【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
Demolisher
Veterano
# set/05
· votar


Joao_black
Bem, cara...
Nessa faixa de preço vc não tem muitas alternativas...
Pega a Creative Live 7.1 24bits.
Acho que é a melhor nessa faixa de preço. Mas procura bem, pq vc acha com preços entre 100 a 225 reais mais ou menos.

Claro que compensa. Eu não sou especialista em hardware, ma não gosto muito desse negócio de on board, pq se uma oisa estraga, pára tudo, hehehe...

Abs.

UNPC2
Veterano
# out/05
· votar


Olá Gente, gostaria de saber o quê eu devo fazer antes de gravar

Demolisher
Veterano
# out/05
· votar


leandro machado freitas
que mala, hein?

chicobass
Veterano
# out/05
· votar


Alguém poderia dar uma dica pra canta mais afinado?

Demolisher
Veterano
# out/05
· votar


chicobass
Salve, amigo.
Pra vc cantar mais afinado, vc deve estudar e treinar, treinar, treinar e depois de treinar, treinar mais um pouquinho. Não existe uma receita mágica.
No tópico canto vc vai achar várias dicas de técnicas e exercícios da galera do gogó que podem te ajudar a começar, valeu?
Boa sorte.

Joao_black
Veterano
# out/05
· votar


O cara é mala mesmo (rrsrs) -pô meo... seu tópico tah famoso cara... tem gente até entrando pra fazer propaganda!!
Valeu!!

Demolisher
Veterano
# out/05
· votar


Joao_black
Hehehehe... Pois é, mas tem que rolar um jabá por conta do merchandise, né? hehehehehe.

KoaLLa
Veterano
# out/05
· votar


ai....baxei o audacity e comecei a utiliza ele pra podw canta e grava minha voz encima d uma base jah feita.....isso ao mesmo tempo....
mais depois qndo vo ouvi o resultado, a voz vem acompanhada de um xiado....naum consigo grava sem esse xiado.....
testei outro programa e consegui grava a voz sem xiado, mais naum da pra canta e ouvindo a base junto, isso faiz cum q a voz fike fora do ritmo....
q tenhu q faze pra tira esse xiado????....sera q tem alguem ai q saiba mexe bem nesse audacity???.....eu naum frago mexe mmto bem nele.....valew a força.....

Demolisher
Veterano
# out/05
· votar


KoaLLa
Qual o microfone que vc está utilizando?
A voz fora do "rítmo" é problema de latência da sua placa de som, que não deve ser própria para gravação. O chiado pode ser seu microfone captando ruídos externos, ou mesmo falta de aterramento, ou etc... Quanto ao outro programa não gravar o ruído, pode ser um programa de gravação pior, ou problemas na versão do audacity que vc está usando, etc...

niano
Veterano
# out/05
· votar


gostaria de saber como posso esta melhorando minha voz,sou vacalista de uma banda de hc e geramente apos os ensaio estou um pouco roco não faço nenhum tipo de exercicio antes dos ensaios pois não os conheço.gostaria de ter umas pala sobre o assunto em guestão.

busterchair
Veterano
# out/05
· votar


ae demolisher blz? gosto mto de seus comentarios e isso ajuda mto pra gente
entao kra

gostaria de fazer umas gravações em casa , mas uma coisa bem simples
tipo violão e vocal mesmo manja?
entao gostaria de algumas dicas tuas.
1° pra gravar o violao, precisaria de um microfone bom ne, por isso estou afim de gasta ate uns 100 mango no microfone e pls me recomende o q vc achar bom mesmo nesse valor hehe
2° eu tenho guitarra tambem, se eu ligar ela direto na placa de som eu conseguiria fazer uma gravação sem ruidos? ou com o microfone eu posso deixa-lo de frente pra caixa de som?
3° um mic de ate uns 100 reais bom , ja ouvi fala no SM50, Behringer Xm8500 e se eles sao legais pra fazer gravação no pc mesmo com uma qualidade boa
Obrigado

Zapata
Veterano
# nov/05
· votar


Duas dúvidas. Vou comprar um Behringer XM8500 sem cabo. Que tipo de cabo é recomendável para que eu posso aproveitar satisfatoriamente a qualidade do microfone e quanto isso deve custar em média (um cabo de 3 ou 5 metros, digamos)? E alguém poderia me indicar um guia sobre os tipos de conectores?

Obrigado desde já.

Demolisher
Veterano
# nov/05
· votar


busterchair
Salve cara.
Se for comprar um leson, compre um dos modelos SM58. São os melhores desta marca e estão ,mais ou menos nesta faixa que vc falou. esses da behringer eu, pessoalmente nunca usaei, mas pelas especificações técnicas e pela opinião de quem tem, também são bons.
Sugestão:
Vá a uma loja e teste, veja qual te agrada mais e escolha...
Quanto à gravação, vc pode lmicrofonar sua caixa sim, costuma sair melhor do que ligar a guitarra direto no PC. Mas, se for possível, opte por um pequeno mixer (mesa de som) porque ele vai servir de pré e te dará mais condições de equalizar seu som e propiciar uma gravação com maior qualidade.
Abs.

Demolisher
Veterano
# nov/05
· votar


Zapata
Salve cara... Vc pode comprar cabos de vários preços. Eu, particularmente, opto por fazer os meus.
Se quiser tentar fazer os seus, vá a uma loja de som, iluminação e eletrônica, ou alguma do gênero, e peça os cabos blindados, isso porque eles evitam interferências e duram bastante. Quanto aos plugues a mesma coisa. Vc vai achar de diversos modelos e qualidade, bem como preço. Opte pelos mais robustos, porque aguentam mais o tranco.
Quanto a comprar prontos, eu tenho alguns da Santo ângelo que me atendem já a muitos anos, e só faço manutenção nos plugues para evitar mal contato.
Para os cabos durarem, é preciso apenas cuidado, enrolá-los direito para não partirem, não pisar (pelo menos não constantemente) ou colocar peso em cima. Tenho cabos funcionando a mais de dez anos sem problemas...
quanto a alguns modelos, dá uma olhada aqui:
http://www.feratelin.com.br/loja/sessoes.asp?item=17&Categoria=33
http://www.uz.com.br/template2/lista_produtos.asp?categoria=002&subcat egoria=019
http://www.metaltex.com.br/produto.asp?classe=Conectores%20diversos
http://www.seasideconectores.com.br/produtos/08_conetores/
Acho que já dá pra ter uma idéia, hehehehe...
Bração.

Zapata
Veterano
# nov/05
· votar


Opa, muito obrigado pelas dicas. Acabei descobrindo sozinho (depois de muita procura) e mandei fazer um cabo de 7 metros (cabo Wire Conex blindado de cobre estanhado e plugs Amphenol). Estou muito satisfeito com o cabo.

Muito obrigado mais uma vez.

leandrosmoraes
Veterano
# nov/05
· votar


[b][/b] OLÁ AMIGOS, ALGUEM ME AJUDE POR FAVOR.

ESTAVA GRAVANDO E OUVINDO NO CAKEWALK NORMALMENTE, E AGORA ESTOU GRAVANDO A VOZ E QUANDO VOU ESCUTAR A VOZ ESTA MAIS RAPIDA Q OS INSTRUMENTOS. SERÁ Q EU MEXI EM ALGO Q DESCONFIGUROU, OU ALGUN DRIVE DE SOM OU PLUNGINS ESTALADOS RECENTEMENTE?

AGUARDO UMA AJUDO PARA TERMINAR MEU PROJETO.

OBRIGADO.

maquiro
Veterano
# nov/05
· votar


Demolisher

Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente tópico.

Gostaria de saber se posso simular um pré-amplificador ligando a saída LINE OUT de um amplificador de contrabaixo ao LINE IN do PC. Essa solução é melhor do que conectar o instrumento direto no entrada MIC do PC?

Demolisher
Veterano
# nov/05
· votar


maquiro
Eu, particularmente, nunca fiz isso, mas, por analogia, vai funcionar sim. Apenas tome cuidado com o volume de saída do seu ampli, pq ele pode jogar um sinal muito alto para o pc, o que pode, além de saturar sua gravação, danificar os speakers do PC. Coloque o volume no mínimo e vá almentando o som gradativamente até chegar no volume que vc achar ideal.
Abs.

maquiro
Veterano
# nov/05
· votar


Demolisher

Obrigado pela gentileza de sua resposta.

Fiz a gravação e ficou muito bom. Na verdade, na saída do amplificador que utillizei está escrito PRE-OUT. Por essa saída consegui amplificar o sinal do instrumento e aplicar a equalização. Controlei o volume de saída pelo GANHO, já que a saída PRE-OUT não é afetada pelo volume MASTER (segundo o manual). Grato.

Demolisher
Veterano
# nov/05
· votar


maquiro
às ordens...
ABS

ODM
Veterano
# dez/05
· votar


Demolisher

meus parabéns kara!! Vc é o kara!!
Mas é o seguinte. Li quase todos seus topicos sobre gravações!

o que devo gravar primeiro? No caso a banda inteira vai gravar! Baixo, batera, etc!!
Po aonde começo??

flw!

ODM
Veterano
# dez/05
· votar


Demolisher

Blz,
Vc jah trabalhou com estudio neh;
Pro baixo, tenho um peavy TKO 115, legal, muintas bandas ainda utulizam ele para bailes e shows, principalmente quem loca som.

MAs no estudio? è utilizado muinto ele?

O que que utilizam tanto pro baixo na gravação.

e o que que vc acha dos direck box?

flww!!

Demolisher
Veterano
# dez/05
· votar


Vc pode utilizar o que quiser no seu estúdio, desde que saiba equalizar seu equipamento. Esse Peavey é um excelente equipamento, pode usá-lo tranqüilamente, sem susto. Não se preocupe com o que os outros usam, trate de tirar o melhor proveito do que vc tem que muitas vezes vai obter um resultado muitíssimo melhor que alguém que tem um equipamento ultramoderno de última geração mas não sabe explorar os recursos que tem...
Quanto ao Direct Box, vamos a uma explicação mais técnica do que seja: é a abreviação de "Direct Injection Boxes. è uma caixinha utilizada para ligar instrumento direto numa mesa de som. Possui um transformador (casador ) de impedância acoplado que serve para converter a Alta impedância" para "Baixa impedância", traduzindo, ele vai transformar o sinal do instrumento em sinal de microfone, com o objetivo de não sobrecarregar o sistema de som.
Sabendo o que é, posso responder o que eu acho... Acho que se vc precisa ligar o instrumento diretamente na mesa de som, o Direct box é fundamental.

Abs.

MusiRio
Veterano
# dez/05
· votar


Demolisher
Demolisher

Demolisher
O que fazer para ganhar qualidade com a gravacao??
Ou seja...
Que efeitos posso usar para dar mais brilho na voz e torna-la mais envolvente na gravacao? ( tipo aquele Realçe aos "esses")
Como o instrumental pode ficar mais homogeneo com a voz?
Tenho ouvido e comparado muitas gravacoes profissionais,, e percebi que na minha se nota a voz e os instrumentos meio separados,,,nao rola uma ambiencia em comum.
Faco um instrumental midi , depois transformo num unico arquivo de audio, e no editor de audio, gravo a voz...

Demolisher
Veterano
# dez/05
· votar


Quanto aos efeitos, eu já andei explicando aqui... é só dar uma procurada, mas aqui vai o recorte do básico.

4 - UTILIZAÇÃO DE EFEITOS:

Na voz, o mais importante é a inteligibilidade, ou seja, você precisa entender o que está ouvindo. Não use efeito em excesso, seja ele reverb ou delay. Você pode até combinar ambos efeitos: um reverb puro leva a voz para trás, o delay traz a voz para frente, mas seu uso combinado pode dar mais vida à voz ou instrumento.

Uma boa maneira de dosar a quantidade de efeito é ir aumentando gradualmente (partindo do zero) até que você possa notar claramente sua presença, e então volte atrás ligeiramente até o ponto em que o efeito desapareça. Ele ainda estará lá, mas no ponto certo


Demolisher
Veterano
# dez/05
· votar


MusiRio
Eu não sei que equipamentos vc usa para gravar, mas uma gravação feita em um estúdio profissional, vai usar equipamentos com qualidade (e custo, principalmente) muito superiores aos que agente utiliza em Home Stúdios. Quanto a isso o que vc vai ter que aprender, e esse aprendizado é feito na marra, é maximizar a extração dos recursos que seu equipamento pode fornecer... E muitas vezes conseguir resultados superiores aos quepessoas sem preparação, mas com recursos fabulosos vão conseguir... Assim, conheça, explore o potencial do seu equipo, e assim, a tendência é só melhorar a qualidade do seu trabalho.
Abs

MusiRio
Veterano
# dez/05
· votar


Demolisher
OK
Estou indo "na marra" mesmo,, heheh
Intuitivamente e mais demorado, mas acaba-se chegando la...
Obrigado!

busterchair
Veterano
# dez/05 · Editado por: busterchair
· votar


olá Demolisher
adoro seus comentários entao vamos lá..


Possuo um Fender FrontMan 25Watts (amplificador) e uma Guitarra Ibanez
então keria gravar guitarra e voz no microfone. Possuo uma placa onboard no pc, porem é uma ótima placa mae da MSI c/ sistema 5.1 talz..
também possuo o SoundForge 8 :)
obs: posso usar o Input do ampli pra ligar o mic?

a)pra gravar a guitarra no pc com qualidade o q preciso fazer?

b)estou quase adquirindo um microfone pra gravar em casa mesmo
a grana nao tá la essas coisas e entaum me recomendaram o BerhringerXM8500, pra gravação de voz mesmo.. eu encontrei esse modelo BEHRINGER ULTRA VOICE XM8500
seria esse modelo? Obrigado
obs: eu canto silverchair, incubus, the calling , etc..
gostaria de saber se você recomenda hehe

busterchair
Veterano
# dez/05
· votar


urgente responda!!
estou indo pra sao paulo para comprar hehe

Demolisher
Veterano
# dez/05
· votar


busterchair
Salve, amigo...
Legal sua pressa...
Não sei se ainda está em tempo, mas vamos lá...
Sim, vc pode ligar o microfone na entrada do seu ampli, embora a qualidade não seja lá "uma Brastemp", uma vez que o ampli é específico pra guitarra, mas funciona.
Se o seu ampli tiver uma saída em linha, conecte-a nna entrada line in do seu micro. Se não tiver essa saída, e tiver uma saída para headfone, pode utilizá-la também. Essa é a forma mais simples, ou então compre dois microfones ao invés de um e coloque-o de frente para o sonoflector da caixa.
O microfone da Behringer é esse mesmo que vc falou, eu não trabalhei com ele, mas muita gente o considera um excelente microfone.
Eu não gosto de indicar nenhuma marca específica, porque os timbres de voz são diferentes, assim como as respostas de freqüências dos microfones também são diferentes. Meu conselho é: Teste diversos microfones e veja o que melhor se encaixa com sua voz.
Desculpe não responder antes, mas, como estou de férias, não tenho conectado à net todos os dias.
ABS e Feliz 2006.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz