Alguém sabe como é a voz de um baixo profundo fazendo agudos?

Autor Mensagem
Mário Sampaio
Veterano
# abr/19
· votar


Isso me assusta, Beto.

Tem um tópico ótimo sobre classificação vocal, com boas informações. Tem o Tipo8 tentando esclarecer, mostrando o caminho. Tudo com base em anos de observação, estudo, reflexão. E mais: tem ótimas outras fontes de informação por aí, livros excelentes, vídeos de profissionais de ótima reputação.

Aí os dois cidadãos vêm com essa postura: "não estudo canto, mas ACHO que é isso e isso e aquilo outro". E pra demonstrar, ainda mandam áudios cantando MAL, com problemas primários de desafinação. E seguem enchendo o tópico de conceitos absolutamente tirados de lugar nenhum.

O que está acontecendo com o mundo?

Ningen
Veterano
# abr/19 · Editado por: Ningen
· votar


O que está acontecendo com o mundo?

Era da informação + The Backfire Effect



jedino
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: jedino
· votar


Gente, voces falando que a classificacao vocal no canto popular n serve p nada... tudo bem q eu sou leigo vei, mas vcs falando isso tao sendo mais leigos que eu vei... classificacao vocal no canto popular, em qualquer tipo de canto ataca indiretamente, diretamente, de todos os lados possiveis tambem, ate pra voz falada. Todo mundo nasce com essa classificacao e nao eh nos que escolhemos, é a natureza, oq da pra gente melhorar no canto é aquilo que a nossa voz pode nos proporcionar e tirar o melhor dela, mas ainda assim as essencias vao ser diferente de uma voz pra outra, nao pelo o jeito de cantar, mas sim pela voz, por sua natureza. Nos somos normais sabe, temos nossas vidas normais, nossos gostos normais, nao é a gente que escolhe ter a voz aguda ou grave isso faz parte da nossa genetica, eu mesmo queria que a essencia da minha voz fosse essa da voz mais aguda ao inves da voz grave, mas isso dai é apenas gosto, tem gente que prefere a da voz grave. Mas ta ai pra mostrar a grande diferenca entre a classificacao vocal ate mesmo no canto popular.

https://youtu.be/B-pOvjibmcI

https://youtu.be/UajFxvB-y5Q

jedino
Membro Novato
# abr/19
· votar


a gente comecou essa discursao pq eu disse q sou baixo e no falsete eu chego num La5 que disseram que era impossivel p um baixo chegar nessa nota msm no falsete, ai disseram que eu n sou um baixo e ate agora to tentando provar kkkk pra mostrar que as vozes sao normais, nao é pq o cara eh baixo q so vai ter aquele baixo e nao é pq o cara eh tenor q so vai ter aquele agudo. Pra mim, mostrar baixos cantando em opera eh tipo, ta... ok..., pra mim tem q se mostrar cantando rock, pop, pagode, todo os estilos, e todos esses estilos oq mais se sobressaem eh os tenores.

Gansinho
Veterano
# abr/19
· votar


jedino
Cara, você não é baixo. Pelo amor de Deus.

E os dois vídeos que você linkou provam que a classificação vocal não tem importância no canto popular, pelo simples fato de que você pode alterar o tom da música, você pode cantar oitava abaixo ou acima, etc. Isso não acontece no canto lírico, por isso a classificação vocal é importante lá.

Eu cansei desse tópico, não dá pra discutir um assunto com quem simplesmente se recusa a enxergar as coisas.

jedino
Membro Novato
# abr/19
· votar


txa bixo leigo da pesthe mim

jedino
Membro Novato
# abr/19
· votar


No canto popular a gente pode alterar o tom, mas fazendo isso não vai ficar proximo do original. Voce vai ter que criar sua versao. Por isso a importancia de saber sua classificacao vocal. A importancia da classificacao no popular é pra saber se voce é capaz de reproduzir com a mesma qualidade as notas daquela tal versao que voce quer cantar. Se voce é tenor e quer cantar uma musica de tenor a probabilidade de acertar na escolha e ficar bom é muito maior do que se um baritono tentar cantar uma musica de tenor. Esse baritono nessa situacao já vai passar por mais problemas, como ter que fazer mais esforco para alcancar notas, talvez nao alcance e ter que fazer uma versao nova, saber interpretar desse novo jeito e por ai vai. A importancia é essa.

Quando ouvimos uma musica mesmo que popular, ninguem pensa "poxa quero cantar essa musica 2 tons e meio abaixo do original". As pessoas querem cantar no tom original, proximo daquilo que ela ouve. por isso que é IMPORTANTE SABER A CLASSIFICACAO, para evitar frustacoes futuras.

Claro que tem pessoas com estudo que conseguem melhorar muito a qualidade. Mas pegando dois cantores de classificao diferente mas com a mesma qualidade tecnica, em pontos diferentes da voz vai haver um brilho maior, justamente pela natureza da voz. O agudo de um baritono treinado nao sai igual o agudo de um tenor treinado, assim como o medio de um tenor nao sai igual o medio do baritono.

A importancia da classificacao no popular é essa: saber se voce vai conseguir emitir os sons da mesma forma em que a cancao que voce esta se baseando foi feita. pois é isso que o cantor mesmo que seja iniciante quer.

Tipo 8
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


Como é difícil... Mas enfim, para isso que existe fórum.

Sabe qual a importância de saber sua classificação vocal? Total, SE você está pensando em estudar canto e melhorar a sua performance. Se vc não tem nenhum interesse em aperfeiçoar a voz, tanto faz, siga cantando do seu próprio jeito. Isso, claro, terá consequência, porque a voz vai perder qualidade bem antes do tempo.

Agora se o cara está a fim de aprender, de entender aquilo que está fazendo, aí então, saber sua classificação vocal é muito importante. Você vai saber que de tal a tal nota é onde a sua voz tem mais brilho. Vai saber que não deve compor músicas que fiquem o tempo todo batendo na nota de passagem, porque dificulta. Vai sabe até onde é o seu limite de agudo saudável, etc. Poderia escrever um livro apenas com as vantagens.

Classificação vocal apenas para saber em que tom se deve cantar? Isso vc experimenta sozinho e vê onde fica mais confortável. Não precisa saber nem o que é um barítono.

Uma coisa também que acontece de bom é que vc não vai ficar teimando em fórum que tem um tipo de voz que não é a sua, kkk.

ejames
Membro Novato
# abr/19
· votar


jedino
Cara, a galera deu várias dicas, toques, explicações. Teve uma hora que você até pareceu começar a aceitar, depois voltou com aquele áudio bizarro forçando a voz...

Na boa, a melhor coisa que pode ser dita é para você trocar de professor. Urgentemente.

ejames
Membro Novato
# abr/19
· votar


jedino
Cara, a galera deu várias dicas, toques, explicações. Teve uma hora que você até pareceu começar a aceitar, depois voltou com aquele áudio bizarro forçando a voz...

Na boa, a melhor coisa que pode ser dita é para você trocar de professor. Urgentemente.

MrYuriSilva
Veterano
# jul/19 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Meu professor é baixo, nao sei se é profundo porque nao entendo quais as particularidades de um baixo profundo mas o grave dele é bem consistente em notas baixíssimas sem fry e ele tem um alcance com brilho em notas bem altas, eu mesmo já fui classificado como baixo em coral sem ao menos ter graves consistentes. Na técnica moderna um baixo pode ir mais longe com estudo, eu só nao sei até onde isso é saudável porque lutar contra uma fisionomia feita pra cantar grave exige demais de uma pessoa...Em estúdio um baixo até pode cantar alto, mas ao vivo noites e noites é algo bem raro de se ver. Pode ser que a pessoa faça uma simulaçao cantada de um tenor dentro várias coberturas e técnicas na voz. Teria que entender muito do proprio aparelho vocal pra manter isso por muito tempo, isso se conseguir...

MrYuriSilva
Veterano
# jul/19
· votar


O que nao dá é pra um tenor, alcançar graves de baixo profundo. Só usando fry mesmo e olhe lá, porque um grave de verdade tu nasce ali com ele e faz ele de verdade sem efeitos ou técnicas. Tem gente que finge que faz grave entubando a voz ou soltando mais ar nas notas baixas. O grave em notas baixas de verdade nao é tao valorizado assim pela indústria. Nao existe um movimento pra ninguém estudar e sair por aí fazendo graves de baixos profundos, mas tem gente que imita usando fry, guturais e etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém sabe como é a voz de um baixo profundo fazendo agudos?