Alguém sabe como é a voz de um baixo profundo fazendo agudos?

Autor Mensagem
jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


mas se voce quer so o falsete de um baixo profundo ta aqui

Leandro Rigon
Veterano
# mar/19 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


jedino
Desculpe mas você está tremendamente enganado quanto ao post acima.

Ivan Rebroff era um ótimo cantor (faleceu em 2008), só não esqueça que ele também tinha uma das maiores extensões vocais. Logo não dá pra considerar a vocal range dele como parâmetro para nada, nem pra baixo normal muito menos como seria falsete de um baixo profundo. Ele era único, tanto que creio que ainda continua no Guiness Book.

Nenhum baixo normal vai ter esses agudos em falsete. Nunca. Pense. A extensão e, com o tempo, a tessitura (zona de conforto) de um baixo seria de um Mi1 até um Mi/Fa3 para canto lírico. Creio que qualquer voz consegue fazer falsete, mas não são todos que estudam emissão de som nesse registro. Lembro do Prof. Gerson (hoje login Tipo 8 no fórum) ter inclusive recomendado em um post não subir no falsete além da sua extensão normal. Se um baixo tem de agudo um mi3, em falsete, na linha que falei, não seria recomendado subir além do próprio mi3. Hipotesticamente, com o falsete se poderia obter um mi4 agudo. Bem hipoteticamente, pois se é uma técnica que você não estuda você não vai conseguir ou vai se machucar (da mesma forma que um imbecil que não estuda canto pode se machucar caso tente fazer seus extremos agudos sem técnica alguma).

Suponhamos (hipótese) que a pessoa até tenha desenvolvido o falsete. Então, em tese, se um baixo com a voz bem trabalhada (que não é aulinha de internet ou métodos engana troxa de faça você mesmo) vai de um mi1 até um mi3, ele conseguiria subir até, no máximo, um mi4, que seria subir uma oitava acima do que você conseguiria em voz plena. No video postado acima o recordista mundial em extensão consegue um la5. Por isso jamais serve de parâmetro.

Falando da minha pessoa, EU sou um baixo-barítono que estuda lírico com voz já razoavelmente trabalhada em voz de peito/mista (anos de estudo com prof. particular) e com extensão normal. Só penso no lírico e não tenho a menor intenção de trabalhar falsete. Se eu emito um mi4 em falsete minha garganta dói. Fiz isso 1 vez ou 2 vezes na vida e nunca mais. No falsete, descontraidamente, em brincadeira (pois jamais mostraria esse som horrendo em público), eu consigo um dó agudo de tenor sem problemas (do4). Do dó4 ou no máximo um mi4 para um la5 é possível que seja um extra que só Rebroff tinha, e nenhum baixo (comum) mais.

PS.: Não entendo patavinas de whistle registre pois é outra coisa que não me interessa e alheia ao lírico, mas não me parece ser a técnca usada pelo rebroff nos agudos.

Edição1: Faltou falar do baixo profundo. Primeiro, Rebroff não é Baixo Profundo. O video de Baixo profundo que melhor mostrar o que realmente é um é o do Vladimir Miller que postei. Na classificação vocal, copiando da wikipedia: "cada pessoa tem uma extensão vocal, e isso depende de fatores como: dimensões da laringe e das pregas vocais (laringes e pregas vocais menores emitem notas que são mais agudas, enquanto laringes e pregas vocais maiores emitem notas mais graves)". Comparação idêntica pode ser feita com instrumentos musicais. Quanto menor, mais agudo (violino). Quanto maior, mais grave (contrabaixo).

Achei um texto interessante sobre isso quanto a classificação vocal analisada em chapas de raio x:
Correlação entre comprimento de prega vocal e classificação da voz de cantores: um estudo de medidas morfológicas por meio de raios X

Por óbvio, o baixo profundo teria uma laringe maior, pregas vocais mais espessas e, por isso, notas mais graves. Contudo, por consequência, também subiria menos, possivelmente não teria um mi3 agudo, e muito menos um mi4 em falsete.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/19
· votar


LeandroP
Você é muito paciente e bonzinho. Um dia, vou ser igual a você! <3

Tipo 8
Membro Novato
# mar/19
· votar


Christhian

kkkk

LeandroP
Moderador
# mar/19
· votar


Christhian
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

jedino
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: jedino
· votar


Leandro Rigon Eu Sou baixo profundo e creio q eu chego nesse falsete dele,.. amanha enviarei audio mostrando n tenho tanta certeza se chego mas acho q sim... vo mostrar p vc ver... eu n tenho tantos graves como ele mas eu sou sim considerado baixo profundo normal e acho q chego no falsete dele... enviarei audio mostrando pelo sound cloud.

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


se nao deu pra ver nada com esse baixo vou mostrar eu mesmo fznd entao... voz de cabeca falsete e tudo mais so p ver msm...

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


eu n treino mt assim de canto como vc q pelo visto eh profissional entao n vai sair nada com boa qualidade kkkk mas eh so pra mostrar msm um baixo profundo "normal" fznd seus graves, agudos, voz de cabeca e falsete tenho pouquinha nocao.

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


nao tinha lido tudo que vc falou, entao se eu passo do mi 4 com falsete eu n seria baixo profundo? passei minha vida toda achando isso kkk todos prof de canto q eu fiz falaram q eu era baixo profundo, mas tbm n sei oq eh mi 4 ou mi 3 meu tecladin eh normal se o primeiro Do dele for Do 2 acho q eu chego no mi 4 mas se for Do1 eu chego no MI3 mas ao todo eu chego nesse Do ultimo do teclado e tem dias q eu ate passo.

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


https://soundcloud.com/jedino-knight/testes-na-voz-baixa aki ta eu fznd os testzin com a voz baixa, tentei fzr o mais rapido possivel pra o audio n ficar mt longo.

Tipo 8
Membro Novato
# mar/19
· votar


jedino

Baixo? rsrsrs

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


Tipo 8

kkkkkkkkk rapaz... se eu fosse baritono eu teria notas de baritono e se eu tivesse notas de baritono eu seria baixo-baritono por causa dos meus graves, que para uma pessoa que nao treina mt, os graves tao com qualidade mas eu poderia ser um baixo-baritono mal treinado mas como meus professores disseram que eu sou baixo profundo quem sou eu pra discordar... eu diria q sou baixo-baritono pela a minha voz falada que nao é tao incorpada assim e simplesmente minha extensao seja pequena msm mass ao todo eu sou baixo sim. Todas essas musicas que eu cantei nao estao no tom original tao em uns tons mais baixos para que um baixo pudesse cantar na medida do possivel kkkk e tentar mostrar com mais clareza como seria um baixo tentando fazer outros tipos de vozes. Espero que tenha gostado :)

Tipo 8
Membro Novato
# mar/19
· votar


jedino

Só por curiosidade. Vc já esteve perto de um outro baixo? Já ouviu ao vivo? Alcançar notas graves não quer dizer. Baixos tem VOLUME de voz nos graves e os que vc mostrou ali não mostram isso e baixo tem voz falada grave, o que tb vc não apresenta.

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


Tipo 8

vei... sinceramente fico feliz que voce viu a minha voz desse jeito pro lado bonito mas voz é algo muito complexo, o mesmo eu diria p vc ja esteve de perto de um baritono ja ouviu ao vivo? baritono é uma voz normal bonita normal, tem graves normais tudo normal de boa, chegam em media na nota Fa grave e olhe la... eu chego no Re grave, com isso n teria nem oq se questionar... tem baritonos profissionais que se esforcam p chegar no Mi e ainda precisam de treino pra se chegar ai, eu ja em qlqr momento do meu dia chegaria nesse Re... uma coisa que determina o seu tipo de voz tambem é a tessitura.. minha voz falada pode ta num agudo meu, mas minha tessitura puxa muito mais o grave do q agudo, oq nao me permite ser baritono nem fudendo. E sim, na minha aula de canto tinha outros baixos profundos com vozes faladas bem graves no tanto que eu perguntava pro meu professor, como que eu era o mesmo baixo que o cara sendo q a voz dele era mt mais grave que a minha, o professor falou em questao de placa dos peito sei lah kkk e pra mim sim alcancar certas notas com facilidade que seria sua tessitura diz exatamente qual é o seu tipo de voz que no meu caso é notas graves. Mas isso dai nao da pra se discutir ne, cada um tem sua opniao sobre o q é o certo.

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


voce sabe que arnaldo antunes é baixo ne? veja ai, parece ser um baritono tbm.

https://www.youtube.com/watch?v=gCxSuV7EaQk

Lelo Mig
Membro
# mar/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tópico da discussão idiota...

Excetuando os mudos absolutamente 100 em cada 100 pessoas possuem uma abrangência vocal que vai da nota X a nota Y.

E isso significa o que? Nada!

Destes 100, se 1 for cantor é muito. Cantar vai muito mais além do que a região que se abrange.

Não sei porque está geração Youtube dá tanta importância as notas de alcance, sendo que, grande parte, alcança mas canta mal prá caralho.

LeandroP
Moderador
# mar/19
· votar


Lelo Mig

Verdade!

Lelo Mig
Membro
# mar/19
· votar


LeandroP

Antigamente, neguinho gostava de cantar, tinha alguma aptidão e ia estudar.

A "classificação" servia, de forma geral, como um norte, para o professor poder trabalhar, explorar a zona de conforto, e exercitar as técnicas sem fuder a voz do caboclo ou fazê-lo se matar esgoelando.

O cara estudava, tirava o melhor proveito possível e cantava. Até porquê, ninguém escolhe ser tenor, barítono ou baixo e alcançar o Mi -10 ou o Ré 428 era irrelevante.

O importante era cantar bem e agradável.

LeandroP
Moderador
# mar/19
· votar


Lelo Mig

Né?!
Afinal, de quê adianta alcançar notas extensas e não conseguir cantar dentro do tom?

Como você disse, a classificação ajuda pra separar as vozes. Mas agora me parece que é um concurso de quem alcança aquela nota que o ouvido nem escuta.

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


Vei, a gente nao ta discutindo se tipo minha extensao eh grande ah sou fodha ou se eh pequena ah sou um merda nao, eu apenas queria mostrar como o tipo de voz BAIXA que é RARA se comporta fazendo outros tipos de vozes, apenas isso... seria interessante saber mais sobre esse tipo de voz... e pra eu provar que sou baixo tive que mostrar minha extensao vocal... so isso po de buenas. eu nao achei que cantei mal pra caralho assim... cantei normal de boa, algumas desafinadas mas de boa...

LeandroP
Moderador
# mar/19
· votar


jedino

Relaxa, maninho. Nem ouvi o audio que você postou, pra ser sincero. Por isso nem poderia emitir qualquer opinião a respeito disso. Apenas comentei com o Lelo Mig um argumento que ele destacou e que compactuo do mesmo pensamento. Fica tranquilo ;)

jedino
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: jedino
· votar


LeandroP

Ah de boa, interpretrei mal. Mas sobre isso de achar o tema do topico ruim, eu discordo, vejo que é necessário ter noção da própria extensão e do tipo de voz para cantar. Pois é preciso ter referências de outros cantores fazendo o mesmo para poder fazer, e não apenas isso, ver se vale a pena dedicar o tempo no estudo de canto, pois, querendo ou não, é um tempo gasto que poderia estar sendo usado em outras atividades e se a pessoa antes de treinar canto se espelhava num cantor "tenor" ex: ed sheeran e descobriu que é um baixo e nao se identificou como um baixo, provavelmente nao iria gostar do resultado final e ter perdido o tempo que necessitou para aprender a cantar. Eu por exemplo antes de aprender a cantar so me espelhava em tenores, em musicas mt agudas, sem saber que eram agudas, no meu ponto de vista eram normais, descobrir ser baixo me derrubou um pouco mas ainda continuei e fui meio forçado a ouvir outros estilos de musicas e terminei gostando e tendo outra visao que eu nao tinha antes.

Tipo 8
Membro Novato
# mar/19
· votar


o mesmo eu diria p vc ja esteve de perto de um baritono ja ouviu ao vivo?

Eu diria que sim, nos coros que cantei, na ópera, nas oficinas de música e principalmente quando estou dando aula para eles.

voce sabe que arnaldo antunes é baixo ne? veja ai, parece ser um baritono tbm.

Sempre soube que era um baixo. Nunca pareceu um barítono para mim e comparando a sua voz com a dele, ele é um baixo e você não é.

jedino
Membro Novato
# mar/19
· votar


[i]Tipo 8[/i]

https://soundcloud.com/jedino-knight/puta-baritono-e-esse-kkkk

Escuta ai tudo Veja ai se ainda acha que não sou um baixo. Pois acredito que com isso ai consigo provar...

jedino
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: jedino
· votar


https://soundcloud.com/jedino-knight/continuando-sobre-as-vozes-especi ficamente-baixo

continuaçaozinha sobre a voz baixa.

Tipo 8
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


jedino

Para encerrar o assunto:

1 - Você não é baixo nem na China.

2 - Assista este vídeo para ter uma ideia melhor sobre o que vc chama de voz de cabeça e que não é. https://www.youtube.com/watch?v=iVl0tiGh6r8

(Achei engraçado você me ensinando como as vozes são, rs)

jedino
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: jedino
· votar


Tipo 8

entao qual eh a minha calssificacao vocal querido professor?

pq estou escutando aqui baritonos agudos, medios e graves e nenhuma parece com a minha voz
agudos - los hermanos / guilherme de sa
medios - dinho ouro preto / legiao urbana
grave - padre fabio de melo

nenhum se parece com a minha voz, e outra... NENHUM faria esses graves que eu to fazendo nesses audio... se vc quer realmente provar que eu nao sou baixo, me mostre 1 baritono q tenha esses graves... eu sou um baritono diferenciado eh? isso se chama baixo.

jedino
Membro Novato
# abr/19
· votar


Vc ta mais inconformado do que eu quando soube que era baixo kkk, eu falava isso p mim tbm, n sou baixo nem aqui nem na china, mas ai fui ouvindo as diferencas entre as vozes e realmente minha voz eh uma voz com qualidade baixa... msm eu fznd a voz aguda de "cabeca" que eu falo, ainda ta numa qualidade baixa, nao que teja com o volume baixo mas sim a voz, a qualidade da voz... tem q ter mt persepcao msm p reparar... mas se tu n aceita isso de boa po... ta ai meus audioszinho mostrando.

jedino
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: jedino
· votar


dizem que minha voz se parece com a do seu jorge... creio que ele seja baixo, pra um professor de canto a sua persepcao ta mt ruim pra distinguir as vozes.

Ningen
Veterano
# abr/19
· votar


jedino

Sem querer me meter mas já me metendo...

1. Você nem deveria ter classificação vocal se não treinou o bastante pra dar uma geral na sua voz e organizar devidamente as coordenações/registros vocais com projeção e ressonância devidas. Hoje em dia, com microfones, é fácil emitir notas na frente de um afinador e se achar o cantor. Mas veja, essas classificações são de um tempo em que se cantava sem nada! O Gerson, vulgo Tipo 8, quando ouviu aqueles graves forçados seus deve ter se retorcido.

2. Essa comparação que você está fazendo de (graves, médios e agudos) seria cômica se não fosse trágica. Nenhuma se parece com a sua porque você não é cantor!

Você, assim como eu, anos atrás, é um iludido. Não tem experiência para fazer autoanálise e acha que videozinhos de pseudocoachs no youtube vão resolver seus problemas.

Você não é baixo. Não canta. Não sabe o que são registros. E deveria, caso queira levar o canto à sério, procurar um bom professor, com urgência.

Espero, com bem pouca esperança, ter ajudado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém sabe como é a voz de um baixo profundo fazendo agudos?