amomusica quanto custa registrar uma música?

Autor Mensagem
Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/11
· votar


Segundo uma lei brasileira, o registro atualmente é facultativo.

http://www.ecad.org.br/ViewController/publico/conteudo.aspx?codigo=29

Informamos que, mesmo com o advento da nova Lei 9.610/98, os artigos 18 e 19 da Lei Autoral anterior (Lei nº 5.988/73) continuam em vigor, dispondo que o registro das obras é facultativo e que a proteção dos direitos autorais independe do respectivo registro.


unn4m3D_BR
Veterano
# abr/11
· votar


Isso quer dizer que independe onde registro que ele será válido, ou entendi errado .. :S

Grato.

Menson_irmão
Veterano
# mai/12
· votar


Pergunta,se eu registrar como poesia, fazer um video ou um arquivo de audio, e botar num cd e mandar por correio pra mim msm e não abrir o pacote, serve como registro? pq se plagiarem eu tenho uma prova irefutavel ja q o pacote vai ter a data e eu cantando/tocando a melodia.... tanto o cd como o pacote seria mais barato q registrar com partitura.....

o q v6 acham? D:

makumbator
Moderador
# mai/12
· votar


Menson_irmão
pq se plagiarem eu tenho uma prova irefutavel ja q o pacote

Não é irrefutável, pois o pacote poderia ter sido aberto e depois fechado e novamente lacrado. Teria que ser feita uma perícia para se determinar o quanto ele está realmente inviolável.

anto o cd como o pacote seria mais barato q registrar com partitura.....


Depende da quantidade de músicas. Registrar uma ou duas músicas é mais barato que montar um pacote e enviar a si mesmo (sem contar a garantia legal do registro, amplamente válida em juízo e o problema de ter que guardar o pacote "para sempre"). Claro que registrar 20, 30, 50 músicas fica mais caro, mas é sempre mais garantido.

P.S.

Eu já registrei na Biblioteca Nacional e na escola de música da UFRJ, que são as entidades reconhecidas juridicamente para fazer o registro. Entretanto, recentemente há empresas que fornecem registro digital de arquivos, que em teoria "pode" ser aceito em juízo.

Espeto95
Veterano
# mai/12
· votar


no caso de eu ter uma banda e eu inventar as musicas e eu mesmo canta-las serve registrar em cartorio apenas ou teria que registrar em bliblioteca?

Danieljau
Veterano
# mai/12
· votar


gente, tenho meia dúzia de sons, feitos pelo FLStudio, porém não manjo nada de teoria musical, partitura etc, pretendo aprender futuramente....será que se eu der um print do pianorool da melodia, imprimir e tentar tirar uma cópia autenticada, sera q o cartório faz isso??

colocaria numa folha, com meu nome e tal uma imagem mais ou menos assim:
pianoroll

abraços

makumbator
Moderador
# mai/12
· votar


Danieljau

Para fins de registro musical não vale não.

Danieljau
Veterano
# mai/12
· votar


makumbator
certo, no caso seria na bn o correto, mas no caso isso seria apenas pra se talvez alguem roubar a melodia, eu teria uma prova....
agora não sei se o cartório autentica esse tipo de papel, com imagem, que não seja RG.CPF etc...

makumbator
Moderador
# mai/12 · Editado por: makumbator
· votar


Danieljau

Cartório autentica qualquer papel, não precisa ser um documento "oficial".

O problema é que um piano roll não exibe todas as informações necessárias para definir a melodia da maneira que a escrita musical faz. Tenha em mente que vc teria que imprimir TODA a extensão do piano roll (no eixo temporal e no de grave e agudo).

Caso queira registrar a música com um arranjo específico (coisa que já fiz) teria que colocar TODOS os piano rolls de todo e qualquer instrumento da peça.

É muito mais fácil pagar para alguém escrever a melodia para vc, e mais garantido.

Filipizaum
Membro Novato
# jun/19
· votar


Pode ser interessante pra alguém:

Um software gratuito que faz partitura é o Musescore.

Ele é código aberto, então é confiável e amplamente mantido por uma comunidade séria em comprometida em oferecer o software de forma gratuita para a população.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amomusica quanto custa registrar uma música?