Guitarrista obrigado a cantar heavy metal ( cristão )

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09 · Editado por: Christhian
· votar


The Root Of All Evil

A questão novamente se resume a interpretação, mas nesse caso de texto.

Contrariar uma necessidade básica do seu organismo, é.

O problema é que, pra variar, você está usando algo ao pé da letra pra justificar ou contrariar um argumento do qual não faz a menor idéia (no caso, como é a mecânica do Canto). Concordo que a Fisiologia (estudo do funcionamento fisiológico e das funções biológicas do corpo) diria que digitar repetidamente é anti-fisiológico. Mas esse aqui é um fórum de biologia, pra se levar o significado a finco? Evidentemente quando o usuário se referiu a 'anti-fisiológico' ele pensou numa situação muito mais radical e básica, já que 'basicamente' (com efeito) se parar de respirar, morre.

Como eu já havia dito, acho que você entende por 'fisiológico' algo diferente.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Christhian
Contrariar uma necessidade básica do seu organismo, é.

Uma necessidade "básica" do organismo é manter o funcionamento correto de todos os seus órgãos.

Ah, e se for assim, tocar instrumentos de sopro também é anti-fisiológico, assim como assoviar. A ainda pior do que canto, porque além de tudo ainda tem o esforço extra dos bucinadores e o problema das repetições rápidas.



Concordo que a Fisiologia (estudo do funcionamento fisiológico e das funções biológicas do corpo) diria que digitar repetidamente é anti-fisiológico.

Assim como tocar guitarra, piano, bateria...

Já que você concorda então:
acho que você entende por 'fisiológico' algo diferente.


O "fisiológico" diferente é o de vocês.

Mas esse aqui é um fórum de biologia, pra se levar o significado a finco?

Não precisa ser de biologia pra se levar o significado de termos biológicos ao pé de letra.

O problema é que, pra variar, você está usando algo ao pé da letra pra justificar ou contrariar um argumento do qual não faz a menor idéia (no caso, como é a mecânica do Canto)

a "Mecânica do canto" eu tive que estudar pra vários organismos, ainda que não na prática, incluindo o canto de aves e de outros mamíferos [que têm o aparelho fonador bem semelhante ao nosso], que também apresenta o mesmo caso do exemplo dado ai, que é o de, como vocês dizem, "ir no sentido contrário ao da respiração", bem como o uso de diafragma no caso dos mamíferos,[que é inclusive uma sinapomorfia dos mamíferos].


Evidentemente quando o usuário se referiu a 'anti-fisiológico' ele pensou numa situação muito mais radical e básica, já que 'basicamente' (com efeito) se parar de respirar, morre.

Que usasse outro termo então, ao invés de adaptar um que não cabe nesta definição.

Eu sou Biólogo, você é músico.
O que você faria se estivesse no meio de um monte de Biólogos, conversando com eles e um deles dissesse:
"Eu não sei cantar essa música porque não lembro o "ritmo". [referindo-se à melodia, porque é assim que o povo se refere a ela].
?

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Christhian
The Root Of All Evil
FCC é cultura!!! Vou analisar a fisiologia dos flocos de cereais com ADES e volto... :-)

Gansinho
Veterano
# abr/09
· votar


Christhian
The Root Of All Evil
Eu já estou concordando com os dois. Hehe.
Entendi o seu ponto de vista, The Root Of All Evil.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


The Root Of All Evil
Christhian
Antes de tudo é preciso definir o que "fisiológico". Entendendo como sendo "fisiológico" uma necessidade básica para viver. Sendo assim, eu acho que poucas coisas são necessidades fisiológicas. Alimentação, sexo, dormir, etc. Mas eu tô meio confuso...
Abs

ps. teclado de notebook é muito chato...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Estou confuso pq o ato cantar não é fisiológico, mas utilizar as cordas vocais sim, pq se não usá-las ficarão atrofiadas. Então, estou mais confuso ainda! heheheeheh Tô quase achando que qualquer movimento corporal, de certa forma, é uma necessidade fisiológico, pq se vc parar, acaba morrendo... Aff...

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Cara, acho que o lance está na forma e no exagero, as cordas vocais são feitas pra emitir sons, os dedos pra se movimentar, o corpo foi feito pra descansar sentado e deitado, mas qualquer uma dessas atividades quando realizadas por periodos longos e/ou de forma repetitiva vai contra a natureza do corpo e por isso existe a técnica, RPG e afins, todos são maneiras de adequar o corpo a fazer algo que ele não foi "projetado" pra fazer, como por exemplo, ser exposto a uma determinada posição ou movimento por longos periodos de tempo e de forma repetitiva.

Assim no RPG tu aprende a postura correta de cada atividade, como sentar, andar, deitar ao mesmo tempo que corrige teus problemas ortopédicos. Da mesma forma um guitarrista aprende a usar a técnica pra não ter Sindrone do Tunel do Carpo, tendinite ou outros tipos de LER, o mesmo vale para um vocalista que aprende respiração, apoio e outras técnicas pra conseguir produzir sons afinados com volumes mais altos e por periodos maiores de tempo.

Qualquer atividade feita em excesso será exaustiva para o corpo, portanto anti-fisiológica.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Ae galera , poucos aqui me ajudaram em algo, tipo o tal do cantante e do christian não entendem que não é todo mundo que tem condições de fazer aula ....

Tem algumas coisas neste tópico que me aborrecem um pouco, a começar pelo título:

- Guitarrista obrigado a cantar heavy metal ( cristão )

Obrigado a cantar? nunca vi ninguém cantar obrigado.

Outra é essa de me ajudem por favor, mas não com o que é certo e sim com o que eu quero.
Ora, se já sabe o que quer então que não peça ajuda e sim uma apostila para que possa ferrar com a voz de acordo com os escritos que estiverem lá.

De mais a mais, essa história de não posso fazer aula...
Dá-se um jeito, inventa-se uma maneira, tudo depende de quanto a pessoa quer.

O tal do Cantante que não é marceneiro, aprendeu a fazer móveis para trocar por aulas. O esquema de permuta é interessante. Tem um cara que quer fazer aulas comigo que tem uma placa de som boa mas não tem grana. Propus a troca, enfim, com criatividade é possível. Basta querer.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Cantante
"Concerteza"! (palavra nova que aprendi no FCC).
Abs

shoyoninja
Veterano
# abr/09
· votar


Ae galera , quando vc tem como fazer a aula, vc provavelmente procura o professor e faz as perguntas que vc quer , vc não vai procurar no fórum .... mas tudo bem ...

Quase isso, na verdade é assim:

Quando você quer APRENDER a cantar você procura um professor e estuda, você não vai procurar no fórum.

Mas, sempre que aparece algum desavisado que quer fazer mágica e aprender a cantar lendo nós ajudamos e recomendamos: Faça aulas.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Cantante
De mais a mais, essa história de não posso fazer aula...
Dá-se um jeito, inventa-se uma maneira, tudo depende de quanto a pessoa quer.

O tal do Cantante que não é marceneiro, aprendeu a fazer móveis para trocar por aulas. O esquema de permuta é interessante. Tem um cara que quer fazer aulas comigo que tem uma placa de som boa mas não tem grana. Propus a troca, enfim, com criatividade é possível. Basta querer.


Isso é uma grande verdade, além das opções de se conseguir aulas grátis, seja em projetos voltados à comunidades carentes, em igrejas, escolas de ensino médio da rede pública, ou mesmo nos programas assistenciais de integração entre as universidades e a comunidade oferecidos por muitas universidades e faculdades.

E que o amigo, recusou porque está no RS, alegando que no RS é tudo mais difícil, o que duvido, porque eu vivo no Piauí, e participo de tais programas (não como aluno, mas dando palestras e aulas sobre a minha área), quem dirá no RS, estado que tanto eu conheço, como um dos estados com maior tradição nesses programas comunitários.

Então a troca é uma boa sugestão, já que ele pelo menos toca (assumindo que ele não tenha outra habilidade notável), ele pode procurar um professor que queira aprender a tocar, e trocar as aulas de canto por aulas de guitarra. Eu, em períodos de finanças conturbadas, já troquei muita coisa, inclusive aulas de musica, por serviços gráficos. Hoje não preciso mais disso, mas nos tempos do segundo grau e da faculdade de arquitetura ajudou bastante.

dougguitar
Veterano
# abr/09
· votar


Vlw guys pela opinião de vcs...

Cantante:

Coloquei a informação " obrigado" não de forma que não quero cantar, mas que não era essa minha intenção inicial, somente isso... fazia algum tempo que estávamos sem vocalista e eu tive de assumir a função tb só isso , mas tb acho muito prazeiroso cantar ...

A todos aqueles que acham que não gosto de aulas , ou quero ser um autodidata da voz, informo que não , eu tenho amigos cantores que me dão certas dicas, que eu procuro sempre seguir , que me fornecem material bom como cds instrutivos e coisas do gênero, cheguei a participar de algumas aulas de vocalização... enfim eu sei e entendo que as aulas são o único meio de se chegar a ser um cantor profissional.... ainda eu não tenho o intuito de ser cantor profissional , mas como preciso cantar procuro fazer o melhor que posso...

Já pensei várias vezes em cursos gratuitos, mas é como citei o nível das aulas e as vezes dos professores são baixos , pode ser até que eu vá fazer aula com o tal professor e o kra esteja ensinando tudo errado...

entendi que de forma geral o fórum tem um pensamento: vá fazer aulas... tudo bem, quando possível farei .. ah e achei uns vídeos bem legais num dos fóruns que está em stick , bem interessante , era um pouco do que eu precisava

Thks

Thanks

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


dougguitar
Já pensei várias vezes em cursos gratuitos, mas é como citei o nível das aulas e as vezes dos professores são baixos , pode ser até que eu vá fazer aula com o tal professor e o kra esteja ensinando tudo errado...

Cara o problema é que isso é facilimo de resolver, conversa com o cara, vê se ele tem qualificação, se o professor tiver qualificação, te garanto que em geral, é só mostrar interesse e progresso que ele vai estar mais propenso a te dar um acompanhamento personalizado de vez em quando, como depois das aulas e afins.

Outra é que da mesma forma que um professor pode te ensinar tudo errado, uma video-aula também, e é bem mais dificil checar as credenciais de uma video aula de internet do que de um professor que tu conhece pessoalmente.

E acho realmente muito estranho você dizer que o nível das aulas gratuitas são invariavelmente baixo, já que alguns dos melhores corais do Brasil são do seu estado e em geral, eles tem aulas gratuitas, agora em geral eles também são ligados a alguma instituição, como igrejas.

dougguitar
Veterano
# abr/09
· votar


Realmente tem uma galera fera por aqui , só que o contato com esse pessoal é um pouco difícil , mas beleza eu vou procurar se acho algum pessoa por aqui que tenha essa disponibilidade...

Flw

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


dougguitar
Já dei a dica, procura as igrejas, é o caminho mais fácil pra fazer a permuta "eu toco pra ti e tu dá aulas pra mim", porque hoje toda igreja católia e evangelica tem um grupo de louvor, e eles costumam a investir pelo menos o minimo nesses grupos, como estrutura pra tocar na igreja e aulas para o grupo. Se o cara tiver um bom relacionamento até rola de conseguir equipamento.

Muito tempo atrás quando eu ainda era adolescente, minhas duas primeiras pedaleiras foram presente do pessoal de igreja (não eram nenhuma maravilha, uma Zoom 505 e uma Digitech RP-10), eu tocava tanto numa católica, quanto em uma evangélica (eles nem sonhavam com isso hehehehe), mas enfim na católica o lance era mais puxado pra MPB que eu gostava e na evangélica era rock and roll, e eu era doido pra ter banda e não tinha, então foi minha primeira saída... depois que ganhei experiência, ficou mais fácil arrumar banda.

No inicio eles também me pagaram aulas, pq eu não sacava muito de musica de igreja, então pagaram o professor que dava aula pro grupo de jovens me dar algumas aulas particulares pra me passar o repertório. É certo que todo sabado eu tocava na evangélica (dia do culto de Louvor Jovem) e domingo na católica (missa do grupo de jovens), mas fora isso, os caras me davam uma banda, pedaleira, PA até legalzinho, um palco e até aulas... eu achei uma troca justa.

nyurig3
Veterano
# abr/09 · Editado por: nyurig3
· votar


Christhian
The Root Of All Evil
eae rapazes
vcs dois estao com alguns pontos corretos, cantar nao é antifisiologico, porem o que o the root deve estar querendo expressar é que o esforço repetitivo de expor a voz a situações muito cansativas deterioram as pregas, que não tem muito tratamento que corrija isso com eficácia, assim como tocar demais pode causar inflamações dos tendões e nervos (tendidinite), ou seja, no organismo em geral, todas as funções que ele faz de uma forma repetitiva e forçada é prejudicial.

nyurig3
Veterano
# abr/09
· votar


dougguitar
eae man
entendi o que vc quer, tambem sou guitarrista da minha banda e sou, digamos que obrigado a assumir os vocais da banda, pois nao temos vocalista, isso é prejudicial para mim, pois faço bases e solos e toco progressivo, o que deixa minha situação dificil, além de, apesar de saber pouca coisa de canto, não me dedico ao canto como a guitarra e acho minha volz feia.

opções para vc:
--procure um vocalista
--procure um guitarra base para te ajudar a tocar menos ao vivo.
--pesquise algumas aulas e dicas de canto na internet, entra na comu no orkut do Lyba serra, ele te dá umas dicas, sei que é coisa muito básica, mas pelo menos vc aprende exercicios para que fique mais confortável cantar para vc.
--um retorno de ponto (o auricular) ajuda bastante no seu caso
ate +

abraços

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09 · Editado por: membro
· votar


É nesse ponto que eu queria que chegasse. Pois é. Entra na comunidade tal, veja vídeos de um ou de outro e assimile conceitos errados (principalmente com relação à respiração e apoio)...e assim vai.

nyurig3
Veterano
# abr/09
· votar


Cantante
veja vídeos de um ou de outro e assimile conceitos errados
ola cantante, blz?
entao, pelo que parece ele nao vai querer pegar aulas pois não sabemos até que ponto o canto, a guitarra, ou a música em geral faz parte da vida do cara, ou seja, talvez ele nao tenha "bala na agulha" para fazer aulas de canto e se tivesse talvez faria de guitarra, sei lá.

mas nao acredito que pegar aulas na internet e dicas co profissionais do canto não seja ruim em um todo, tendo em vista da disponibilidade $$ dele.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


nyurig3

É uma maneira de ver as coisas, mas o que pega é que mesmo que essas aulas fossem boas (não são), sempre a pessoa vai cometer erros e pegar vícios que são difíceis de tirar depois. De um modo ou de outro vai acabar gastando porque se começa errado vai precisar pagar mais aulas para conseguir acertar a voz mais tarde. Mas que jeito...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09 · Editado por: Christhian
· votar


The Root Of All Evil
Velho, não vou me estender nessa discussão, pois como vc mesmo disse, seu ponto de vista não é de músico, muito menos o de uma pessoa com menor conhecimento a respeito das funções envolvidas no ato de cantar.

No mais, você foi contraditório ao afirmar que "Que usasse outro termo então, ao invés de adaptar um que não cabe nesta definição.", uma vez que a base do seu argumento era que tocar guitarra e outras atividades TAMBÉM ERAM antifisiológicas, exemplificou e confirmou e depois mudou de idéia.

Mas respondendo a sua pergunta:
Eu sou Biólogo, você é músico.
O que você faria se estivesse no meio de um monte de Biólogos, conversando com eles e um deles dissesse:
"Eu não sei cantar essa música porque não lembro o "ritmo". [referindo-se à melodia, porque é assim que o povo se refere a ela].
?


Se eu fosse levar ao pé da letra como você fez, diria que não se trata nem de cantar, já que uma pessoa que não passa por um treinamento vocal adequado pode, no máximo, entoar uma melodia com a voz. Cantar - no sentido técnico da coisa, evidentemente pensando como profissional - envolve ações muito mais complexas que começam na maneira como se prepara os músculos, ainda na inspiração.

Mas como procuro manter a discussão ao assunto a que foi proposto, sobre ritmo ser algo analógico à melodia, mesmo sendo algo totalmente estranho a mim, procuraria entender a 'terminologia' empregada. Afinal, em se tratando de leigos, seria de grande falta de educação e cordialidade me fazer de desentendido em relação a um assunto em que eu tenho obrigação de dominar - outros não. Talvez posteriormente esclareceria as diferenças. Ou não, se já pudesse ter sido útil.

Abraços.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


tocar guitarra e outras atividades TAMBÉM ERAM antifisiológica

Ai eu estava sendo irônico, pois cantar não é anti-fisiológico, e ai eu dei exemplos de coisas que também seriam anti-fisiológicas pela definição dele.
Inclusive perceberam isso aqui no tópico.

exemplificou e confirmou

Ai eu estava aplicando as definições de anti-fisiológico que ele deu ao canto, para as outras atividades que ele não considerava anti-fisiológico.

e depois mudou de idéia.
Não mudei de idéia, simplesmente parei com a ironia.

seu ponto de vista não é de músico, muito menos o de uma pessoa com menor conhecimento a respeito das funções envolvidas no ato de cantar.

vou me quotar:

a "Mecânica do canto" eu tive que estudar pra vários organismos, ainda que não na prática, incluindo o canto de aves e de outros mamíferos [que têm o aparelho fonador bem semelhante ao nosso], que também apresenta o mesmo caso do exemplo dado ai, que é o de, como vocês dizem, "ir no sentido contrário ao da respiração", bem como o uso de diafragma no caso dos mamíferos,[que é inclusive uma sinapomorfia dos mamíferos].

Well, este estudo ai todo foi feito em disciplinas de anatomia comparada, ou seja, constantemente eram feitas comparações com a anatomia humana.
Posso não saber tanto quanto você do canto humano [principalmente da prática, da qual não sei nada, mas pro assunto não importa], mas sei de vários outros animais que você nem deve conhecer e ainda comparações deles com dos seres humanos.

Mas teve gente que já entendeu o que eu disse então já me dou por satisfeito.

[]s

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil
vou me quotar: (...)

Você entendeu que eu disse que seu conhecimento não é compatível com o de uma pessoa leiga, certo? Ou só interpretou errado novamente?

No mais, se aparecer algum passarinho procurando informações sobre canto, já sei a quem recorrer.

[/com ironia]

=)
Abraços.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Christhian
No mais, se aparecer algum passarinho procurando informações sobre canto, já sei a quem recorrer.

ahahahahah

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Editado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarrista obrigado a cantar heavy metal ( cristão )