
Veterano
# abr/06
· votar


intao ficaria legal ligar a saida de um amp valvulado de 5 watts por exemplo em um tranzistorizado de 60 watts?

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar


vinihendrix
Tá aí uma boa pergunta...rs
Tb gostaria de ouvir a opinião do AugustoPedrone.
Valeu!!!

lespaulbabilon
Veterano
# abr/06
· votar


Achei uma pergunta boa! Eu também sempre tive essa dúvida, mas nunca tive coragem de perguntar! Ainda mais nesse fórum...heheh

Metal Fuzz
Veterano
# abr/06
· votar


AugustoPedrone

Ich... mals aew!

Tbm queria saber...
mas isso deve gerar um atraso e algumas perdas né...
Responde ai!

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


vinihendrix
intao ficaria legal ligar a saida de um amp valvulado de 5 watts por exemplo em um tranzistorizado de 60 watts?

É uma experiência válida, desde que mantenha o falante na saída do valvulado e que o transistorizado fique longe da sua área de saturação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


vinihendrix
Sim e não de novo, pois tudo é uma relação. Nesse caso, se vc me perguntasse se fica legal eu ligar um amp valvulado de 5WRMS, microfonado em um P.A., eu diría que sim até certo ponto (o som sairía bom no P.A., mas vc não ouviría bem no palco, dada a pouca potência do amp, a não ser com "in Ears".
Agora, se vc ligar o 5WRMS num amp de guitarra de 60WRMS, a seção de amplificação do 60, que é transistorizada, cliparía a partir de (digamos) 2/3 do volume, arruinando o som do valvulado.
O problema não é simplesmente potência, mas a faixa ótima de potência em que um amp atua.
Um SS tem uma resposta mais "plana" numa faixa de potência estreita (que aumenta conforme a potência e a THD desse amp), enquanto os valvulados tem uma faixa maior e produzem uma distorção agradável (nos harmônicos pares).
Não adianta "inventar", senão os valvulados já estaríam extintos à muito, e não foi isso que ocorreu.
Abç

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


vinihendrix
Penta_Blues
lespaulbabilon
Boas!Ligar a saída, não, mas microfonar, sim.Aliás, se vcs quiserem ver como é, assistam o DVD do LIVE8 (os 4), verão que independente dos amplis usados nas diversas etapas do show, todos são microfonados para o PA.A razão disso é que o alto-falante do ampli é parte integrante do seu timbre, que pode ser perfeitamente e com alta fidelidade ser reproduzido pelo PA, desde que captado por um bom microfone( o top para isso é o Sennheiser 441U).Este recurso também é usado em estúdio.Um abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# abr/06
· votar


Como o carlos adolphs disse, o falante é parte integrante do timbre. Existem circuitos simuladores presentes nas saídas "direct out" dos grandes valvulados, que tentam imitar a resposta de um falante de verdade.

Mas, com razão, o melhor uso de um valvulado é com um microfone (de verdade, de boa qualidade) na cara do falante.

vinihendrix
Veterano
# abr/06 · Editado por: vinihendrix
· votar


mas por exemplo .. vou em um estudio ensaiar ond ja tem um grande amplificador ss.. nao ficaria melhor ligar um valvuladinho na entrada dele?
tipo um desses http://www.musiciansfriend.com/product/Guitar/Amps?sku=480260

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


carlos adolphs
AugustoPedrone
Antes do surgimento dos amps valvulados de 2 canais (limpo e drive), "neguinho" (o Eric Clapton fazia isso) ligava um Fender Champ num cabeçote MusicMan, através da saída Speaker com um capacitor, para proporcionar distorção (o Champ tava "no talo") em volumes altos (proporcionado pelo cabeçote MusicMan). Mas ambos eram valvulados e a caixa do MM era uma 4X12, devidamente microfonada.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


vinihendrix
Vai adiantar pouco.
Abç

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


vinihendrix
Não fica bom não.Microfona ligando o microfone ao SS mais potente, que é melhor, senão vc vai perder o timbre.Fala com o técnico do estúdio, que ele te explica(Se for um estúdio profissional, com técnico treinado, é lógico).
Um abraço Pedrone, outro pro Bertola!Um abraço Vini.

carlos adolphs
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boas!Aí também é abuso do Clapton, eheheh, só coisa boa!!!Um abraço!

Penta_Blues
Moderador
# abr/06
· votar


Boa noite!!!

carlos adolphs
AugustoPedrone
Valeu rapaziada pelas explicações!!!
Atualmente estou me aventurando num Power valvulado (Scorpion) e usando alguns pré's que possuo (Dr Drive, POD e VAmp) e pretendo futuramente adicionar ao meu set um ampli 100% valvulado de 50W com 2x12 (combo). Penso num handmade pra solicitar algumas características como dois canais com equalização e volume independentes, master e loop com controle master. Por enquanto, só desejo...rs
Grande Abraço!!!

RRS
Veterano
# ago/07
· votar


a pergunta dele talvez fosse idiota... mas a minha é com certeza!!!!!!

acabei de ganhar um amp, qdo eu lguei ele pela primeira vez, ficou fazendo um barulho "tic,tic,tic,tic..." isso é normal? todo amp faz esse barulho?

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


RRS

Não, sua pergunta não é idiota com certeza!!!
Mas você precisa explicar melhor esse problema e que tipo de amp que é, senão fica difícil pro pessoal decifrar esse problema.

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/07
· votar


RRS
A tomada / amp têm aterramento?
Aqui em casa acontecia isso com o meteoro thor plus quando se ligava secador, chuveiro, etc, só que eram estalos com intervalo bem grande entre eles, nao era contínuo.

RRS
Veterano
# ago/07
· votar


oi luiz, é um fender 15r, o barulho fica bem mais baixo qdo eu aperto o botão "drive".
zaqueu, o fio da tomada tem aterramento sim, mas a tomada da parede não. o fio ficou ligado no filtro de linha do computador(mas eu tirei todos os outros fios, ficou só o do amp mesmo) e o barulho é rápido pra kct... tô indo comprar outro adaptador e colocar em outra tomada.

valeu pelas respostas.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


RRS

Quer dizer que você precisa de aterramento, se não tiver consulte um eletrecista. Quanto ao defeito nunca vi ou ouvi igual.

RRS
Veterano
# ago/07
· votar


putz... aqui em casa não tem nenhuma tomada com aterramento... ter que mecher na fiação de casa por causa de um amplificador, sendo q eu nem sei tocar direito é $@#$@ hehehe

hoje eu mechi em todos os controles do amp e eu percebi q o barulho aumenta conforme eu aumento o reverb. se eu não mecher no reverb, o barulho fica bem baixinho.

valeu pela força luiz. eu mandei um e-mail pra fender e vou esperar a resposta deles, conforme for, eu levo ele de volta pra loja.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


RRS

Testa em outro lugar.

RRS
Veterano
# ago/07
· votar


já tinha testado em outras tomadas aqui de casa cara... ficou tudo na mesma...

o barulho nem chega a incomodar tanto... o problema é que eu não ô nem ligando o bichinho com medo de estourar alguma coisa.

[]'s

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


RRS

Testa em outra casa, studio, loja, etc..........

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pergunta talvez idiota.