choque de valvulado!!!!zzzzzzzzzz

Autor Mensagem
Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/05


E ae galéra!!

Alguem pode me ajudar ai??? É que eu estou levando uns choques nervosos quando estou tocando guita e encosto no chão (tipo quando estou descalso, vou mecher na pedaleira...) o Meu tremendao da uns choques mesmo!!

Oque posso fazer (Alem de sempre tocar calçando tenis com solas de borracha huhahauhuha)?

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


po, cara
nao brinca com a sorte não.
NUNCA toque descalço em um valvulado.
prevenir é sempre melhor do q remediar (se houver remédio)

as causas podem ser várias.
aterramento inexistente na tomada, ou mesmo dentro do amp.
tem q conferir cada um desses.

falow

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


Guilherme Ghelfi
Oque posso fazer (Alem de sempre tocar calçando tenis com solas de borracha huhahauhuha)?
se pode desligar o amp da tomada mas se continuar dando choque poe fogo nele pq tah com tinhoso maligno nele

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


Guilherme Ghelfi
cara se vc tomar um choque e for pro saco pelo menos vai descobrir se existe aquele treco de ceu e inferno
veja o lado bom das coisas

fabio_gravata
Veterano
# ago/05
· votar


cara, seu ampli ou tomada podem estar com algum problema
eu toco regularmente descalço com meu duovox e nunca deu choque.

boleterodectba
Veterano
# ago/05
· votar


tocar em valvulado descalço é brincar com fogo... pode acabar queimado

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


melhor dizendo
tocar em valvulado descalço é brincar com eletrón ... pode acabar eletrocutado

sirios
Veterano
# ago/05
· votar


tá com problema sim cara, toco no meu de boa descalço, ele nunca mi deu choque, só as vezes qdo encostro na parte de metal do painel dele

bulldog
Veterano
# ago/05
· votar


Guilherme Ghelfi
Seu amp tem aquela chavinha de fase? Mexe nela.

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


tipo, claro q o amp tá com problema, galera, mas o bom-senso diz q nao se deve tocar guitarra descalço, seja o amp valvulado ou nao...

eu, pelo menos, nao vejo razao nenhuma pra fazê-lo.

os amantes da liberdade podem usar um par de havaianas. nao há necessidade de se tocar descalço jamais!!
ehe

thecreamofclapton
Veterano
# ago/05
· votar


Michael Vlcek

hauhauahuahuahauha.....

É até falta de higiene...hahhhHHUHUHAUAHUAHAHAUHUhauhau.

Pode-se pegar estrongiloidíase, ancilostomíase, Larva migranscutânea (se na sua casa o cachorro for mal cuidado e fizer cocô rotineiramente no chão (hahaha), entre outras enfermidades.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/05
· votar


HEHEHE!

Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/05
· votar


E ae pessoal !!
Po o ampli fica no meu quarto e é limpo la (As vezes não, mas blz)!! hwuwhahauhuah.

é que ache estranho, mas vou verificar com um tecnico.

Valeu!!

Beatlemaniac
Veterano
# ago/05
· votar


Po o ampli fica no meu quarto e é limpo la (As vezes não, mas blz)!! hwuwhahauhuah.
é que ache estranho, mas vou verificar com um tecnico.

alem do tecnico uma faxina naum ia mal

João_Luiz
Veterano
# ago/05
· votar


....Guilherme Ghelfi
Se não tiver terra dá choque sim.
Depois que aterrei meu Marshall Valvestate 8080 parei de levar...

Filipe Reis
Veterano
# mai/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Aproveitando tópico

Mestres do cifra club pedir ajuda com um amplificador que estou acabando de montar (JCM800) e que estou tendo problemas de ruído e choques elétricos.

Seguinte começa que ele estava com um ruído de falta de blindagem infernal ! Ai resolvi tirando os fios que levavam os negativos dos capacitores de filtragem da parte de pré pro star ground. Essa medida funcionou que foi uma beleza, mas fazer testes re-aterrando esses capacitores de filtragem do pré percebia que saía faísca e que o rtal ruído dos infernos voltava ! Qual não foi minha supresa quando peguei o multímetro e medi entre esses dois pontos e deu 290 volts! Andei procurando por ccapacitores de acoplamento que pudesses estar vazando tensão (mesmo tendo comprado orange drops novinhos) mas sem sucesso.

Oque pode estar acontecendo ??

Detalhes:

Estou usando aqueles filtros EMI na entrada de alimentação

12ax7 com capas metálicas

Enrolamento de bias separado

Enrolamentos de filamento e de Alta com Center tap.

emaniox
Veterano
# mai/11
· votar


Como vc mesmo constatou, o problema esta no seu aterramento. O fio que liga o negativo dos capacitores de filtragem do pré para o star ground é importante, mas dependendo de como este fio esta ligado nos seus capacitores (isto é, em que parte do circuito), podem ocorrer ruidos. Confira novamente para a existencia de loops de terra. Veja se o chassis nao esta sendo utilizado para aterrar parte do circuito, o que pode causar tambem loops de terra.

Se possível poste uma foto do seu circuito e indique onde esta(va) o fio que fazia esta ligação.

Flw.

g3g3
Veterano
# mai/11
· votar


8o|caraaa hahaha !!! cuidadooo comm isooo !!!! já aconteceuu isso comigoo duas vezeees!!!!!!!!!!! umaa vezz eu tava ensaiandoo com minha banda, na igreja, eu tava tocandoo na minha guitar , inventei de sentar no palco da igreja, quando eu peguei nas cordas tomei um choque disgraçado, tu tnha que ver !!!!!!!!!!!! outra vez fui tocar numa especie de trio eletricoo, tomei um choqeu brutom !!!!!!!!!!!!! bomm a questao é, naumm toque molhadoo nem descalso !!!!!!!! sei Comee issOOOOOOOOOO !!!! falouu manooo !!!!!!!!! respostaaa

wiskeria
Veterano
# mai/11
· votar


Veja bem, vc tem um tremendão que é um amp dos anos 70, provavelmente ele é mais velho do que vc...
Com toda certeza vc precisa mandar o amp numa revisão geral com um técnico competente.
Ele vai revisar todo circuito atrás de mal contatos, soldas frias, componentes ruins, etc...
Depois vai trocar todos os capacitores de fonte, que devem estar fora de validade.
Depois vai desativar a chave de fase.
Depois vai instalar um cabo de força com terra.
Depois vai regular o bias.
Isso se não precisar trocar algumas valvulas...
Depois vc vai abrir a carteira e levar uma facada, mas é melhhor do que virar torrada.

tatus
Veterano
# mai/11
· votar


Filipe, não sou mestre mas posso tentar te ajudar.
Quando você faz os testes no capacitor sai faísca porque ele descarrega.
Os ruídos podem acontecer por diversas razões.
A soldagem de todos os negativos devem ser muito bem feitas. (mas as do vivo também, rs)
Se não blindou os fios que carregam o sinal, faça isso. Principalmente no pré.
Repare se o controle de presença esta aberto ou fechado. Se com ele aberto o ruído piora isole o negativo desse potenciômetro do resto do circuito. Não deixe nem a carcaça do potenciômetro tocar no chassis e nem a rosca do mesmo tocar tanto no chassis quanto no painel (se o painel for metálico).
O negativo da realimentação (presença) é aquele que sai do secundário do transformador de saída e normalmente é aterrado no chassis (desaterre e leve ao potenciômetro). As vezes esse recurso traz DC da saída para o circuíto.
Boa sorte!

Filipe Reis
Veterano
# mai/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Galera consegui resolver aqui ! Vou contar como resolvi

Euquando havia planejado o trafo de força o planejei com enrolamento de bias separado pensando que fose ajudar na diminuição de ruídos e como de costume aterrei uma das pontas desse enrolamento de bias e levei a outra ponta ao circuito até ai tudo bem... O fato é que era isso que estava de alguma forma atrapalhando tudo foi só desabilitar esse enrolamento e passar a extrair a tensão de bias derivada da alta tensão (Como manda o esquema do JCM e não como eu estava fazendo) e pronto! Adeus ruído violento e o amp agora só tem um ruido que julgo normal na entrada high e assim mesmo num volume bem alto!

Imagino que estava de alguma forma vazando tensão pro chassi que por sua vez estava indo de encontro com os terras e fazendo toda a bagunça.

observações.:

Sei que a primeira coisa que vocês vão imaginar é que o trafo ta com defeito mas posso garantir através de testes que NÃO está.

Estava olhando o esquema do Tremendão e o esquema de fonte dele é feito pra ser usado como eu estava querendo usar nesse amp que montei então se eu quizer usar o enrolamento separado pro bias terei de fazer igual ao que está no esquema do Tremendão onde o CT da alta não vai diretamente ao terra.

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


Filipe Reis
Parabéns pela solução Filipe!Mas tem um porém, vc acaba de ser apresentado a um efeito dos trafos chamado "ângulo de fase".Quando vc faz duas bobina em indução, os terminais de início das mesmas devem ser os do mesmo lado e sentido em que vc iniciou, pois do contrário, a nível de terra em fase, vc vai ter uma diferença de 180º elétricos.Assim, vc deve ter invertido os terminais do seu trafo, de modo que no fim ficou um sentido de enrolamento( o da alta) ao terra de uma maneira e o sentido do enrolamento do bias em outro, de modo que quando a alta está no zero do ciclo de AC, o bias está na crista máxima positiva ou negativa, não importa.Vc já deve ter enfrentado isso em alguma montagem de power, em que o mesmo entra em oscilação e dá o famoso barulho de motor de pôpa(motorboating), aí vc vai, inverte os fios do trafo de saída e o barulho para.O mesmo está ocorrendo com seu enrolamento do bias, só que traduzido em faísca e DDP de terra.Se vc mediu 290V e o enrolamento era de 50 V, pode medir o enrolamento de alta, que sózinho deve estar dando 340V.Digo isso porque 340 - 50V da fase invertida do enrolamento de bias dá 290V de DDP.Experimenta só inverter as ligações dos fios do enrolamento do bias, pra ver se não some a faísca e o barulho.Abcs!

g3g3
Veterano
# mai/11
· votar


ée verdade cara !!!!!! valeu manoo essa aÊ me ajudou tbemm>>>>> falowwWW

Filipe Reis
Veterano
# mai/11
· votar


carlos adolphs

Com toda certeza já passei por essa de inverter os fios do trafo de saída mas não deu motor boating não mestre deu foi um urro muito alto,c omo se o amplificador estivesse a todo volume. mas nem foi com esse amplificador foi com um clone de Bassman.

E pode ter certeza de que vou testar a solução proposta por você também mestre.

Quero dizer obrigado aos amigos e ao mestre Adolphs!

Filipe Reis
Veterano
# mai/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Caras esqueçam tudo que eu disse, o puto do amplificador ainda continua com os mesmo defeitos. To postando dois vídeos no youtube pra vocês sacarem melhor oque está acontecendo.Confiram:

Percebam que nesse primeiro vídeo o ruído vai aumentando conforme vou aumentando o master volume


http://www.youtube.com/watch?v=pU21YsnD6B4


E nesse segundo vídeo mostro que o nível de ruído sem conectar a filtragem do pré no star ground é bemmm menor e o estrondo que rola quando tento reconectar o terra da filtragem no star ground (se estiverem com volume alto ai nas caixas de vocês abaixem hein!) E a tensão não menos absurda que dá entre o chassi e o terra da filtragem de pré mostrada no multímetro.

http://www.youtube.com/watch?v=RghU2sCQOZQ


Observações:

1- Eu sei que no vídeo estou usando uma lâmpada fluorescente e que ela pode induzir muito ruído em amplificadores, mas mesmo desligando ela não muda nada.

2- Os dois trafos estão apoiados em cima da caixa 2x12" seria possível o trafo de força estar induzindo esse ruído nos alto falantes ?

3- Sim estou usando choke.

4- Quando desligo o pré do power os ruidos cessam (Isso equivale a dizer que a seção de power está ok! estou certo ??) Mesmo por que fiz um teste jogando sinal de um V Twin emprestado de um colega no power e funcionou de boa !

5- Será que usar cabo blindado também nas ligações de placa e catodo das válvulas de pré ajuda ?

6- Já troquei a primeira válvula que era uma 12AX7 EH por uma Svetlana e nada do ruído sumir.

7- Malhas dos fios blindados devidamente aterradas num só ponto.

Uma frase pra descontrair porque eu to ficando maluco com esse amplificador já caras!! Desde domingo ficando horas a fio tentando por esse danado pra funcionar bem.

"o tordilho tá chucro que nem bagual!!!"

O mestre adolphs deve lembrar dessa hehe. Desculpe escrever tanto mas é que tentei passar o máximo de detalhes possíveis pra que vocês me ajudem nessa. Obrigado desde já.

carlos adolphs
Veterano
# mai/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Filipe Reis
Bueno!
1-Não tem nada a haver com o ruido.
2-Nem pensar, nada a haver.
3-Não é o problema.
4-Sim ,claro, é indução no pré.
5-A Marshall não usa, então não precisa.
6-Tá frio...
7-Tá esquentando...
Bueno!Antes que o tordilho corcoveie mais, vamos encilhar o matungo...
Vc fez um "Star Ground" e quando mede entre ele e o chassis, tem uma voltagem alta.Ponto.Põe a cabeça pra funcionar...O star ground só é efetivo se o ponto de aterramento dele existe no chassis.Se vc tem voltagem entre ele e o chassis, significa que ele não está aterrado e por conseguinte, não funciona.Tanto o filtro EMI como o Star ground devem estar aterrados no mesmo ponto do chassis, ou seja, o terceiro fio do cabo de força, a carcaça do filtro de EMI(ou o terminal 3) e o ponto do Star ground devem estar todos em um mesmo ponto de solda no chassis.Se não for assim, de nada adiantam.Veja que até os jacks de entrada J10 estão isolados do chassis(são do tipo plástico), com isso tudo o que vc tem é um baita chapão de metal(o chassis), isolado do terra do circuito, e funcionando como antena capacitiva pra tudo quanto é ruido que possa entrar.Não pode haver nenhuma voltagem entre o Star ground e o chassis.
Desse jeito, vivente, vai ficar mais entreverado do que bugre quando vê boitatá!
Abcs

Filipe Reis
Veterano
# mai/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Mestre Adolphs talvez tenha escrito errado mas não é entre o star ground e o chassi que tenho tensão é entre o negativo do capacitores de filtragem de pré e o chassi (logicamente os capacitores de pré estão desligados do terra do circuito nesse momento) .

No vídeo não ficou tão claro mas o filtro EMI está no star ground também.



[i]Veja que até os jacks de entrada J10 estão isolados do chassis(são do tipo plástico), com isso tudo o que vc tem é um baita chapão de metal(o chassis), isolado do terra do circuito, e funcionando como antena capacitiva pra tudo quanto é ruido que possa entrar.Não pode haver nenhuma voltagem entre o Star ground e o chassis.
[/i]

Sim os jacks da entrada e da saída são de plástico pra ficar isolados do chassi e evitar justamente este tipo de problemas de ruídos, li isso no site da aiken amps. Certo mestre não pode haver nenhuma voltagem entre o star ground e o chassi, no primeiro vídeo está feito desse jeito e olha o ruidão que aparece quando vou aumentando o master volume ! Claro que também já pus guitarra e o som é ótimo muito bom mesmo mas com um ruído nesse nível fica sem condições.


Observações 2:

1- Fiz questão de comprar capacitores orange drops de 600vdc mas mesmo assim pode estar acontecendo de um deles estar vazando tensão certo ? Não os testei ainda porque estou confiando cegamente na qualidade deles (depois de já ter passado raiva com capacitores á óleo da marca Cherry resolvi gastar mais um pouquinho).

2- Quando ponho o dedo em cima do resistor de 470k que fica em paralelo com um capacitor de 470pf de V2a ele dá sinal! Isso deveria/pode acontecer?

esquema que estou seguindo: http://mhuss.com/MyJCM/JCM800_2204.pdf

Abraços

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


Filipe Reis
Ok, entendí.O fato que ao desligar vc mede entre o negativo dos capacitores do pré e o star ground, uma voltagem, é normal, pois com multimetro digital, vc não drena a corrente de fuga(sempre existe, até nos melhores eletrolíticos).Esquece dela então e religa o negativo deles no star ground.Bem tem muito fio simples no ar, em ligações de grades e placas, e nos jacks de entrada.O ruido só pode estar induzindo por eles.Encurte o máximo que puder as conexões e faça com que os fios sigam rente ao chassis.Não deixe nenhuma conexão de grade, principalmente da entrada, cruzar com os fios do filamento.Se necessário, use fio blindado entre os jacks e a grade do 1º estágio, lembrando de ligar apenas um lado da malha(o extremo que chega na grade), no star ground.Abcs.

Filipe Reis
Veterano
# mai/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Mestre tava fuçando no amplificador ainda agora e estou fortemente inclinado a achar que o problema está na seção da primeira válvula 12ax7. Porque quando a tiro do soquete cessa o ruído, outra coisa que achei estranha é que na junção dos dois resistores de placa (100k) dessa primeira válvula chega uma tensão e nos pinos das válvulas chegam outra bem diferentes entre si, acho que é normal mas não tenho total certeza.

Outro detalhe que lembrei agora é que não estou usando o capacitor de 1nf disco que vai no pino 2 de V1a e no capacitor de 470pf junto com o resistor de 470k. Omiti esse capacitor pq em alguns esquemas de JCM tem esse capacitor e em outros não tem. É imprescindível ter esse capacitor ?


Meus filamentos estão desbalanceados em relação ao terra um lado do enrolamento está dando 2,9Vac e outro dando 3,7Vac é problema?

Não deixe nenhuma conexão de grade, principalmente da entrada, cruzar com os fios do filamento.Se necessário, use fio blindado entre os jacks e a grade do 1º estágio, lembrando de ligar apenas um lado da malha(o extremo que chega na grade), no star ground.Abcs.

Ok vou tirar os fios das grades de perto dos fios de filamento e sobre usar fio blindado entre os jacks e as grades já estou usando inclusive nas grades da segunda válvula (pinos 2 e 7 não é isso ?) Agora... só não sabia desse de que o extremo da malha que tem que aterrar é o extremoo mais próximo da válvula, vou fazer lá pra ver que bixo vai dar.

Abraços

Filipe Reis
Veterano
# mai/11
· votar


carlos adolphs

Então continuando a saga.... eu tirei o resistor de 10k que tem no pino 3 da primeira 12ax7 e o ruído também cessa .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a choque de valvulado!!!!zzzzzzzzzz