A respeito do Vocalista do Rosa de Saron.

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Gansinho
mas quem que falou que ele nunca vai desafinar? Talvez desafine, por várias razões: questão de saúde, passagem muito difícil, desleixo, etc. O cara tem ouvido absoluto mas é humano, nisso a gente concorda um com o outro. Eu mesmo já fui num show do Rosa de Saron em Fortaleza e percebi ele desafinar uma vez (ele tentou inventar demais e se fudeu), mas ainda sim é um índice bem baixo pra um show ao vivo. Pode ser também que minha percepção de afinação seja horrorosa. Vai ter outro show deles aqui e eu vou, aí posso conferir melhor

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Dogs2
Quando a pessoa sabe de antemão qual nota alcançar, e tem um puta recurso técnico pra alcançar, não vejo porque não alcança a nota

Isso só faria sentido se ele estivesse cantando com uma partitura na frente. No canto, especialmente no canto popular, a melodia é mais memorizada, não havendo muita necessidade de se pensar em notas em cada trecho da música.

Por esse motivo, não importa se ele tem ouvido absoluto ao cantar. Ele pode 'bater na trave' diversas vezes (como o vi fazendo numa outra apresentação ao vivo) por outros motivos, como apoio, impostação ou só pelo simples fato de ter dormido mais a noite.

No campo do 'futuro do pretérito' faria a diferença se ele tivesse que escrever a melodia dele, por exemplo.

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Christhian
Isso só faria sentido se ele estivesse cantando com uma partitura na frente. No canto, especialmente no canto popular, a melodia é mais memorizada, não havendo muita necessidade de se pensar em notas em cada trecho da música.

Eu não sei como funciona o ouvido absoluto num cantor, mas creio que mesmo que seja popular ele quer acertar a nota, por conta de que ele já sabe qual nota precisa ser cantada e quando ela tá desafinada.

No campo do 'futuro do pretérito' faria a diferença se ele tivesse que escrever a melodia dele, por exemplo.

Mas se souber as notas que vai cantar? Que diferença faz ela tá no papel ou não?
Eu que sou eu tenho um ouvido relativo tosco e sei que notas cantar (mesmo sem papel dá pra sacar os saltos intervalares, os graus), mas sou desafinado porque não sei bulhufas de técnica vocal. Se me derem um papel e uma caneta pra quem tem um ouvido relativo bom, a pessoa escreve a melodia... então imagina um cara que tem técnica, estudo e o ouvido absoluto.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09 · Editado por: Christhian
· votar


Dogs2
ouvido absoluto

Velho, o termo é auto-explicativo. Ele pode ter ouvido absoluto, mas a garganta (sintetizando toda a técnica vocal nesse termo) não é absoluta. Saber como fazer pra chegar em determinada nota com precisão requer muito mais do simplesmente saber quais notas estão sendo executadas. Eu não tenho ouvido absoluto, mas se vc errar 15% de tom numa nota cantada, eu pego. Mesmo assim, isso por si só não me faz mais ou menos afinado do que outros. O que garante a minha afinação é o estudo de fundamentos, que começam lá na respiração.

mas sou desafinado porque não sei bulhufas de técnica vocal
Isso tb tem nada a ver. Há pessoas que nunca estudaram uma vírgula de técnica vocal, mas tem uma afinação bizarramente precisa.

Em resumo, afinação é muito mais complexo. Até por que se for pensar em técnica vocal então, dá pra escrever um livro...

=)

PS: Ele é muito afinado, mas é um 'afinado' normal.

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Christhian
Velho, o termo é auto-explicativo. Ele pode ter ouvido absoluto, mas a garganta não é absoluta. Saber como fazer pra chegar em determinada nota com precisão requer muito mais do simplesmente saber quais notas estão sendo executadas. Eu não tenho ouvido absoluto, mas se vc errar 15% de tom numa nota cantada, eu pego. Mesmo assim, isso por si só não me faz mais ou menos afinado do que outros. O que garante a minha afinação é o estudo de fundamentos, que começam lá na respiração.

SIM criatura de Deus, eu concordo hauahua, mas ele sabe qual nota alcançar, logo os estudos vocais dele facilitaram muito, assim como facilita um violinista a tocar "temperadamente" (fode tudo se for tocar na escala natural, mas enfim). Tem a técnica mas tem a percepção no ato de cantar e tocar também, vc sabe disso, num sei nem porque eu to falando isso com vc.

mas sou desafinado porque não sei bulhufas de técnica vocal

Isso tb tem nada a ver. Há pessoas que nunca estudaram uma vírgula de técnica vocal, mas tem uma afinação bizarramente precisa.


Vc não entendeu. Eu disse que EU sou desafinado porque não sei bulhufas de técnica vocal. Sacou?
Sei qual nota alcançar mas não tenho técnica, diferente do vocal do Rosa. Falei de mim

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


NoAlarms
Eu não falei que isso desmerecia ele. Não gosto do vocal dele, mas não é por ele parecer gay (que na verdade nem sei se é), não gosto pq ele canta mal e não me agrada.

Mercury
Halford
Russo

Viados que merecem respeito.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Dogs2
"Testículo" pra você, por Denise Pimentel.

DESAFINAÇÃO VOCAL
Já aconteceu de você estar cantando e alguém colocar a mão no ouvido? Ou fazer cara assim de... "Hmm, não alcançou a nota, desafinou"? Já ouviu alguém falar: "Quem nasce desafinado, morre desafinado"? Ou: "Coitado daquele cantor, desafina até na pausa"?

Pelo fato de a desafinação ser tratada muitas vezes com ironia, não é assim tão simples compreendermos todos os aspectos ligados à afinação e, por conseqüência, à desafinação.
Se entre músicos já é difícil estabelecer o ponto exato onde o som passa a ser considerado desafinado, para quem não é profissional da área definir e entender a desafinação é tarefa ainda mais complexa. Cantores amadores com pouca experiência em música podem considerar como desafinada qualquer sonoridade pouco familiar aos seus ouvidos. A música atonal (sem tonalidade definida) às vezes corre o risco de ser erroneamente caracterizada como desafinada. Uma voz de timbre diferente, não reconhecido como padrão dentro de nossa cultura, também pode conduzir a equívocos de avaliação quanto à afinação ou desafinação.

Há casos de desafinação devidos basicamente a problemas de ordem física: perda auditiva, surdez, disfonias (dificuldade na emissão da voz), alterações vocais ou problemas de ordem neurológica. Existe também a possibilidade de ser um traço genético.

A grande maioria dos desafinados possui problemas de afinação por falta de estimulação musical (auditiva e vocal), falta de treino e/ou de técnica, convivência com modelo vocal inadequado na infância ou até idade adulta, problemas psicológicos (timidez, medo, sentimento de inferioridade ou até bloqueios de pessoas que um dia foram facilmente rotuladas como desafinadas).

A afinação e a produção vocal estão relacionadas ao bom desenvolvimento e performance do cantor. Tendem a apresentar imperfeições na execução musical, principalmente na afinação, indivíduos que apresentam características como tensão muscular, extensão e tessitura vocal reduzida, inadequação à extensão vocal, falta de coordenação respiratória (apoio), uso inadequado de registro vocal ou imprecisão articulatória. É comum observarmos cantores que cantam fora de sua extensão vocal e reclamam que desafinam ou semitonam. Existem também os que possuem ótima plasticidade ou flexibilidade vocal, mas desafinam nos agudos por má utilização do apoio respiratória. Até uma imprecisão articulatória pode levar o cantor a distorções e falta de afinação vocal.

O tempo para desenvolver a afinação depende basicamente do tipo de técnica a ser empregada, da perseverança e do interesse do cantor, além da dificuldade própria de cada um.

A qualidade de sua afinação vocal pode ser aprimorada com exercícios específicos de técnica, através de estimulação, que ajuda o cantor a conhecer e ampliar suas possibilidades vocais, desenvolvendo a afinação e a maturação vocal e auditiva.


NoAlarms
Veterano
# abr/09
· votar


Headstock invertido
hahah :)

Minow
Veterano
# abr/09
· votar


Christhian
Você sabe que Autotune rola em 99% dos cds produzidos hoje em dia, né?
Um que eu sei que não foi usado Autotune em NENHUMA música foi esse último do Caetano.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Minow
Sim, infelizmente... Nas minhas gravações, enquanto a coisa tá pequena, eu bato o pé forte com produtor pra não encostar na minha voz... mas sei que se a coisa ficar grande, não vai ter jeito.

Vou ouvir depois pra sacar o resultado.

;)

Minow
Veterano
# abr/09
· votar


Christhian
Eu não ouvi o cd. Acredito que role deslizes sim, mas aí é uma questão de "charme".
O que seria do Bob Dylan sem voz desafinada e gaita mal tocada?
Eu tenho uma multitrack do Queen, da Bohemian Rhapsody... aquilo sim que é coisa bem feita. Não precisa afinar uma nota, tá tudo lindo, não precisa nem mexer em nada.

Mas vou parar de desvirtuar o tópico.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Minow
O que seria do Bob Dylan sem voz desafinada e gaita mal tocada?

Seria agradável =]

Minow
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil
Shhh.
Não ouse blasfemar o mestre.

Madssis
Veterano
# abr/09
· votar


Fiquei curioso quando você falou isso, pq quando o ouvi, não me pareceu absurdamente afinado assim - bem afinado, mas normal.

Chris realmente acho o cara muito afinado, quando mencionei tãoafinado, era pq não tinha certeza se isso era natural ou uma correção na voz, pois ja escutei varias musicas dele e sempre tenho a ligeira impressão em algumas partes, parece ser uma voz corrigida com este auto-tune, sei la se é tecnica ou se ele usa isto de forma adequada ou se é o timbre.

Há passagens bem perceptíveis, mas atenção especial em 1:57 e 1:58. Há um erro no fonema es-TA-mos e depois na regulagem do vibrato em MOS no autotune que se repete (menos intenso) em 2:07.
Eita ouvido hein!!!!...eu jamais perceberia isto!

PsicoLimp
Veterano
# abr/09
· votar


O Guilherme(vocalista do Rosa) é um Aaron Lewis só que mais lapidado! ;)

Eles são um dos melhores vocalistas que já vi em minha vida...

Dadin
Veterano
# jun/09
· votar


o q ser um ouvido absoluto? tem-se isso desde o momento em q nasce ou pode se adquirir com estudo?

Dogs2
Veterano
# jun/09
· votar


Dadin
o q ser um ouvido absoluto?

A capacidade de reconhecer as notas, sem nenhuma referência, como quem reconhece uma cor.
Eu posso chegar pra uma pessoa com ouvido absoluto e tocar qualquer nota que ela me diz de sopetão qual nota é. Da mesma forma, posso falar "entoe um dó" e a pessoa entoa.
Pelo pouco que eu li, não tem um consenso se é congênito ou adquirido. Se eu não me engano o usuário fernando tecladista do fórum disse que tem e começou a treinar já na adolescência. Não acho tão essencial assim, mas não deixa de ter sua importância. Existe um curso de treinamento do ouvido absoluto por um cara chamado David Lucas Burge, do qual eu nunca tentei praticar mas vc pode baixar fácil pela net.

Dadin
Veterano
# jun/09
· votar


Dogs2

Obrigado pela explicação cara, mas num daria pra vc postar o link de download do curso não? fazendo favorzão cara, tó mó a fim de ver esse curso, posta qualquer link aí de download, por favor!

Thi_tecladista
Veterano
# jun/09
· votar


o q ser um ouvido absoluto?

No meu caso: eu faço músicas no ônibus, monto a cifra delas ali mesmo e quando chego em casa para tocar a harmonia está exatamente como pensei no ônibus.
Consigo escrever cifras de músicas enquanto estou ouvindo pela primenra vez; escuto uma melodia e logo depois tento tocá-la, e acerto em 85% das vezes.

Afinal, isto é ouvido absoluto, um bom ouvido ou apenas um bom conhecimento de escala e campo harmônico?

Dogs2
Veterano
# jun/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Thi_tecladista
pode ser um ótimo ouvido harmônico e melódico, não necessariamente absoluto, mas pode ser absoluto também
Vc ouve uma nota (não um acorde) e reconhece qual nota é?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: Christhian
· votar


Dogs2
pode ser um ótimo ouvido harmônico e melódico, não necessariamente absoluto, mas pode ser absoluto também

Ou alguém que tem uma única nota na cabeça e um ouvido relativo.

É o meu caso.

=)

Thi_tecladista
Veterano
# jun/09
· votar


Dogs2

Na maioria da vezes. Algumas vezes eu faço associações, como cantar a tríade ou a escala da nota para descobri-la.

Dogs2
Veterano
# jun/09
· votar


Christhian
mas isso faz parte do "ótimo ouvido harmônico e melódico" :P

Dogs2
Veterano
# jun/09
· votar


Thi_tecladista
Na maioria da vezes. Algumas vezes eu faço associações, como cantar a tríade ou a escala da nota para descobri-la.

Eu nem te conheço e nunca fiz um teste com vc, mas eu acho que vc tem um ótimo ouvido relativo, pelo jeito. Costuma fazer associações fácil, etc... isso é muito bom, em alguns casos tem até bem mais vantagens que o absoluto.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Dogs2
hmmmm faz sentido.

=)

Dadin
Veterano
# jun/09
· votar


Três questões:

1.Onde posso achar o curso de treinamento de ouvido que o Dogs citou para download?

2.Que nota você dá pro vocal do Guilherme de Sá?

3.Citem quanto quiserem de vocalistas que vocês consideram melhor que o Guilherme de Sá.

Dogs2
Veterano
# jun/09
· votar


Dadin
1.Onde posso achar o curso de treinamento de ouvido que o Dogs citou para download?

eMule, Kazaa, esses programas
vc só vai achar em inglês, vem com arquivos de áudio e apostilas

Dadin
Veterano
# jun/09
· votar


Dogs2

achei o curso, ja ta terminando de baixar, vlw

thiaguinhu
Veterano
# jun/09
· votar


Dadin
3.Citem quanto quiserem de vocalistas que vocês consideram melhor que o Guilherme de Sá.
do estilo do Rosa de Saron?

bom ..vou responder:

1-)Danilo - Ceremonya (ex-eterna)
2-)Alexandre Soul - Eterna...cd papyrus / (de volta na nova formação).

Mas eu gosto do som do Rosa =]
Conheci a pouco tempo e me agradou muito! Nota? não precisa de nota....

novato21
Veterano
# jul/09
· votar


MEU BROTHER EU ACHO QUE O CARA CANTA MUITO BEM
E A BANDA DELE É MUITO BOA, E AS MUSICAS TMB POW!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A respeito do Vocalista do Rosa de Saron.