【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
busterchair
Veterano
# dez/05
· votar


valeuuuu pelas dicas, tirou minhas duvidas!
deu tempo sim hehe
vo pra sampa apos o ano novo comprar hehe

unica coisa ruim é q esse mic xm8500 nao vem com cabo hehe
vo te q compra um
valeu demolisher

busterchair
Veterano
# dez/05
· votar


mais uma coisinha demolisher

eu tava conversando com um cara e ele disse q geralmente pra eu atingir a maxima qualidade do microfone, nao é ideal ligar ele direto na placa de som , pois elas tem uma sensibilidade maior a ruidos. entao eu teria q faze oq? explica as coneccoes q eu teriq faze

pq ai eu teria q ter mic+2cabos+amp+pc
ligaria o mic no amp, do amp iria pro pc?
fuii

daniel_mmsf
Veterano
# jan/06
· votar


Todos

Bom dia amigos!

Sou tecladista e tenho uma banda católica, o nosso baixista/vocalista nos deixou e estamos atrás de outro. Se tiver alguém interessado, por favor mande um email para mim para conversarmos melhor... nós ensaiamos na minha casa, tenho aparelhagem para ensaio... fica em Osasco. O estilo da banda é Anjos de Resgate, Dunga, Adriana, Dominus... tocamos um pouco de tudo... o nome da banda é Sagrada Família e estamos na ativa a 2 anos. Por enquanto estamos tocando covers.. mas já estamos começando a pensar em trabalho próprio, pois temos algumas melodias prontas...

meu email: eng.dan@terra.com.br
MSN: daniel_pipeline@hotmail.com

Agradeço a atenção de vcs!!

Fiquem com Deus!!

Demolisher
Veterano
# jan/06
· votar


busterchair
Bão, o ideal é vc possuir, no mínimo, uma mesa de som que atue como pré amplificador e como equalizador básico de três vias. Para ligar é isso aí que vc disse..um cabo do mic para a mesa e um cabo da mesa para o pc...
Abs.

Demolisher
Veterano
# jan/06
· votar


daniel_mmsf
Para isso existe o Forme sua banda...

Joao_black
Veterano
# jan/06
· votar


Olá manu!!
Bem... queria ver a sua disponibilidade para me explicar uma coisa... tava dando uma estudada sobre características, propriedades do som, coisas assim... me explica (numa linguagem bem "pra burro" mesmo - rss) o que é frequencia? Vi lá q é a qtde de vezes q um evento ocorre (sonoramente faldo)... sei lá... naum compreendi direito... claria minha cuca aeh!
valeu manu!!

John_blk

Nilton Will
Veterano
# jan/06
· votar


Grande, Demolisher... suas dicas aqui já me ajudaram muito em minhas gravações. Agora, estou com uma dúvida. Encontrei no ML um mic chamado Groovin GM580 q tem um preço bem em conta. Perguntei a um amigo q trabalha em uma loja de instrumentos (a unica loja daki de Fortaleza q vende esse mic) e ele disse q era muito bom e q preferia ele ao Leson SM58. Como, devido o preço, todos ja tinham sido vendidos eu não pude testar. Queria saber se vc conhece esse mic e se essa informação procede...

Demolisher
Veterano
# fev/06 · Editado por: Demolisher
· votar


Joao_black
Basicamente, frequência é um termo empreguado na física para indicar a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico. É definido como o número de vezes que um fenômeno se repete em uma unidade de tempo. É o número de oscilações ou vibrações que acontecem igualmente em um determinado tempo.
Assim, voltado à física básica, as ondas sonoras são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico qualquer (ar, metais, isolantes, etc), que precisam deste meio para se propagar. Desta forma, o que temos é que o som é uma onda mecânica, que não se propaga no vácuo. A maioria dos sons acaba sendo obtido através de objetos que estão vibrando, como é o caso do alto-falante. Quando o diafragma contido no alto-falante se movimenta para fora da caixa acústica ele cria uma região de alta pressão pois comprime o ar que está nas proximidades. Da mesma forma, ocorre uma rarefação quando o diafragma se move para dentro da caixa.
Quando essas variações de pressão chegam aos nossos ouvidos, os tímpanos são induzidos a vibrar e nos causam a sensação fisiológica do som.
Um ouvido normal consegue ouvir uma faixa de freqüências que varia aproximadamente entre 20 e 20000 Hz, sendo que as ondas que apresentam freqüencias inferiores a 20 Hz são denominadas infra-sônicas ao passo que os sons superiores a 20000 Hz são chamadas de ultra-sônicas. Já outros animais podem produzir e ouvir sons em freqüências inacessíveis aos ouvidos humanos como é o caso do morcego.
Se não fui suficientemente claro, vamos a um exemplo mais simples. Imagine as cordas do violão. Cada uma com espessura diferente, uma mais grossa e outrs mais finas. Se você tocar uma delas, ela vai oscilar para cima e para baixo. O número de vezes que ela sobe e desce até retornar a posição originária em um determinado tempo, é a freqüência.

Demolisher
Veterano
# fev/06
· votar


Nilton Will
Cara, infelizmente não conheço esses microfones Groovin, assim, não posso falar a respeito deles...
Abs.

Joao_black
Veterano
# fev/06
· votar


Vlw cara! tu naum deixa agente na mao mesmo, neh!?
Só mais um coisinha q tenho vontade de saber...
Na equalização de um som é importante saber como se deve adicionar ou reduzir o agudo... o grave... agora, o q seria o "médio" qual a sua função básica?
abrç

John_blk

Demolisher
Veterano
# fev/06
· votar


Joao_black
O médio nada mais é que a freqüência intermediária, sua função é a mesma que a dos Graves, freqüências baixas, e a dos agudos, freqüências altas...
Abs

busterchair
Veterano
# fev/06
· votar


Demolisher , vc conhece as mesas de som da behringer? eu to pensando em comprar a BEHRINGER UB802 , pois vou gravar somente voz e guitarra no pc. Adquiri agora uma Audigy ZS 2 e gostaria de fazer gravacoes em casa. Caso queira dar uma olhada na pedaleira pra me ajudar http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-31171722--_JM
me disseram q pra voz tem q ter o efeito Phamton Power, e nada mais q vc pra me ajudar hehe
e o preço ta bomhehe

Demolisher
Veterano
# fev/06
· votar


Bão, primeiramente, "Phantom Power" não é um efeito, mas uma "Alimentação fantasma". É uma alimentação de energia, fornecida por fonte externa, pela mesa de mixagens ou pré-amplificador, através de sua entrada XLR, para microfone, geralmente de 48 V C/C, que têm por objetivo alimentar os circuitos dos microfones condensadores e direct box ativos.
Assim, vc só terá necessidade de uma mesa com Phantom Power se tiver um microfone que vai utilizar esse tipo de alimentação, o que parece não ser o caso.
Não conheço esse mixer, mas, pelas especificações técnicas, parece que vai te atender para o que vc diz pretender fazer

busterchair
Veterano
# fev/06
· votar


certo.
o meu é um dinamico da behringer mesmo. Pra gravar voz eu to gostando bastante pois to ligando direto no pc e a qualidade esta sendo boa,, estou usando programas tipo soudforge pra editar a trilha tal..
agora pra guitarra eu to microfonando o ampli por enquanto com o mesmo mic XM8500, q eu sei q naum é pra microfonar a caixa mas ta dando po galho hehe..
vc acha q o o mixer melhoraria minha gravacao?
obrigado

Demolisher
Veterano
# fev/06
· votar


busterchair
o meu é um dinamico da behringer mesmo.
Hehehehehe, então, o "Ninja" que te recomendou o Phantom Power sabia mesmo do que está falando, hehehehehe...
vc acha q o o mixer melhoraria minha gravacao?
Sim, porque, como já expliquei aqui antes, vc vai poder utilizá-lo como um pré amp, que vai potencializar o som que entra em seu PC, vai poder gravar mais de um instrumento de uma vez, por exemplo, sua guitarra e voz... Vc ganha um equalizador de três bandas analógico, isto só para início de conversa...
ABS

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# fev/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


Microfone de lojinha (daqueles 10 a 20 reais, diferente dos mic de pc...)
Aqueles que parecem microfones ''de verdade'' que se compra em lojinhas, papelarias, e etc..
É melhor do que mic de pc? ou mesma coisa?

Se alguem ja usou me diga, qual o problema do mic?
(se for xiado, pra mim entaum tah perfeito! pois sei como tirar..)

ele atrapalha muito na gravação da sua voz?

Meu mic aqui de pc, deixa a gravação meio digitalizada! E as vezes ele capta alto, segundos depois fica baixo, enfim...horrivel!
Com esses mic de 10 a 20 reais, acontece a mesma coisa?
valew

Dav
Veterano
# fev/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
eu jah usei um desses eh melhor, mas ele tem uma pelicula q qnd o ar "bate" com mais força ela vibra e distorce o meu era assim, e outro problema eh o volume muito baixo

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# fev/06
· votar


Dav
Hmmm, ok..
valew cara! vou comprar ele mesmo, e vou tentar dar um jeito de resolver ou dimunir esse problema! hehe

falow

Grimc
Veterano
# fev/06
· votar


Demolisher
1 - QUE SOFTWARES USAR?


E pra mac?

Demolisher
Veterano
# mar/06
· votar


Grimc
1 - QUE SOFTWARES USAR?
ProTools.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/06
· votar


Bom, sou um ignorante quando o assunto é equlização, efeito, edição... mas particularmente tenho ficado satisfeito com minhas gravações (Tudo bem, ainda preciso aprender ajustar os efeitos (reverb, delay, etc)... Mas vou fazer um passo a passo da minha simplicidade pra que vcs consigam fazer pelo menos uma gravação no nível das minhas - assim quem conseguir melhorar alguma coisa usando esse processo "tosco" que eu uso, posta aqui e vamos melhorando juntos, assim eu aprendo tb.

1 - Desativei o boost de 20db - Normalmente clicando duas vezes no ícone de volume e depois em avançado;
2 - Comprei um microfone razoável - Eu usava no começo um Shure 8700, agora estou usando um beta 58A.
3 - Passo todos os Back Tracks que vou usar para WAV;
4 - Abro o Guitar FX, pois esse permite a execução de BT em WAV e dá a opção de gravar a voz sem mixar com o BT, ou seja, vc grava a voz em um canal separado. Uso esse programa tb, pois facilita na sincronizaçao da voz com o BT posteriormente, uma vez que basta usar qqr programa que faça a mixagem de dois WAVs, como o simples Sound Recorder do Windows.
5 - Uso o SoundForge 8 para correções na WAV, Volume e aplicação de efeitos.
6 - Regulo o volume da BT com o da voz
7 - Juntos os arquivos com qqr programa de mixagem (como já disse, até o Sound Recorder do Windows faz)
8 - Uso o SoundForge novamente pra transformar o WAV final em MP3

Bom gente, esse é o meu processo básico.. Claro que as vezes recorro a outros programas, mas acho que dessa maneira ai consigo ter uma qualidade razoável. Veja em http://christhians.multiply.com e me diga o que vcs acham.
hahahah Mas volto a dizer - Ainda nao aprendi a regular o reverb, delay, etc, etc...
Abraços!

Demolisher
Veterano
# mar/06
· votar


Christhian
Salve Papito!
O negócio é esse mesmo, ir aprendendo devagar, experimentar e ir aprimorando aos poucos. É assim que se aprende e evolui. Quanto ao uso dos efeitos, eu passo aqui neste tópico algumas dicas de como dosá-los, pode ser que te ajude.
Se precisar de alguma coisa, apareça por aqui e dê o grito que agente tenta auxiliar na medida do possível.
No mais, boa sorte com suas gravações.
ABS

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/06
· votar


Demolisher
Meu velho! Suas dicas são simplesmente SHOW! To melhorando muito com suas dicas umas gravações que mantive a pista limpa... MUITO BOM!

Valeu Brô!

Demolisher
Veterano
# mar/06
· votar


Christhian
Que bom que estou ajudando, esse é o objetivo.
Precisando estamos aqui às ordens.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/06 · Editado por: Jattto
· votar


Primeiramente, sou bem novato aqui, me cadastrei ontem... hehehe Mas já li MUITA coisa aqui, é muito interessante, tem muita informação legal... gostei de ver.

Bem... eu faço gravações caseiras só por lazer, porque gosto de 'soltar o gogó' rsrs... por isso até agora só faço uso de um microfone junto ao headset que tem uma descrição como a de um de mesa qualquer... Pois bem, estava pensando em evoluir *mas só um pouquinho...hahah*, comprando um dinâmico desses mais baratinhos, tipo um LeSon MK36 ou um Coby CMP24, SIMPLES mesmo, mas DINÂMICOS.

O que eu tenho visto é que eles têm uma sensibilidade menor que a de um de mesa qualquer e uma resposta de freqüência também menor... o LeSon, pelo menos. Tipo... o que eu uso (o 'podrezinho' que vem no headset baratinho da Clone que eu tenho) tem sensibilidade de -54dB e resposta de freqüência de 50Hz - 17Khz. Já esse LeSon MK36, que é dinâmico, tem sensibilidade de -50dB e resposta de freqüência de 70Hz - 12Khz, ou seja, valores menores que o meu podreco aqui. Já o Coby, tem uma sensibilidade boa, -76dB e resposta de freqüência de 110Hz - 20KHz, uma descrição melhor. O que eu entendo por resposta de freqüência foi o que me disseram: o valor menor representa os graves e o maior, os agudos. Mas não sei o que quer dizer isso... se é o limite de captação/sensibilização do microfone ou outra coisa. Enfim, além disso eu penso que o valor menor (ex. 110Hz) não faz muita diferença por ser uma faixa de áudio tão reduzida (em Hz, não em KHz), ou seja, penso que 50Hz, 70Hz, 110Hz... pouco muda... Mas de 12Khz a 20Khz me parece uma faixa de áudio grande em questão, o que mudaria bastante... Eu só vejo uma vantagem nos dinâmicos (com uma descrição pior que a do meu 'de mesa'): é que o sistema interno deles e a tecnologia utilizada são superiores aos comuns de mesa...

Outra coisa que eu tenho dúvida... Bom... primeiramente esclarecendo... minha placa-mãe é péssima...rs Uma PC CHIPS Onboard... mas como qualquer placa comum de pc, a entrada mic da placa de som é STEREO. Também esclarecendo... P2 = plug 3.5mm e P10 = plug 6.3mm, certo? *eu realmente penso que é assim, sem certeza nenhuma* E o negócio é que simplesmente TODOS os microfones dinâmicos que eu já pesquisei possuem plugs (tanto 3.5mm quanto 6.3mm) MONO... eu sei que existe o adaptador do 6.3mm pro 3.5mm pra poder conectar no pc, mas mesmo assim são MONO e a entrada mic do pc é STEREO... e já ouvi comentários que mesmo 'dando pra conectar' o plug MONO na entrada mic STEREO do pc, isso pode vir a danificar a placa de som, que no meu caso é onboard à placa-mãe...

Ao final, queria comentários explicativos a respeito daquela história de resposta de freqüência, se os valores menores fazem pouca diferença e os maiores grande diferença e o que realmente significa 'resposta de freqüência'; se vale a pena comprar um dinâmico nesse estilo que eu exemplifiquei; no que exatamente consiste o conceito de sensibilidade (quanto mais sensível, mais vai captar respiração, "S", "pffs", "poffs", etc... ?); e quanto a história de conectar MONO na entrada STEREO, pode? Não pode? Prejudica? Não prejudica em nada? Por quê?

Well... espero que alguém, gentil o suficiente, possa me sanar essas dúvidas, que, pelo menos pra mim - iniciante -, são GRANDES dúvidas, mas que podem ser coisas aquém pros mais entendidos...

Desde já agradeço, e parabenizo a todos pelo fórum... ele é realmente nota 10 e já me ajudou em muita coisa nesse curto espaço de tempo que tive contato com ele. Abraços!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/06
· votar


Demolisher

Velho, dá uma olhada nesse som que eu gravei seguindo tua cartilha de setup! Ficou muito diferente do resto cara, acho que agora aprendi inclusive regular o reverb direitinho!!!

http://christhians.multiply.com/music/item/18

hahahaha

Valeu brô!!!!

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/06
· votar


Ei! Ninguém pode me responder? =(

Demolisher
Veterano
# mar/06
· votar


Jattto
Salve, Papito...
Cê é estressadinho, hein??? hehehehehehe...
Bem, deixe que eu tente te ajudar:
Primeiro, se vc quer melhorar suas gravações, junte um pouquinho mais de dinheiro e compre um microfone Behringer, desses que a maioria do pessoal aqui do forum tem adquirido e conseguido bons resultados, ou um LeSon da série SM58. É um investimento relativamente pequeno pra um resultado muito significativo.

Com relação aos Microfones dinâmicos, também chamados microfones duros, eles são baseados numa bobina móvel acoplada à membrana, são resistentes a ruídos de manuseio, transmitem um som vivo e têm uma resposta um tanto dura, só captando bem a fonte sonora próxima à membrana. São muito úteis para os pequenos estúdios sem tratamento acústico, assim como para o uso no palco. Esses modelos são os recomendados para captar sons de maior intensidade ou pressão, como percussão, metais (sopros) e alto-falantes de guitarra. O outro tipo de microfone, é o Microfone a condensador, que é muito mais sensível.

no que exatamente consiste o conceito de sensibilidade (quanto mais sensível, mais vai captar respiração, "S", "pffs", "poffs", etc... ?);

Essa captação de ruidos de ambiência ou os ruídos que vc citou, vai ter mais a ver com a área de captação dos microfones. Esse tipo de microfone é, Cardióide ou Hipercardióide. Os microfones cardióides, também chamados de unidirecionais, captam melhor o som emitido dentro de uma área em forma de coração, diante da cápsula e a moderada distância. Os hipercardióides têm essa área de captação ainda mais estreita. Fora dessa área, a captação se reduz a níveis muito baixos.
Outra coisa muito importante a ser observada é a dinâmica da gravação. (eu falo sobre isso na primeira página desse tópico.
Não esquecendo que a qualidade do equipamento também será diretamente proporcional à qualidade da gravação...

Quanto a resposta de freqüência é, a grosso modo e sem me aprofundar na física, a faixa de freqüência que um equipamento pode reproduzir dentro de um certo parâmetro limite. Por exemplo, um bom sistema de som deve responder de 20Hz a 20.000Hz, com uma variação de até aproximadamente 0,5dB.

e quanto a história de conectar MONO na entrada STEREO, pode?
Existem adaptadores para vc fazer esse tipo de conecção... Adaptador p/10 mono para p/2 estéreo.

Espero ter ajudado, e ainda, espero ter respondido a tudo, porque foram muitas perguntas de uma só vez...
No mais,
ABS

Demolisher
Veterano
# mar/06
· votar


Christhian
Salve, amigo, infelizmente eu não pude baixar seu som aqui uma vez que meu firewall bloqueia MP3...
Se quiser, mande um arquivo zipado para dr_sa_kanna@yahoo.com.br que eu abro sem problema.
No mais, foi bom ter ajudado, e precisando, estamos às ordens...
ABS

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/06
· votar


Demolisher

Cara!!! Brigadão mesmo, muita informação legal! Valew pelas respostas e pelas dicas. Bem, só um detalhe que eu queria mesmo saber e não encontrei no teu texto... que eu tinha escrito assim no post anterior:

'Ao final, queria comentários explicativos a respeito daquela história de resposta de freqüência, se os valores menores fazem pouca diferença e os maiores grande diferença.'

Sobre os mics que tem 20Hz de resposta de freqüências baixas e os que tem 110Hz, isso muda muita coisa? Na minha opinião, o que muda seria a resposta de freqüências altas, tipo 12.000Hz para 20.000Hz. Só me resta essa dúvida, o resto me foi muito bem esclarecido e eu o agradeço muito, valew mesmo! Se puder me esclarecer só mais isso, seria ótimo. Ah! *apela pra mais uma* e se pra ambientes não isolados acusticamente então seria ideal uma sensibilidade próxima de -50dB em vez de -70dB, seria isso?

E quanto ao 'estressadinho' nemmm... só tava mesmo agustiado por perguntar pra mais pessoas isso e ninguém sabia me responder com fundamento...rsrsrs

Feito!
Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz