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Beto Guitar Player Veterano |
# out/17
Mesmo que uma pessoa tenha uma extensão vocal pequena, cante desafinado, fora do tempo e não tenha vocação pra ser cantor, mesmo assim essa pessoa pode gravar uma música e essa gravação ficar razoável?
Até onde dá pra corrigir uma voz gravada? Se a única característica positiva que essa pessoa tem é a dicção, a edição pode fazer um milagre quanto ao resto?
Gostaria de saber, baseado, além do conhecimento, na opinião de vocês. Desculpem-me se esse tópico infringe alguma regra, vi outros tópicos onde havia questionamentos parecidos, mas a minha dúvida é mais específica quanto as edições digitais. Obrigado!
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Ningen Veterano |
# out/17
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Há mais coisas entre o ser e o canto que sonha nossa vã tecnologia.
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Lelo Mig Membro
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# out/17
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Beto Guitar Player
"e essa gravação ficar razoável?"
Dá sim, pra ficar razoável, com certeza.
Tem uns caras, no Youtube, especialistas em melodyne e autotune que transformam discursos, entrevistas e etc. em "música cantada".
No entanto, quanto mais e maior o tipo de correção, mais fake fica. E da um trabalho do cão!
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Beto Guitar Player Veterano |
# out/17
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Lelo Mig
No entanto, quanto mais e maior o tipo de correção, mais fake fica. E da um trabalho do cão!
Então, a intenção é apenas ter uma gravação (razoável) sem a necessidade da colaboração de um cantor de verdade... Não existe pretensão em me tornar cantor e nem fazer nenhum tipo de apresentação ao vivo, apenas a gravação.
Já que existe tanta coisa ruim por aí gravada...
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acabaramosnicks Membro Novato |
# out/17
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Melodyne é uma excelente ferramenta. Eu usei uma vez em um baixo, que estava com cordas velhas e o maluco que gravou batia bem forte nas cordas, daí a frequência meio que oscilava no início da nota. Meti um melodyne pra nota ficar dentro da nota no início da nota (se é que isso faz algum sentido), ficou bom pra caramba. Respondendo sua pergunta, sim, se a pessoa não canta tão bem assim, dá pra gravar e dar uma tunada pra ficar aceitável ou razoável. Obviamente, nunca ficará excelente se o cantor não for excelente, mas sim, dá pra pegar algo meia boca e deixar razoável.
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Lelo Mig Membro
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# out/17
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Beto Guitar Player
Se vc mesmo quer cantar, não é cantor, mas tem noção e não é um desafinado total, acho estes pedais para performance vocal bem bacanas.
E não terá o trabalho de ficar editando em soft.
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acabaramosnicks Membro Novato |
# out/17
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Lelo Mig Não dá muito trabalho não, ele detecta automaticamente qual a nota mais próxima e te coloca lá. Uma ou outra eventualmente ele erra, daí vc mostra pra ele manualmente. Tranquilo.
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Beto Guitar Player Veterano |
# out/17
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acabaramosnicks
Eu não conheço o melodyne a fundo, mas sei que dá pra fazer bastante coisa, não só afinar e colocar dentro do tempo, por isso da minha dúvida, se ele faz milagres, kkkkkkk.
Lelo Mig
Sim, tenho alguma noção. Os meus maiores problemas são me manter afinado e minha extensão vocal é muito pequena, (fica dentro do barítono, eu acho) e o maior de todos os problemas é o timbre, acho feio... Mas, como disse não tenho vontade de ser cantor, quero apenas gravar minhas idéias mesmo, mas com qualidade (pelo menos) audível.
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acabaramosnicks Membro Novato |
# out/17
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Beto Guitar Player
Quanto ao timbre, joga um EQ paramétrico e várias modulaões baseadas em tempo, tudo uma em cima da outra e em baixa intensidade, vários reverb, altos delay, etc... tudo meio no fundo pra não ficar na cara que vc tá tentando maquiar, mas ainda assim meio misturado no orignal pra escondê-lo.
O melodyne vai te ajudar a manter afinado, tranquilo.
Para acertar o tempo é edição básica, a maioria das DAWs já vem com recursos de edição eficazes. Pra isso eu gosto do Mixcraft.
Quanto à extensão (tessitura) fica mais complicado. Infelizmente se vc tentar gravar uma nota e mandar o melodyne fazer vc cantar outra nota, até um ouvido "destreinado" pega que tem água nessa gasolina. Eu recomendo adaptação de arranjo, mudança de tom, etc.
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JJJ Veterano
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# out/17 · Editado por: JJJ
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Já falei duas vezes e vai a terceira: "não vai transformar Tiririca em Pavarotti".
Melodyne, Autotune e afins não fazem milagre...
O que fazem, então?
Corrigem afinação, antes de mais nada. Mas, se a voz estiver "tremula", oscilando demais o pitch, é complicado acertar (até corrigem um pouco da flutuação/vibrato, mas se o cara for extremamente oscilante ao cantar, não fica bom).
Corrigem tempo também. Entrou um pouco antes, um pouco depois, dá pra chegar pra lá ou pra cá, pra ficar mais justo no timing da música.
Corrigem também (dependendo da versão), volume. Mas isso é algo que pode ser feito de outras formas, como automação de volume...
Corrigem (bem pouco e meio mal, na minha opinião) o "timbre" da voz (timbre não é bem a palavra... eles chamam de "formant", não sei a tradução disso), mas fica meio artificial. Não uso.
Não transformam um taquara rachada em Frank Sinatra.
Ou seja: só melhoram uma performance, sem trocar a identidade do cantor. E quanto melhor o original, melhor o resultado final.
Meu conselho: se a gravação for boa e tiver só algumas coisinhas pra acertar é uma ferramenta interessantíssima. Se a gravação ficou uma bosta, delete e cante de novo (ou troque de cantor).
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Lelo Mig Membro
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# out/17 · Editado por: Lelo Mig
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Beto Guitar Player
Acho que um Boss VC 20 (acho que é isso)... Seria melhor que correção via soft.
Pretendo comprar um, sou bastante afinado, mas minha extensão é curtissima. Como minha voz é muito grave e extensão curta, então entro em falsete toda hora e fica muito feio esse salto do grave macho pro falsete traveco bicha louca.
Dê uma olhada nos reviews destes pedais para voz. Vai se surpreender.
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Wade Membro Novato |
# out/17
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Vai ficar afinado. Bom ou ruim vai um pouco além de afinação.
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Beto Guitar Player Veterano |
# out/17 · Editado por: Beto Guitar Player
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JJJ
Já falei duas vezes e vai a terceira: "não vai transformar Tiririca em Pavarotti".
Já tinha lido vc escrever isso, lkkkkkkkk.
Meu conselho: se a gravação for boa e tiver só algumas coisinhas pra acertar é uma ferramenta interessantíssima. Se a gravação ficou uma bosta, delete e cante de novo (ou troque de cantor).
Então, a dúvida sobre até onde consigo ir usando edição digital é justamente para não precisar de um "cantor de verdade". Mas não tenho a ilusão de transformar merda em ouro, quero apenas deixar audível.
Lelo Mig
Infelizmente no momento não tem como dispor de $$tempo$$ pra comprar um pedal novo, mas vou dar uma olhada só por curiosidade, pois só por ser Boss, provavelmente já vale à pena. Eu também tenho esse problema dos falsetes, chego na boa até o A4, daí pra frente já fica difícil demais...
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JJJ Veterano
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# out/17 · Editado por: JJJ
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Beto Guitar Player quero apenas deixar audível.
Mas a tua voz é... digamos... razoável? Tem algum exemplo? Vídeo no Youtube, gravação no SoundCloud? Ouvindo uma amostra, fica mais fácil dizer se é caso de melodyne, de aula de canto ou de fonoaudiólogo... hehehe
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Beto Guitar Player Veterano |
# out/17
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JJJ
Até tem um vídeo que postei há alguns anos atrás, mas tenho vergonha de mostrar, kkkkkkkkk
Na verdade eu canto baixo e acabo usando muito falsete, aí fica mais feio ainda... Se tiver coragem pra ver, segue aqui.
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xmarhunterx Membro Novato |
# out/17
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Pretendo comprar um, sou bastante afinado, mas minha extensão é curtissima. Como minha voz é muito grave e extensão curta, então entro em falsete toda hora e fica muito feio esse salto do grave macho pro falsete traveco bicha louca. Lelo Mig Agora vai ter que colocar no forum uma música com você cantando, pra gente ver se isso que você falou não é exagero seu.
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Lelo Mig Membro
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# out/17
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xmarhunterx
Mano...se eu quisesse fazer sucesso na linha "falsete de traveco chupando ro..." tipo Pablo Vittar eu "ficava rica ui!!!"......kkkk
Mas, falando sério, minha voz é grave, na linha Iggy Pop, David Bowie.... Só que o Bowie tinha uma extensão legal. Eu, se quisesse cantar pra valer, teria de estudar, fazer exercicios, para ampliar o alcance, aprender a respirar, controle da emissão e etc.
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PguitarMaxx Veterano |
# out/17 · Editado por: PguitarMaxx
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JJJ Já falei duas vezes e vai a terceira: "não vai transformar Tiririca em Pavarotti". caralh#, acho que nunca ri tão alto lendo algo por aqui kkkkkkkkkkkkkk
Sobre o software, pelo que eu vi(ouvi) naquela performance do Kanye West no Grammy, ele corrige a afinação, mas "caga" a voz de outras formas. Será que não é mais vantagem sentar com a guitarra no colo, tocar a linha melódica no instrumento e emular com a voz?
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PguitarMaxx Veterano |
# out/17
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Lelo Mig Acho que um Boss VC 20 (acho que é isso)... Seria melhor que correção via soft.
Nossa, dei uma pesquisada aqui e estou chocado. Imagino Quantos desses artistas hoje em dia não usam isso. Não tô nem falando de algo drástico, só pra corrigir semitonadas mesmo. Não sei se estou impressionado pra bem ou pra mal UAHuAHu
*O pedal é o VE-20 se não me engano
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Lelo Mig Membro
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# out/17
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PguitarMaxx
Sim....é isso mesmo: VE 20.
Tem outros, outras marcas....são muito úteis.
Acho uma baita ferramenta para caras como eu, que não sou "cantor" mas não vou chamar um vocalista cada vez que estou trabalhando uma canção ou arranjo.
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JJJ Veterano
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# nov/17
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Beto Guitar Player Se tiver coragem pra ver, segue aqui.
Seguinte: a parte da afinação (que desanda em alguns momentos, mas não chega a ser catastrófica) seria, sim, perfeitamente corrigível com umas pitadas de melodyne, o que melhoraria a audição.
Mas você está meio que falseteando e bem sem "potência" na voz. Tem que "projetar" mais isso... em algumas pessoas, treinando, vem naturalmente, em outras, só com aula de canto (e, em outras - não creio que seja seu caso - não vem de jeito nenhum... rs).
PguitarMaxx "caga" a voz de outras formas
Se for usado com moderação e bem feito, não caga... hehehe
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xmarhunterx Membro Novato |
# nov/17
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Lelo Mig Canta pra gente logo man. Kkkkk
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Ismah Veterano |
# nov/17
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JJJ Já falei duas vezes e vai a terceira: "não vai transformar Tiririca em Pavarotti". Não transformam um taquara rachada em Frank Sinatra.
Assassino em baixo disso tudo.
Corrigem afinação, antes de mais nada. Mas, se a voz estiver "tremula", oscilando demais o pitch, é complicado acertar (até corrigem um pouco da flutuação/vibrato, mas se o cara for extremamente oscilante ao cantar, não fica bom).
A última versão temmelhorado isso, mas é meio feio...Eu uso pra transpor e arranjar. To trabalhando em cima de uma música, e ele fica todo perdido com um vibrato bobo... E olha que estou transpondo um tom (para cima) apenas, e quem cantou é um p**a cantor - o cara errou na média por 3 a 5 décimos a afinação...
Se tu canta mal Beto, tá lascado... Não vai ficar bom. Soa artificial e isso fica bem na cara.
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Beto Guitar Player Veterano |
# nov/17
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JJJ
Então, eu cantei baixo (volume), por isso ficou falsetado... Acho que a vergonha dos outros me escutarem cantando não deixa eu impostar a minha voz, eu até consigo quando estou sozinho, kkkkkk Assim que possível, vou fazer uma gravação com voz de peito, aí mando aqui pra avaliação.
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Beto Guitar Player Veterano |
# nov/17
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Lelo Mig
Sim....é isso mesmo: VE 20.
Tem outros, outras marcas....são muito úteis.
Cara, dei uma olhada nesse pedal, puta que show de bola... Mas realmente no momento não posso comprar... Já os softwares de edição, é só usar os piratations da vida (sei que é errado), mas é basicamente para uso pessoal...
Acho uma baita ferramenta para caras como eu, que não sou "cantor" mas não vou chamar um vocalista cada vez que estou trabalhando uma canção ou arranjo.
Então, penso exatamente assim. O vocal da banda que eu tocava, canta pra caramba, acho até que ele cantaria pra mim, mas virou um tremendo c***, então, prefiro eu cantar desafinado as minhas idéias do que ficar dependendo de outras pessoas.
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Beto Guitar Player Veterano |
# nov/17
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Se tu canta mal Beto, tá lascado... Não vai ficar bom. Soa artificial e isso fica bem na cara.
Ismah
Pois é cara, nessas horas queria ter nascido com a voz bonita...
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Ismah Veterano |
# nov/17
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Não bote a culpa nas coisas... Corra atrás da máquina! Essa ideia de nascer com dom, nascer com isso ou aquilo, é papo de quem inveja o outro, porque foi incapaz de persistir...
Falando por mim, muita gente me diz que gostaria de estar na minha profissão... Mas pouca gente sabe, que eu comecei trabalhando aos 11/12 anos, pra 20 reais de cachê... Qu'eu já parei de contar a pelo menos 5 anos, as vezes que tomei calote, a banda tomou calote, ou o evento deu ruim, e não pagou nem a janta... O pessoal vem dizer isso, quando to num evento grande, to com um free pass para pegar bebida, mas mal sabe que tem lugar que só falta trocar o prato por um cocho, porque a comida oferecida...
E não é discurso barato, de que lutando tudo se consegue... Que quem não vence, é porque não fez o suficiente... É questão de que timbre todo é utilizável, o que pode faltar é afinação, dicção, etc... Isso tudo, tem exercícios para melhorar... MAS... Vale lembrar que isso é parte da tua identidade como cantor... Pega o " tio " Ozzy... O cara tem um timbre enjoado, uma extensão vocal extremamente pequena, e é uma das maiores lendas do rock... O finado Lemmy, nem se fala, o timbre rouco é bem osso... Herbert Viana, é um grande exemplo, o cara compondo, é um bom cantor, mas cantando...
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Adler3x3 Veterano |
# nov/17 · Editado por: Adler3x3
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No uso de efeitos tem que tomar cuidado na dose e na extensão.
Todo efeito deixa um rastro, que é perceptível a um bom ouvido.
E este rastro é a causa de muitas músicas soarem emboladas, além dos erros de composição da música em si. Se a composição tem erros, não tem efeito que dê jeito.
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Lelo Mig Membro
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# nov/17
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Cara...aproveitando os ganchos deixados por Adler3x3 e Ismah nos posts acima, não sendo você um cantor, não busque "a perfeição" , vai ficar fake.
Cante o melhor que puder e corrija o menos que precisar... Tá cheio de cantor limitado fazendo coisas legais por ai.
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Adler3x3 Veterano |
# nov/17 · Editado por: Adler3x3
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Pois é o que tem de caloteiro por aí que explora os músicos não tá no gibi.
É fácil comentar por comentar, o difícil é ter perseverança e boa vontade para superar os obstáculos. Mas só isto também não é o suficiente. Tudo na vida é mais complexo do que simples conselhos.
Se o outro lado é safado não adianta nada. Tem aqueles que se apresentam muito bonzinhos, te elogiam em excesso, no começo aparentemente vai tudo bem até ganhar confiança, e depois num evento maior dão o golpe. Tenha sempre cuidado com aquelas pessoas que te elogiam demais, principalmente quando mal te conhecem.
As vezes é melhor saber ouvir críticas duras e sinceras do que falsos elogios.
Então entra em cena também a boa prática de ter discernimento em saber fazer boas escolhas, sorte ou azar, o imponderável e imprevisível pode entrar em cena. Tem gente que diz que não existe sorte ou azar, o que existe é competência, e bom planejamento assim dizem. Mas não passa de mais um chavão, a realidade é outra. Tem outros pontos, que podem ser azar mesmo, queda de energia, acidentes etc... Quem já não se sentiu azarado em algum momento da vida? Não estou pregando o negativismo, mas sim um choque de realidade.
E hoje em dia os músicos também ficam expostos a violência. E se tiver prudência não vai tocar em muitos lugares.
Saber escolher os parceiros, tem aquele que promete porque esta iniciando e diz que precisa de ajuda, ou o músico é iniciante e se sujeita a situação, e o contratante se aproveita e os bons frutos nunca são colhidos, fica sempre naquela eterna promessa.
Tem gente que pensa assim, o meu progresso financeiro é o prejuízo dos outros, prometem rendas futuras, mas exigem no presente pagando pouco. E se já estão no ramo de longa data, é bom ficar prevenido contra estes sugadores, e levar isto em conta. Trabalhar de graça, nem pensar.
Claro podem existir certas situações em que ajudar algum amigo pode ser bom, mas no geral tem que se evitar trabalhar e não ter um ganho suficiente para manter a dignidade.
E um amigo de verdade não faz isto, claro existem casos e casos em que realmente o amigo merece ajuda.
As vezes é muito difícil discernir ou perceber a real intenção do outro lado, as vezes trabalhar de graça ou quase de graça pode ajudar a abrir outras portas que vão dar retorno, mas tenha em mente que os aproveitadores vão usar isto contra você, isto tem nome é sacanagem mesmo. Onde já se viu prometer futuro progresso? em outras portas, que não a do próprio proponente, repito isto é sacanagem. Tem que ter um ganho mínimo que afirmo tem que garantir a sua dignidade.
O tempo passa rápido, e o dinheiro perdido não volta.
Criam ilusões e se aproveitam da situação.
Um bom contrato sempre é aquele em que ambas as partes ganham, Justo!
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