O que é brilho de voz?

Autor Mensagem
marcio bigeyed
Veterano
# mai/04


Pessoas, minha voz sempre sai muito velada quando canto, cheia de ar e sem projeção. Acho que não tem brilho nenhum, não é isso? Como fazer para cantar melhor, sendo que tenho uma respiração no momento deficitária devido à asma e total insegurança quanto a minha voz, que mudou há quase três anos e ainda é um pouco adolescente.

Géssica Turunen
Veterano
# mai/04
· votar


marcio bigeyed
Pelo que entendo da maravilhosa prática do canto, o segredo é mesmo a "respiração". Com a respiração bem trabalhada vc consegue executar as vocalizes de forma bem fácil.Daí então é só trabalhar o "apoio" e pronto!!! Foi dado o primeiro passo...

Como vc tem asma fica meio difícil, mas não é impossível. Um bom professor de canto seria o melhor remédio para vc.

Quanto a inseguraça, isso é um sentimento que acomete todos nós que decidimos nos aprofundar nesse mundo maravilhoso. Mas, com o tempo isso passa e cantar para um monte de gente se torna muito fácil e divertido.

Aqui vão algumas dicas:

Os 10 Mandamentos da boa voz:

1.)tomar de 7 a 8 copos de água por dia;
2.)utilizar roupas leves, que permitam a livre movimentação, principalmente próximo à laringe e o diafragma;
3.)evitar a ingestão de bebidas com gás (refrigerantes, cerveja) comidas gordurosas e condimentadas, pois provocam gás e refluxo gastroesofágico, prejudicando os movimentos respiratórios normais;
4.)evitar as mudanças bruscas de temperaturas no ar ou líquido;
5.)realizar exercícios de relaxamento regularmente;
6.)realizar avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas;
7.)manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a fala ou canto.

DICAS

1.)Mantenha-se sempre hidratado, bebendo, pelo menos, dois litros de água por dia; suas pregas vocais estarão em ótima condição de vibração quando sua urina estiver transparente.

2.)Ensaie o suficiente para ficar seguro quanto ao texto, melodia e controle de voz; assim fazendo, você vai reduzir a interferência de aspectos emocionais negativos, como o medo e ansiedade ante o público. Não ensaie por mais de uma hora sem descanço.

3.)Monitore sua voz durante os ensaios e apresentações: aprenda a ouvir sua qualidade vocal e a reconhecer suas sensações de esforço vocal e tensões desnecessárias, a fim de evitá-las.

4.)Lembre-se de que um certo nervosismo mobiliza positivamente a energia para uma apresentação mais rica e envolvente; a adrenalina é positiva e confere emoção ao canto. Além disso, o público espera o sucesso do cantor, confie nesta química!

5.)Evite as festas ruidosas, lugares enfumaçados e barulhento, tanto antes como depois das apresentações. Antes das apresentações, os abusos em questão podem limitar seu resultado vocal; após as apresentações seu aparelho fonador foi intensivamente solicitado e está mais sensível para responder a tais agressões.

6.)Mantenha uma dieta balanceada, pois o canto é uma função especial e requer grande porte energético. Evite o excesso de gordura e alimentos condimentados, o que lentifica o processo digestivo, limita a excursão respiratória e reduz a energia disponível para o canto. Além disso, se voltar muito tarde para casa e ainda não tiver se alimentado, ingira apenas alimentos leves e de fácil digestão, para evitar o refluxo gastroesofágico.

7.)Deve ser feito com consciência, muito critério e cuidado. O tempo de estudo não deve se exceder ao cansaço. É muito mais produtivo, principalmente no início, fazermos poucos minutos de exercícios, algumas vezes por dia, ao invés de estudarmos horas seguidas. A resistência da musculatura vocal vem com o tempo e à medida em que exercitarmos corretamente nosso aparelho vocal. Alguns cantores têm a tendência a forçar a voz por exemplo, em exercícios no agudo, para "acostumar" seu aparelho a emitir esses sons. Isso muitas vezes é feito pela força, causando danos graves futuros. No canto nada deve ser feito através da força e se isso acontece é porque estamos fazendo algo errado, por falta de uma respiração correta, etc. A técnica é exatamente para não forçarmos nossa voz.

8.)Os exercícios de respiração devem ser feitos todos os dias. Assim como um atleta treina seus músculos, o cantor precisa fazê-lo de forma a manter sua musculatura abdominal e intercostal sempre preparada para o apoio vocal, deixando assim de sobrecarregar os músculos da laringe. Só então deve partir para os exercícios vocais propriamente ditos. Os chamados vocalizes. Se você fizer uma boa base de relaxamento e respiração antes de cantar, vai perceber o quanto isso já é um grande auxiliar na boa emissão da voz

9.)o calor trabalha muito a favor do cantor, que só deve permitira entrada buco-nasal do ar em ambientes cobertos. Quando estiver ao ar livre, a entrada de ar deve ser feita pelo nariz, principalmente se estiver frio, evitando sempre que possível, que o ar gelado perturbe a mucosa da faringe ou mesmo da laringe, de onde poderia advir uma rouquidão indesejada.

10.)Beba bastante água em temperatura natural! (no mínimo 2 litros por dia) para manter as pregas vocais hidratadas e em boa condição de vibração.

11.)Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.

12.)Beba suco de frutas! (Principalmente de frutas cítricas)

13.)Evite usar roupas apertadas, principalmente nas regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois isso poderá dificultar a respiração.

14.)Não use pastilhas, sprays, anestésicos sem orientação médica, pois para cada caso existe uma medicação específica, portanto não se automedique nunca!

15.)Evite alimentos gordurosos e "pesados" antes das apresentações, pois dificultam a digestão.

16.)Dê preferência aos alimentos leves e de fácil digestão (verduras, frutas, peixe, frango).

17.)Durma bem! Procure dormir, no mínimo, 8 horas por dia.

18.)Não durma de estômago cheio pois pode provocar refluxo gastresofágico que é altamente prejudicial às pregas vocais.

19.)Não cante se estiver doente! Quando cantamos envolvemos todo o nosso corpo e gastamos muita energia, então recupere-se antes de voltar a cantar.

20.)Evite ficar exposto por muitas horas em ambiente que utiliza ar-condicionado pois provoca o ressecamento das pregas vocais. Em casos onde isso não for possível, procure estar sempre lubrificando as pregas vocais com água ou suco sem gelo.
21.)Evite ambiente com mofo, poeira ou cheiros muito fortes, principalmente se você for alérgico.

22.)Evite a competição sonora, ou seja, falar ou cantar em lugares muito barulhentos.

23.)Evite choques bruscos de temperatura. Evite bebidas geladas

24.)Evite cochichar pois, ao contrário do que pensamos, no ato de cochichar submetemos nossas pregas vocais a um grande esforço provocando um desgaste muitas vezes maior do que se conversarmos normalmente.

25.)É proibido gritar, pigarrear, falar durante muito tempo sem lubrificar as pregas vocais, fumar, ingerir bebidas alcoólicas antes de cantar para "melhorar" a voz.

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO

1-Inspirar expandindo o tórax/barriga; sinta o alargamento das costelas flutuantes, mais ou menos na altura da cintura. Não levante os ombros nem estufe o peito! Mantenha a musculatura do pescoço relaxada. Prenda o ar por alguns segundos e expire esvaziando totalmente os pulmões;

2-Repita o ex.1, fazendo o som "SSSSS..." (contínuo) durante a expiração; mantenha o som homogêneo, estável, sem variações de intensidade, durante um tempo confortável e sem exageros;

3-Repita o ex.1, desta vez fazendo sons curtos em "S" (stacatto); a cada som, procure expandir o tórax (como se quisesse alargar a cintura);

4-Alternar os sons "SSSSS" e "S" "S" "S" (contínuo/stacatto);

5-Repetir os mesmo exercícios acima, com os sons "CH" e "FFFF"; marque o tempo que achar confortável, e procure ir aumentando sua capacidade, sem perder qualidade;

6-Inspire lentamente enquanto caminha 5 passos; observe o alargamento do tórax. Quando for dar o 6o. passo, comece a fazer o som "hummmmm..." com a boca fechada (bocachiusa) por mais 5 passos. Atenção: use a região média de sua voz (não deve ser muito aguda nem muito grave). No 6o. passo, expire todo o ar que restou e recomece o ciclo todo novamente;

7-Repita o ex.6, mas ao invés de "hummmm", conte de 1 até 5, dizendo um número a cada passo. Novamente, use a região média de sua voz;
Repita os ex.7, mas tente variar o tempo de expiração. Tente ir acrescentando mais passos para cada número que for dizendo. Isto vai auxiliá-lo a monitorar seu progresso.

EXERCÍCIOS ARTICULAÇÕES

1) Mastigar o m... com som nasal

2) Fazer TRRR... e BRRRR.... até acabar o ar.

3) TRRR... com modulação de som e movimento de lábio

4) Mastigar o m... e soltar as vogais abertas e fechadas - Ex. m... muá , m....muô.

5) ECO : muámuámuámuá , muémuémuémué, etc.; com todas as vogais.

6) Morder uma caneta ou rolha e contar até 100 articulando bem.

Pra começar é isso...

Espero ter ajudado...

"...With Best Wishes..."

*-*-*Géssica Turunen*-*-*

Akan
Veterano
# mai/04
· votar


Essa de dormir com o estomago cheio não entendi... poderias falar mais sobre isso Turunen!!!!

thunderbreaker_6
Veterano
# mai/04
· votar


Akan
eh assim vc come ae logo dpois vai dormir
quando vc dorme vc relaxa totalmente
dae a comida pode voltar saca
e o acido gastrico nao eh mto bom p garganta
ele queima e seca a garganta eh meio como c vc fumase

marcio bigeyed
Veterano
# jun/04
· votar


Obrigado pelas respostas, mas não posso evitar soltar tanto ar quando canto, preciso de aulas urgentes, tô só preparando o meu bolso,pq eu não tenho o dom para cantar sem aula, não sei usar minha voz para o canto, jah q eh mto provável q os melhores cantores mudem significativamente sua voz para o canto, dando a ela sua interpretação, beleza e timbre mais adequados, e eu não sei nada de como fazer isso, canto mal como uma cigarra rs

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Puxa, legal essas informações.
Poderemos colocar esse tópico, no tópico de Sugestões para o Fórum e no FAQ do fórum.

Gessica
Qual é a fonte do texto, onde vc o conseguiu, ou são suas dicas?

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Pra começar é isso...
Errado!

Sempre é isso.

É os mandamentos..ehehe...tem q ser feitos SEMPRE.. ;)

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Os mandamentos do deus do canto!

Géssica Turunen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Recentemente recebi uma apostila de canto de alguém, que não me lembro o nome (me desculpe!!!), e que faz parte do fórum...
Li a msg do Márcio e decidi tentar ajudar...
Eu sei que "É sempre isso...", só tentei me expressar e acho que não entenderam bem, certo???

Por enquanto é só...

"With Best Wishes..."

----Géssica Turunen----

thunderbreaker_6
Veterano
# jun/04
· votar


bahhhh ate mandamento d canto eu kebro ???
:/ num vou com a kra dos deuses

bebo cachaça feito loko
como o q vinher berro feito 1 condenado
realmente minhas pregas sao feitas d adamantiun

paulao_jazz
Veterano
# jun/04
· votar


thunderbreaker_6

realmente minhas pregas sao feitas d adamantiun

é, né? quantos anos vc tem? hehehehheehhehe
continue assim e daqui a uns anos a gente conversa sobre isso de novo... :)

paulao_jazz
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
O que é brilho de voz?

É o que alguns professores chamam de METAL, outros de PONTA... é difícil explicar escrevendo. Uma voz velada não tem esse metal. Nem vou tentar explicar aqui, se quiserem, peguem meu msn paulaosantos@msn.com e eu mostro uma gravação da voz com pouco metal e com muito metal.

thunderbreaker_6
Veterano
# jun/04
· votar


paulao_jazz
15

definiçao d metal = ferro
ferro na voz?
te cuida pq o magneto pode te controlar

hj eh meu dia dos x men so pode ¬¬

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Géssica Turunen
Eu sei que "É sempre isso...", só tentei me expressar e acho que não entenderam bem, certo???
Entenderam sim, eu que quis envidenciar o fato de ter que praticar sempre.

Valeu!

marcio bigeyed
Veterano
# jun/04
· votar


É o que alguns professores chamam de METAL, outros de PONTA... é difícil explicar escrevendo. Uma voz velada não tem esse metal. Nem vou tentar explicar aqui, se quiserem, peguem meu msn paulaosantos@msn.com e eu mostro uma gravação da voz com pouco metal e com muito metal.
Se aprende isso?

Eu sei que "É sempre isso...", só tentei me expressar e acho que não entenderam bem, certo???
Entenderam sim, eu que quis envidenciar o fato de ter que praticar sempre.

Valeu!


Pow, eu entendi sim, obrigado!

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Metal??? Ponta???
Nunca ouvi esses termos.

Isso é padrão, ou é alguns professores que chamam assim?

Q eu saiba o brilho na voz, seria aquela voz bem empostada, com ressonancia, saindo pra fora, e não uma voz cantada sem empostação pra dentro, como se tivesse cantando pra si.

É isso que eu entendo.

Podes me explicar melhor, quem conhecer esses termos?

Grazie!

paulao_jazz
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
Se aprende isso?

aprende-se sim, eu mesmo não tinha muito metal na voz. aprendi a por.

Barbara Jolie
Isso é padrão, ou é alguns professores que chamam assim

todos os bons professores que conheço usam esses termos. Ainda tem "ressonância frontal" ou "ressonância do i".


Q eu saiba o brilho na voz, seria aquela voz bem empostada, com ressonancia, saindo pra fora, e não uma voz cantada sem empostação pra dentro, como se tivesse cantando pra si.

é isso mesmo, mas essa sensação de "saindo pra fora" tem a ver com o metal. É um dos parâmetros do timbre, como cobertura e espaço.

PuNk Bass
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Caso a Géssica não tenha lhe dito aqui tem uma apostila com esse material que ela postou. Entre aqui:
Mini-curso de canto

thunderbreaker_6
Veterano
# jun/04
· votar


saindo pra fora
meio obvio isso ne

paulao_jazz
metal eh tpw akela vibraçao?
tpw tem cantores q cantam agudos + a voz parece meio morta
enquanto outros canta a msma coisa e chega a doer d tao brilhante alguma coisa assim???
axo q ja sakei u q eh so falta confirmar
eh como c fosse o felling da voz???

paulao_jazz
Veterano
# jun/04
· votar


thunderbreaker_6

não, quer dizer... acho que não é o que vc quer dizer.
Não é nada abstrato, tipo "feeling", "energia", ou coisas assim. é uma característica audível do timbre.

é difícil explicar! :(

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


paulao_jazz
bom, como nunca ouvi falar, entao vou querer q tu me passe o arquivo, ae eu vejo se entendo e te ajudo a explicar aqui pro povo.

Akan
Veterano
# jun/04
· votar


paulao_jazz

Cara, penso que entendi o q tu queres dizer. Tipo: Seria como que tu produzisse um som definido, especifico, continuo e fluente parecido ao som fluente que sai quando batemos em algo metalico e isso fica ressoando pelo ar de forma a ir vibrando e lentamente se esvaindo. Como a imagem que se tem ao jogar uma pedra em um lago de aguas paradas. A principio a pedra produz ondas circulares grandes e que vao diminuindo lentamente até desaparecer!!!

Sammet
Veterano
# jun/04
· votar


Gente...
O Brilho, ou o Metal da voz, como alguns chamam é nada mais nada menos que...
USAR A REGIÃO DOS SEIOS DA FACE PARA RESSOAR O SOM!

marcio bigeyed
Veterano
# jun/04
· votar


Cara, penso que entendi o q tu queres dizer. Tipo: Seria como que tu produzisse um som definido, especifico, continuo e fluente parecido ao som fluente que sai quando batemos em algo metalico e isso fica ressoando pelo ar de forma a ir vibrando e lentamente se esvaindo. Como a imagem que se tem ao jogar uma pedra em um lago de aguas paradas. A principio a pedra produz ondas circulares grandes e que vao diminuindo lentamente até desaparecer!!!

Ahahahha, que boa explicação, entendi! Mas eu vou aprender a ter brilho ao cantar, estou entrando num coral de igreja por esses dias.

Valeu Paulo e Akan e Barbara e Gessica e todos!

Géssica Turunen
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
Boa sorte no coral!!!

"With Best Wishes..."

-----Géssica Turunen-----

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Sammet
Exatamente!

thunderbreaker_6
Veterano
# jun/04
· votar


estou confuso
bem pelo q eu sei brilho eh akele negocio la d tu cantar a musica alto(nao gritando) dae a voz fica + nitida e tal
c eu to errado me explikem pelo amor d dio

Akan
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed

Obrigado!!!!


thunderbreaker_6

Penso que isso de brilho não tem haver com cantar alto especificamente, mas a Barbara pode ti falar melhor!!!

Cláudio Marques
Veterano
# jun/04 · Editado por: Cláudio Marques
· votar


thunderbreaker_6
O brilho, é você deixá-la clara, cristalina, fazendo uma comparação, imagine a tela da televisão, se você aumenta o brilho na regulagem dela, a tela fica mais clara, mais "brilhante", se você abaixa, ela fica mais embaçada, mais escura...
A grosso modo, é isso...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Cláudio Marques
isso...!!

Agora só não entendi esses termos ali, que foram dados.
Não os conhecia. Pra mim,brilho na voz, eh brilho, e nao metal, ponta... :S

Se alguém souber explicar, pois nao consegui pegar o arquivo do paulao.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é brilho de voz?