Professor de canto não sabe ensinar drive ou belting

Autor Mensagem
ramboten
Veterano
# ago/12


EStou realizando somente nos 2 proximos mese, aula com dois professores diferentes, uma deles me ajudou a crescer, mas é preguiçoso e não procura me ajudar então procurei o segundo como medida de auxilio em algumas musicas nas quais preciso encaixar o vocal pra cantar logo mais..

O que acontece que observei que pelo menos aqui no Sul, os caras não sabem ensinar drive, belting ou coisas do tipo, mais pro lado do rock, são professores bons, um deles bem conceituado, mas é em canto lírico..

QUeria saber se a galera por aqui ja observou isso ou tem algo a acrescentar, já que acredito essas tecnicas serem bem legais de se dominar no estilo rock..

obrigado!!

Desculpe se coloquei algo contraditório ou "nada a ver", sou verde ainda nesse mundo!

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


Minha dúvida é se você já sabe o básico da técnica para daí tentar fazer drive e etc, ou vc está querendo pular etapas e ir direto, ou seja, você tem condições de fazer drive sem acabar com a voz? Já sabe respirar corretamente? canta sem tensão no pescoço?? Quanto tempo faz aula?

Coisas básicas para pensar antes de entrar num fórum e taxar um professor de preguiçoso, e que vc alega que o ajudou.

Não creio que você tenha dito a ele pessoalmente que o acha preguiçoso.

leviribeiro
Veterano
# ago/12
· votar


ramboten Amigo, 2 meses nao é nem pra tu pensar em belting e drive.

Até um certo ponto, lirico ou nao, os cursos sao iguais: aprende a respirar, controlar a tensão do pescoço, usar o diafragma, articulação, projeção, ressonancia, etc.

strinbergshredder
Veterano
# ago/12
· votar


leviribeiro
por isso que independentemente do estilo, qualquer bom professor sempre vai te acrescentar algo...

fiz um ano e meio de aulas de violão clássico antes de fazer aulas de guitarra - nada a ver com meu gosto; meu estilo é heavy metal...
Mas vi que isso acrescentou muito pra mim, tanto no pouco conhecimento musical que adquiri nesse tempo, como na parte prática em si,quando comecei com as aulas de guitarra, coincidentemente com um professor metaleiro..kkkkk

leviribeiro
Veterano
# ago/12
· votar


strinbergshredder Também toco guitarra! Esse "passeio" pelos estilos, escolas diferentes te abre um leque de possibilidades na musica!

Tambem estudei violao classico, toquei outros estilos, e aí comecei a enxergar isso no metal, pq no rock em si, tem muita mistura né, um crossover tecnico.

No canto acontece o mesmo, a gente ve no canto popular, mais especificamente no rock, adaptações de tecnicas, trejeitos de outras escolas, e que fica bem legal. Claro que os mais conservadores do canto lirico devem condenar, por exemplo, a Tarja, dizendo que ela faz um pseudo canto lirico nas musicas, mas nao deixa de ser um crossover!

ramboten
Veterano
# ago/12
· votar


Sim, acredito que tenha compreendido a mensagem de vocês. Há uma dificludade minha de transportar o conhecimento da aula para a prática, nem por isso siginifica que eu esteja "perdendo" tempo com professores com forte influencia em canto lírico.

Na verdade fecho 1 ano agora em novembro de aula de canto, consigo um bom apoio, respiração diafragmatica, aprendendo ainda a dominar a voz de cabeça..

Apenas fiz a obsevação do tópico porque um cara da banda disse que meu vocal tava muito fora do TOM e que a melodia exigia que eu tivesse algo mais de belting e drive nela, ja que meu vocal fazia as musicas de rock um som pop suave..

E o professor é preguiçoso sim, se tu tens 50 minutos de aula e ele te dá 28 minutos( sai da sala, fala no celular, atende a recepção, tenta puxar papo sobre qquer coisa no curto intervalo de 50 min), com certeza tu acharia ruim pagar 200 reais no final do mês..

Mais uma vez, desculpe se falei algo "fora" ou que não encaixa!

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


ramboten
Apenas fiz a obsevação do tópico porque um cara da banda disse que meu vocal tava muito fora do TOM e que a melodia exigia que eu tivesse algo mais de belting e drive nela

Cantar fora do tom realmente é um problema. Mas de belting você não precisa nada.
Drive é questão de estilo. Pra se cantar agressivo não necessariamente se usa drive.

E o professor é preguiçoso sim, se tu tens 50 minutos de aula e ele te dá 28 minutos( sai da sala, fala no celular, atende a recepção, tenta puxar papo sobre qquer coisa no curto intervalo de 50 min), com certeza tu acharia ruim pagar 200 reais no final do mês..

E você já reclamou com ele? Se você não gosta do serviço recebido por que você continua como cliente?

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


E o professor é preguiçoso sim, se tu tens 50 minutos de aula e ele te dá 28 minutos( sai da sala, fala no celular, atende a recepção, tenta puxar papo sobre qquer coisa no curto intervalo de 50 min), com certeza tu acharia ruim pagar 200 reais no final do mês..

Bom , se é esse o caso, preguiçoso não é bem a palavra para descrever.

leviribeiro
Veterano
# ago/12
· votar


ramboten cara... depende da tua postura... tu já chega antes da aula pra fazer uns alongamentos, um pré aquecimento? Isso já te adianta aula... Mas no teu caso, mas em dois meses, um alongamento, e tal, articulação, uns trr, brrr, e tal, dá pra fazer sem medo ali 20 min antes da aula...

E cara, vc ta pagando, corre atras, pergunta, pq tas fazendo o exercicio "x", pergunta coisas pertinentes durante a aula, nao deixa ele desviar com outros assuntos....

Outra coisa que tens que ter na cabeça, é que rocknroll é isso aí. Tem belting, drive, pancadaria. Em muitos casos, dá pra criar uma "atmosfera" de drive sem fazer o drive propriamente dito... Mas é aquela coisa, ou vc assume que tem que treinar por um tempo, ficar no casulo, aprendendo, e canta tudo no teu nivel tecnico, com segurança, mas sem aquela identidade toda da musica... Ou vc vira um experimentalista e vai fazendo aquilo que muitos fazem, ir "tentando achar o ponto certo do drive", essas coisas, mas aí vc corre o risco de ficar meio rouco, etc.

Se eu fosse vc, se baseava em cantores de rock que nao usam drive (geralmente), tipo Myles kenedy, que toca com o slash... O cara canta GUNS, sem drive, com o SLASH.. Então cantar sem drive pode ficar legal, nao concordas? E pode preservar tua garganta..

ramboten
Veterano
# ago/12
· votar


Antes de qualquer coisa, valeu a atenção galera !!

Alongamentos e brrr,truuu e tals é a primeira parte da aula, depois é só escalas( acho q é assim q se diz, quando vai tocando o piano e vai subindo e depois desce).

Faço aula com ele pq outros lugares é 350, 400 pila, daí prefiro fazer "nas coxa" ao ficar em casa tentando as coisas e, por óbvio, acabando com minha voz. Mas já dei umas indiretas e já melhorou, justiça se faça.

Era de uma religião que não podia escutar musica. Meditar e silencio era o lema( não é evangélico), então escuto musica faz uns 5 anos pra cá, antes não saberia dizer qquer musica do IRon, GUns, citar bandas menos famosas como Poison ou Judas Priest são novidades dos ultimos 2 anos.. Então meu amigo disse que eu tinha dificuldade de cantar no TOM pq não tenho o ouvido ainda bom pra isso..

Mas enfim..

Relamente me agrada o Myles, inclusive vou no show, não sou super fã da voz dele, mas eu percebo, talvez errado, que ele canta os agudos sem o falsete, diferente do Axl..

Só pra voltar ao tema do tópico, ambos professores que faço dizem não saber como fazer o drive, não gostam dele aplicado na musica, e que na real se chama gutural.. Belting então foi como falar de engenharia aeroespacial.. Então daí fiquei preocupado em não conseguir cantar um rock decente e não ter onde encontrar ajuda.

Desculpe e obrigado pelas dicas!!

Joaozin
Veterano
# ago/12
· votar


ramboten
Sou muito fã do Myles, antes eu pensava que pra cantar hard rock eu tinha que saber fazer drive e tals, tava até desanimando da vida na época, porque eu não sirvo pra fazer isso haha, até que conheci o Myles e mudei minha perspectiva sobre o assunto. Myles usa bastante falsete sim cara, só que às vezes é difícil de perceber. Minha professora de canto dizia que ele é um ótimo de um 'camaleão' uhauhauha. Abraços ae

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


Era de uma religião que não podia escutar musica.

Isso existe??

Já fico besta quando vejo alguém falando que só pode ouvir hino, hino, hino.

Não sei quem inventou essa de que cantar é algo sobrenatural, que cantar é só por causa disso ou daquilo, que cantar não é trabalho.

mauricio gaucho
Veterano
# ago/12
· votar


Foque na técnica e esqueça o drive.

Obs.: Na minha concepção, belting é uma voz de cabeça bem apoiada e nada mais.

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


mauricio gaucho


Belting voz de cabeça??? Essa é nova pra mim.

gravity
Veterano
# ago/12
· votar


mauricio gaucho

Belting é uma impostação e é voz de peito. Isso que vc acha que é belting deve ser voz plena de cabeça. Ou sei lá o que.

mauricio gaucho
Veterano
# ago/12
· votar


Belting voz de peito? Impostação? De onde?

Então me explique como os agudos são produto da voz de peito e não de cabeça (o que seria fisicamente impossível).

E sim, belting não é nada mais que uma voz de cabeça bem apoiada (mista), o que traz harmônicos mais equilibrados (maior presença de médios numa região aguda).

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


mauricio gaucho
Então me explique como os agudos são produto da voz de peito e não de cabeça (o que seria fisicamente impossível).

Ahn? Você tá dizendo que é impossível mandar agudos em voz de peito?
Então conte pros cantores sertanejos que eles são ET's.

Belting é voz de peito cara.

mauricio gaucho
Veterano
# ago/12 · Editado por: mauricio gaucho
· votar


Ahn? Você tá dizendo que é impossível mandar agudos em voz de peito?

O que você está se referindo é a coloração escura de voz, o chiaroescuro do bel canto italiano. É um equilíbrio da voz de cabeça misturada com peito (e também outras coisas). O que não significa AUSÊNCIA de voz de cabeça, muito pelo contrário, é ali que começa o agudo. Sem presença de voz de cabeça não existe agudo. É fisica.

Além do mais, discutir técnica apenas com a dicotomia "voz de peito" e "voz de cabeça" é totalmente incorreto.

Se fosse resumido a isso seria possível dizer que Pavarotti, Barbra Streisand e Luan Santana cantam da mesma maneira, com voz de peito (ABSURDO).

Gansinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Gansinho
· votar


mauricio gaucho
Sem presença de voz de cabeça não existe agudo. É fisica.

Tô só esperando você falar então que a voz de peito ressoa no peito e que a de cabeça ressoa na cabeça, e que por isso agudos só existem em voz de cabeça.

Se fosse resumido a isso seria possível dizer que Pavarotti, Barbra Streisand e Luan Santana cantam da mesma maneira, com voz de peito (ABSURDO).

O que que isso tem a ver?

gravity
Veterano
# ago/12
· votar


mauricio gaucho

O belting promove um atraso da passagem pra voz de cabeça, aumentando a extensão da voz de peito.
Eu não sei de onde vc tirou informações sobre o belting, mas se vc se embasar no canto lírico vai acabar falando besteira, afinal é um recurso que está fora do repertório erudito.
Enfim, dá uma estudada no assunto depois volte a discutir. Voz mista é uma coisa, belting é outra. A diferença vc percebe no volume.

Leopold
Veterano
# ago/12 · Editado por: Leopold
· votar


Se fosse resumido a isso seria possível dizer que Pavarotti, Barbra Streisand e Luan Santana cantam da mesma maneira, com voz de peito (ABSURDO).

Amigo...de onde você tirou essas ideias malucas?

Estamos falando aqui de registros. Para vc entrar na "voz de cabeça" vc vem do registro de peito, faz a bendita passagem de registro, e dái para frente faz os agudos com cobertura. Isso no canto lírico. Um sertanejo não cobre, faz tudo em voz de peito ou seja, berra o agudo, por isso normalmente detona a voz. Detona menos se ele for um tenor de voz muito leve que aí pode fazer mais aberto sem destruir a voz rapidamente.

E é claro que Pavarotti canta com voz de peito, ONDE É PRECISO CANTAR, e no fá, fá sustenido, faz a passagem e daí para frente segue no registro de cabeça, até do4 / ré4 mais ou menos, como sempre fez durante a carreira toda, assim como fazia Del monaco, Kraus, e assim como faço eu ou qualquer tenor que conheça um minimo de técnica.

Voz clara / escura é outra coisa. É caracteristica natural de uma voz - apesar de poder manipular, não é a condição real da voz - clarear ou escurecer o tempo todo para fabricar uma voz, vai trazer danos.

Espero que vc tenha entendido pra gente não ter que se alongar num assunto tão simples e conhecido como este.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


mauricio gaucho
Sem presença de voz de cabeça não existe agudo. É fisica.

Não tem nada a ver com física.

Voz de cabeça é caracterizada, fundamentalmente, pela cobertura, pois sem ela não há dinâmica, que é exatamente um dos objetivos da voz de cabeça. A partir da utilização da cobertura, alguns ajustes acontecem por reflexo no trato vocal e outros precisam ser treinados, para que haja uma relação tão equilibrada entre a coluna de ar e a emissão vocal quanto na voz de peito.

mauricio gaucho
Veterano
# ago/12
· votar


O belting promove um atraso da passagem pra voz de cabeça, aumentando a extensão da voz de peito.
Totalmente incorreto. A passagem não pode ser "adiantada" nem "atrasada" pois acontece sempre na mesma zona (determinada por fatores fisiológicos). Agora como lidar com essa zona é outra história.

A diferença vc percebe no volume.
Volume é determinado principalmente pelo fluxo de ar. Um tenor bem treinado consegue cantar um sol fortíssimo ou pianíssimo, por exemplo. Nada ver com belting.


Para vc entrar na "voz de cabeça" vc vem do registro de peito, faz a bendita passagem de registro, e dái para frente faz os agudos com cobertura. Isso no canto lírico.
Essa "cobertura" é justamente o chiaroescuro que eu havia comentado. Bel canto.


Um sertanejo não cobre, faz tudo em voz de peito
Não está totalmente corrreto mas não vou entrar no mérito. Quem citou sertanejo foi o colega de antes.

E é claro que Pavarotti canta com voz de peito, ONDE É PRECISO CANTAR, e no fá, fá sustenido, faz a passagem e daí para frente segue no registro de cabeça, até do4 / ré4
Foi o que eu comentei. Agudos necessitam de registro de cabeça.

Voz clara / escura é outra coisa. É caracteristica natural de uma voz
Se eu estiver discutindo canto lírico a metáfora claro-escuro refere-se, novamente, ao chiaroescuro belcantista. Em relação ao timbre de uma voz, de maneira mais genérica, posso dizer que é uma voz é "clara", "redonda", "escura", ou qualquer adjetivo que tente "descrever" uma voz.

Voz de cabeça é caracterizada, fundamentalmente, pela cobertura,
Errado. Cobertura lírica é uma manipulação consciente da voz, portanto não natural.

Não tem nada a ver com física.
Acústica é física. Não é biologia. Nem química.

gravity
Veterano
# ago/12
· votar


Tanto termo técnico e tanta besteira. Tu vai longe brow...

mauricio gaucho
Veterano
# ago/12
· votar


Faz-me rir. Gravity é o amador típico: na ausência de conhecimento ataca o sujeito e não o argumento.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


mauricio gaucho
Errado. Cobertura lírica é uma manipulação consciente da voz, portanto não natural.

Cobertura "lírica"? Explique-me mais, por favor. E cite onde está o termo "natural".

leviribeiro
Veterano
# ago/12
· votar


ramboten Bro, se vc só escuta musica faz 5 anos, nao culpe seu professor, pelo jeito vc tem que treinar bem seu ouvido, afinação, pra compensar todos os anos que nao treinou.

Sobre o myles, ele canta geralmente em voz mista, mixed voice, whatever.. e em coisas muitos agudas tipo starlight, no refrao ele faz uns falsetes sim, mas nao é bem falsete levinho....

Professor de canto lirico dificilmente vai ensinar drive... Não fica na zica não, tem muito rocknroll sem drive... E vc pode procurar que existem sim aulas de canto aplicadas ao rock... Mas te concentra em dominar aí o basico primeiro =)

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


mauricio gaucho
Sério, você tá falando baboseira cara.

mauricio gaucho
Veterano
# ago/12
· votar


Cobertura "lírica"? Explique-me mais, por favor. E cite onde está o termo "natural".
O termo "cobertura" remete ao canto lírico pois não faz sentido "cobrir" a voz no canto popular (mpb, pop, rock, etc.). Imagine alguém cantando bossa-nova a la tenor dramático...bizarro, concorda? "Natural" eu só escrevi para complementar meu argumento.

Sério, você tá falando baboseira cara.
Então refute. Só tenha em mente que eu não inventei nada. Só estou reproduzindo o que os estudos científicos revelaram sobre a voz cantada. Assim você terá que refutar pesquisadores como Miller, Estiller, Winter para citar alguns. Boa sorte.

Obs.: pois sem ela não há dinâmica, que é exatamente um dos objetivos da voz de cabeça.
Dinâmica é uma notação musical (piano, forte, sforzando, crescendo, etc.). Não tem nada ver com registro de voz.

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


mauricio gaucho
Então refute.

Eu nem preciso te refutar cara. Isso eu deixo pro Christhian e pro Leopold, que entendem 99999x mais do que eu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Professor de canto não sabe ensinar drive ou belting