Dúvida Crucial valendo meu futuro de cantor

Autor Mensagem
laio
Veterano
# dez/09


( tópico grande, mas por favor leiam )


E ae pessoal, blz?

Eu sou usuário do fórum de violão e guitarra há alguns meses e nessa semana começei e frequentar esse aki tbm.

O negócio é o seguinte pessoal, eu toco violão e guitarra, mas só.. , e agr tava querendo cantar as canções q eu toco pra galera e talz(impressionar a garotada =] ), mas tem um problemão na minha frente : minha voz é horrivel!!

Tipo.. falando, minha voz é mtuu grossa e meio roca, e quando eu começei a cantar pra tocar as músicas percebi uma coisa, a minha voz, q eu escuto, é diferente das q as outras pessoas escutam(isso era meio óbivio, mas atrapalaha bastante na hora de treinar canto) [eu percebi isso pq tava usando um gravador pra tentar corrigir os erros...]
Tipo, eu vi um amigo meu vocalista cantando, ele tem uma voz conversando e quando começou a cantar mudou totalmente .. aí eu pensei: eu tbm devo poder fazer isso, já q a minha voz é ruim , n tem problema .. e só eu fazer como ele.Mas eu to tentando achar o tom da música e n consiguo, pq o q eu escuto da minha voz n é o q saindo de vdd =/

Tipo, n quero ser vocalista.. só queria cantar q nem o carinha dos videos do cifraclub TV, a voz dele n é ótima, mas é afinadinha, eu só quero isso.

Então, aí vai a pergunta fatal pra minha vida:

A pessoa nasce sabendo cantar, com a voa certinha e talz ou ela pode ser como eu, com uma voz ruim e bem desafinada e conseguir melhorar a sua voz?

Obs: eu já to com 16 anos e n tenho mais akele problema da voz ficar mudando de grossa pra fina toda hora =].

Outra coisa : eu começei a ler alguns tópicos e vi q canto é bem complicado do q parece, tem as parada de apoio e respiração e mais um monte q eu tenho q ler, eu n sei fazer nada disso ainda, sou bem novato no ramo do canto.


Me ajudem Por Favor!!!!!

Digão00
Veterano
# dez/09 · Editado por: Digão00
· votar


Eu também passo por isso. Antes de começar a cantar, sofeje o tom da música. Nada q um "hummmmmmmm" não funcione. A música começou e vc ainda não esta no tom, faça quela técnica do telefone na orelha, assim vc escuta o q vc canta, e tenta achar o tom. Descubra se vc é tenor ou baixo, aí vc descobre se vc tem facilidade com oitavas altas ou baixas.
Mesmo sendo eu um tocador de guitarra e baixo, tenho experiecia em vocal. Espero ter ajudado.

ramon_cp2
Veterano
# dez/09
· votar


Ae kra.. o timbre que vc ouve sim é diferente do que as pessoas ouvem!

mas o tom, exceto em algumas pessoas com alguns disturbios nesse ponto, é mesmo.

E eu acho que com muita tecnica vc pode cantar sim. mas tem muito caminho pela frente ainda.!

ramon_cp2
Veterano
# dez/09
· votar


o tom é o mesmo*

Juneba
Veterano
# dez/09
· votar


cara, não existe isso de negocio de voz ruim.
até antes eu achava que minha voz era ridicula, até botava culpa no aparelho, mas acabei descobrindo que eu que não sabia cantar mesmo.
ninguém nasce sabendo cantar, as pessoas que mostram certa naturalidade para cantar, foi por que cresceram ouvido amigos, pessoas da familia cantando, mas nada que não possa desenvolver, se não , não existiria aulas de canto, ou seja se existe algo de algo, é por que pode aprender, acredito nisso.
as dicas que posso te dar, a primeira é, você não vai aprender sozinho , procure algum amigo que já consiga cantar algo afinado, não acho a afinação o mais importante, mas acho o que faz a pessoa ser melhor no canto, é o ritmo e a execução das palavras, esses sim , somente consegue com o treino. solte a voz, não adianta ficar cantando , igual eu cantava antes, baixinho, parecendo que tava conversando no telefone , isso acontecia comigo por causa que eu tinha vergonha, solte a voz, afinal se você vai cantar, com certeza não quer cantar somente para si, solte as notas, solte a voz, pense que está sozinho, você nunca vai conseguir se afinar, cantando com vergonha , pq você com vergonha canta como se estivesse conversando.
e pegue musicas em brasileiro primeiro, por que é mais fácil a pronuncia, e use um gravador, que ajuda bastante.

abraços, e muito canto.

Monsfogueri
Veterano
# dez/09
· votar


pô, eu tenho uma dúvida, q eu axo q segue essa aí..

Tipo, eu jah consigo alcançar o tom, mas eu queria dar uma melhorada no timbre da minha voz na hora do canto, tem como?

eu toco é guitarra rock, mas na hr de cantar eu curto um sertanejo, mas o timbre da minha voz n é mto legal, msm eu conseguindo chegar no tom.

laio
Veterano
# dez/09
· votar


Mas é mtu difícil tocar no tom certinho
eu n consiguo acerta-lo

Monsfogueri
Veterano
# dez/09
· votar


pô, esse fórum de cantor é mó parado, ninguém fala nd...

Gansinho
Veterano
# dez/09
· votar


Monsfogueri
Cara, eu já to de saco cheio de gente falando que esse fórum é parado. Mas é claro, vocês vem sempre com as MESMAS perguntas, que já foram respondidas e às vezes debatidas inúmeras vezes. É só ler os tópicos sticky (esses que sempre aparecem no começo do fórum aí) que vocês vão responder tudo isso aê. Mas veremos:

1. Não existe voz ruim.
2. Seu timbre é o mesmo em qualquer tom.
3. Se quer realmente aprender a cantar, PROCURE UM PROFESSOR.
4. Com dedicação e bastante empenho você com certeza conseguirá cantar bem.

laio
Veterano
# dez/09
· votar


Kra.. nada a ver esse papo de fórum parado, n ta gostando vai frequentar outros fóruns.

Eu to me amarrando aki e to precisando da ajuda do pessoal ae.


Agr meio q fazendo comentários sobre algumas coisas q foram expostas ae:

Era isso q eu queria dizer, o tom é o msm mas o timbre q muda, e isso atrapalha já q eu estou cantando para as pessoas, elas q têm q escutar legal.

A parada de cantar com o telefone n deu certo, fica akele barulinho chato( tuuuuuuu)

Eu tbm n tenho nenhum amigo aki na minha cidade q saiba cantar, na vdd, acho q nem tem cantor aki.. A cidade é realmente mtuu pequena, poucos habitantes, no interior de minas.. tanto, q aki tbm n tem professor de canto.
Ou seja... eu estava esperando q este fórum fosse como q o meu "professor online" , pq ta dando certo com o violão, eu já sei tocar o básico bem e n tem professor aki na minha cidade, aprendi tudo pelo fórum e talz..

Queria a ajuda ae do pessoal, com dicas e tudo mais.. eu já to começando a ler akeles tópicos do início q falam sobre o assunto.
Pena é q lá n explica o q é, ou como se faz, só cita o q são, a exemplo do apoio e da respiração, q fala q tem o jeito certo mas n diz qual é com clareza.

Mesmo sofejando o tom da música como o Digão falou, eu n consiguo acerta-lo na hora de cantar

E o q o Juneba falou é vdd, eu tenho mó vergonha de cantar por causa da minha vóz, aí fico cantando baixinho, pros vizinhos n escutarem, nem o pessoal daki de casa msm.Isso atrapalha,mas sei lá, é mtu vergonha msm .. =|

shoyoninja
Veterano
# dez/09 · Editado por: shoyoninja
· votar


laio
Em primeiro lugar bem vindo. ^^

Sobre suas duvidas, sugiro que comece lendo esse tópico aqui

E também que dê uma lida nas regras de utilização do fórum.

Existem MUITOS tópicos sobre o mesmo assunto e a única informação que se pode passar nesse caso é:
- Procure um bom professor e faça aulas;
- NÃO faça exercícios sem acompanhamento, isso inclui dicas, macetes, manhas e outras formas mágicas de aprender a cantar.

Monsfogueri
Veterano
# dez/09
· votar


shoyoninja

cara, na boa aí com a galera do canto, eu msm não entendo muito de técnicas vocais, mas vejo a galera iniciante que vem pedir umas dicas, só pra cantar bem de fim de semana, e toda vez vem um e fala: - Procure um bom professor e faça aulas;..

pô, as vezes o cara nem tem grana pra fazer aula, mas quer da umas cantadas com o violãozinho dele em uma festinha e não fazer feio e vem um cara e fala isso..

e o laio me apedrejou ali, mas é o caso dele, o cara quer aprender a cantar, e nem tem prof de canto na city dele, como ele faz?

- Procure um bom professor e faça aulas; ??

victorhab
Veterano
# dez/09
· votar


por isso que digo,

Procure um bom professor e faça aulas; ??

Gansinho
Veterano
# dez/09
· votar


Monsfogueri
Não tem grana pra pagar um professor?
Vai tentando melhorar sozinho.
Mas saiba que, se você fizer exercícios por sua conta, há o risco (e não é pequeno) de você prejudicar sua voz.

Por isso a gente diz: procure um professor e faça aulas.
É o jeito correto de se aprender a cantar.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09 · Editado por: Christhian
· votar


Me ajudem Por Favor!!!!!

Tem gente que não se toca... pq caras como o MauricioBahia não recebem essa recomendação recorrentemente? É simples... algumas pessoas nascem com alguma facilidade vocal e musical que lhes permitem cantar com certa estética. Mas isso não significa nem que todo cantor famoso estuda horrores nem que quem não tem essa facilidade nativa não pode cantar! Tenho certeza que se ele (mauricio) resolvesse expandir mais no canto, iria procurar algum tipo de ajuda, assim como deveria fazer quem SABE que tem dificuldades. Não é simples?

Mas eu não mando mais ninguém ir procurar aula aqui, pq não adianta e ainda levo a pecha de 'chato'. Então, se quiser mesmo cantar, a dica é 'grite muito'. Talvez voce consiga chegar em algum lugar, mesmo que esse lugar seja uma cadeira de otorrino pra operar as cordas vocais.

mas tem um problemão na minha frente : minha voz é horrivel!!

Porém se você mesmo não acredita na sua voz, tente aprender gaita.

Abraços e boa sorte.

shoyoninja
Veterano
# dez/09
· votar


Monsfogueri
pô, as vezes o cara nem tem grana pra fazer aula, mas quer da umas cantadas com o violãozinho dele em uma festinha e não fazer feio e vem um cara e fala isso..

e o laio me apedrejou ali, mas é o caso dele, o cara quer aprender a cantar, e nem tem prof de canto na city dele, como ele faz?


Existem MUITOS tópicos sobre o mesmo assunto e a única informação que se pode passar nesse caso é:
- Procure um bom professor e faça aulas;
- NÃO faça exercícios sem acompanhamento, isso inclui dicas, macetes, manhas e outras formas mágicas de aprender a cantar.


^^

Juneba
Veterano
# dez/09
· votar


cara está aqui, só não aprende se quiser
http://www.studiomel.com/Aulas_de_canto_Programa_completo.html
teve 200 pessoas, que mandaram tu procurar aula, e não se quer leram o tópico enteiro, e viram que tu não tem a possibilidade de um professor.
bom canto, e treina pra daqui uns dias postar aqui destruindo tudo

laio
Veterano
# dez/09
· votar


É pessoal..

Um kra falo ali q n é pra eu tentar dicas, truques, macetes nem nada, q é só pra ter aula, mas como eu já havia exposto, n tem professor na minha cidade =/

O outro falo pra procurar ajuda.. é por isso q eu to aki
Eu já comprei minha gaita, só q quero toca-la junto com o violão e cantando,então ainda falta aprender a cantar e tocar gaita.

Vlw pelo site Juneba, vou dar umas olhadas.

laio
Veterano
# dez/09
· votar


Mtu bom o site Juneba, recomendo para todos q estavam com o msm problema q eu: são iniciantes e não sabem por onde começar.

=]

VeruskaLustosa
Veterano
# dez/09
· votar


laio
AULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

McBonalds
Veterano
# dez/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Eu quero aprender a tocar guitarra, mas não tenho dinheiro para comprar uma. Talvez se eu for lá no fórum de guitarra e pedir bastante eles postem alguma dica sobre como construir uma guitarra com o material que eu tenho aqui em casa...

PS.: Eu também não entendo nada de engenharia.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar


McBonalds

Eu já me inscrevi num fórum de Krav Maga e achei uma apostila!

Me aguardeeeeeeeem daqui a 2 anos no UFC quebrando tuuuddo!!!!!

\m/

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar


laio
Juneba
cara está aqui, só não aprende se quiser
Mtu bom o site Juneba, recomendo para todos q estavam com o msm problema q eu: são iniciantes e não sabem por onde começar.


Se vocês melhorarem 10% da voz de vocês com alguma informação ali contida, eu paro de dar aula de canto. Vão em frente, 'destruam tudo aqui' depois. Vai ser interessante.

Juneba
Veterano
# dez/09
· votar


Christhian, cara não é querendo gerar polêmica nem nada, talvez não tenha sido o site, mas sim meu amigo mas houve muita melhora, antes digo, 6 meses atrás quando comecei com o violão não era afinado, não conseguia cantar nada, era ridículo, eu parecia que estava lendo a letra, já até ouvi pra mim parar de tocar violão, por que de nada adiantava, se não sabia cantar, mas ai achei esse site ai do studiomel, e pedi para o meu colega me ensinar, ele começo falando que tinha de soltar + a voz, me deu umas noções de ritmo e tals, tudo isso pelo msn, e junto ao site me ensinaram um poco de canto. agora pego violão e consigo cantar junto e até que afinado, mas não tenho nível profissional igual ao seu, não canto metade do que você canta. o site me ajudou sim um pouco, tem uns playback legal pra treinar, tem uns vocalize e tudo mais, e ainda alguns exercicios, porém esses exercicios nem cheguei a fazer, por que tenho noção que precisa de um professor acompanhando pra não foder a voz.

laio
Veterano
# dez/09
· votar


Christhian

Mas o site é tão ruim assim pra vc falar q até para de dar aula?

Isso pq vc ainda disso se nós aumentarmos só 10% da voz,o site tem video-aulas, exercícios e tudo mais, alguma coisa deve dar pra prender lá... n é?

laio
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds

Eu venho lá do forum de guitarras, tem um tópico lá, n sei se ainda tem, mas ele se chama-va : como contruir sua guitarra em 6 meses.

Eu n entrei nele, mas pelo título...

Zuzza
Veterano
# dez/09
· votar


http://www.studiomel.com/Aulas_de_canto_Programa_completo.html
HUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
Eu ri.

laio
Cara, para vai... Leia atentamente o que os caras que realmente entendem do assunto tão te falando. Procure um professor e vai estudar realmente como se deve... Como vc mesmo disse, cantar não é fácil. Não é só pegar um microfone e começar a berrar. Envolve questões fisiológicas, envolve sua saúde. Assim como você não procura ajuda pras suas doenças pela internet (eu espero), não procure ajuda pra cantar melhor por net, não. Procura um bom professor pra vc aprender a cantar direitinho sem foder a tua voz... Saúde não é brincadeira. Esquece esse site, que é ridículo. É revoltante, na verdade.

laio
Veterano
# dez/09
· votar


Zuzza

N tenho acesso a professores de canto em minha cidade .. =/

E sim.. eu já procurei ajuda pra doenças na internet ¬¬

E tipo, eu to vendo mtus pessoas experientes me falando pra ter aula, EU QUERO TER AULA, mas n tem como...
eu sou iniciante no assunto, mas n sou bobo. To vendo pelo q vcs me falam q aula é nota 10 e site é nota 0,5 , mas o site eu tenho acesso, professor não.

Obs: Tbm n quero q pensem "nossa, o coitadinho n tem acesso a professor, deixem ele usar o site pelo menos.. "

N tem coitadinho aki, n tenho acesso, q pena, mas bola pra frente ... tenho q tentar atravessar essa barreira e alcançar meus objetivos.
Eu pensei q daria certo aulas via net, pq tbm n tenho aula de violão/guitarra na minha city e eu toco, tudo merito do cifraclub( e meu tbm..)

Gansinho
Veterano
# dez/09
· votar


laio
Canto é diferente de violão/guitarra e outros instrumentos.
Compare aprender canto com aprender Karate (comparação muito citada pelo Christhian).
Você conseguiria aprender pela net, ou por vídeos?
Eu lhe digo que SEGURAMENTE NÃO.
No canto é a mesma coisa ^^

:)

laio
Veterano
# dez/09
· votar


=/ q droga então....

Acho q vou ter q esperar mudar de cidade para depois aprender meu karatê ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida Crucial valendo meu futuro de cantor