Como cantar Heavy Metal

    Autor Mensagem
    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05


    Olá! bom galera sou novo por aki e estou começando a treinar vocal :D
    gostaria de obter informações para adaptar a minha voz para um vocal mais agressivo tipo heavy metal. como sustentar mais o agudo e talz e aperfeiçoar o meu falsete. Agradeço desde já =D

    João Ferr
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Falae, blz! Bem vindo ao fórum.

    Cara, sua dúvida é muito simples: já ouviu Bruce Dickinson, André Mattos, Tobias Sammet...? Entaum, é só cantar como eles... huahuahua
    Zoeira.

    Olha cara, é muito mais complicado do que parece para explicar. Pra sustentar agudo, é basicamente, eu disse BASICAMENTE, respiração, mas envolve outras coisas. Quanto ao falsete, eu naum acho legal em heavy metal, só em notas absurdamente altas... Conselho: procure na busca "Voz de Cabeça", que você vai achar uma maneira melhor de atingir notas agudas com uma voz mais cheia. Guarde o falsete só para poucos momentos de notas muito agudas (de repente, você nem precisa dele).

    Quanto ao vocal agressivo, se vc esta se referindo ao drive (rasgado) prepare-se pra ser quase esquartejado pelo pessoal do forum, porque a maioria abomina isso. Eu naum tenho nada contra e ate faco. Sei que essa dica vai ser alvo de criticas mas tudo bem, la vai:

    Dicas Importantes!

    - Não rasgue a voz gritando, destroi a garganta!

    - O "rasgado saldavel" depende do timbre de voz de cada um. O do James LaBrie, por exemplo, parece uma mistura de gato com galinha...

    - Se doer, pare! Você está fazendo errado!

    Lá vai:

    Essa é a maneira como eu rasgo a voz, naum sei se pra vc vai ser diferente...Quando estiver dominando a voz de cabeça, so rasgue em notas altas com ela. Nas graves, pode ser com voz de peito. Sabe o rrrrrr que a gente faz com um negócio que fica atras do ceu da boca, entaum, vc vai usa-lo. é meio complexo.. hehe. Cante com voz de cabeça, como se o ar que passa pela laringe não fosse para a boca, como se fosse em linha reta para cima e "Rebata-o" nessa parte do céu da boca com o rasgado (rrrr, por exemplo). Dessa forma vc não compromete o aparelho fonador e tem os musculos livres para usar outras tecnicas em conjunto, como o vibrato, por exemplo (tambem vao falar aqui que naum tem tecnica pra vibrato...).

    Enfim, acho que ficou meio confuso, mas da pra sacar. Ouça o Sebastian Bach cantando recentemente e vc vai ver o que é. Qualquer dúvida quanto a essa explicação maluca, fala. Se eu puder ajudar... falou?

    Té mais!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    João Ferr
    prepare-se pra ser quase esquartejado pelo pessoal do forum, porque a maioria abomina isso.
    hehehe....andou estudando a fundo o nosso fórum entao...ehehehe =P

    Marcelo Matos
    Bom...seja bem vindo cara.
    Mas assim vc qer tudo de uma vez só.
    Vai pesquisando, estudando, e dismiusseie suas dúvidas.
    Acredito q mtas delas vc pode encontrar aqui mesmo no fórum.

    Abraços!

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eeeita :D eu já comecei a cantar semelhante ao andré matos e o Edu Falaschi eles são os meus inspiradores e eu queria desenvolver o meu estilo proprio mais baseado nuum mix deles ;P
    ainda preciso conhecer mais vocalistas para poder melhorar a minha opinião heheheh
    nesse último álbum do angra o edu faz um vocal mais "agressivo" como eu lhe falei. comparado com o rebirth.
    quando eu tiver disponibilidade de tempo e de pc eu gravarei uma mp3 pra vcs ae mais experientes avaliarem a minha voz. :) mas por enquanto eu vou pesquisar aeee o que significa "voz de cabeça" "voz de peito" e o "falsete" propriamente dito. :D

    vlw aeee joão Ferr!!

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Barbara... qual o seu estilo ded canto?? vc tem alguma mp3 pra eu ouvir?

    Bjos!

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Outra coisa... esse vocal rasgado que vc se refere é o chamado "gutural"? :P heheh
    naum gosto de gutural... prefiro cantar metal melodico mesmo :)

    João Ferr
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Marcelo Matos

    naum, é tipo... ouve Wasted Time, do Skid Row! é tipo isso...

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ei barbara... esse audio street.net é pago? ou é como um fotolog de musicas?

    bjos

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Marcelo Matos
    nao...eh di gratis...ehehe

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ei :D eu quero tirar uma duvida... :) barbi se uma musica me faz usar demais o falsete isso significa que a minha voz naum eh compativel com a musica?? vlwss

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Marcelo Matos
    hum...sim e nao...
    depende da musica
    Mas se vc ve q se esforça mto, o tom eh mto alto da regiao mediana[tessitura] da sua voz, entao realmente sua voz nao eh compativel.

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    vc já ouviu "carry on" do angra?? vc sabe me dizer se o andrématos usa muito falsete nela?? ;D

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Marcelo Matos
    nao...ele usa voz de cabeca. =]
    Ele eh tenor ligeiro. Qual sua classificacao de voz?

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    caraaaaaaca ;O pra acompanhar ele eu uso muito o falsete... ;P
    me ensina como poder classificar a minha voz ;)

    Brigadim!

    P.S.: vc tem msn?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Marcelo Matos
    dá uma olhadinha nesse topico
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/44391/

    P.S.: vc tem msn?
    tenho, mas soh uso nos findi

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ei... pois forneça-me :D pra vc ensinar um leigo ;D heheheh

    Bjos

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Barbara Jolie
    · votar


    [editado]

    mas aqui no forum tem mtas informacoes uteis para vc, vai no busca, e coloque lah, falsete, voz de cabeca, essas coisas q vc tem duvida, tem mta gente q conhece por aqui. =]

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ei Barbi... como eh que funnciona essa coisa de notas nos vocais?? tipo b1 g3 ?? e o que significa uma "oitava"? heheheh é ruim num saber de nada... eu procurei aki no forum mas numm tem explicando...

    Bjos

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Marcelo Matos
    vixe...vai ser dificil...

    Entao vc teria q ir atrás da teoria para ter uma base e depois conhecer mais do canto, o excencial seria vc procurar um prof de canto. =]

    ---------------

    Oitava= escala de dó até dó
    B1, G3= [vc conhece cifra?] os numeros atrás das Cifras são as oitavas em q essas notas estão. Exemplo:

    B1= nota Si na oitava 1
    G3= nota Sol na oitava 3

    --------------------

    Isso ae!

    Marcelo Matos
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Vou pesquisar melhor a respeito! :D obrigado barbi!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como cantar Heavy Metal