Autor |
Mensagem |
Dandark Veterano |
# ago/05
· votar
Pois bem, e quem so tem um gravador de mao o q faz?
|
Demolisher Veterano |
# ago/05
· votar
maxneckle
Se vc utiliza a plataforma Mac, tem, seguramente, umas das melhores plataformas para edição musical. Portanto, eu acredito que o melhor programa para vc usar seja o Protools. Vc pode conseguir a versão trial dele por aí, e, no ML tem muita gente vendendo cds com esse e outros softwares de edição musical. e baratinho... vale a pena o investimento...
|
Demolisher Veterano |
# ago/05
· votar
paulo trolezzi
Bem, essa parte de hardware eu vou deixar que outra pessoa responda, porque não é a minha praia, estou até muito desatualizado com relação aos novos produtos no mercado.
Para vc utilizar o som midi do seu pc, procure pelos programas wingroove, Virtual Sound Canvas, da Roland ou o XG da Yamaha, que são emuladores de módulos de som.
Para gravar vc pode utilizar o CakeWalk Stúdiopró, ou outro editor de wave, o sound forge, ou outros que vc pode pegar o nome aqui nesse tópico. O esquema de ligação dos equipamentos no pc também já está explicado aqui nesse tópico. Dá uma conferida e, se tiver alguma dúvida, pergunte que vou esclarecendo, ok?
|
Demolisher Veterano |
# ago/05
· votar
Dandark
Se vc só tem o gravador de mão, vc mesmo já respondeu sua pergunta...
Grava com ele...
|
Tourette Syndrome Veterano |
# set/05
· votar
Demolisher, você é foda, cara, resolveu minhas dúvidas sobre gravar com o microfone. Mas tenho um problema. adquiri uma Audigy Platinum Pro e não acho que estou conseguindo me entender. Comprei nova, ela tem 2 entradas, uma pra microfone e uma para guitarra, a de guitarra me parece não funcionar, mas tenho certeza que o problema é a inabilidade para configurar. Conhece esse modelo de placa? tem alguma dica a me dar sobre configuração?
A captação de áudio no mic (SM-50) é boa mas me parece baixa, é fundamental que eu adquira uma mesa de som para amplificar o volume do microfone? se sim, qual a marca mais indicada, na sua relação custoxbenefício, pode ser uma de 4 ou 6 canais.
Fiquei impressionado com o profissionalismo de suas explicações. Estou apanhando aqui dessa placa.
Muito Obrigado!
|
Demolisher Veterano |
# set/05
· votar
Tourette Syndrome
Sou apenas um cara curioso tentando ajudar a galera... ;b
Como diria meu grande amigo Jack The Ripper (Jack o Estripador), vamos por partes...
1 - Conhece esse modelo de placa? tem alguma dica a me dar sobre configuração?
R - Não sou nenhum expert em computadores, sei apenas o básico pra não passar aperto... Mas... na barra do menu iniciar, clique duas vezes no ícone do falante com o botão direito do mouse. Vai abrir a caixa de controle de volume. Abra o menu propriedades, e ative a opção Ajustar volume para gravação.
Em seguida habilite o controle de gravação, o microfone, o line in ou aux, de acordo com o que vc for utilizar. Aí teste, para ver se o PC passa a receber os sinais dos instrumentos que vc estiver gravando.
2 - A captação de áudio no mic (SM-50) é boa mas me parece baixa, é fundamental que eu adquira uma mesa de som para amplificar o volume do microfone? se sim, qual a marca mais indicada, na sua relação custo x benefício, pode ser uma de 4 ou 6 canais.
R - Bem, o SM 50 não é o microfone que eu recomendaria para fazer uma gravação de qualidade, mas é o que vc tem e vamos tentar melhorar o sinal dele... Como? Sim, vc vai precisar de um Pré Amplificador, que sim, pode ser um mixer (mesa de som) ou, se vc tiver um micro system que tenha entrada de microfone, ou um aplificador de boa qualidade... enfim, um equipamento que permita amplificar o sinal de microfone e depois enviá-lo para o PC. Teste também, porque se o equipamento que vc utilizar não tiver uma boa qualidade de amplificação, vai piorar ao invés de melhorar sua gravação. Lembre que o objetivo é "melhorar o sinal", não "estourar o sinal", ou seja não é para esguelar o volume, mas apenas tornar o sinal mais claro...
Qual mesa comprar? Pode ser qualquer uma, desde que seja amplificada. se puder ser estéreo, melhor, se tiver efeitos, melhor ainda, mas vai depender do quanto $$$$$$$ vc tem disponível para gastar... Se fosse para recomendar uma marca, eu indicaria as Mackie, mas estas são caras...
3 - Muito Obrigado!
R - Muito de nada, hehehe... eu que agradeço pelos elogios.
Bração.
|
MICHEL PINHEIRO Veterano |
# set/05
· votar
EXISTE ALGUM SOFTWARE QUE ELIMINA A VOZ DE UM CD?
POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!!!
HÁ ALGUM TUTORIAL??
|
Demolisher Veterano |
# set/05
· votar
MICHEL PINHEIRO
Repetindo o que eu já postei aqui mesmo, na página anterior, vc tem o AnalogX vocal remover :
http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i2153.html O Sound forge, segundo algumas pessoas aqui do Fórum.
Eu, pessoalmente nunca ví um que tivesse um resultado 100%.
Não tem tutorial.
Bração.
|
Tourette Syndrome Veterano |
# set/05
· votar
Demolisher
Preciso comprar uma mesa de som, para poder gravar guitarra, baixo e bateria (1 canal guit/1 baixo e 3 batera). Gostaria da sua opinião sobre as mesas behringer e qual vc me indica para gravar esse tipo de coisa?
tenho até 600 reais pra comprar essa mesa.
Tô entre a UB1202 e a UB1204. Qual vc me recomenda?
Brigadão mais uma vez!!
Abraço
|
Demolisher Veterano |
# set/05
· votar
Tourette Syndrome
Salve, cumpadi...
Eu não conheço esses mixers da Behringer, mas as informações que tive a respeito são de excelente custoXbenefício.
Se for para escolher entre esses dois modelos que vc cita, eu, particularmente escolheria o UB1204.
Porque? Primeiro porque as entradas de linha são balanceadas, o que não ocorre no modelo UB 1202, tem equalização de três bandas tanto para os canais mono quanto para os estéreo, dois Send Aux por canal (um pré e um pós fader)... Enfim, ela é bem superior à outra.
MAS se a utilização que vc vai dar é só para um pequeno home studio, a outra vai te atender, praticamente do mesmo jeito... Aí a escolha é $$$$ua...
Bração.
|
Gustavo Bastos Veterano |
# set/05
· votar
Demolisher
Acompanhei o topico, ele esta ativo ha quase 1 ano!! Agradeco todo seu apoio e "paciencia" conosco, iniciantes :-)
Bom, minha duvida é a seguinte.
Ja fiz gravações em diversos estudios, utilizando protools e pagando por hora. As gravações ficavam boas e tal, mas nunca consegui dar aquele peso profissional a elas.
Sempre gravei com bandas de hardcore e punk rock, aonde temos bateria, 2 guitarras e um baixo sempre fortes, "concorrendo" entre si.
Nas gravacoes profissionais, vemos sempre estes instrumentos bem posicionados, todos altos (ou "fortes").
- Voce teria alguma dica pra que possa melhorar gravações neste sentido ? Investir em compressao, equalização, .. ?
Utilizei protools , e geralmente equalização , compressao e plugins via software.
- Será recomendado eu tentar usar um pre-amp valvulado, pra "esquentar" o som antes de gravar? Será que devo tentar gravar com alguma equalização (via rack) ?
Obrigado!!
|
# set/05
· votar
Complementando o post anterior, mais uma pergunta:
Você é a favor do uso de efeitos analogicos (por rack) no momento da gravação do instrumento/voz, ou será que os efeitos via software (plugins, e/ou nativos), depois da gravação do instrumento/voz, suprem bem a necessidade ?
|
Demolisher Veterano |
# set/05
· votar
Como estou sem tempo hoje, vou responder só a última pergunta, as outras vou deixar pra outra hora, valeu?
Sim, sou a favor de usar efeitos analógicos sim. Mas com cautela e parcimônia, porque se vc abusar desses efeitos, você detona sua gravação e só refazendo tudo vc vai poder consertar o estragos.
Deixe os mais pesados para a fase de edição, e não para a de gravação, ok?
Bem, vou ver se consigo responder a todas as suas outras dúvidas amanhã.
Abs
|
# set/05
· votar
Demolisher
Obrigado pelo seu tempo
|
produlz Veterano |
# set/05 · Editado por: produlz
· votar
Gustavo.. 7 dicas pra você gravar sua guita:
1 - Não esqueça do principal - EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE. Instrumentos com captadores bons, cordas de preferência novas e microfones adequados para captação...
2 - Faça alongamentos e aquecimento antes de gravar.
3 - Eu geralmente gravo a guita com os efeitos da pedaleira (que tem que ser razoável - pedaleiras tipo zoom 505 tem alto nível de ruído e não tão boas para gravar).
4 - Obviamente que se você tiver prés - valvulados tem que usá-los para esquentar o som da guita... mas com cuidado é claro.
5 - Reserve um tempo para passar o som da guita e gravar alguns takes. Depois de gravar de uma pausa e escute alguma música que tem o som de guita que você gosta ou quer alcançar (caso você não tenha uma referência já de cabeça, mesmo se tiver eu recomendo), faça comparações.
6 - Utilize técnicas de overdub - várias guitarras tocando exatamente iguais.
7 - Cuidado com os problemas de fase se você estiver utilizando 2 microfones.
Um Abraço
Nando Pax
Produlz Áudio - Estúdio de Gravação - http://www.produlz.com
|
produlz Veterano |
# set/05
· votar
hehehehe A mensagem anterior era para o Gustavo Bastos...
parabéns pelo Tópico Demolisher
|
# set/05
· votar
produlz
Valeu, obrigado!!!
Mas mesmo assim, minhas duvidas são referentes a gravação como um todo (guitarra, baixo, voz, bateria, etc)
|
Demolisher Veterano |
# set/05
· votar
produlz
Beleza!!! Seja bem vindo. Mais um para ajudar a responder a galera, hehehehe, mesmo porque eu ando meio sem tempo.
Se achegue, puxe a cadeira, tome um cafezinho e vamos dar um help pra galera...
|
Demolisher Veterano |
# set/05 · Editado por: Demolisher
· votar
Gustavo Bastos
Vamos lá tentar responder seus questionamentos. Se nosso amigo produlz quiser me ajudar completando ou me corrigindo, fique à vontade.
As gravações ficavam boas e tal, mas nunca consegui dar aquele peso profissional a elas. Sempre gravei com bandas de hardcore e punk rock, aonde temos bateria, 2 guitarras e um baixo sempre fortes, "concorrendo" entre si.
Nas gravacoes profissionais, vemos sempre estes instrumentos bem posicionados, todos altos (ou "fortes").
- Voce teria alguma dica pra que possa melhorar gravações neste sentido ? Investir em compressao, equalização, .. ?
Bom, para vc conseguir esse peso no som gravado, primeiro vc terá que ter um equipamento que forneça esse peso... Os instrumentos tem que ser bons, bem equalizados, os músicos tem que saber regular seus instrumentos, sua equalização tem que puxar o peso necessário, etc,etc,etc. No momento de sua gravação, se vc utiliza uma pista por instrumento, a facilidade para vc tentar buscar o resultado desejado, vai ser maior do que vc utilizar uma pista para vários instrumentos.
Utilizei protools , e geralmente equalização , compressao e plugins via software.
- Será recomendado eu tentar usar um pre-amp valvulado, pra "esquentar" o som antes de gravar? Será que devo tentar gravar com alguma equalização (via rack) ?
O Protools é um dos melhores softwares de edição musical do mercado, possibilita resultados fantásticos, ainda mais se associado a equipamentos digitais/analógicos externos (periféricos), vc pode realmente dar outra conotação ao seu produto final.
Um pré amp valvulado para as guitarras ou mesmo para o baixo, será um maná que vc pode alcançar se tiver à mão tais recursos.
A utilização de Plug-ins facilitou em muito a vida dos profissionais de gravação, mas, eu pessoalmente, não gosto muito do resultado, por exemplo, de um compressor virtual, ou um equalizador virtual, realmente prefiro utilizar um periférico de boa qualidade.
Espero ter ajudado,
Abs,
|
# set/05
· votar
Demolisher
So uma ultima:
A utilização de Plug-ins facilitou em muito a vida dos profissionais de gravação, mas, eu pessoalmente, não gosto muito do resultado, por exemplo, de um compressor virtual, ou um equalizador virtual, realmente prefiro utilizar um periférico de boa qualidade.
Sim, já encomendei um pré valvulado! Você gravaria os instrumentos já com uma certa equalização, ou gravaria em flat, pra depois equalizar "saindo" do PC, passando pelo equalizador analogico e depois "entrando" para o PC denovo?
|
Demolisher Veterano |
· votar
Gustavo Bastos
Você gravaria os instrumentos já com uma certa equalização, ou gravaria em flat, pra depois equalizar "saindo" do PC, passando pelo equalizador analogico e depois "entrando" para o PC denovo?
Vai depender da sua experiência e do conhecimento que vc tem do seu equipamento. Eu costumo gravar já com uma equalização inicial, e depois faço pequenas correções que acho necessárias, mas, se vc não tem tempo para refazer uma gravação, é aconselhavel que vc grave em flat e depois equalize, sempre fazendo o back up para não perder a gravação original, que vc pode precisar em caso de erro.
|
# set/05
· votar
Saquei. Voce teria algum material que vc gravou, de preferencia rock ?
Mais uma vez agradeco sua ajuda e prestatividade aqui no forum!!!!
[]s
|
Demolisher Veterano |
# set/05
· votar
Gustavo Bastos
Aqui no trampo acho que não, tenho que olhar nos cds que tenho aqui pra ver o que eu acho. Depois eu mando pra vc ver.
|
# set/05
· votar
Mais uma etapa:
Estou pesquisando sobre placas de gravação profissional.
M-Audio AudioPhile 2496
frequency response: 22Hz-22kHz, -0.4, +/-0.4dB
dynamic range: 104dB (A-weighted) (D/A) / 100.4dB (A-weighted) (A/D)
THD: < 0.002%
Digi001
Resposta de freqüência: 20 Hz a 22 kHz
Faixa dinâmica: 98 dB
Distorção harmônica: 0.003% (1 kHz)
Layla 20bits
Frequency Response: 15Hz-22kHz, ±0.25dB
THD+n: <0.001%, 20Hz-22kHz A-weighted
Dynamic Range: 110dB A-weighted
Sera que a M-Audio é inferior, por trabalhar só com 22hz a 22khz?
O custo da M-Audio é infinitamente inferior ao da digi001 e da layla. A M-AUdio custa R$ 480 nova, a Digi001 R$ 2500 e a Layla R$ 2000
Qual delas será que me dá uma qualidade mais profissional, e também um bom peso na captação dos instrumentos?
|
# set/05
· votar
M-Audio AudioPhile 2496 possui 2/2 analogicos + 1/1 spdif + 1/1 midi)
Digi001 possui 8/8 analogicos
Layla possui 8/8 analogicos
Grato
|
# set/05
· votar
Ah e apenas lembrando, já dá pra rodar o Protools na M-Audio AudioPhile 2496.
|
Demolisher Veterano |
· votar
Gustavo Bastos
A AudioPhile 2496 é mais barata por se tratar de uma placa PCI sem interface externa, vc tem o ninho de cobra atrás do PC, e, como vc mesmo possue menos recursos que as outras citadas. Essas outras possuem interface externa tipo rack, e muito mais recursos que a anterior.
Eu não me lembro quanto à Digi001, mas a 002 só funciona com o ProtoolsLE, não rodando com nenhum outro programa de gravação...
Quanto ao peso, verifique seu sistema de captação, porque ele é o principal responsável por esse peso na entrada do sinal para gravação. Microfones mal equalizados, ou de características diversas do sinal a ser captado podem causar tanto essa ausência de peso, quanto distorções na gravação.
Abs.
|
Blink182GuideMaster Veterano |
# set/05
· votar
Britnéiaa
alguem sabe um programa pra colocar o instrumental da musica em mp3 e gravar a voz junto com a música? (gratis people :P)
Conhece o SoundStar TX? É perfeito para isso.
|
Demolisher Veterano |
# set/05
· votar
Britnéiaa
alguem sabe um programa pra colocar o instrumental da musica em mp3 e gravar a voz junto com a música? (gratis people :P)
Conhece o SoundStar TX? É perfeito para isso.
Boiei...
|
Joao_black Veterano |
# set/05
· votar
E aeh colega!? blz!?
Tô precisando de umas dicas...
Tava querendo comprar uma placa de som pra poder melhorar a qualidade das gravações no meu pc... qual a q vc indicaria, numa faixa de preço de até R$100,00? a minha placa onboard tah com problema e optei por comprar logo uma placa off, compensa?
valeu
|