Vocalizes com a letra "u" tira o brilho da voz?

    Autor Mensagem
    Canto
    Veterano
    # mai/07


    Eu estava fazendo uma pesquisa e se não me engano li aqui no fórum que fazer vocalizes com a letra "u" tira/diminui o brilho da voz. É verdade?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07 · Editado por: membro
    · votar


    Se vc fizer vocalizes só com U sim. A voz vai ficar com excesso de cobertura, mas ninguém faz isso certo?

    Isso não quer dizer que o U tem que ser deixado de lado. A combinação dele com I por exemplo é muito importante. Tudo depende do que se está trabalhando e qual o objetivo.

    Respondendo resumidamente, se vc pensar em brilho obviamente não vai pensar em U e mais em I e E e È.

    Canto
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Canto
    · votar


    Cantante
    [/i]...se vc pensar em brilho obviamente não vai pensar em U e mais em I e E e È.[i]

    Essas que você disse dão mais brilho a voz do que a U? Mas não entendo esses acentos nos E - È, Ê. Os sons saem mais abertos, mais fechados...?

    Canto
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cantante
    Alguma vocal tem a capacidade de aumentar os graves ou os agudos?

    Obrigado pelas dicas!

    B.Frusciante
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Uq é vocaliz? :]

    Canto
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Canto
    · votar


    B.Frusciante
    Vocalizes são os exercícios que cantores fazem para preparar a voz pro canto.

    Ex:
    Com a língua: trrr. E com os lábios: brrr.
    Podem ser adicionadas as vogais - a, e, i, o, u - então ficaria assim:
    tra, trá, trâ, tre, tré, trê, tri, tro, tró, trô, tru.
    bra, brá, brâ, bre, bré, brê, bri, bro, bró, brô, bru.

    Obs: com as vogais, elas devem ser prolongadas (traaaaaa), sem as vogais a mesma coisa (trrrrrrr).

    Dá pra entender, né?

    Linn
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Canto
    Posso tentar responder essa?
    Acho que os agudos ou graves não vão aumentar de nenhum jeito, mas algumas vogais são mais fáceis na hora de emitir uma nota aguda ou grave. Pra mim, por exemplo, consigo cantar mais alto com as vocais "a" e "o". Mas com o "i" e "u" é um problema que só... rs Talvez o Cantante te explique melhor ;)

    Canto
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Canto
    · votar


    Linn
    Pra mim é muito fácil as vogais "a", "e", "i", "u", só falta ser fácil a vogal "o" para ficar completo, rss. É o Cantante entende mais, pelo que colocou no perfil dele, acho que ele é professor de canto.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Eu, na maioria das vezes, canto sentado. Tem algum problema com isso?

    Canto
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    SylvioLima
    Não desde que você esteja sentado com a coluna reta, e ombros relaxados. E na ponta da cadeira ou do que você estiver sentado para cantar.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    Canto

    Vocalizes são os exercícios que cantores fazem para preparar a voz pro canto.

    Ex:
    Com a língua: trrr. E com os lábios: brrr.
    Podem ser adicionadas as vogais - a, e, i, o, u - então ficaria assim:
    tra, trá, trâ, tre, tré, trê, tri, tro, tró, trô, tru.
    bra, brá, brâ, bre, bré, brê, bri, bro, bró, brô, bru.


    Eu tenho uma leve impressão que isso não é vocalise.
    E vocalises (é com S inclusive) procuram enfatizar sonoramente as VOGAIS. Mas não se trata de trabalhar com a língua e lábios... isso tá mais com cara de aquecimento. Vocalise, pra MIM, é crescer e descrescer a voz em escalas no piano levando como base um acorde (sei lá se se chama acorde ou frase ou o que for... enfim...). Exemplos: mo-mo-mo-mo-mo-mo... u-ô-i-ê-á... dam-dam-dam-dam... dem-dem-dem-dem (geralmente quando envolve consoante se trabalha elas com todas as vogais...). Posso estar errado, porque eu não entendo nada, mas sinceramente duvido muito que o que tu citaste seja vocalise.

    EDIT: crescer e descrescer a tonalidade, eu quis dizer.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Vocalize (com Z):

    cantar, sem articular palavras ou nomear notas, modulando a voz sobre uma vogal.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07 · Editado por: SylvioLima
    · votar


    Canto
    Não desde que você esteja sentado com a coluna reta, e ombros relaxados. E na ponta da cadeira ou do que você estiver sentado para cantar.
    Muito obrigado pela resposta. Agora vou perguntar pro Cantante, que é professor, se não se importa. :)

    Cantante
    Caro amigo, pode me responder: Eu, na maioria das vezes, canto sentado. Tem algum problema com isso? :)

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    Cantante

    Vocalize (com Z)
    Eu vi em muitos lugares com S, incluindo a definição de vocalise no Wikipedia (mas era numa página em inglês - talvez então o nome original seja vocalise e em português seja com Z). Pelo que eu percebi, em português (sendo com S ou com Z), vocalise é pronunciado exatamente assim e não vocálise como alguns podem achar que é.

    cantar, sem articular palavras ou nomear notas, modulando a voz sobre uma vogal.
    Segundo o mesmo artigo do Wikipedia, cantar (usando vocalise) seria denominado vocalização. Vocalise seria somente um exercício vocal.

    Estaria o artigo mal editado?

    EDIT: a título de fundamentação do post: http://en.wikipedia.org/wiki/Vocalise

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Agora que eu vi... no final do artigo tem um link para Melisma, pra quem não sabe o que é ou quer saber mais, é bem interessante de se ler: http://en.wikipedia.org/wiki/Melisma

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07 · Editado por: SylvioLima
    · votar


    seria denominado vocaliZação. VocaliSe seria somente um exercício vocal.
    Vocalize com certeza é com Z, vide o que vc mesmo escreveu e o dicionário Aurélio: Vocalizar

    Não sei se em inglês Vocalize é com S... mas vocalização é com Z mesmo: vocalization, segundo o dicionário Michaelis...

    ;)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Em português é com Z e a definição é aquela mesmo.

    Cantante
    Caro amigo, pode me responder: Eu, na maioria das vezes, canto sentado. Tem algum problema com isso? :)

    SylvioLima

    Não desde que você esteja sentado com a coluna reta, e ombros relaxados. E na ponta da cadeira ou do que você estiver sentado para cantar.


    Isso é bem instrução de coral hein?? eheh , mas é isso mesmo. Isso tudo é pra não prejudicar o apoio, mas cantar sentado torna bem mais difícil apoiar. Tudo fica mais complicado. O negócio é cantar em pé mesmo pra apoiar e respirar direito.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    SylvioLima

    Não sei se em inglês Vocalize é com S...
    Tbm não sei. Mas o que eu acho é que vocalise é o termo original (que deve ser italiano ou latim... sei lá... assim como dizem passaggio, falsetto, duetto < duetto tem até no dicionário Michaelis de Inglês [duet ou duetto]). Melisma tbm deve ser original... pq o artigo em inglês trata exatamente como melisma... e convenhamos... essa palavra não tem estrutura de uma palavra de origem inglesa...

    mas vocalização é com Z mesmo: vocalization, segundo o dicionário Michaelis...
    Claro que é... no Wikipedia ali no artigo tbm é. Eles só trataram com S o vocalise.


    Cantante

    Em português é com Z e a definição é aquela mesmo.
    Uhm... ok. Acredito. ;)

    Isso é bem instrução de coral hein??
    Aham... o regente do meu coral tbm diz isso. A gente ensaia sentado, mas eu prefiro de pé. Só no último ensaio, quarta-feira passada, é que foi de pé e já com os blocos de naipes formados... mas foi porque era simulação (ou quase... rs) da apresentação desta quinta.

    O negócio é cantar em pé mesmo pra apoiar e respirar direito.
    Bah... então eu tava certo! Eu sempre cantei de pé pq sempre senti que tornava mais fácil o ato de canto... deve ser justamente por causa da respiração... pq apoiar recééééém eu tô aprendendo... hehehe

    Canto
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Canto
    · votar


    Me desculpem vocês todos... Quando eu disse isso:
    Vocalizes são os exercícios que cantores fazem para preparar a voz pro canto.

    Ex:
    Com a língua: trrr. E com os lábios: brrr.
    Podem ser adicionadas as vogais - a, e, i, o, u - então ficaria assim:
    tra, trá, trâ, tre, tré, trê, tri, tro, tró, trô, tru.
    bra, brá, brâ, bre, bré, brê, bri, bro, bró, brô, bru.


    Eu queria realmente falar de exercício para aquecimento, você está certo Jattto, eu que criei o tópico com a pergunta errada. Ao invés de perguntar: "Vocalizes com a letra "u" tira o brilho da voz?", eu queria na verdade perguntar; Aquecimento vocal com a letra "u" tira o brilho da voz?".

    Me desculpem, rs. Deu tempo para me corrigir. Continuem opinando!
    Abraços.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Canto

    Eu queria realmente falar de exercício para aquecimento, você está certo Jattto.
    ;)

    Foi o que eu pensei. :P

    Canto
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Canto
    · votar


    Jattto
    E é vocalize, rs. (Z)

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Canto

    Portuga, meu fi!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Vocalizes com a letra "u" tira o brilho da voz?