Soprano Falcon ou Absoluto

    Autor Mensagem
    Morgana Turunen
    Veterano
    # fev/05


    Eu estava conversando com meu professor e ele falou que tem gente que classifica aquelas sopranos de extensão enorme como soprano falcon / absoluto. Um exemplo desse tipo de voz é a Maria Callas. A extensão vai desde a de uma mezzo até a mais aguda das sopranos, a ligeiro.

    Vocês já tinha ouvido falar dessa classificação? Pelo menos achei um nome mais bonito para classificar a Maria Callas, eu sempre a chamava de "anormal"!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    olha...novidade isso pra mim.
    Interessante saber...eheheh =]

    christine_daeé
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Callas não seia spinto? Talvez seja apenas uma tentativa de entender a voz de Callas... Ela era maravilhosa, mas maluca... a voz dela acabou decaindo... Talvez pela sua falta de autoproteção... ela fazia tudo o que queria com a voz. Ou talvez pela depressao que enfrentou, ou talvez a depressao foi por causa da voz...
    Eu acho que ela abusou da voz. Alguem conhece outro exemplo de soprano falcon...?

    christine_daeé
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    "Para os melômanos do mundo inteiro, porém, Callas foi a artista genial que representou um claro divisor de águas. Antes dela, compartimentaram-se as vozes. O soprano, por exemplo, podia ser dramático, ligeiro, spinto, coloratura, mezzo etc. A diva foi capaz de abranger o repertório de todos os tipos de soprano ao mesmo tempo. Ela trouxe de volta à cena e ao disco óperas então esquecidas, como Norma, de Bellini, num ponto de excelência que uma audição da ária Casta diva, na gravação de 1954, agora remasterizada, é capaz de tirar o fôlego do ouvinte pela emoção. O mesmo acontece com sua interpretação de todo o repertório de Rossini. Após o resgate do cineasta Pier Paolo Pasolini, que a engajou como atriz no filme Medéia, no início dos anos 70, Callas deu master classes em Nova York. A voz a abandonara, mas a têmpera de aço e o amor pela música - "Se você ama a música a ponto de servi-la humildemente, o sucesso acontecerá automaticamente", dizia aos alunos - estavam vivíssimos. Em suas aulas, a diva tinha explosão de cólera contra cantores que se limitavam a repertórios reduzidos. "Hoje só se fala em baixo profundo, baixo cantante, barítono-baixo ou soprano ligeiro, soprano spinto, soprano disso, soprano daquilo. A cantora é soprano, e basta! Um instrumentista faz os baixos e agudos. Do mesmo modo, um cantor deve cantar em todas as tessituras", afirmava."
    Trecho de materia da ISTOÈ sobre Callas. Ela achava que o repertório nao deveria se limitar... não é que ela tivesse um tipo de voz diferente.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    christine_daeé
    Do mesmo modo, um cantor deve cantar em todas as tessituras", afirmava."
    Nossa....e poe "maluca" nisso!!! heheeheh

    Legal o texto, sabe me dizer de qual ano a revista, qual edição?

    Obrigada!

    christine_daeé
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    http://www.terra.com.br/istoe/cultura/144716.htm
    acesse esta página. Um abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Soprano Falcon ou Absoluto