Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Alguém sabe como é a voz de um baixo profundo fazendo agudos?

Autor Mensagem
      Blackey2
      Membro Novato
      # 31/ago/18 19:42 · Editado por: Blackey2

Seguinte, pessoal, é que quero saber como fica o timbre quando alguém desse tipo de voz faz Voz de cabeça, Whistle, etc... Alguém conhece um cantor assim?

Leandro Rigon
      Veterano
      # 11/nov/18 02:09 · Editado por: Leandro Rigon
      · votar

Primeiro, baixo profundo é uma voz raríssima que praticamente só te na Rússia. É uma voz que canta uma oitava abaixo do baixo normal.
      Baixo Profundo

Baixo "Normal"
      Kurt Moll: Mozart - A Flauta Mágica - O Isis und Osiris

A Aria Abaixo é do Barbeiro de Sevilha de Rossini. É a mais aguda que eu conheço para baixo, pois exige um Sol bemol agudo para baixo.
      Boris Christoff - Rossini - O Barbeiro de Sevilha - Ária La Calunnia

Isso te dá uma percepção do que é a voz de baixo.
      No meu entender, pra quem tem um vozeirão desses, pra que se aventurar em whistle? Extremos agudos não são para baixos. E mesmo que se metam a fazer... não chegará a uma extensão muito aguda... pra mim é um contrassenso. Cada voz tem sua região de brilho, e para os baixos é o grave.

Lelo Mig
      Membro
      # 11/nov/18 02:45
      · votar

Blackey2

Se o cara é baixo, pra cantar "agudo" somente em falsete... Não é possível um baixo ter extensão para cantar notas altas.

Em falsete dependerá muito do timbre vocal...mas geralmente o contraste da voz natural de um baixo e seu falsete é muito grande e, via de regra, não soa muito agradável.

Tipo 8
      Membro Novato
      # 11/nov/18 14:14 · Editado por: Tipo 8
      · votar

É uma voz que canta uma oitava abaixo do baixo normal.

Na verdade as peças para baixo profundo estão ali no dó1 (raramente um Si) como nota mais grave. Normalmente o baixo começa em Fá1. Não é uma oitava abaixo.

Se o cara é baixo, pra cantar "agudo" somente em falsete... Não é possível um baixo ter extensão para cantar notas altas.

A nota mais aguda de um baixo é um fá3. Não sei se especificamente um baixo profundo alcança menos, mas se for menos não é muito, talvez ré3. Na verdade essas notas são agudas para ele e soam normalmente.

Tipo 8
      Membro Novato
      # 17/nov/18 22:17 · Editado por: Tipo 8
      · votar

Blackey2

Neste vídeo vc pode ver bem como é a nota aguda de um baixo. Embora este não seja um baixo profundo. Mas não é assim tão diferente no agudo. O dele é mais brilhante e mais fácil, mas o tipo de sonoridade é quase a mesma. Aqui ele canta um mi3. Aliás este é um concurso de canto no RJ que eu participei em 1998. Era um iniciante e queria ver como era competir em um concurso grande. Por sorte este sujeito estava lá e pude ver a diferença entre o que eu fazia e ele. Naquele momento achava difícil que ele não ganhasse todos os concursos que participasse no mundo. E assim foi. Foi ganhando tudo e logo estava fazendo carreira. Uma voz absolutamente gigante, de brilho e volume fora do normal. Agudo aos 3:22.

Circulum___Inflamae
      Membro Novato
      # 20/nov/18 15:16 · Editado por: Circulum___Inflamae
      · votar

Esse é um dos baixos profundos com a voz mais grave da história da música popular mundial, J.D. Sumner.

Essa é a música mais aguda que ele cantou na carreira inteira, nela ele atinge um C#3. De 2:38 até 3:05 ele atinge notas "agudas", ouçam:

(A nota mais grave da carreira dele é um G -1 - recorde do Guinness Book na época). Eis um exempplo de um baixo profundo da música popular cantando uma nota aguda.

Agora vai o maior oitavista russo de todos os tempos (Mikhail Zlatopolsky) cantando agudos (que não passam de C3), a partir de 3:24 (as notas mais altas do que isso não são ele).

Espero ter contibuído!

Leandro Rigon
      Veterano
      # 26/nov/18 16:37
      · votar

Tipo 8
      Erwin Schrott é baixo-barítono. De tudo o que tem dele no youtube esse vídeo que você postou é o mais antigo, antes dele ir pra Europa, e também o que eu considero melhor... mas todos os demais ele está com uma voz bem mais leve (e pra mim pior). Kurt Moll e Boris Christoff são baixos verdadeiros.

Tipo 8
      Membro Novato
      # 27/nov/18 08:52 · Editado por: Tipo 8
      · votar

Leandro Rigon

Sim, é um baixo-barítono. Nesta época do concurso ele era um cantor mais sério, compenetrado. Depois no meu entendimento ficou meio abobalhado, talvez pelo sucesso que fez e as performances decaíram. Para mim ele deveria ter ficado mais neste repertório. O que vejo neste vídeo é a voz real dele e deveria ter ficado aí. De qualquer maneira se a dúvida era como soam os agudos de um baixo, ele representa bem, ao menos naquele momento. Outros baixos que cantam esta ária como Colombara por exemplo, fazem praticamente o mesmo, só que com menos brilho no agudo, e apenas pela questão técnica e não de peso.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Alguém sabe como é a voz de um baixo profundo fazendo agudos?

306.401 tópicos 7.907.102 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital