Ouvido absoluto se consegue?

Autor Mensagem
diegobs
Veterano
# mar/04


Olá! Li em um artigo sobre ouvido absoluto e como é raro que uma pessoa possua.

A minha dúvida é a seguinte. Se eu começar a treinar o meu ouvido, todos os dias, qualquer nota.. por exemplo a nota Dó. Todo dia ouço essa nota, ouço ouço e ouço... até que consiga colocar essa nota na minha cabeça como uma referência para tirar tonalidades de qualquer som... posso considerar que eu adquiri um ouvido absoluto? (eu sei que é possivel. Mas quero saber.. se isso é considerado ouvido absoluto tb?!?)

fernando canuto
Veterano
# mar/04
· votar


Bethoven era surdo e foi um genio na musica e aí?

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


diegobs
com treino se consegue, dizem que os instrumentistas que tocam instrumentos sem trastes, tipo violino, violoncelo acabam adquirindo este dom.

fernando canuto
Beethoven era surdo, mas ele começou perder a audição com 30 anos, com certeza ele sabia como soava as composições mesmo sem poder ouvi-las.

fernando canuto
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca

Porem, depois de surdo ele fez suas obras grandiosas isso ou não?

Tenho essa dúvida!

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


fernando canuto

é obvio que sim, mas ele sabia como soava cada nota, eu tooc guitarra à 5 anos, se eu pegar uma partitura sei exatamente como vai soar em uma guitarra, mesmo sem nunca ter ouvido, beethoven que era um genio com certeza sabia exatamente como eram suas composições mesmo sem ouvi-las

fernando canuto
Veterano
# mar/04
· votar


valeu!!!

DANIEL JOHNS
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
valeu, bem esclarecedor, mas como faço para treinar isso?

FáBiO LiOnE
Veterano
# mar/04
· votar


ixiii meu ouvido é tosco

Izzy Dragon
Veterano
# mar/04
· votar


Ouvido absoluto não se adquire. É algo hereditário. Faço faculdade de música, e em todas as turmas existem apenas dois alunos que possuem um ouvido absoluto.
Mas se você treinar bastante, você chega a ter um ouvido relativo tão bem treinado que quando ouve uma nota sabe dizer que nota é, mas isso não quer dizer que tenha ouvido absoluto.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Particularmente eu acho q tem tanta coisa mais importante pra se treinar...

FáBiO LiOnE
Veterano
# mar/04
· votar


existe mo discussão...uns dizem que é hereditário...e outros dizem que é treino...
pow...que se dane...

Feanor
Veterano
# mar/04
· votar


Existe ainda os q dizem q nascemos com ele...mas...se não o estimulamos quando criança...perdemos esta habilidade...já vi pessoas dizendo isto com relação à arte em geral...q nascemos com muitas predisposições para varias artes...mas...se não as estimulamos...perdemos...será q isso é verdade?

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Feanor
Talvez. Mas não acho q acabamos perdendo isso. Eu, por exemplo, comecei a tocar com 17. Não sei dizer se tenho dom pra coisa, mas sou esforçado e já consegui grandes avanços com isso.
E existem vários casos de pessoas q descobriram q tinham talento pra certas coisas só depois do 30, 40, 50...

Feanor
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
Este lance de descobrir talentos tardios pode ser exemplificado pelo escritor português José Saramago...q começou a escrever aos 60 anos de idade e se tornou autor de diversos best-sellers...como o Evangelho Segundo Jesus Cristo...tipo...o cara já tinha uma vida realizada e estabilizada...e...de repente começou a escrever...incrivel isso!!!

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Feanor
OQ não podemos afirmar tb q ele já tinha esse talento desde q nasceu e só descobriu depois dos 60. Ele pode ter adiquirido isso com a experiência de vida...

Feanor
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
Com certeza...pode ser q sim...ou não...ou(o q eu acho)...um pouco das duas coisas, na verdade,fico mais pro lado da experiencia adquirida lendo...aprendendo...etc...não podemos ter certezas...mas podemos especular...isso já basta...

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Feanor
Talvez se tivesse escrito algo com 20 anos de idade, nã teria o sucesso q tem hj... Ou teria? Não sei. Não tem como sabermos. É melhor considerarmos apenas os fatos, senão ficamos loucos! hehehe

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Podemos com o treino desenvolver o ouvido relativo, mas ouvido absoluto não. Isto é de nascença. Existem muitas pessoas que possuem o Ouvido Absoluto, mas não estão ligadas à música. Daí o O. A. não tem nenhuma utilidade para elas. Já ouvi um cara que possuía O. A., falando que às vezes o seu ouvido o atrapalhava um pouco e que ele gostaria era de ter um O. R. bem treinado. Putz...ninguém tá satisfeito mesmo...hehehehe.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Feanor
Existe ainda os q dizem q nascemos com ele...mas...se não o estimulamos quando criança...perdemos esta habilidade...já vi pessoas dizendo isto com relação à arte em geral...

Nesse caso os pais teriam que estimular os filhos em todas as áreas artísticas: música, pintura, esporte... é complicado!

fernando canuto
Veterano
# mar/04
· votar


"Particularmente eu acho q tem tanta coisa mais importante pra se treinar..."

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


fernando canuto

Concordo...Para se conhecer as notas de ouvido é só treinar bastante solfejo junto à algum instrumento, de preferência o piano.

fernando canuto
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Esse tal de piano... esse tal de piano... esse tal de...

Piano: Eu quero ummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


fernando canuto

hehehehe...tá afim de um piano?

fernando canuto
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Cara com certeza!!!

Eu quero aprender a tocar guitarra, mas o piano pra fazer música é dez!!!

Ouvi uma música hoje no piano e, cara, muito boa mesmo!!!

Ken Himura
Veterano
# mar/04
· votar


Piano detona...e meu ouvido por enquanto tá uma merda...eu capengo pra tirar coisas de ouvido U.u'

Feanor
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
Com certeza!
maggie
Complicado é...mas poderiam estimular alguma coisa...a maioria não estimula a nenhum tipo de arte...e...outra coisa...esporte não é arte!

paulao_jazz
Veterano
# mar/04
· votar


ae, vou dar a minha opinião reles sobre ouvido absoluto.

Ouvido absoluto, pra mim, é uma capacidade inata de vc perceber sons como a gente percebe cores. Ou seja, quando vc vê vermelho, vc não compara com o verde pra saber que é vermelho. Então, o ouvido absoluto ouve um dó e imediatamente diz que é um dó. E faz isso com qualquer nota que seja. SEM TER ALGUMA NOTA DE REFERENCIA!

O que geralemnte as pessoas que se dizem "ouvido absoluto" é: elas têm facilidade e muito boa memória musical. Por exemplo: antes de eu tocar violão, eu não tinha nota nenhuma na minha cabeça. Já tocava teclado, mas se ouvisse uma nota na rua, de uma buzina por exemplo, jamais iria saber que nota era aquela se não tivesse um isntrumento comigo.
Hoje tenho 11 anos e meio de violão. Só do violão, eu tenho garantido na minha cabeça, de tanto ouvir, o MI. De coral, tenho o DÓ e o LÁ. Às vezes tenho o SOL tb, por causa tb do violão.
Então, se vc perguntar pra mim "vc tem ouvido absoluto?", eu posso tirar onda e dizer "tenho". Enquanto vc pensa na pergunta que vc vai me fazer pra que eu prove, eu já to lembrando das minhas referencias (mi, lá, dó, sol...)... aí a pessoa canta uma nota, eu demoro 1 segundo e digo pra ela. "ooohhhhh"

O ouvido absoluto pra mim é aquele cara que está andando comigo na rua e estamos falando sobre futebol, animadamente... aí passa um carro e buzina... eu pergunto pra ele no meio do papo sobre futebol: "que nota é essa da buzina"? E ele responde exatamente na mesma hora, sem nem um centesimo de segundo de diferença. Pq "quem ve vermelho, ve vermelho, não diz 'é... peraí... é vermelho!'"

Eu só conheci uma pessoa assim em toda a minha vida de musico (há quase 9 anos). E esse cara nem é musico profissional.

Altos maestros que dizem ter ouvido absoluto tem aquele que eu falei, que é uma boa memória musical ADQUIRIDA E TREINADA.

Feanor
Veterano
# mar/04
· votar


paulao_jazz
Interessante...gostei bastante da analogia feita...

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
Particularmente eu acho q tem tanta coisa mais importante pra se treinar...
Nada é mais ou tão importante na música que vc não tiver uma ótima percepção auditiva.

Eu no curso de música, sempre treino.
A professora toca intervalos e dizemos quais são, assim vai indo....até q vc fique craque nisso.

Ouvido absoluto não se ganha, ou vc tem, ou vc não tem.
Todos, qndo bebês tem ouvido absoluto, mas não se é praticado, então perdemos-o. Infelizmente...=/


Altos maestros que dizem ter ouvido absoluto tem aquele que eu falei, que é uma boa memória musical ADQUIRIDA E TREINADA.

E o q nós podemos fazer, já q perdemos o ouvido absoluto, é isso, "uma boa memória musical adquirida e treinada".

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie
Nada é mais ou tão importante na música que vc não tiver uma ótima percepção auditiva.
Concordo, mas em partes.
É claro q ter uma boa percepção auditiva é importante. Mas isso se leva tempo pra treinar.
Eu, por exemplo, sou baterista. Se eu for parar de treinar os fundamentos pra treinar o ouvido, eu posso até aprimorar minha percepção, mas continuarei com defeitos noq é mais fundameltal, q é tocar. Bateria é complicado (não q os outros instrumentos não sejam). Por mais q vc saiba oq tem q fazer, o corpo não obedece. E isso só se resolve com prática. Muita prática!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto se consegue?