Descobri que meu falsete tem voz feminina. Alguém pode confirmar?

Autor Mensagem
renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff


Bom.. descobri que meu falsete me torna praticamente um soprano kkk
sim, é estranho... mas até agora 100% das pessoas que ouviram tinha certeza de que era uma mulher até eu falar "Pois é, não é mulher... sou eu"

Aqui sou eu cantando com a minha voz de homem e falsete(mulher) ao mesmo tempo... (obviamente gravados separadamente)
https://soundcloud.com/renatoff/tentativa-5

Mas caso queiram ouvir só o falsete:
https://soundcloud.com/renatoff/tentativa-6

Eu sei que tá (muito) desafinado, principalmente a nota aguda do "dueto".. kkkk mas eu nem treinei e a gravação foi de primeira... isso é muito novo pra mim e ainda estou na fase de "exploração" da voz...

Só conheço esse cara que faz isso também... a parte da música que eu canto ele faz em 2:15 do vídeo (mas muito melhor que eu kk).



O que queria de ouvir de vocês é se realmente parece mulher e se vocês tem algo a dizer ou alguma dica... ainda não sei se isso é algum tipo de "modificação" dos harmônicos do meu falsete ou se ele é assim por conta própria... Pra treinar isso bastariam tecnicas de falsete padrão?

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Cruz credo, kkkk.

renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu sei q é estranho... mas acho interessante e bonito, pq é algo diferenciado...
mas pf responda minhas perguntas... haushuas

em relação aos meus audios: deu certo?
em relação a tecnica: é falsete puro mesmo?

vinibassplayer
Veterano
# nov/15
· votar


parece o kra do dirty loops cantando

renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


vinibassplayer
fui ver uns vídeos dele... oq q tem a ver? haushaushuas

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Só conheço esse cara que faz isso também

Este faz isso bem.






GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


duplo

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatoff

"Só conheço esse cara que faz isso também"

Cara, não é tão incomum não... Existem muitos homens que conseguem cantar tons de soprano com seu falsete.

Mas, eu acho meio coisa de circo sabe... meio "mulher barbada".

Dificilmente você vai encontrar um "soprano macho" que cante tão belamente quanto uma soprano original. Então, qual a validade de uma "soprano meia boca que faz a barba?"

Esse cara que o GersonM postou é muito bom... é quase um "castrato"... mas ainda assim, acho meio bizarro.

Se fosse você investiria em ter aulas de canto e aprender a usar e cantar com sua voz natural e esquecer essa viadagem*, por ora!

(*) Obs: Viadagem aqui, não é no sentido preconceituoso contra preferência sexual, e sim no sentido figurado.





renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


Lelo Mig
não quero cantar normal, quero cantar com esse timbre feminino mesmo!

não julgo nenhum dos jeitos como melhor ou pior. Apenas prefiro o feminino ao masculino, em outras palavras: prefiro o diferente e raro ao comum quando o assunto é arte. Na realidade mesmo prefiro acima de tudo a versatilidade... então eu investiria em aprender a cantar dos dois jeitos: o masculino e o feminino. Mas se eu tivesse que escolher um só, ficaria com o feminino.

A questão é: diferente é uma coisa... feio é outra... No exemplo dos vídeos vemos claramente que é diferente e bonito. Já nos meu caso não sei aonde vai parar.

Não sei se qualquer homem é capaz disso ou se requer uma estrutura harmônica especial (lembrando que cada voz tem uma estrutura harmonica unica).
Pelos audios que passei aqui me parece muito feminino e me parece que treinando ficarei tão bom quantos os caras do vídeo aí. Ou seja, se apenas algumas pessoas forem capaz disso, baseado nos meus audios, me parece sou uma dessas pessoas. O que vocês acham?

Então só o que queria ouvir de vocês é: baseado no meu timbre nos audios, depois de muito treinar vou conseguir?
Isso pode ser muito relativo.. então vou simplificar mais ainda:
Meus audios ficaram com voz de mulher? Ficaram com um timbre feminino comparável aos do vídeo, ou ficou uma mulher extremamente fajuta? Por favor tomem como base OS VÍDEOS pra responder. Pois como o Lelo Mig disse: "Dificilmente você vai encontrar um "soprano macho" que cante tão belamente quanto uma soprano original."

PS.: Não estou perguntando se canto bem como eles, pq eu sei que tá desafinado e blablabla (ta feio ainda eu sei). Mas tem algumas notas e alguns trechos que não está tao ruim e portanto acho que há condições de julgar meu TIMBRE sim! Então me refiro ao timbre e não ao canto em geral!

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


renatoff

Uma coisa para se levar em conta desde já. Este falsete que agrada a você e que vc se refere como "voz de mulher", é uma voz MASCULINA, embora lembre a voz de uma mulher, nunca será exatamente igual.

E entre os contratenores é tratado deste modo. Tem muito contratenor que fica puto quando se referem como voz de mulher. É uma voz aguda masculina muito parecida com a de uma mulher, mas nunca se referindo a ela deste modo.

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Quanto à qualidade sonora ainda está longe do ideal, Vai ter que estudar bastante para deixar tudo bem limpo.

renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


GersonM
Cara tudo bem. Deve ser chato mesmo falar pra um homem (que provavelmente tem problemas de autoconfiança pra ficar bravo com isso) que ele tem voz de mulher. Mas imagina eu tentando explicar as coisas aqui se eu não usasse o termo "voz de mulher". haushaushus

E sobre minha voz: entendi que vou ter que estudar muito (tudo que faço no canto é sofrido pqp.. tem gente q n nasce pra coisa mesmo (eu)).
Mas esse "vai ter que estudar bastante" é tipo um "vai que da!" ou é tipo um "acho que você não vai soar feminino nunca, mas corre atrás, vai que..."? auhsahsuasu responda sinceramente. (oq eu entendi foi que vc quis dizer q vai dar, mas gosto de perguntar 2x pra ter ctz, acho q tenho TOC, n fica bravo não) haushasuhasu

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Eu acho que quando você encontra uma sonoridade com a qual se identifica musicalmente, tem que investir.

Se eu acho que vale a pena trabalhar esse seu falsete, acho que sim. Embora esteja bem cru ainda, pode dar um bom resultado.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


renatoff
tudo que faço no canto é sofrido pqp

Eu estudo guitarra e teclado, além de precisar de um local adequado, equipamento (instrumento, pedal de sustain, amplificador, cabo, palhetas pra guitarra...), tenho na lista de estudos:

- 12 escalas "naturais"
- 7 modos gregos
- empréstimos modais
- funções de acordes
- diversas escalas exóticas
- dinâmica
- arpeggios
- rítmica
- velocidade
- palhetadas simples, alternada, sweep picking, chicken picking, dedilhado
- afinação de bend e slide
- ligados (hammer-on e pull-off)
- sincronismo mão/pé (para acionar efeitos)
- partitura

Acha que a vida é fácil meu amigo? Mesmo vc tendo a pré-disposição (popular "dom"), o estudo é preciso.

Se não lutar, com toda certeza, vc vai perecer. A voz é a coisa mais fácil de se estudar, por você poder estar carpindo um lote e cantando, cagando no banheiro e cantando, abraçado com a namorada e cantando...

Aceito que não é possível todo tipo de exercício da voz longe, afinação de intervalos, exige um instrumento (piano/teclado geralmente). Mas dos meus nenhum é possível sem a guitarra.

Então, let's go to sing, boy!

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


A voz é a coisa mais fácil de se estudar

Ahahah, aí está uma afirmação com a qual não concordo!

Só se for pelo lado do equipamento, porque se for pelo aprendizado, talvez seja a mais difícil. Depender apenas da sua própria percepção sem ver onde está errando? Isso sim é complicado.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


GersonM

Veja bem a colocação do vivente, "tudo que faço no canto é sofrido".

Nenhum dos casos é possível abdicar de um professor, exatamente pelo motivo que vc falou.

Não tem pra onde correr, quando estamos falando de estudo. Apenas 1 hora de instrução, é suficiente para uma semana (ou mais) de estudo.

Você é professor, e um cara esperto, sei que entendeu o que quis dizer.

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


Ismah
eu já estudei a maior parte de tudo isso que vc citou.. eu componho, eu mexo com sintetizador e estudei até acustica e a parte física do som... eu dediquei um tempo só pra entender o som, pra então entender a musica.. coisa aprofundada... pra isso tive imensa facilidade.. eu não ficava estagnado num ponto só.. a cada momento aprendia algo novo...

cerca de poucos meses eu ja tinha sanado todas as minhas duvidas. não estou dizendo que aprendi tudo que há pra aprender. mas com certeza digo que aprendi tudo oq eu queria aprender e com ctz me sinto atualmente capaz de fazer quase qualquer coisa relacionado a som e musica, relacionado a qualquer instrumento e tipo musical.

quer um exemplo? fui fazer aulas de piano uma vez.. a professora disse que não tinha como me dar aulas no momento, me disse pra esperar uns meses... voltei la 1 ou 2 meses depois e toquei pra ela...
ela perguntou: "onde vc fez aula?"
eu falei que não tinha feito aulas, fui tocando sozinho.
ela disse: "poxa, nem vou te dar aulas então.. vai sozinho q vc vai longe"

agora vai perguntar pra minha professora de canto sobre mim pra ver oq ela te fala.. kkkkkk

no canto é só duvidas e duvidas e duvidas... quando eu comecei a cantar eu só cantava na voz de cabeça... foi quase 1 ano pra ir pra voz de peito... coisa q é simples demais era só alguém ter me falado "cante como vc fala"... mas fiquei 1 ano pra descobrir isso.. sei la.. eu bato mto a cabeça pra cantar... enqnto pra tocar outros instrumentos levo só alguns meses pra pegar oq alunos novos pegam em 2 ou 3 anos... é óbvio que a gente tem q lutar, nada vem de graça... mas todos temos facilidades e dificuldades em coisas diferentes... e tenho grande dificuldade no canto, mas nada que o trabalho não supere ;)

mas se por um lado tenho dificuldades nas coisas praticas (como cantar), tenho facilidade pra teoria em geral.. sei lá.. eu já estudei tudo quanto é musculo q vc tem na garganta.. nem por isso eu consigo usa-los de forma coerente.. mas acho q eu ja conheço uma parte legal da fonoaudiologia.. haushaushaushuas

GersonM
Vlw pela opinião cara! vou me manter estudando...
Na realidade eu ia tentar isso até a morte... a maioria das postagens que faço aqui com meus audios é pra ver se a opinião de vcs bate com a minha, assim consigo medir o qnto eu "sinto" oq eu faço de certo e errado... acho q ta batendo por enqnto... kk

Acho que essa questão de "saber se julgar" é a coisa mais importante do canto.. pq vc só melhora qnd ouve seus proprios erros... vc pode ter o melhor professor do mundo com vc.. se não ouvir seus erros e seus acertos vc nunca sai do lugar... pelo menos é assim que funcionou comigo desde quando comecei a treinar canto.

Snakepit
Veterano
# nov/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Me lembrou disso aqui:



Como não entendo bulhufas de canto, apenas creio que seja a mesma coisa, ou algo parecido, mas provavelmente estou errado com essas classificações, tenor, baritono, etc.

Deveras bizarro, mas curto bastante a versão dessa musica pelo Andre Matos.

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Snakepit

De todas as "viadagens" do rock, esta é a maior.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Snakepit

Isso não "me desce" "de jeito maneira". rsrss

renatoff

Pra ficar mais feminino... talvez uma terapia hormonal rsrs.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


De todas as "viadagens" do rock, esta é a maior. (2)

renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


Snakepit
parece mesmo

RafaelBernatto
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk porra eu só quero cantar, não quero virar mulher...

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


É simples.
Basta consultar um "bom professor" de canto, ele que é a pessoa qualificada para te orientar.
E fazer um planejamento e programa de educar a sua voz.

E claro muito perseverança e outras virtudes, que no fim dá tudo certo.
Quanto a questão de enquadramentodo gênero humano é irrelevante.
Na história da música muitos instrumentos foram classificados como vozes masculinas ou femininas, mas isto pode variar de cultura para cultura, e não tem relação tanto com o sexo.
No final o que importa é cantar bem, e sinto que existe potencial para isto, não só cantar em falsete, mas cantar normal também.
Por exemplo para nós o computador é masculino, para os espanhóis é "computadora" feminino.
Quanto me referi "a professor", citei no sentido amplo, o sentido da profissão, pode ser uma boa professora, como já escrevi a questão sexual não é o ponto chave.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


renatoff
nem por isso eu consigo usa-los de forma coerente.. mas acho q eu ja conheço uma parte legal da fonoaudiologia.. haushaushaushuas

Simplesmente pra isso que vai servir teu professor.

Nunca disse que era incapaz, nem que estava caindo de paraquedas, mas que a música exige treino, e treino, e treino, e mais treino. Como diz o Rafa Schuler, "agora que estudo pouco to estudando (guitarra) 6horas por dias".

Videomaker
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Cara, não é tão incomum não... Existem muitos homens que conseguem cantar tons de soprano com seu falsete.

https://www.youtube.com/watch?v=I_izvAbhExY

Videomaker
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Cara, não é tão incomum não... Existem muitos homens que conseguem cantar tons de soprano com seu falsete.



Videomaker
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Cara, não é tão incomum não... Existem muitos homens que conseguem cantar tons de soprano com seu falsete.

Isso mesmo.

renatoff

Esse foi o primeiro vídeo que vi dele.
Nessa música ele fugiu um pouco do Falsete também.


Só conheço esse cara que faz isso também...
O Bee Gees também..!!!
renatoff

Videomaker
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Cara, não é tão incomum não... Existem muitos homens que conseguem cantar tons de soprano com seu falsete.

Isso mesmo.

renatoff

Esse foi o primeiro vídeo que vi dele.
Nessa música ele fugiu um pouco do Falsete também.


Só conheço esse cara que faz isso também...
O Bee Gees também..!!!
renatoff

Videomaker
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Cara, não é tão incomum não... Existem muitos homens que conseguem cantar tons de soprano com seu falsete.

Isso mesmo.

renatoff

Esse foi o primeiro vídeo que vi dele.
Nessa música ele fugiu um pouco do Falsete também.


Só conheço esse cara que faz isso também...
O Bee Gees também..!!!
renatoff

Adler3x3
Veterano
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


E outro ponto importante.
Uma voz que atinge as oitavas mais agudas, não significa que seja feminina.
E mesmo uma mulher que tem a voz mais grave, não significa que tenha a voz masculina
O timbre continua o mesmo.
Se um homem como no seu caso alcança oitavas mais agudas, continua a ser uma voz de homem.
Assim ao meu ver não tem esta de classificar o timbre como feminino.

Um pessoa com um bom ouvido e um certo conhecimento musical vai saber identificar o timbre.

Mesmo no período medieval, do renascimento onde muitos teóricos tentaram classificar os instrumentos musicais como masculinos e femininos, a altura das oitavas não transformava um instrumento classificado como masculino em feminino.
A vinculação era mais zodiacal e aos Planetas da antiguidade, por exemplo os instrumentos vinculados a Lua era Feminino os vinculados ao Sol Masculinos.
O caso dos Castrati foi um erro da Igreja, com nefastas consequências, uma tragédia humana.
Só que os Castrati era diferente a ideia não era de ter um timbre feminino, mas sim de um menino, que por ter a voz mais aguda podia na composição musical atingir as notas mais agudas, propriedade esta que muda quando o menino começa a crescer e com o desenvolvimento natural do hormônios a voz com o passar do tempo fica mais grave.
E as mulheres não era permitido participar de certas partes e rituais da Igreja, e assim se esta parte tinha uma música que exigia timbres mais agudos, eram usados os Castrati, uma vez que as mulheres não podiam cantar.
Então tem que observar toda esta confusão causada pelo clero, e não confundir as coisas.
Uma classificação que com os tempos foi abandonada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Descobri que meu falsete tem voz feminina. Alguém pode confirmar?