【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Eduardo Bezerra
Só que qnd eu ligo o cabo do microfone começa um zumbido do inferno!
Seu microfone tem chave on/off? se tem, qdo vc desliga o barulho continua? se continuar, pode ser problema do cabo ou do microfone. Verifique também o volume da entrada line (line in) que pode ser verificado no controle de volume (clique duas vezes no desenho do falante perto do relógio do seu PC) se o volume estiver muito alto, pode causar um ruido irritante.

Se não for nada disso, tenta desligar as caixas de som e utilizar fones de ouvido, de preferência aqueles com boa vedação para evitar o feed back(ou microfonia)...

Se não der certo, pergunte de novo e vamos tentar descobrir o que pode ser...

Alyx Hide
Veterano
# abr/05
· votar


olá........!
Galera, eu acabei de baixar pro meu pc, o Sound Forge,...daí gostaria de saber quem tem esse programa,...se podia me dar algumas dicas de gravação...,...e se puder, me ensinar o básico nesse programa!!!hehehe......valeu!!!!!!!!!!!

Alyx Hide
Veterano
# abr/05
· votar


pq eu naum sei "mexer em nada".......heheeh,, valeu!!!

Demolisher
Veterano
# abr/05
· votar


Alyx Hide
Kara, pra vc aprender a trabalhar com o Sound Forge use bastante, experimente, invente... é assim que vc vai aprender a usá-lo.

Joao_black
Veterano
# abr/05
· votar


Demolisher

Olá!!
Qual placa de som para PCs vc indicaria e custa quanto aproximadamente?
Ah! quanto custa (+ou -) um pré-amplificador pra realizar gravações caseiras?

crisnich
Veterano
# abr/05
· votar


Olá amigos... Podem conferir as gravaçoes que estao sendo feitas no meu "home studio" aqui em porto alegre. HOME por que é no mesmo endereço de minha casa, mas nao é no meu quarto, como vejo muitos por aí. ..

Eu uso :
1. Software de gravaçao : PROTOOLS
2. Microfone : Behringher B1 Cardióide
3. Mesa : Behringher 4 Canais
4. Pré : Valvulado MIC100 Behringher
5. Monitoramento : Fones SAMSOM Studio Reference RH600
Os instrumentos que vcs vao ouvir tbm foram gravados aqui, e eu mesmo estou (junto com outros musicos) produzindo o meu CD.
A unica coisa que nao é acustica, é a Batera, q é sampleada dos timbres de uma yamaha acustica. (o que dá no mesmo...)

Espero que gostem, deixem seus coments no meu fotolog.
www.cristianonichelle.pop.com.br
www.fotolog.terra.com.br/crisnich

Um abraço e vamos cantar, pros males espantar !

Demolisher
Veterano
# abr/05
· votar


Joao_black
Essa pergunta é difícil de responder... Isso porque ao escolher uma placa de som para seu uso, vc deve levar em conta todas as suas necessidades atuais e do futuro imediato. Quantos canais de entrada, de acordo com quantos sons serão gravados simultaneamente. Quantos canais de saída, para realizar mixagens em uma mesa de som externa ao computador, para "vir buscar" recursos do mundo físico, como um efeito em rack que queremos adicionar à gravação no PC, e ainda para disponibilizar saídas de áudio para vários programas usados simultaneamente, evitando que eles fiquem "brigando" pelo direito de usar essas saídas de som. Deve pensar também nos formatos dessas conexões, de acordo com a mesa que pretende usar. Se serão conectores analógicos, digitais ou ambos...

Vc tem as placas mais caras, como as Layla da Echo Audio, as Aark da Aardvark, as DA2496 da Edirol/Roland entre outras...

Mas, lembrando que vc deve fazer uma pesquisa para ver qual te atenderia melhor, eu recomendaria a Audigy, da Creative Labs, que deve estar custando na faixa de U$200.00.

Da mesma forma, o pré amp, vai depender do resultado que vc quer obter e do quanto vc quer gastar...

Joao_black
Veterano
# abr/05
· votar


Demolisher
Valeu migão!! brigadao!!

Demolisher
Veterano
# abr/05
· votar


Joao_black
Às órdens... se precisar, pode gritar que agente socorre, hehehehehe...

RAC
Veterano
# abr/05
· votar


Fala Galera!!! Sou o + novo por aqui, e gostaria de saber uma boa equalização de voz, com peso, no COOL EDIT pro 2.
Se alguém puder me ajudar, desde já fico grato...

Demolisher
Veterano
# abr/05
· votar


RAC
Salve, cumpadi... Seja bem vindo...
Quanto à equalização, cada caso é um caso muito diferente... Cada voz possui um timbre diferente, umas tem mais médios, outras mais graves, outras ainda mais agudos... assim, a forma correta de se equalizar qualquer instrumento (incluindo a voz) é fletar os canais, e em seguida ir aos poucos ajustando a equalização. Muito cuidado para não perder a referência (o timbre original) para que não transforme o som em algo sem naturalidade e sem brilho, que é o que acontece quando exageramos na equalização.
Abraços...

dutcl
Veterano
# abr/05
· votar


ola pessoal...so novo aqui!!!!

eu faço minhas gravacoes no meu teclado...tenho um psr 3000 e nele tem entrada para md, cd. etc.. eu coloco um cabo RCA nele e faço a grvaçao e falo as mixagens no prorio tecaldo, efeito, e etc... quero comprar um mesa de som...mais eu gravei em uma mesa da yamaha digital uma vez e nao ficou a mesma coisa (qualidade)...
logico estou com poucos recursos...so com o teclado...mmais quero proredir...por favor..alguem pode me dar dicas...para a progresaao!!!

grato!

TonyC
Veterano
# mai/05
· votar


Olá, alguém sabe como remover o "eco"/"delay" que aparece na gravação de voz, em tempo real, quando utiliza-se o Sonar e o Vegas 5 ?
Melhor explicando: a gravar-se a voz, esta entra com atraso no monitor.

Obrigado !

Demolisher
Veterano
# mai/05
· votar


dutcl
Difícil opinar, uma vez que vc não especifica o que realmente quer... só a mesa? Um equipamento básico para gravar? enfim...tudo vai depender do que vc pretende gastar e de qual o resultado que pretende obter... Dê uma esclarecida nesses pontos que tento te ajudar...

Marcblack
Veterano
# mai/05
· votar


Olá! Seguinte, estou usando o Cakewalk Pro Audio 9 para fazer minhas gravações caseiras. Estou usando o Soundforge para mixar as trilhas gravadas pelo Cake. Minha dúvida, só pra saber se estou fazendo certo: imediatamente depois de gravar uma trilha e fazer uma cópia dela para mixar, q efeitos vocês usam? E em q ordem?

Valeu!

Demolisher
Veterano
# mai/05
· votar


Marcblack
Mais uma vez vou te dizer que depende... vc pode por efeitos de distorção, flanger, chorus numa guitarra ou violão, um reverber na voz... depende do que vc estiver editando. Não existe uma receita de bolo a ser seguida. Use o melhor equipamento que existe para avaliar o que colocar e em que medida, e o melhor é que eles já são seus de graça, e ficam um de cada lado de sua cabeça... Seus ouvidos...
O que é realmente importante é vc deixar o som natural, sem carregar demais nos efeitos, ou vc pode transformar a trilha em uma coisa sem vida. O som deve soar o mais natural possível. Resumindo, não existe ordem pré definida. Os efeitos mais usados são os seguintes:
Delay, Echo, reverber, chorus, flanger, phaser, o rotary, derivado das caixas Leslie, que tinham falantes giratórios motorizados, e muitos outros efeitos... O que vale é a criatividade do operador...

Marcblack
Veterano
# mai/05
· votar


Demolisher
Sei... bom, valeu então....

Joao_black
Veterano
# mai/05
· votar


Demolisher

Demolisher

Olá colega!!!
Queria só uma orientaçãozinha...
O áudio do meu pc sai no meu som philips através do auxiliar... utilizo um cabo que é conectado no pc (naum conheço muito essa linguagem eletronica). Queria saber o nome do "buraquinho" (rsss) que eu conecto o microfone, pq já tentei, mas o som do mic naum sai nas caixas do meu som - será se conectei certo?

Demolisher
Veterano
# mai/05
· votar


Joao_black
Bom dia, Papito.
Vc ligou o seu pc da saída de áudio e conectou no som na entrada auxiliar, correto? deve ter usado um plug p/2 (tipo de fones de ouvido pequeno) e duas saídas RCA (tipo de vídso cassete).
O microfone deve ser ligado no conector MIC atrá do seu pc. O som tem que sair, senão, verifique se o mic não está desabilitado no seu PC, se estiver, habilite e teste...

Joao_black
Veterano
# mai/05
· votar


Demolisher

ajuda nóis de novo aeh... como que habilita o microfone no pc?

Demolisher
Veterano
# mai/05
· votar


Joao_black
Clica no ícone do falante, ao lado do relógio do seu pc... Vai abrir a caixa de controle de volume. Clica em opções, aí, clica em propriedades, Aí habilite seu sistema para gravação (automaticamente, seu microfone vai ser habilitado. Vai ser aberta a caixa de controle de gravação. Aí vc regula o som do microfone como lhe aprouver...
Falows?

Joao_black
Veterano
# mai/05
· votar


Demolisher

Vc é o cara. mêu!!!
valeu!!!

Demolisher
Veterano
# mai/05
· votar


Por favor moderadores... limpem esse lixo.... hehehehehehe...

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


meu microfone eh de PC (na verdade, eh um pokinho diferente dos de pc)!
uso o programa ADOBE AUDATION...depois de minhas gravações, naum coloko NENHUM EFEITO (pois tambem, naum entendo nem dos efeitos )naum sai nenhum PUFF, nem essas coisas! mas fica XIADO!!!

tem alguma coisa que posso fazer pra melhorar esse xiado?
ou isso eh por causa da qualidade do microfone?
tem algum efeito, que pode ''disfarçar'' esse xiado?

quando voce tira o vocal da musik (reduz), ele naum reduz o VOCAL, e sim a frequencia que o vocal esta! tem como fazer isso com outros instrumentos? e ateh com o xiado?
heheheheeh!

ALFREDO SOARES
Veterano
# mai/05
· votar


Olá Amigos

Acompanho as dicas no Cifra Club, mas ainda não tinha participado. Faço parte de um quarteto masculino na minha igreja,
e adquirimos para as nossas apresentações, os seguintes equipamentos:
Mesa Behringer 1832 FX pro 16 canais
Amplificador
2 monitores JBL
4 microfones SHURE SM 58

Gostaríamos de fazer uma gravação, que no nosso caso seria à capela, utilizando estes equipamentos, fazer a gravação
diretamente no HD do meu computador que tem as seguintes configurações:
Duron 1400
256 Mb de Ram
HD de 40Gb
Placa de som Sound Blaster Live
Sound Forge 6.0 full
Cakewalk Home Stúdio 2004
Combo LG 52x

Já fizemos várias experiências, que nos mostraram uma excelente qualidade, mas, quando acontece qualquer erro ao cantar,
seja de pronúncia de palavras, atrasos ou erro de afinação, precisamos regravar aquela parte novamente.
Pelo que já li em vários desses fóruns, é possível com um gravador multipista (Roland, Korg, etc.) gravar separadamente
cada voz (pista), mesmo quando são executadas ou como no nosso caso, cantadas, juntas. Como não dispomos desse
equipamento fizemos, uma experíência de gravar voz por voz e depois mixamos no Sound Forge, mas, o resultado é que ao
juntarmos as vozes, nunca fica totalmente juntas, sempre há um probleminha. Gostaria de saber se essa mesa dispõe de
canais de saída que contenham a voz de cada componente ao cantar, e se é possível a adaptação de 4 placas de som num
computador, visto que SB Live só tem 1 Line-in, para podermos captar as vozes separadamente.

OBS.: Tentamos gravar pela entrada MIC, mas parece que a impedância é diferente e esta entrada é mono, corta todo o estéreo
da mesa.

Espero a ajuda de vocês.

Um abraço

Alfredo Soares
Petrópolis RJ

Demolisher
Veterano
# mai/05
· votar


Bem, vamos tentar responder...

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Existem alguns plugins que podem te ajudar, como o Noise reduction, que nada mais é que um filtro que vc passa sobre a gravação.
Esse chiado pode ser causado pela configuração de gravação de sua máquina, que pode estar muito alta (confira isso primeiro) ou pela qualidade de seu microfone (muito comum, visto que esses mic de pc não possuem uma qualidade muito confiável).

Demolisher
Veterano
# mai/05
· votar


ALFREDO SOARES
Primeiramente, seja bem vindo ao Tópico e ao fórum...
Quanto ao seu set, parabéns, é um bom equipo.

Já fizemos várias experiências, que nos mostraram uma excelente qualidade, mas, quando acontece qualquer erro ao cantar, seja de pronúncia de palavras, atrasos ou erro de afinação, precisamos regravar aquela parte novamente.
Infelizmente, nesse tipo de gravação é o que deve ser feito...

Pelo que já li em vários desses fóruns, é possível com um gravador multipista (Roland, Korg, etc.) gravar separadamente cada voz (pista), mesmo quando são executadas ou como no nosso caso, cantadas, juntas.
Sim, mas é um equipamento de custo elevado...

Quanto à sua dúvida, não é possível cantar todo mundo junto e a mesa separar o envio para o computador, ela não faz isso.
Para gravar as pistas separadas, uma a uma, utilize um metrônomo ou uma guia para o executante, que deverá ser seguida por todos, um a um... O cakewalk faz isso pra vc. grave todas as pistas e mixe no sound forge... é a melhor saída. Como a guia será a mesma para todos, os tempos estarão identicos, facilitando a mixagem... è o mesmo sistema que instrumentistas utilizam para tocar "clicados"...
Quanto à utilização de mais de uma placa, o mais provável é que seu sistema trave, e ocorram problemas de latência...
Se optar por um upload de hardware, existem placas com mais entradas para gravação...

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


Esse chiado pode ser causado pela configuração de gravação de sua máquina, que pode estar muito alta (confira isso primeiro)

como assim?
eh pra abaixar a altura do microfone ou coisa assim? =)

ALFREDO SOARES
Veterano
# mai/05
· votar


Demolisher
Valeu. Se puder me indicar alguma placa com mais entradas... se não for pedir demais. Já ouvi falar da M-AUDIO AUDIOPHILE 192 e da MAUDIO DELTA 1010-LT, será que elaa atendem à minha necessidade?

Um Abraço

Demolisher
Veterano
# mai/05
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
como assim?
eh pra abaixar a altura do microfone ou coisa assim? =)

Justamente... O Volume de gravação muito alto, satura a gravação e fica uma m*&#@. Abaixa o volume e testa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz