【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
c.ribas
Veterano
# set/06
· votar

Olá pessoal !
bom tinha algumas duvidas em relação a gravaçoês em ksa pois tinha certa duvida de posição do microfone,com o pedestal a consentração e a impostação da vóz fica mais facil,valeu.

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar

Alguns microfones para gravacao:

AKG

OSolidTube da AKG (US$1,500) é um condenser de diafragma grande e padrao polar unico oferece uma chave de corrente de graves (12dB @ 100Hz), um pad de 20dB e um "shockmount" com adaptador para pedestal de microfone.

Audio-Technica

O AT3523 com diafragma grande padrao cardióide, perfeirto para gravacao de vocais, ambientes, guitarras com microfone no amp e pianos acusticos sai por apenas US$399

AT3527
Possui o diafragma pequeno e unidirecional sai por US$299

AT3528
Possui diafragma pequeno, cardióide tambem por US$299

AUDIX

O D4 Possui um hipercardióide e sai por US$329
Ótimo para gravar bumbos, surdos, saxofones e etc.

BEYERDYNAMIC

SERIES-90
Entre US$599 -US$649, em especial o MCE90, para vocais, o MCE93 para instrumentos, sao os mais interessantes para estudios domesticos.

CAD

Outro condenser valvulado excelente é o VX2 (US$2,490) da CAD oferece funcoes cardióides, omnidirecional e oito padroes polares, pads de sinal de 8dB e 16dB.

ELECTRO-VOICE

N/D367
A eletro-voice projetou a resposta de frequencia desse microfone dinamico cardióide (US$200) para aumentar o som de voz feminina. Estao chamando o microfone de MICROFONE VOCAL FEMININO huehuehuehue

NEUMANN

TLM103
Condenser cardióide de diafragma grande (US$995)

U87
Provavelmente gravou mais vozes famosas do que qualquer outro microfone no mundo. (estimativa de preco nao disponivel)

SENNHEISER

A sennheiser apresentou no ano de 1998 a Seria EVOLUTION, nesta linha todos os mic saem por menos de US$350 inclui uma extensa lista de microfones para instrumentos e vocais.

TELEX

SE60
Um condenser omnidirecional pode aguentar até 140dB!!!! e sai por apenas(US$175)

Espero ter ajudado dando estes toques de varios modelos de microfones tanto para vocal quanto para instrumento!!!

Demolisher
Veterano
# set/06
· votar

Salve, salve, galera!!
Não tenho tido muito tempo para estar aqui com vcs, o trabalho e a banda andam ocupando meu tempo quase todo...
Mas não vou abandoná-los, hehehehe... sempre que puder passo aqui para responder aos questionamentos que aparecerem, Valews???

Zapata
Veterano
# set/06
· votar

Se puder responder ao meu (aqui nesta mesma página, ali em cima), agradeço :)

Demolisher
Veterano
# out/06
· votar

Zapata
Salve, amigo, desculpe pela demora nas respostas mas o tempo anda curto...
Os equipamentos da Behringer tem me surpreendido bastante, são robustos, práticos e de muito boa qualidade. Se, como você mesmo afirma, não quer nada "grande", ou seja seu objetivo é gravações pessoais sem muitos recursos e equipamentos, pode ir de olho fechado.

Demolisher
Veterano
# out/06
· votar

c.ribas
Valeu, precisando, estamos às órdens.

Demolisher
Veterano
# out/06 · Editado por: Demolisher
· votar

Christhian
Salve, amigo. Eu nunca trabalhei com esses equipamentos, mas a diferença principal que eu vislumbrei, é que um apresenta mais recursos, e seria mais indicado para uso em estúdio do que o outro.

Demolisher
Veterano
# out/06
· votar

Renan Gonçalves Flores
Aí, papito, não existem fórmulas mágicas com soluções imediatas. Você só vai melhorar da mesma forma que quem está aprendendo a tocar um instrumento, ou seja, estudando... Técnicas existem, mas precisam ser bem aplicadas para surtirem efeito. Sua voz, nesse caso será seu instrumento, assim, a resposta é estudo e prática.
Outra coisa, pára com essa coisa de vergonha, ninguém nasce sabendo, e nós viemos a este mundo para aprender, portanto, faça a sua parte.
Forte abraço

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar

O que vc acham do microfone D880 da AKG?

Eu sempre gostei mais da AKG do que da Shure. Agora pretendo comprar um... e será esse modelo... mas não tenho certeza se é mesmo bom.

Eu pretendo, agora nos meses de Dezembro e Janeiro, gravar um CD com uns amigos meus... um 'acústico' com voz (eu), violão (meu amigo) e uma percussãozinha... mas tudo gravado separadamente...

Eu odeio ruido... quero uma gravaçao limpa, boa... Vc recomendam esse microfone para esse tipo de gravaçao? Alguem ja usou um? Como eu interpreto O 'Nivel de Ruido Equivalente?'... equivalente a margem de que? 96dB?...

Po galera... me ajuda ae... eu teria boa qualidade com esse microfone? Se não, alguem me recomendaria um melhor na mesma faixa de preço (entre 300 e 450 reais)...

Pretendo comprar um fone da mesma marca...

Demolisher
Veterano
# nov/06
· votar

Salve, SylvioLima

Eu gosto muito dos equipamentos da AKG, portanto, sou suspeito pra falar, mas, vá fundo, é um excelente microfone de palco. Quanto a gravações, se for uma coisa caseira, pode ir sem medo que ele vai te atender tranqüilamente. Quanto a ruídos, por não ser um microfone específico para gravação, pode sim apresentar algum ruído na gravação, mas se vc puder dispor de um lugar acusticamente tratado, ou bem silencioso, não vai ser nada que afete a qualidade da gravação.
Abs

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar

Salve vc Demolisher....

estava lendo posts anteriores e vc manda muito bem nas suas respostas... haja paciencia... e sabedoria... mas realmente... naum me lembro de vc ter errado em nenhuma de suas considerações...

e fico grato por vc me responder...
gosto da AKG por ouvir das pessoas, ouvir acusticos MTV gravados com essa marca, de ver na TV.... mas nunca pude comprar um...

Agora que posso... vou comprar um bom... e por issu desisti do D880M e estou passando para o 3700M... acho que ele é um modelo mais atual e menos ruidoso, com uma faixa de frequencia bem satisfatoria e é quase o top de linha dos microfones dinamicos AKG (pq se não do mundo...)

Acredito que esse seja mais apropriado ainda que o outro para gravações...

Gostaria que me indicasse um site com demos, testes, ou qualquer coisa relacionada a audio para que eu possa ouvir o som, o timbre... a qualidade dos microfones... mesmo vc se tiver com um bom ai... quero poder ouvir antes de comprar, pq eu não tenhu nenhuma loja aqui por perto que tenha para vender o 3700M.

maten
Veterano
# nov/06
· votar

Opa!
O microfone samson c03 eh bom pra gravação?
obrigado

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06 · Editado por: SylvioLima
· votar

maten
naum... compre os microfones da MXL (condensadores) ou AKG (dinamicos)...

maten
Veterano
# nov/06
· votar

e o M-150 Tube da Neumann é bom?
quero fazer um estúdio caseiro

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar

Os microfones da Neumann são conhecidos, muito falados, muito elogiados e são 'lendarios' como alguns dizem. Mas também são muito caros. Nunca tive a oportunidade de ouvi-los... mas dizem que são os melhores do mundo.

Um microfone destes deve estar por uns 3 a 4 mil reais. Um microfone está diretamente ligado a preço na grande maioria das vezes. Quanto mais caro, melhor o microfone pois melhor o seu material etc etc etc...

Mas tbm há marcas que cobram mais caro pelo microfone do que realmente ele vale. E lojas de musica também.

Eu achu que para um home studio, o M-150 Tube da Neuman é um exagero de qualidade, e pela sua tamanha qualidade e sensibilidade você tera de fazer um isolamento acústico... e ter mixer e placa de som muito boa... por que não adianta nd ter um mic bom e outros perifericos ruins...

Se eu tivesse grana, eu compraria um AKG C3000B ou C2000B pro meu home-studio. Mas enquanto eu não tenho, estou vendo se eu compro um MXL V67 ou MXL 2006... mas ainda estou na dúvida.

Qualquer coisa... eh so pergunta ;)

maten
Veterano
# dez/06
· votar

Na verdade custa um pouco mais hehehe...
20k

Pq será q custa tanto?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar

maten

eu tbm queria saber...

axu q vale muito mais a pena um akg C2000B

ou um MXL da vida...

esses mics 'superiores' em preço principalmente so para qm pode meu amigo... e axu q naum dao tanta diferença não se comparar com outros condensadores de marcas boas e mais baratos... a diferença deve ser minima... mas so alguem especializado para t dizer...

Demolisher
Veterano
# dez/06
· votar

maten
SylvioLima
Salve moçada!
Esses microfones são caros pela tecnologia agregada, pelos royalts da marca, pelo valor de propaganda agregado, pelos impostos de importação e por aí afora...

Esses microfones são de qualidade incontestável e incomparável, mas, para estúdios caseiros, um desperdício enorme de dinheiro. Eles valem cada centavo empregado para estúdios de grande porte, fora isso, vc tem opções mais acessíveis de equipamentos.
ABS

Demolisher
Veterano
# dez/06
· votar

SylvioLima
Salve, Papito!
Legal, é esse o espírito da coisa, hehehehe... se quer alguma coisa boa, compre logo a melhor que seu dinheiro pode comprar. Sigo essa receita e nunca fiquei decepcionado com o que adquiri.
Eu não conheço sites que tenham essas informações que vc procura, mas vou dar uma procurada e, se achar, posto aqui pra vc.
Forte abraço.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar

Demolisher
Falow! Tu eh o kra... hehehe

abraços

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar

Alguem poderia me responder oq axa dos microfones condensadores da MXL? Estou pretendendo comprar um MXL 2006 ou talvez um MXL 770...

Alguem tem alguma sugestao a dar dentro de 700 reais?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar

O Marshall mXL990 deve estar em quinhentos e poucos reais.

Demolisher
Veterano
# fev/07
· votar

Salve, salve, Galera!!!
Estamos de volta para um excelente 2007!!!
Bração pros mano e um beijão pras mina!

cybx
Veterano
# fev/07
· votar

Demolisher
Como usar esse pre amp? Eu ligo ele onde? E o microfone? Desculpe mas nunca vi um na minha frente e sou mto ignorante nesse aspecto..

E qual seria uma marca boa (custo X beneficio) pra um pre-amp?
Obrigado!

Elvenpath
Veterano
# mar/07
· votar

Oi Demolisher

Eu tenho um microfone legal mas ainda não comprei o restante, também vou precisar de um help, sou totalmente leiga nisso...

Bjs

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar

cybx

Pré amp vc liga entre o microfone e a placa de som. A função dele é justamente dar mais ganho (com qualidade) no sinal da voz captado pelo microfone antes de entrar (pra gravar, por exemplo) no PC.

Elvenpath
Que microfone vc tem? Olha, eu fiz algumas coisas muito legais só com um bom mic direto na placa do PC. Realmente, um bom microfone faz toda a diferença.

Abraços.

Elvenpath
Veterano
# mar/07
· votar

Oi Christhian

Eu tenho um Behringer XM8500. Vc acha esse legal ou é melhor comprar outro?

Bjs

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar

Elvenpath
Hum..
É um bom microfone, atende muito bem as necessidades de quem está começando, mas como diz o Demolisher, microfone é uma relação entre preço e qualidade.

Experimente gravar assim:

* Em um programa que grave em WAV, use amostragem de 44.100 mhz a 16bits. O Sonar é um bom programa, mas pesado. Recomendo o Cool Edit, bem fácil e o Adobe Audition que é bem leve. O Cubase é muito bom, mas é mais profissional e exige mais habilidade.

* Abra as propriedades de som do seu PC e desative o microfone, bem como o Boost de +20db que todos tem. NOTA: isso é apenas para gravar. Se for usar como voz para MSN, por exemplo, precisa reativar tudo, inclusive o Boost.

Bom, desta maneira, sua voz será captada, mas baixa. Vc pode regular o volume da entrada no GuitarFX, mas o aconselhavel é manter os volumes em zero.

É exatamente ai que o microfone vai fazer a diferença. Pra aumentar o volume da sua voz na mixagem final vc vai ter que aplicar um compressor. Se o seu microfone produzir muito chiado (decorrente de isolamentos ou mal construção) o chiado tb será amplificado.

Enfim, estou lhe descrevendo como fazer uma boa gravação. Claro, se for apenas pra postar no fórum, ninguém vai ligar pra chiadinhos ou falta de reverb (excesso eu já percebi que incomoda..).

Qualquer coisa, tem alguns programas aqui que eu posso lhe passar depois.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: Christhian
· votar

Elvenpath
Só pra deixar claro:

Percebe pra que serve um Pré amp?

Vc faz tudo isso que eu falei e liga um Pre Amp entre o microfone e o PC. Pronto! Vc tem como aumentar o volume da captação da sua voz, antes de entrar no PC. Isso reduz chiados, deixa o timbre mais natural (uma vez que vc vai usar muito menos compressão na mixagem) e consequente eleva as gravações em outros patamares.

=)

Elvenpath
Veterano
# mar/07
· votar

Oi Christhian

Senti que eu terei que outro microfone, rs... Você poderia me passar os programas por e-mail?
Eu queria postar gravações aqui e mais tarde aperfeiçoar as gravações, vou seguir os passos do jeito q vc falou.

Muito obrigada pelo help

Bjs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz