Guitarrista obrigado a cantar heavy metal ( cristão )

Autor Mensagem
dougguitar
Veterano
# abr/09


Ae pessoal , tem uma questão que se puderem ajudar eu agradeço...

Atualmente eu sou o cantor da minha banda, e isso foi por necessidade... tocamos um heavy metal , e precisamos ensaiar bastante, músicas com tons bem altos... eu canto normalmente sem maiores problemas ( são músicas próprias e algumas cover do PG e outras no estilo ) porém a minha voz conforme o ensaio vai rolando começa a se desgastar ( quando já cantei umas 10 ou 12 músicas ) e já não consigo alcançar certas notas , parece que eu não consigo mais achar o ponto correto de " apoiar " a voz ... então tento fazer a nota correta e sai aquela desafinação aguda ( estilo " corvo" hehehe)

Alguém pode me dar alguma dica em relação a isso? qual um bom exercício para poder " manter " bem a voz durante um grande período de tempo?

Ps: se for simplesmente me falar para ter aula , por favor dê oportunidade a alguém que queira realmente ajudar

Lezinha.m
Veterano
# abr/09 · Editado por: Lezinha.m
· votar


dougguitar
Olá =)

Bom, (independente do exercício que pediu) vc faz algum tipo de aquecimento antes de cantar?
Toma bastante àgua?
São pequenos detalhes que podem ajudar a diminuir o desgaste =)

Agora, mesmo sabendo que não é isso que vc quer ouvir, a única solução real para os seus problemas são as aulas.
Por mais que alguém aqui possa te passar dicas para amenizar o problema, só com um bom professor e aulas regulares vc vai aprender a cantar, utilizar técnicas e até mesmo a fazer exercícios de forma correta =)

se for simplesmente me falar para ter aula , por favor dê oportunidade a alguém que queira realmente ajudar
Acredite, se alguém te manda fazer aulas é pq quer te ajudar.
Quando uma guitarra quebra, vc pode comprar outra. Já não se pode dizer o mesmo sobre as suas cordas vocais =)

Espero que seu problema se resolva =)
Boa sorte!

Valmick
Veterano
# abr/09
· votar


Tente não competir com os instrumentos em relação ao volume. Muita gente cai no erro de tentar se ouvir no grito. Isso funciona muito bem em uma discussão, não no palco...

Cante as mesmas músicas que você canta ao vivo, dentro de casa no seu quarto em silêncio, tentando dar brilho e ressonância na voz, mas não volume... Se você aguentar cantar a mesma quantidade de músicas no seu quarto, vai aguentar ao vivo... O que desgasta é a tentativa (ainda que inconsciente) de se ouvir gritando.

Wrvieira
Veterano
# abr/09
· votar


dougguitar
Ps: se for simplesmente me falar para ter aula , por favor dê oportunidade a alguém que queira realmente ajudar

Desculpe a sinceridade, mas se não quer ouvir a verdade e estiver a fim de se autoprejudicar*, melhor procurar outro lugar...

Se deu uma olhada na busca, já viu que não tem outra dica que não seja aulas.

O pessoal tem mania de achar que só porque consegue emitir sons naturalmente com o aparelho fonador, consegue cantar sem maiores problemas... Cantar é um ato antifisiológico*, cara. Precisa de treino e estudo sério.

* De acordo com as novas regras gramaticais... =P

dougguitar
Veterano
# abr/09
· votar


Ae galera , quando vc tem como fazer a aula, vc provavelmente procura o professor e faz as perguntas que vc quer , vc não vai procurar no fórum .... mas tudo bem ...

Vlw Lezinha.m

Vlw Valmick

Tem uma questão que acontece nessas músicas que canto tb , elas saem de uma posição normal para uma bem aguda ou com bastante drive ... acho que essas questões ajudam um pouco ao desgaste que eu falo , principalmente o tal do drive ...

Tem um exemplo :
O áudio não está 100% mas dá pra quebrar o galho e vcs terem noção do que estou falando...

Seria legal se fosse possível me colocar um link de algum material legal...

Vlw

Guardião Washburn
Veterano
# abr/09
· votar


po cara tocar e cantar divide muito a atenção numa coisa q exige muito q e a voz... poe outro guitar na banda pra deixar vc mais solto nas partes q exigem mais do vocal...

dougguitar
Veterano
# abr/09
· votar


Putz camarada , é que eu sou guitarrista saca?

Não pretendemos que eu fique cantando direto, quand vier o vocalista certo ele entra e eu fico só nas guitas , mas por enquanto é isso que temos em mãos...

eu sei que é mais dificil tokr e cantar, mas por enquanto infelizmente vou ter que me puxar mesmo..

Vlw

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09 · Editado por: membro
· votar


Ps: se for simplesmente me falar para ter aula , por favor dê oportunidade a alguém que queira realmente ajudar

Isso é das coisas mais toscas que já li por aqui.

Espero que alguém consiga ajudar o cidadão, de preferência com uma apostila de internet bem "completa".

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Cantar é um ato antifisiológico

Assim como tocar guitarra, violino, piano, digitar no computador, dirigir um carro...

Gansinho
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil
Não. Seu corpo foi feito pra se movimentar, os dedos pra agarrar as coisas, as mãos pra se mexerem, os pés pra andarem, etc.
Cantar não entra nisso aí. Cantar é sim um ato antifisiológico.
O conceito de apoio, por exemplo. Você apoia o ar dos pulmões no diafragma, buscando uma emissão uniforme do ar enquanto canta. Mas qual seria o movimento normal do músculo? Expelir o ar. Mas cantando, se trabalha exatamente o contrário, se trabalha tecnicamente para manter o ar nos pulmões, mesmo ele não tendo peso suficiente pra manter o diafragma na posição que deve.
Esse é só um dos exemplos de porque cantar é algo antifisiológico.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Gansinho
Seu corpo foi feito pra se movimentar, os dedos pra agarrar as coisas, as mãos pra se mexerem, os pés pra andarem, etc.

Bullshit, nada disso dai foi feito pra nada disso que você disse.

E nenhum deles serve pra fazer várias repetições seguidas e rápidas de um mesmo movimento.

Cantar não entra nisso aí.
Pela sua linha de raciocínio, o aparelho fonador foi feito pra emitir sons...

Gansinho
Veterano
# abr/09 · Editado por: Gansinho
· votar


The Root Of All Evil
Cite outra função pros pés, mãos, dedos.

Aparelho fonador:
Pulmão, pra respirar.
Dentes, pra morder.
Lingua, pra processar os alimentos e ter o paladar.
Traqueia, pra engolir os alimentos.
Palato duro, pra separar a cavidade oral da porção nasal da faringe.

E por aí vai.
Nada aí foi feito pra CANTAR.
O ser humano apenas adaptou esses orgãos pra fazer algo que não são suas funções primárias. Até que "emitir sons" é algo natural, apenas pela passagem de ar que faz as pregas vocais vibrarem. Mas cantar não.

cybx
Veterano
# abr/09
· votar


Gansinho

Cara, eu vejo mta coerência nos teus posts. Pq vc não grava alguma coisa e nos mostra sua voz? :)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil
Assim como tocar guitarra, violino, piano, digitar no computador, dirigir um carro...

Tudo o que você citou são ações que simplesmente exigem coordenação motora. Onde está o antifisiológico nisso?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


dougguitar
Ps: se for simplesmente me falar para ter aula , por favor dê oportunidade a alguém que queira realmente ajudar
Ok.

Então vai uma boa dica: Não cante.

Van_Lorien
Veterano
# abr/09
· votar


Uma coisa que eu nunca entendi nesse fórum é que sempre que alguém tem dúvidas sobre como cantar, todos sempre dizem pra pessoa procurar um professor e ter aulas. Mas por que não se pode aprender a cantar sozinho? Alguém, em algum dado momento aprendeu a cantar sozinho, senão como poderia passar isso adiante?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Van_Lorien
Alguém, em algum dado momento aprendeu a cantar sozinho

Pensamento ínfimo, pequeno, praticamente juvenil.

* Alguém algum dia aprendeu a construir casas. Pra que estudar engenharia? É só virar pedreiro.

* Alguém algum dia foi curioso de abrir um ser humano pra ver como era dentro. Por que não fazê-lo então? Mãos à faca.

Se quer 'fazer' sozinho, faça. Só não peça ajuda e assuma as conseqüências, é bem simples. Ou aceite suposta ajuda de quem não faz a menor idéia do que está falando: Se tiver dúvidas, basta pedir uma 'demonstração' do que a 'auto-técnica' pode fazer a quem questiona a eficácia e a imprescindibilidade de aulas.

Mas uma coisa é ponto pacífico em qualquer questão: Não espere menos do que o correto de quem realmente sabe do que está falando. É isso ou 'fazer aulas de kung fu com o professor de cavaquinho'.

Abraços.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Gansinho

Cara, eu prefiro que os alimentos passem pelo meu esôfago eheheh.

:)

Bog
Veterano
# abr/09 · Editado por: Bog
· votar


Desculpem cair de para-quedas na discussão, mas:

Gansinho
Seu corpo foi feito pra se movimentar, os dedos pra agarrar as coisas, as mãos pra se mexerem
Nada aí foi feito pra CANTAR.

Pode ser. Mas nada foi feito também para tocar guitarra ou digitar no computador. Tá aí a dona LER e a dona tendinite que não me deixam mentir...

Van_Lorien
Mas por que não se pode aprender a cantar sozinho? Alguém, em algum dado momento aprendeu a cantar sozinho, senão como poderia passar isso adiante?

Olha, eu não entendo de canto, mas entendo de estudar. E você está ignorando um detalhe: o conhecimento humano não funciona deste jeito. Em quase todas as áreas que se podem estudar, as pessoas não partem do 0. Elas aprendem com os erros e acertos dos que vieram antes delas. Uma frase famosa diz que "se hoje enxergo longe, é porque me apoio sobre os ombros de gigantes".

Até que pudéssemos construir arranha-céus como os de hoje, foi preciso que muitos predinhos furrecas caíssem. Os engenheiros de hoje não precisam fazer prédios que caem, eles queimam esta etapa se baseando no que outros engenheiros do passado fizeram. Imagino que, da mesma forma, muitos cantores do passado arruinaram a sua voz até que um conjunto de técnicas "apropriadas" pudesse ser obtido. Assim, os cantores de hoje não precisam mais arruinar a sua voz, desde que não tentem fazer tudo do 0. Aulas (seja do que forem) não servem para mostrar conhecimentos secretos e místicos que não podem ser obtidos por outros meios. Servem só para que você não precise descobrir tudo do 0, provavelmente cometendo os mesmos erros que outros já cometeram antes...

PS - Mas eu ainda assim não faço aulas de canto, e só pretendo fazer algo do tipo daqui a alguns anos. No momento, sem chances.

dougguitar
Veterano
# abr/09
· votar


Ae galera , poucos aqui me ajudaram em algo, tipo o tal do cantante e do christian não entendem que não é todo mundo que tem condições de fazer aula ....

Quem não tem condições filho , tem que se virar e eu só disse que se não for posível ajudar de outra forma que não seja dizer " faça aulas " que não comentasse , mas parece que não adiantou muito...

Óbvio que a aula é de extrema importancia, eu fazia aulas de guitarra e sei disso , mas no momento eu não tenho como fazer aulas para técnica vocal , então procuro meios de pelos menos me ajudar a manter errando o menos possível....

alguém por favor pode me recomendar que seja vídeo aulas ou algo parecido?

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Van_Lorien
Alguém, em algum dado momento aprendeu a cantar sozinho, senão como poderia passar isso adiante?

Se você é o Frank Sinatra, você consegue aprender como ser um puta cantor sem aulas, com tecnica e tudo, se você não é, então fica dificil.

dougguitar
Ae galera , poucos aqui me ajudaram em algo, tipo o tal do cantante e do christian não entendem que não é todo mundo que tem condições de fazer aula ....

Cara essa conversa é furada, hoje me dia o pau que rola é aula de musica gratis em projetos comunitários e igrejas, então é só procurar que você acha aula pra fazer.

alguém por favor pode me recomendar que seja vídeo aulas ou algo parecido?

O grande problema é que isso é furada, como o cara vai te mostrar como usar um instrumento que está dentro de você, mesmo na aula de musica as vezes é complicado entender o mecânismo do aparelho fonador, justamente que não é como uma guitarra ou um piano ou um saxofone onde você pode ver como faz uma nota, na voz, isso esses conceitos de uso do "instrumento" são muito mais "sentidos" que mostrados.

"se hoje enxergo longe, é porque me apoio sobre os ombros de gigantes".

Caralho, até Sir Isaac Newton entrou na discussão... hehehehehehehehehehehehehehhehe

dougguitar
Veterano
# abr/09
· votar


Ae bro , respeito a tua colocação ....

Seguinte eu não sou um ignorante vocalmente sei como funciona as funções básicas e até as uso , não sou crítico quanto a aulas... pelo contrário eu apoio e sempre que eu posso eu tento fazer , quanto a vc dizer que é papo furado , tudo bem.... venha morar no RS , esses cursos gratuitos que vc fala geralmente são feitos com aulas em grupo com crianças , gente de tudo que é tipo e que muitas das vezes está ali só para brinkr , dificilmente poderá me ajudar em alguma coisa....

Uma aula com um professor bom aqui , custa em média uns 120 R$ por mês que eu não disponho agora , mas com certeza quando tiver eu vou procurar um professor... e uma boa dica que um vocalista que aprendeu somente por meio digitais se chama Mauro Henrique , podem procurar que vale a pena

Mas vlw , continuo pedindo a quem puder e quiser me ajudar em meio digitais , por favor...

Guardião Washburn
Veterano
# abr/09
· votar


poe outro guitar na banda pra deixar vc mais solto nas partes q exigem mais do vocal...

Putz camarada , é que eu sou guitarrista saca?


e vai continuar sendo fazendo solo e tudo mais... (minha opiniao)

Não pretendemos que eu fique cantando direto, quand vier o vocalista certo ele entra e eu fico só nas guitas

vocalista certo, mulher e homem ideal, oportunidade q mudará a vida repentinamente, papai noel e coelhinho da pascoa....

como diriam no zorra total ESPEEERA.....

Gansinho
Veterano
# abr/09 · Editado por: Gansinho
· votar


Cantante
Cara, eu prefiro que os alimentos passem pelo meu esôfago eheheh.
Tem toda razão! Eu também prefiro auhsdhusadhudsa xD
Falei merda, tu tem razão =P

cybx
Cara, eu canto MAL. Eu sei algumas coisas de canto, mas não sei aplicar =X
Pretendo fazer aula quando tiver grana.
Eu não canto nem 10% do que você canta. Hehe.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Christhian
Tudo o que você citou são ações que simplesmente exigem coordenação motora.

Não é verdade.

Gansinho
Cite outra função pros pés, mãos, dedos.

Aparelho fonador:
Pulmão, pra respirar.
Dentes, pra morder.
Lingua, pra processar os alimentos e ter o paladar.
Traqueia, pra engolir os alimentos.
Palato duro, pra separar a cavidade oral da porção nasal da faringe.


Blé, vai dar muito trabalho esta discussão, já que vou ter que te ensinar muita coisa sobre biologia e evolução, e ela não vale a pena.

[]s

Gansinho
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil
Blé, vai dar muito trabalho esta discussão, já que vou ter que te ensinar muita coisa sobre biologia e evolução, e ela não vale a pena.
Quanta empáfia.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


dougguitar
enha morar no RS , esses cursos gratuitos que vc fala geralmente são feitos com aulas em grupo com crianças , gente de tudo que é tipo e que muitas das vezes está ali só para brinkr , dificilmente poderá me ajudar em alguma coisa....

Cara, eu não moro no RS, moro em uma outra ponta do Brasil onde essas coisas ainda são piores de se achar que no RS, e no entanto se acha. E outra coisa, você no seu tópico diz que é canta heavy metal cristão, pois bem, as igrejas do RS, tanto católicas quando evangélicas tem uma das mais antigas tradições de corais do Brasil, uma parte considerável dessas igrejas tem coral, pra ter coral tem que ter aula de canto junto. Então você acha aulas de graça nem que seja em uma igreja dessas, é só se comprometer a fazer um extra cantando no coral delas, o que nem toma muito tempo e serve de treino pra suas técnicas vocais.

dougguitar
Veterano
# abr/09
· votar


Beleza kra...

deixa pra lá....

Valw galera, não adiantou muito , mas tudo bem... quanto as aulas eu vou ter que fazer mesmo, infelizmente agora não consigo ...

bye

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil
Não é verdade.

Não? Acho que você entende por 'fisiológico' algo diferente. Vou exemplificar:

Se você faz natação, bater os braços e pernas exigem coordenação motora. Mas prender o ar - para não morrer afogado - é antifisiológico, pois você está indo no sentido contrário à natureza do que foi proposto, contra o funcionamento normal da respiração.

Usar alguma habilidade motora com benefício na execução de outras ações não é antifisiológico - se você ficar sem os braços ou as pernas, ainda assim você continua vivo. Contrariar uma necessidade básica do seu organismo, é.

* Tocar guitarra exige habilidade motora - além da interpretativa e da inteligência sonora, entre outras coisas.
* Digitar exige habilidade motora - além da léxica, entre outras coisas.
* Dirigir um carro exige coordenação motora - além de inteligência espacial, entre outras coisas.

Não vejo nada antifisiológico nas ações acima.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Christhian
pois você está indo no sentido contrário à natureza do que foi proposto, contra o funcionamento normal da respiração.

Natureza do que foi proposto?
Bem, se for pra pensar assim, fazer movimentos repetitivos e rápidos também vai contra a "natureza do que foi proposto", já que o tecido estriado esquelético não suporta este tipo de ação prolongada, causando danos irreversíveis.

E nem adianta falar que se tocar corretamente não vai acontecer este tipo de coisa, afinal casos de problemas assim já acontecerem com Neil Peart, Mike Portnoy e ainda um caso mais peculiar, de um pianista, que não me recordo o nome, que quase perdeu uma das mãos por treinar uma partitura do Liszt.

se você ficar sem os braços ou as pernas, ainda assim você continua vivo.
E isso não vai contra a "natureza do que foi proposto" ?
Se é o funcionamento correto das atividades corpóreas, utilizar as mãos de uma maneira que ocasione sua perda não é anti-fisiológico?

Se cantar é anti-fisiologico, tocar também é, digitar também é, ouvir música em volumes altos também é.

E vice versa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarrista obrigado a cantar heavy metal ( cristão )