Ouvido absoluto se consegue?

Autor Mensagem
paulao_jazz
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
Cara, isso é bem polemico...

Eu concordo com a Barbara em genero, numero e grau. Temos que aprimorar nossa percepção musical, mas não simplesmente decorando intervalos a esmo, mas aplicando na música o que vc aprende na teoria.
O Hermeto Pascoal vive dizendo isso em entrevistas quando é questionado sobre educação musical. Ele é um ferrenho defensor de que a musica tem que vir primeiro que a teoria.
Eu já acho que os dois tem que vir juntos, mas a teoria sempre tem que ser vista na pratica, senao vira aula de matematica.
E o Ed Motta? Aquele cara ouve música 24h por dia, 7 dias por semana... tudo que ele aprendeu, aprendeu ouvindo. Isso que eu acho que é aprendizado. Vc não ouve a música à toa, vc ouve querendo aprender, e descobre que grandes caras fazem grandes coisas, é o jogo das descobertas! Um jogo que não acaba nunca, vc leva pelo resto da vida...
Vc que toca batera, por exemplo, pratica e pratica pra caramba, mas nao vai adiantar muito se no dia-a-dia vc ouve, sei lá, só house music, por exemplo.. Tu tem que comprar um CD com um puta baterista que vc goste e ouvir o que ele faz de tão bom.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


paulao_jazz
Não discordo de nenhuma palavra doq vc disse! hehehehe
É q eu tava me referindo específicamente ao caso de um cara se preocupar tanto e gastar tanto tempo para poder ter um "ouvido absoluto", sendo q existem outras coisas q na prática, são mais importantes. Eu disse na prática! Ou seja, ninguém se torna um grande cantor só pq tem ouvido absoluto, e sim pq estudou canto.

paulao_jazz
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface

ah, aí eu concordo contigo em genero, numero e grau tb! Esse negocio de endeusar o ouvido absoluto é uma babaquice sem tamanho. O melhor coral do mundo, profissional, onde os cantores leem musica, etc, etc, o maestro dá o tom. nem que seja uma nota, mas dá!
No Take 6, o melhor e mais afinado grupo vocal de todos os tempos, os caras pegam o tom, nenhum deles tem ouvido absoluto.
O melhor é treinar o ouvido RELATIVO, onde se vc souber apenas 1 nota, vc deduz todas as outras.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
É fundamental o ouvido, ou tu toca bateria todo descordenado?Lógico q não né. Então isso vem de ritmo, de tu sacar os tempos, a persepção.

Ouvido bom, ótima persepção não é somente conhecer as notas, é musicalidade em si.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

percepção com "s" foi foda..hehehehehehehe


brincadeirinha.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
foda? nem notei, foi mal ae lingua portuguesa. =P

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

A Gramática Portuguesa aceita suas desculpas!!!hehehehehe

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie
Entendo oq vc diz, e não discordo. Mas eu to me referindo aki apenas ao tema q é "ouvido absoluto".
Qnto à percepção musical, ela É fundamental para qualquer pessoa q queira estudar alguma coisa relacionada a múcica. Mas ouvido absoluto não é tão indispensável assim. Essa é a diferença q eu to falando.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
Lógico, entendi o q tu quis dizer.
Não é pq alguém não tenha o ouvido absoluto que não se pode ser um músico.
Mas a prática e o treino para se conseguir ter um ouvido bom é indispensável. =P

Gippe
Veterano
# mar/04
· votar


Que eu saiba ouvido absoluto mesmo só se nasce com ele, tipo, ou vc tem ou jamais terá. Ouvido absoluto de verdade, principalmente para músicos, mais atrapalha do que ajuda. Os caras com esse dom encontra defeito em qualquer orquestra, qualquer concerto, coisa que ninguém mais percebe.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mar/04
· votar


é treino na minha opinião!!
memória auditiva

Voz da Sabedoria
Veterano
# mar/04
· votar


da pra ter sim... porra se vc ouvir um dó 3 por exemplo 300 vezes seguidas, é obvio q vc vai reconhece-lo depois, da pra conseguir com muito treino sim, a menos q vc seja mongol

FáBiO LiOnE
Veterano
# mar/04
· votar


Voz da Sabedoria
eu também sou dessa opinião!!

Feanor
Veterano
# mar/04
· votar


FáBiO LiOnE
Voz da Sabedoria
Cara...ao meu ver...o q o paulao_jazz falou está correto...vc não precisa ver a cor vermelha 200 vezes para saber q aquilo é vermelho...o mesmo é para o cara q tem ouvido absoluto,é involuntário e sem treino q ele reconhece as notas...

Amomusica
Veterano
# mar/04 · Editado por: Amomusica
· votar


Voz da Sabedoria

Não concordo com sua "técnica". Experimente fazê-la você mesmo, ouça a nota dó 300 vezes em um dia, no outro dia dó sustenido, no outro ré... E depois faça um teste com várias notas misturadas e nos conte se você acertou 100%.

Ou comece a avaliar os barulhos à sua volta para ver se você acerta qual é a nota certa sem ter nenhuma referência.

Duvido que vc consiga e não vou te achar mongol por isso, mas apenas normal.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mar/04
· votar


Amomusica
é verdade...pensando melhor...
é verdade....

Pescaldo
Veterano
# mar/04
· votar


deus desceu a terra e falou:
"o ouvido absoluto será uma verdade eternamente discutida"
e eh isso

Marcelolied
Veterano
# mar/04
· votar


Acredito que o ouvido absoluto seja mais dom do que trabalho. Através do tempo pode-se conseguir alguma coisa mais não se chega a perfeição

FáBiO LiOnE
Veterano
# mar/04
· votar


Sei lá!!
quero que se dane!!ahahhahaha

Juliocg
Veterano
# jun/05
· votar


Estranho falar q esporte nao eh arte...
Existe talento, treino, dedicação, dificuldades e tantas outras variantes qnto música, pintura ou coisa do gênero...
acho que o que conta eh a criatividade e originalidade... isso é arte para mim: o "ato ou efeito de criar, de fazer algo se tornar original e/ou especial, algo que nao pertence ao comum...." é o que eu penso....
achei interessantissimo esse topico

abraços!

Ansantasia
Veterano
# jun/05
· votar


Julio CG

Tú consegue, é o coveiro do fórum. essse tópico é + véio q eu. Digo na boa...
Aliás, eu nunca vi ninguém c ouvido absoluto, mas meu colega baixista é um autentico Orelha Absoluta...

RodKidz
Veterano
# jun/05
· votar


Só consegue ouvido absoluto se treinar isso antes de ter 7 anos de idade que é quando seu sentido auditivo definitivamente desenvolvido!

Computer Phantom
Veterano
# jun/05
· votar


Eu fiz pacto com Satanás e ganhei ouvido absoluto.

Assinado:
HdP
HdP2
HdP3
HdP4
Metaleiro_Slipknot
Fábio Di Paula
Computer Phantom

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jun/05
· votar


meu ouvido eh da hora...consigo tirar varias musikas, e sempre percebo quando desafino ( cantando...) no violino, eh um pouco mais complicado, pois entre um SemiTom, pode haver um ''MICRO TOM'' ( isso naum eh usado mais...) e isso q meu ouvido naum percebe muito bem, os ''microtons''!

Computer Phantom
Veterano
# jun/05
· votar


Eu tenho a nota Lá gravada na cabeça de tanto tocar um solo que compus aqui, com influências pesadíssimas de John Myung, parece até que é ele quem está tocando.


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Coloca trastes no violino.

Assinado:
HdP
HdP2
HdP3
HdP4
Metaleiro_Slipknot
Fábio Di Paula
Computer Phantom

Ata
Veterano
# jun/05
· votar


pelo que eu sei...

existe ouvido relativo e absoluto... (nada de novo, eu sei)

alguém com ouvido relativo pode praticar até chegar bem próximo de um absoluto.

alguém que tenha ouvido absoluto, depois que aprende o som de cada nota, reconhece sempre ela (desde que use isso né... não é aprender e nunca mais usar...)

num método de solfejo que eu tenho aqui, o autor escreveu no prefácio sobre uma aluna dele, de 4 ou 5 anos - não lembro - que era capaz de reconhecer umas 5 notas tocadas simultâneamente no piano - consoantes ou dissonantes entre si... cruel...

moni2
Veterano
# jan/07
· votar


Acho que o ouvido absoluto é uma meta que deve ser sempre buscada, por quem gosta, estuda ou tem a música como profissão. Pra ser sincera nunca conheci pessoas com "ouvido absoluto", conheci gente muito "boa" de ouvido em muitos momentos espetaculares. Mas quando se usa o termo "absoluto" parece "perfeição sempre" e isso infelizmente "ao vivo" nunca ví.

Mudando de assunto:

Gente, quero deixar bem claro e relembrar o que já foi falado por alguem ai:

Esporte não é arte...

Quero também deixar registrado algo gravíssimo:
Algumas faculdades de educação física e conselhos ligados aos profissionais de educação física e ao esporte , estão tentando disseminar esta ideia absurda de que Esporte é arte... mas não é.
Algumas universidades e conselhos ainda instruem e querem que os profissionais de educação física sejam os responsáveis por ensinar nas escolas aulas de dança teatro, música e artes plasticas...
E os artistas e profissionais formados em Artes (Dança, teatro, artes plásticas, música dentre outras) como ficam?
É ridículo não? ... O profissional de Educação Física é muito importante, mas não é artista é um profissional ligado ao esporte e a saude, e ao lazer ligado ao esporte.
Sei que todos estão sensibilizados pelo ano do PAN, e a mídia se aproveitando disso (Graças ao loby esportivo) vem com termos que tentam confudir a população e disseminar essa ideia absurda de que esporte é arte, falando em "futebol arte"... esse técnico rege uma orquestra... este esporte é uma arte, este atleta é uma artista ...
São termos pejorativos...

Vale relembrar que esporte não é arte...

Nós artistas e profissionais ligados as artes temos que ficar atentos...
Tuda essa questão e esse marketing, muitas vezes sem boa intenção buscam apenas a questão financeira e de mercado... Enfim eles só querem ganhar...
E tentar conseguir verbas do governo tanto como artistas e como esportistas .. e trabalharem numa área que é de outro profissional...

Pelo que todos no planeta saibam as artes são sete..
e o esporte não é uma delas...

Todos se lembram da lei de incentivo ao esporte do final do ano .....
Em que os esportistas queriam tirar parte do incentivo destinado à cultura para o esporte.

Não quero fazer da briga entre a arte x esporte, apenas quero alertar a classe artística antes que seja tarde demais...

Abraços a todos

Monica

Facchini
Veterano
# jan/07 · Editado por: Facchini
· votar


moni2

Bela colocação.
Bom, se arte for definidada como expressão de sentimentos, esporte realmente nunca é arte, pois expressa competitividade e derivados, e arte não é competição em hipótese alguma.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


O ouvido como outros órgãos são absolutamente educáveis, opaulao_jazzfez uma analogia muito boa. Existe um fator que se aprende na psicologia, e tbm na neurolinguistica que analisa as suas tendências de reação. Auditivo, visual, sinestésico etc...
Particularmente acho que este assunto seria digno de estudo científico, uma vez que muitas pessoas tendem a captar coisas visualmente, outras auditivamente. Tente descobrir como vc funciona, Por exemplo vc esta absolutamente distraído e de repente algo lhe chama a atenção: como isto aconteceu? Vc visualizou ou ouviu alguma coisa?. Para quem tem tendências aos estímulos auditivos há uma grande possibilidade de educar o ouvido e chegar ao ouvido absoluto, como o paulo jazz falou e depois de muito exercício e programação de memória alguns conseguirão imediatamente distinguir os sons por notas.

sliderX
Veterano
# jan/07
· votar


o mundo tem 90% de ignorantes preguiçosos
NUNCA ouça esses idiotas
pra eles tudo eh dom, magica, deus ou simplesmente impossivel

exercite sua mente e vc vai chegar em lugares que nunca imaginou

abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto se consegue?