Mauríco Bertola, me dá uma ajuda! please!

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05


estou precisando de uma ajuda e acho q vc pode facilmente me ajudar...
é o seguinte.

Estou querendo montar um Hiwatt de 100W e um Marshall JCM800, mas para mim existem alguns mitos que gostaria de acabar.

1-posso utilizar um capacitor de poliéster ao invés de um cerâmico sem percas na sonoridade

2-trabalhar com valvulados eh sempre perigoso, então quais precausões devem ser tomadas para que o choque não ocorra.

3-depois de tudo montado como que faço para fazerr a regulagem de bias do ampli, existem algum artifício ou eh como vi um cara fazer...na orelha?no gosto?

4-falam hoje até em trafos hand made, até que ponto posso isso ehviável ou verdade?

5-existem trafos "padroes" para saída de valvuldos?

Fico no aguardo!!e muito obrigado!!!

beto crazy
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_

www.handmades.com.br


http://valvestate.fateback.com/produtos.htm

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_
Bom dia, acho que o Bertola tá dormindo, descansando...Enquanto isso eu vou metendo o bedelho, se me permite.
1-Pode usar, pois capacitores são críticos em rádio-freqüências, porém em áudio, obedecidas as voltagens de trabalho,não.
2- Desligar da tomada sempre que for trabalhar, e se colocar uma chave de liga/desliga para o +B (recomendado), não haverá problema.
3- O recomendado é em lugar da caixa de som, ligar um resistor de 8 ohms (ou 4 ohms)/ 10 watts, baixar os volumes e ganhos e colocando um voltímetro digital( ou eletrônico de ponteiro), ajustar o potenciômetro do Bias para a voltagem negativa recomendada( 22 volts para¨6V6/EL84¨, 52 volts para ¨6L6¨, 38 volts para EL34).O voltímetro deve ser ligado no centro dos resistores que estão conectados às grades de controle das válvulas de saída.
4 Se vc estiver em São Paulo, poderá encontrar o projeto dos trafos prontos para serem produzidos e encomendados na Trancham, mas aquela que está situada em uma travessa da Santa Efigênia.É a fábrica dos transformadores,uma rua além da Vitória no sentido rodoviária velha, não lembro o nome, à direita, passando a rua dos Andradas.Fala com o Carlos Alberto(gerente) e pede para ver a pasta do Carlos Adolphs.
Os trafos estão lá , é só mandar fazer.
5 - Vide resposta acima!
Um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


carlos adolphs
Valeu cara, faço minhas suas palavras e dicas.
Mas tem um detalhe: Eu não sou técnico em eletrônica, apenas um curioso que sabe pensar e pesquisar. Tem gente por aqui, como o Bofh, o Augusto Pedrone, o Beto Crazy, o Cacildo, você, e outros que não me recordo agora, muito mais "safos" que eu em eletrônica.
Abçs

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy

valeo!! dei uma lida lah...tem bastante coisa interessante!

carlos adolphs

vou metendo o bedelho, se me permite
opa! fico deveras agradecido!!e me ajudou muito!!
conheço a trancham, a lider, un véinho acho q na gusmoes...um carinha da aurora....mas nunca comprei nada! nunca me interessei!!
agradeço a ajuda!!

Mauricio Luiz Bertola

valeo!! vejo suas dicas sempre nos topicos dos outros!


agradeço a todos!!e quem sabe naum teremos um ampli valvulado em breve? hehe

beto crazy
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_

O Hélcio da Valvestate dá um suporte muito bom, eu tô prá montar o meu primeiro valvulado com as EL84 na saída, o transfo de saída comprei na Líder (rua dos Andradas, 496), vou testar prá ver se presta, o lance seria ir testando os transformadores (quem já montou ou tá montando) e ir postando, e indicando os de melhor desempenho, eu espero apenas que com o aumento da competição entre os fabricantes de transfo tenhamos uma redução no preço tbm, por que são caros ainda, com mais gente montando vamos ter com passar do tempo informações mais seguras, sobre regulagens, componentes e afins.

abçs!!!

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_
É isso aí, Blackmore, é na Gusmões.O cara que até pouco tempo era o chefe da bobinagem da Tracham, era o antigo chefe da Wilkasson.Não sei se ainda vive, pois saiu para tratar câncer.Porém todos os dados estão lá, e eles fazem qualquer trafo.Pede para eles te mostrarem o catálogo da Wilkasson que está por lá.Eles tem também os dados originais da Giannini.Os trafos são verdadeiras obras de arte(não estou ganhando comissão!).Abcs

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy

o Cacildo me disse q os trafos da Lider sao de qualidade boa, faz um tempo ja...e eu por mera curiosidade e fuçador q sou vo montar um tb...qual o amp q vc vai fazer?eu to pensando em um voxAC50.
abç!


carlos adolphs

Os trafos são verdadeiras obras de arte
eu acho q um amp valvulado e uma guitarra HandMade eh a pura obra de arte!! eu tb estou montando uma tele, comprando partes, pesquisando...fazendo mesmo!!
bom...vou pegar o máxima de info e mandar ver !!!
mais uma vez, muito obrigado!!

abçs!!

beto crazy
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_

Eu tô prá montar um modelo da Fender com as 2xEL84 na saída de uns 10Watts RMS, já comprei o transfo de saída, se tudo der certo eu vou montar no próximo um com duas EL34 na saída, só que prá uma potência de no máximo 35 Watts, eu acho que amplis de 50 Watts valvulados já são dedicados a ambientes maiores e dificilmente vc vai curtir o timbre dentro de casa, o meu interesse é mais na etapa de saída, pois o pré eu ainda não decidi por qual (ou quais) eu vou colocar, vou deixar até um looping prá trocar de pré.
E outra dá prá usar tensões menores inclusive eu tô prá fazer uns testes com fontes estabilizadas de 300 V prá cima.


carlos adolphs


Você já pegou os transfo (sáida e força) da Trancham ? São bons, e tem bom preço ???

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy

inicialmente eu estava querendo montar um Hiwatt e um Marshall, mas pensando na "facilidade de montagem" estou analisando um VOX AC50 e outros modelos mais leves q tenho...

beto crazy
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_


O negócio é começar pelo mais simples prá aprender coisas essenciais na montagem de um valvulado, e depois com o tempo ir montando modelos mais "fódias", já começar logo de "monstro" é muito arriscado, até mesmo pelas cifras e difuldades técnicas envolvidas na montagem "destes monstros".

[],s

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy
_BLACKMORE_
E aí Beto, tudo numa boa?
Já mandei fazer diversos trafos lá.São EXCELENTES, feitos com ferro de grão orientado, com excelente resposta de agudos e graves.A pasta que tenho com eles são de projetos meus baseados em Fender/Vox/Marshall, que eles executaram e os trafos até hoje não deram o menor "chabú".Tem trafos de força para 50 e 100 W, assim como saídas para 50 e 100 W, sendo que o de 50 W é com primário ultralinear(dá uma olhada no esquema do Fender Dual showman 120W), resultado de uma adaptação de menor potência.Amanhã passo na minha oficina e pego os códigos, para vc encontrar mais fácil.Abcs.

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy
_BLACKMORE_
Em tempo, pessoal, a última vez que mandei fazer um set de trafos, foi para recuperar um Palmer 120, os dois trafos + o choque de filtro 13Henries/300 mA, sairam por R$ 310,00.Se colocar + 400,00 de válvulas e uns 150,00 de material miúdo, + 120,00 de capacitores de filtro(eletrolíticos), Vcs gastarão em torno de 1200,00, com mecânica inclusa, para fazer um 100 W "porrada" legitimo "hand made".Estou à disposição dos amigos para qq informação.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05
· votar


carlos adolphs

bom carlos com certeza vc eh de sampa...por acaso vc tem oficina em sampa? gostaria de ver um pouco de "vintages"!! hehe

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_
Não, Blackmore, sou de Porto Alegre ou melhor, Canoas, próximo de Porto Alegre.A minha formação é de técnico em eletrônica, embora minha atividade atual me dê condições de estar em Sampa constantemente( sou piloto de Boeing 737).Tenho um estúdio que é para fazer o que gosto na aposentadoria...e minha oficina de recuperação de vintages e lutheria, que considero um dever para com a música.É isso.Abcs.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


carlos adolphs

X-)

que louco!!

(dá uma olhada no esquema do Fender Dual showman 120W)

puts...6 x 12at7 e 4 x 6L6GC!!
é de babar!!

beto crazy
Veterano
# nov/05
· votar


carlos adolphs


Cara eu queria amplis de no máximo 35 W RMS, eu tenho um Giannini de 100 W com 4 x 6L6 mas o problema é que é muita coisa.Como eu brinco mais em casa, então quero amplis de baixa potência, com válvulas do tipo 6L6, EL34 e EL84, e mesmo assim eu vou montar só a etapa de potência sem o pré (drive + potência).
Se puder me passar os códigos "a gente agradece."

Tudo de bom !!!

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_
Cara, eu vi que vc tá fazendo um ampli, 2xEl84 dá pra puxar 15 W com trafo de 8.000 OHMS PLACA A PLACA.Se colocar um trafo de 5000 ohms placa a placa e 4x EL84 vc faz o power do VOX AC30.Cuidado com fontes
estabilizadas, elas são boas para o pré, porém no power vc vai perder a compressão natural dada pela queda de tensão na fonte nos picos de potência.Isso modifica completamente o timbre.O MESA BOOGIE DUAL RECTIFIER usa este macete modificando o tipo de retificador para variar esta compressão e consequentemente, o timbre.Abcs.

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy
Beto, se vc já tem um giannini, não precisa montar mais nada, basta colocar uma chave Pentodo/Triodo(unindo a 2ª grade à placa).Uma chave de 4 polos, duas posições, vc consegue fácil.Na configuração triodo, as 4 6L6 do giannini vão mandar cerca de 38 Watts, sem maiores modificações, o timbre fica excelente, muito bom para blueseiros, ou drives infernais...experimenta...Abcs.

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy
As ligações são as seguintes: a chave tem 4 bornes de um lado, 4 de outro e 4 centrais.Levanta os resistores de 470 ohms do pino 4 das válvulas, e liga cada um em um borne do mesmo lado.Os bornes centrais liga aos pinos 4 das válvulas.Os bornes do outro lado liga aos pinos 3 das válvulas, tomando o cuidado com as correspondencias válvula a válvula.
Fecha a caixa, liga e... a felicidade até existe!!!Abcs.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05
· votar


carlos adolphs

placa a placa e 4x EL84 vc faz o power do VOX AC30
sabe q tinha percebido isso...mas estou muito indeciso...estou com um certo medo de iniciar um amp PP, acho q vo terminar montando um mais simples SE um champ, por exemplo...e claro depois os AC50, JCM800, Hiwatt, e entrar de vez nesse mundo!!

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_
É isso aí, irmão, só se aprende fazendo.Qualquer dúvida: cadolphs@terra.com

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_
Ups, faltou o .br no fim.Abcs

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05
· votar


carlos adolphs

blz!! hoje estou enrolado e tb num dah mais tempo...mas segunda com certeza vou na sta efigenia começar as compras...tipo...capacitores...as valvulas e os resistores...por acaso vc sabe onde tem os gabinetes para venda?

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_
Gabinetes e chassis eu acho que vc vai ter que fazer.Passa em uma loja com trena,papel e caneta, tira as medidas do que lhe agradar e manda um marceneiro fazer.O tolex para recobrir a caixa vc encontra com o Sérgio, da Servox, via Mercadolivre, assim como o grill cloth para o painel do Alto falante.Um bom funileiro fabrica fácil o chassis.O painel vc faz com chapa de aluminio e letraset com camada de verniz.Dá trabalho, mas é uma terapia, no final vc vai ver.Abcs.

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


_BLACKMORE_
Uma boa opção para chassis é passar em uma loja que venda fôrma de bôlo e adquirir uma forma baixa retangular, não é caro e dá um bom chassis.De preferência que seja de chapa de ferro, pois vc vai ter que efetuar soldas de massa(terra) da fiação no chassis.Divirta-se.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/05
· votar


carlos adolphs

meus tios sao marceneiros...so gabinetes nao me assustam, tolex grill cloth, o painel tb jah arrumei um ótimo recurso...agora o chassis ainda naum achei...

beto crazy
Veterano
# nov/05
· votar


carlos adolphs

Cara eu só vou mexer no Giannini mais prá frente ele ainda tem as válvulas da RCA na saída na época (em 99) eu paguei R$150,00 nele com ese dinheiro hoje eu compro apenas um par de 6L6 da Tesla. Vou anotar suas dicas pro futuro e com a experência eu modifico ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mauríco Bertola, me dá uma ajuda! please!