Ouvido absoluto se consegue?

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/07
· votar


Acho que o ouvido absoluto é uma meta que deve ser sempre buscada

Não vejo a menor razão para se correr atrás de ouvido absoluto. Com que finalidade? um relativo já é mais que suficiente. Alias deve ser um inferno, ouvindo as desafinações alheias, que não são poucas!

Facchini
Veterano
# jan/07
· votar


Alias deve ser um inferno, ouvindo as desafinações alheias, que não são poucas!

Não tinha pensado por esse ponto de vista... É verdade.

moni2
Veterano
# jan/07
· votar


O que quis dizer com "Acho que o ouvido absoluto é uma meta que deve ser sempre buscada"... é que :

O ouvido absoluto é uma perfeição ...

Aqueles que não nascem com este dom ou talento nato (os que o possuem este privilégio são casos raríssimos) tem que tentar se aperfeiçoar e buscar esta habilidade... através da prática e do estudo...

Casos de genialidade como a do Bethoven são quase únicos na história da música...

Quem gosta de música, seja profissional ou não, deve tentar de aperfeiçoar sempre. Por que Não?

Tem pessoas que não querem, não precisam e não veem razão para terem um um ouvido absoluto ou quererem se aperfeiçoar. Qualquer coisa que elas escutam está ótimo para elas. (E o pior é que estas com certeza não possuem ouvido absoluto), Estão satisfeitas do jeito que estão, com uma qualidade cultural e musical medíocre.

Fazer o que né? ...

É por isso que temos músicas e tão baixa qualidade fazendo tanto sucesso no Brasil...

Abraços

Monica

Homem Cueca
Veterano
# jan/07
· votar


A Diva tem o ouvido mais apurado que eu ja vi

hehehehehehe

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/07 · Editado por: membro
· votar


tem que tentar se aperfeiçoar e buscar esta habilidade

Ainda não estou entendendo o seu ponto de vista. Vc diz que todo músico deveria correr atrás de ter "ouvido absoluto" é isso? E quem não busca isso é medíocre?

È isso que está querendo dizer?

Se for, não concordo de maneira nenhuma.

Depois , eu queria saber qual a grande vantagem? Muda em que? mesmo porque a maioria não tem e faz música muito bem.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/07
· votar


Cantante
Não vejo a menor razão para se correr atrás de ouvido absoluto. Com que finalidade? um relativo já é mais que suficiente.
Concordo e nem li tudo. O mais importante é conhecer os intervalos. Ai vc tem uma boa noçao de música.

Abs.

Skinwalker
Veterano
# jan/07
· votar


sliderX
Infelizmente concordo com o srº m/

stray cat
Veterano
# jan/07
· votar


Aew...qdo novo toquei toquei violino durante alguns anos. Posso dizer q isso me ajudou muito, não tenho ouvido absoluto (espero chegar perto um dia), mas o fato do violino não ter traste e vc ter q "alcançar" a nota pelo ouvido, fez com q eu aumentasse muito a sensibilidade auditiva, isso faz com q eu perceba facilmente qq desvio de afinação, msm os microtons. Indo aos fatos, eu não nasci assim, foi prática e muuito treino.
Seguindo esse raciocínio, eu acho q é possível q uma pessoa adquira ouvido absoluto, por puro treino e persistência. Minha mãe é professora em teoria musical, e nas aulas dela, tinha este tipo de aprendizado, tinha testes em q a pianista tocava uma nota qq, e ela tinha q falar qual era. E dificilmente ela errava. E isso veio através do treino. Hj ela não se preocupa muito e o ouvido "decaiu" mas se continuasse, acredito q hj ela estaria com um ótimo ouvido.

Pra mim tudo se consegue através de treino e esforço, uns tem mais facilidade, outros menos.

Em minha opinião, dizer q isso é hereditário, q "só" quem tem o dom, é limitar o aprendizado, e dizer q uns são menos capazes q outros. Isso não existe.

Eu acredito em dom, antes q me critiquem, mas acho q vc consegue os msm resultados, com esforço e dedicação, porém com um tempo muito mais longo.

Desculpa ae pelo texto.

Abraços

stray cat
Veterano
# jan/07
· votar


Ahh..um exemplo disso, é comparar mozart com beethoven..

Grandes composições de Mozart já apareciam antes dos 20 anos.
Grandes composições de Beethoven apareceram depois dos 30 anos.

Dom e dedicação.

Muitos irão dizer, "po, mas Beethoven era surdo"....e eu direi antecipadamente:
Beethoven começou a ficar surdo por volta dos 30 anos. Nessa idade já não era (pra ele) preciso escutar suas músicas, pois ele já sabia exatamente como iria soar.

O msm acontecia com Mozart, ele já tinha a música inteira na cabeça (melodia), ele apenas trancrevia ela. E não precisava ficar ouvindo pra ver se estava certa, pois ele tinha certeza q sim.

Pra quem gosta deste assunto, assista o filme "Amadeus", q conta a história (bem simplificada) da vida de Mozart. è sensacional este filme.

Abraços

stray cat
Veterano
# jan/07
· votar


Agora se isto é válido (alcançar o ouvido absoluto), vai de cada um, como disse nosso amigo Cantante, a maioria dos músicos não tem, e fazem ótimas músicas.

Não acredito q seja primordial isso pra um músico. É um recurso a mais pra quem o tem.

felipe_net10
Veterano
# jan/07
· votar


Seguinte, eu acho que ouvido absoluto se desenvolve sim!

e precisa ter um minimo de treinamento pra saber se a pessoa tem o ouvido absoluto ou não! eu toco guitarra a 2 anos e meio, e logo de cara um amigo meu que tava me ensinando o basico do basico disse que achava que eu tinha O. A. (eu mal entendia o que era) e eu sempre tive essa suspeita, embora eu não tenha estudo suficiente pra reconhecer os nomes das notas logo de cara, mais hj eu percebo algumas coisas que nem todo mundo percebe! desde pequeno eu sempre tive muita facilidade pra reconhecer vozes, sempre consegui saber quando meu pai chegava em casa pelo barulho dele puxando o freio de mão (de diferentes carros, era só ouvir a primeira vez e jah era) tb muitas vezes consigo saber a marca de um carro que para na rua sem olhar, só pelo barulho da batida da porta, motor, ou buzina (:-S), saber se uma tv esta ligada até bem longe dela (isso acho q até tem bastante gente q tem), num lugar onde eu ja trabalhei tinha um monitor que eu escutava um apito (nitido e claro) e mais ninguém ouvia, e recentemente eu percebi que conseguia ouvir notas de uma bateria... tb jah tentei afinar instrumentos sem referencia nenhuma e cheguei bem proximo do certo (meio semi-tom de diferença, as vezes acendente, as vezes decendente), mais isso só foi aumentando com o tempo, qdo eu era menor não percebia essas coisas com facilidade, por isso acho que pode ser desenvolvido sim, eu mesmo não sabendo o nome das notas percebo a existencia delas em muitos lugares que a 2 anos atras eu jamais imaginaria! então com mais estudo provavelmente conseguiria saber ao certo...

agora também não vejo nenhuma vantagem nisso, pelo contrario! acho que meu maior defeito é que sempre eu me guio pelo ouvido, pra tudo, levo muita bronca do meu professor por ter mania de ta lendo alguma coisa e tocando e qdo eu vejo to tentando adivinhar o que vem depois!, ou se eu teria que decorar um desenho de uma escala, eu vo e decoro o som... então pelo manos agora eu acho que isso mais atrapalha do que ajuda! e também não tenho certeza se meu ouvido é absoluto, se não for suspeito ser alguma coisa bem proximo disso...

Ailton san
Veterano
# abr/09
· votar


Ra. minha opinião é a seguinte, sei que todos nós músicos quando estamos tocados existe uma competição isso faz parte de nossa natureza, porem uma competição sadia e saudável pra nosso próprio crescimento ou amadurecimento musical, por iço quando vemos uma pessoa que tem a capacidade de detectar som musicais precisos, ficamos surpresos então existe essa capacidade? Existe sim, mas não devemos esquecer que o fator principal da musica se resume na arte de combinar som e não de detectá-los com precisão, então o melhor da musica é poder interpretá-la com um todo, pois a musica tem a capacidade de espessar um sentimento através dos 12 som (PRADRONIZADOS [convencionais]) e capacidade de compreende o que o compositor esta querendo transmitir isso realmente é grandioso, então se olhar-mos a música como a capacidade de podermos tramistir e receptar, tiramos um melhor aproveito da própria, então vamos nós estudantes nus esforçar mais e mais em técnica e em determinações superando nossas dificuldades com muita determinação, treinamentos e pesquisas, ai sim vamos tem um melhor desenvolvimentos dessa, que pra mim é pura ciência,
Eu li a opinião de todos e com os conteúdos bons citados tive tbm bom aproveito, vamos todos nos corremos atrás de mais técnicas e superações e entre todos, informações e cresceremos juntos em todos os aspectos que se referem à MÚSICA.em nosso pais . um abraço

Ailton san.( músico,compositor e interprete)

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


por iço

Parei aqui.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Ra.

Eu parei aqui.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


[edit]

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Sem dúvida um dos textos mais incríveis que eu já li.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


Estava eu cá a pensaire... como RAIOS vamos combinar os tais dos 12 sons se não soubermos identificá-los de forma precisa!? Ou ainda, de que adianta combinar os sonzinhos se você não souber identificá-los pra saber se realmente são as notas certas?

egito
Veterano
# ago/09 · Editado por: egito
· votar


O "Pure Pitch Method" acho que é o melhor método para se adquirir o "Absolute Pitch" (ouvido absoluto). http://www.purepitchmethod.com/
(site e curso em inglês)

Nesse curso você basicamente aprende a guardar o som particular de cada nota no cérebro. Eu acho mais direto que aquele outro onde você relaciona a nota com sensações e cores etc.
Pra quem não tem a grana pra gastar, (ou acha que é charlatanismo) procura na internet que tem torrent (de graça). O curso inteiro tem uns 500 mega.

(...)

Claro que um ouvido super-ultra-sensível deve ser genético. E isso combinado a uma super-memória, vai fazer de você um gênio.
Mas sensibilidade se desenvolve com prática também.

Ken Himura
Veterano
# ago/09
· votar


Estava eu cá a pensaire... como RAIOS vamos combinar os tais dos 12 sons se não soubermos identificá-los de forma precisa!? Ou ainda, de que adianta combinar os sonzinhos se você não souber identificá-los pra saber se realmente são as notas certas?

Você não precisa identificá-los com precisão, já que eles isolados (até o início do século XX) não valiam nada. Você deve saber, sim, identificar todos os intervalos entre eles e saber o que causa cada intervalo.

Já que, nas aulas de percepção em faculdade, você aprende a afinar todas as notas pelo Lá central (440 ou 442hz) - uma das frequências mais fáceis de assimilar - você "monta" as outras notas pelos intervalos dela até o lá. "Moleza" hahaha ;P.

O importante mesmo é ter o ouvido relativo, porque o ouvido absoluto atrapalha em vários fatores - como modulação em tempo real, por exemplo.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Conheço alguém com ouvido absoluto. Segundo o mesmo, às vezes é bom e às vezes é realmente um saco.

Gianyny
Veterano
# ago/09
· votar


Jattto
Segundo o mesmo, às vezes é bom e às vezes é realmente um saco.

Por que um saco? Disserte.

anonimuzz
Veterano
# ago/09
· votar


Gianyny

Por que um saco? Disserte.


Se calhar porque ouve todos os erros de afinação numa música e acaba por não conseguir desfrutar plenamente da mesma porque se distrai com isso.

zedoidiao
Veterano
# ago/09
· votar


opa esporte é arte sim!!Arte marcias não te diz alguma coisa?dança tb,Arte é tudo aquilo que vc pode fazer pra demonstrar seu sentimento usando seu próprio corpo,direta ou indiretamente...é a mesma coisa que falar que música não é esporte...vc não simplesmente canta sem estimular alguma parte do seu corpo,ou toca um instrumento sem desenvolve-lo.Isso não é questão de opinião e sim de lógica.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Gianyny

Exatamente pelo que o anonimuzz falou: por não conseguir desfrutar plenamente da mesma porque se distrai com isso.

Mas não só com a voz, com os instrumentos também, o cara em vez de escutar apenas o som produzido, ele "enxerga" as notas em execução. Então ele acaba não tendo a mesma sensação que os que não têm ouvido absoluto têm ao ouvir um solo de guitarra, por exemplo. E isso pode ser benéfico como maléfico. Depende do ponto de vista. Se ele quer tirar uma música cover, é praticamente imediato, ou seja, simples demais. Se ele quer esquecer essa coisa de notas e se concentrar apenas no som produzido, é complicado.

Eu não acreditava que isso existia até conversar com alguém que tinha e comentar sobre isso comigo.

b_jeronymo
Veterano
# ago/09
· votar


Deve ser um saco mesmo, meu professor de guitarra uma vez afinou a guitarra com afinador, e um aluno dele, que tem ouvido absoluto, falou que não estava em 440 Hz

k diaz guitar
Veterano
# ago/09
· votar


tenho 14 anos e comecei a treinar mes passado,e vejo uma melhora significativa

k diaz guitar
Veterano
# ago/09
· votar


b__jeronymo

Deve ser um saco mesmo, meu professor de guitarra uma vez afinou a guitarra com afinador, e um aluno dele, que tem ouvido absoluto, falou que não estava em 440 Hz....


Coitado do professor....o professor é quem,ele ou o aluno???

DstrikE
Veterano
# dez/09
· votar


O treinamento do ouvido absoluto não envolve decorar nada e sim entender. Não adianta passar o dia inteiro com o dó se a gente não consegue entender o dó. Na verdade esse tipo de treinamento está mais relacionado com a simplicidade de entender os sons. É importantíssimo para um músico de verdade, esse treinamento. Olhem a diferença brutal de um tom como mib em relação ao fá sustenido. Um músico não saber que as tonalidades se diferenciam e nem ao menos procurar estudá-las é estranho. Os grandes músicos desenvolveram seu ouvido absoluto, pois eles viviam música, e a música não era um simples passatempo.
É importante saber diferenciar as cores das tonalidades, dá um colorido que o ouvido apenas relativo não dá. Paul Hindemith afirmava ser possível desenvolver o ouvido absoluto, e estamos falando de um grande músico e teórico.
Mas diferente do que muitos pensam, quando alguém desenvolve o ouvido absoluto, essa pessoa entende o som, e não fica tentando decorar, embora no processo isso as vezes aconteça. Quando se entende o som não é necessário ficar pensando pra dizer qual é, vc sabe e compreende.

André_89
Veterano
# dez/09
· votar


"Não vejo a menor razão para se correr atrás de ouvido absoluto. Com que finalidade? um relativo já é mais que suficiente. Alias deve ser um inferno, ouvindo as desafinações alheias, que não são poucas!"

Se uma pessoa só é capaz de perceber desafinações se tiver o tal ouvido absoluto, então, na minha opinião, é importantíssimo para um músico que ele o tenha, pq cá entre nós, é muito feio quando alguém desafina, ou erra uma nota num solo de qualquer instrumento; distoa e muito!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto se consegue?