Será que a maioria dos vocalistas cantam sem técnica?

Autor Mensagem
guitarg3
Veterano
# out/08
· votar


ms entao um cara q canta mal tem soluçao? ou pode mandar ele disistir d cantar e fazer outra coisa?

Rmiguez
Veterano
# out/08
· votar


guitarg3

Claro que tem solução...

mas são técnicas com muitos detalhes.. que precisam ser explicadas, demonstradas, praticadas e mesmo assim demora pra entender!

não adianta vc "ler" a técnica e tentar sair aplicando, pq vc provavelmente vai fazer de uma maneira inapropriada...

Abs

guitarg3
Veterano
# out/08
· votar


ahmm bom saber disso.. eh q tenho um amigo q gosta d cantar e talz.. ms ele nao canta mto legal.. apesar d q ele evoluiu bastante d qnd ele começou a cantar.. o q ele deve fazer pra melhorar? continuar cantando? procurar um professor? ou treinar em casa seguindo algum roteiro?

Rmiguez
Veterano
# out/08
· votar


guitarg3

as 3 coisas... na seguinte ordem:

1 - procurar um professor, que vai explicar as técnicas e passar exercícios

2 - anotar os exercícios, utilizar como roteiro pra estudar em casa

3 - Continuar cantando aplicando cada vez mais e melhor as técnicas

eu achava que era importante (por um tempo) ir só até o número 2, até postei essa dúvida em um tópico aqui no fórum e o pessoal me disse q não tem problema continuar cantando, mesmo que já tenha alguns vícios... então acho que o 3 ta liberado tb, rs

abraço

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


e o pessoal me disse q não tem problema continuar cantando, mesmo que já tenha alguns vícios...

Tanto não tem problema como é essencial continuar.

guitarg3
Veterano
# out/08
· votar


que bom saber disso.. vou incentivar meu amigo entao a continuar cantando e nao desistir

atari
Veterano
# out/08
· votar


entre razões e emoção a saida é falar valer apena...
poasekpose,
aquele cara provavelmente nao sabe o que é canto.


mas uma coisa, quem canta rap que é algo mais falado, precisa de tecnica e tal?
até porque o cara não pode ter uma voz nobre.

Gansinho
Veterano
# out/08
· votar


Eu pessoalmente não considero rap como forma de canto em si.

Rmiguez
Veterano
# out/08
· votar


atari

as pessoas deviam se preocupar com a voz até pra falar...

e como muito bem colocado por muitos aqui, tecnica vocal não visa "voz nobre" (se é que eu entendi o que isso significa), e sim saúde vocal.

abraços

BinhOXD
Veterano
# nov/08
· votar


Eu já nasci com a voz "afinada" (na verdade eu tenho facilidade de encontrar o tom e cantar, mas desafinar é algo comum tbm), acho que foi uma herança musical de meu pai, pq ele tocava desde muleque na banda da Igreja e é super afinado. :B

Vou começar a fazer aula de canto amanhã \o/

Vou pagar R$20,00 por mês pq fiz um acordo com o meu professor (que também é meu professor de guitarra) pra ter uma aula só na semana. Pagava R$40,00 por mês pra 2 aulas de guitarra na semana, aí vou ter 3 (2 de guitarra e uma de vocal) e vou pagar R$60,00 XD

Vlw ae :B :*

Gansinho
Veterano
# nov/08
· votar


BinhOXD
R$ 20,00 por aulas de canto? oO

MUITO barato. Até desconfio do professor. Hehe

CheshireCat
Veterano
# nov/08
· votar


BinhOXD
Eu já nasci com a voz "afinada"
Uau, seu choro era afinado? =O

Gansinho
R$ 20,00 por aulas de canto? oO, com o professor que também é professor de guitarra e cobra 40 por 2 aulas por semana. É, eu também desconfio. =P

Rmiguez
Veterano
# nov/08
· votar


BinhOXD

da uma olhada nisso ae cara.. aula de canto com gente séria é algo caro... pra ter uma idéia aqui no rio o mais "em conta" que ja achei com profissional renomado.. com anos de estudo, foi 160/mes.. e só uma aula de uma hora por semana.

CheshireCat

Uau, seu choro era afinado? =O

hauhauhauhauhau

Rafael Morales
Veterano
# nov/08
· votar


Bom acho que alguns que são famosos sim, principalmente antigos, ou que passaram dificuldades e tiveram a música como escape e acabaram por ter sucesso...


Mas tem vários exemplos de grandes cantores que nas horas de notas altas fazem é gritar mesmo com a voz falada.....

A Rainha do Soul Aretha Franklin e Chain off falls no Divas com a Mariah, todos sabemos que a Mariah canta mais alto, por isso na hora do refrão a Aretha dava uns gritões com a voz falada e no final também, uns UHHHHH uHHHhHH, enfim aquelas onomatopéias gritando pra se sobresair...


Patti Labelle Também adora gritar mesmo, chega no agudo e tome grito..... I'll stand by you ao vivo é um grande exemplo disso...


Mas independente disso são grandíssimas interpretes...

I.Nosferatu
Veterano
# nov/08
· votar


Mas porque todo mundo que faz aulas canta do "mesmo jeito", sei lá acho que a pessoa começa a ficar duro no palco, e a performance é sempre igual à de outro vocalista (isso inclui voz semelhante), mesma postura, embora explicavel e bem sei disso, é sempre a mesma, até caras e bocas são iguais, se tornamdo muito "posudos" sei que aulas evoluem muito o aspirante a cantor, mas por outro lado, "mata a pessoa" por trás da voz, pouquissimos são os que ainda sustentam uma tecnica vocal e uma identidade musical, diria que se tornaram extremamente raros atualmente... particularmente não gosto dessa padronização toda e se eu fosse vocal, não faria aulas se tivesse que cantar assim, por outro lado, até as faria mas não me prenderia a todas as "regras do canto" se achasse necessario...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/08 · Editado por: Christhian
· votar


I.Nosferatu
Velho, se você estivesse falando de guitarristas, formados na mesma escola, por exemplo o IG&T, eu concordaria (com ressalvas, mas poderia concordar). Mas mesmo pensando em escolas diferentes, ainda soaria compreensível, já que técnica em guitarra remete a virtuose, imediatamente.

Tratando-se de voz, isso não tem absolutamente nada a ver. É parecido quem quer imitar o outro e isso não tem nada a ver com técnica vocal. Exemplo?

O que ele: http://www.youtube.com/watch?v=JYF3eE1AJlQ

tem a ver comigo? : http://www.youtube.com/watch?v=OWN0rEehWYs

se ambos somos tenores e a base técnica é a italiana (belcanto)?

Se vc disser que a diferença é o estilo, eu já lhe digo que sou incapaz de cantar como ele e tenho que certeza que ele terá dificuldades em cantar como eu.

Não é a técnica que torna vocalistas parecidos. É ausência de personalidade mesmo.

ROo
Veterano
# nov/08
· votar


Christhian
Puta que pariu, tá cantando pra caramba!
Parabéns Christhian!

.L-oO
Veterano
# nov/08
· votar


Acho q não há nada melhor do que fazer aulas...mas te lanço uma pregunta>
Você acha que Kelly Key e/ou Latino, por exemplo fazem aulas?!!
E se fizerem vc acha que melhorariam?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/08
· votar


Se vc disser que a diferença é o estilo, eu já lhe digo que sou incapaz de cantar como ele e tenho que certeza que ele terá dificuldades em cantar como eu.

ahahahahah, sem dúvida eu teria muitas "dificuldades" pra não dizer impossível!

I.Nosferatu

Meu, eu não sei porque esse tipo de pensamento existe por aí. Já ouvi isso algumas vezes, chegando ao extremo de dizer que preferem não fazer aulas a "padronizar" a voz.

Duas questões:

- Se acontece essa padronização é por culpa do professor que é incompetente.
- E é culpa também do aluno que vendo isso não toma nenhuma providência.

Eu não acho que exista nenhum professor com o qual o aluno concorde 100%, porque senão sairia uma cópia do professor e não um cantor novo.
Vc tem que filtrar as coisas, e aplicar aquilo que vc considera mais adequado ao seu estilo. É o que acontece comigo porque apesar de ter cantado música popular eu sou um cantor lírico. Quem estuda comigo e canta pop ou mpb, ou mesmo rock, aplica a base do canto (que é a mesma para tudo) de maneira adequada ao seu estilo.

Tenho alunos que estão a sete, oito meses ou mais, e que nunca perderam a identidade, aliás só melhoram, porque aprendem a melhor maneira de fazer aquilo que querem SEM forçar. Cantar fica fácil.

Não vá atrás desse papo de que aula "prejudica" porque é uma bobagem, e normalmente é dito por quem não pode fazer aula, seja por qual motivo for.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/08 · Editado por: membro
· votar


Você acha que Kelly Key e/ou Latino, por exemplo fazem aulas?!!
E se fizerem vc acha que melhorariam?


100% de certeza que melhorariam, mas visto o tipo de "música" que eles cantam, não faria muita diferença.

Se vc quer cantar esse tipo de coisa tem o meu aval para não fazer aula nenhuma, aliás, pensando bem...provavelmente vc vai fazer "sucesso" e vai ter que fazer muito "show", então vai fazer aula para poder durar uns anos a mais.

Agora, vc bem que podia (quando falar em canto) citar coisa melhor como exemplo.

.L-oO
Veterano
# nov/08
· votar


100% de certeza que melhorariam, mas visto o tipo de "música" que eles cantam, não faria muita diferença.

Se vc quer cantar esse tipo de coisa tem o meu aval para não fazer aula nenhuma, aliás, pensando bem...provavelmente vc vai fazer "sucesso" e vai ter que fazer muito "show", então vai fazer aula para poder durar uns anos a mais.

Agora, vc bem que podia (quando falar em canto) citar coisa melhor como exemplo.


O pior é que era essa intenção da pergunta!!Eu não curto isso e não e até concordo com o que você disse....eu acho que se fizerem aulas não iria adiantar muita coisa...e eu dei esses exemplos realmente pra descer ao nivel mai baixo....tentar pelo menos!!Relaxa//

I.Nosferatu
Veterano
# nov/08
· votar


Cantante
Christhian

É caras, mas realmente existe essa perda de identidade dos alunos, creio que não aconteça com voces que parecem ser bons professores, mas há uma forte tendencia a padronizar os alunos por parte da maioria dos professores de canto por ai, em varios estilos, em pop/mpb isso é gritante, em rock pop/metal farofa razoavelmente, em samba/pagode eu nem sei se existe diferença de um cantor pra outro (rsrsrsrsrs...), mas há indicios fortes...

Com certeza os tenores dados como exemplo tem uma aptdão musical e vocal diferente, mas não é a esse tipo de similaridade que me refiro, talvez seja mesmo na maior parte dos casos falta de personalidade do cantor em si, mas que alguns professores formatam dessa forma é inegavel...

Em alguns casos o cara simplesmente se transforma no clone de tal vocalista por opção propria, mas em outras situações eu percebo que é algo herdado mesmo.

remitheguy
Veterano
# nov/08
· votar


Será que existem pessoas que conseguem ser originais sem ter influencia alguma de cantores então??

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/08 · Editado por: membro
· votar


e eu dei esses exemplos realmente pra descer ao nivel mai baixo....tentar pelo menos!!

orra meu...ocê foi nas profundas mesmo eheh.

Com certeza os tenores dados como exemplo tem uma aptdão musical e vocal diferente,

ô...os tenores somos nós.

I.Nosferatu
remitheguy

Olha, influência todos temos. Eu tenho influência de tenores que tem a voz bem diferente da minha, e o que acontece é que você pode por exemplo, ver um cantor usar determinado recurso de interpretação e achar interessante, um modo de fazer um fraseado, de usar o falsete de tal maneira, de atacar uma nota, etc, um milhão de coisas que se pode fazer numa música e você pode transferir isso para o seu modo de cantar, porém, com a sua voz (sem imitação), e até melhorar o recurso que o outro usou.

Simplesmente dá para vc pegar a música - no caso do canto lírico isso é mais fácil - e nem ouvir gravações que outros fizeram. Vai lá e dá a sua cara e pronto.

Acho impossível você sair do zero. Todo grande cantor se baseou em algo que ouviu, a diferença é que com base nessa informação ele consegue criar algo novo.

Mas, nesse mundo de gente sem noção, tem muito cara que quer cantar igualzinho a fulano, que tem preguiça de estudar, de fazer uma aulinha de canto, de pensar na própria voz.
Isso na verdade é pensamento limitado.
E tem ainda o problema de professor.

A verdade é que se o cara for meio devagar e não se tocar de que o professor está fazendo com os alunos uma padronização, não tem como um cara desse se dar bem, se nem isso ele perceber.

Dois problemas: caras que querem imitar e professores que querem padronizar.
O primeiro problema é fácil de resolver. Se mesmo após os seus conselhos o cara insistir, que faça só cover
O segundo depende da inteligência do aluno em filtrar o que serve a ele.

Fácil né?

.L-oO
Veterano
# nov/08
· votar


remithengy

[é mesmo né!!!^^]

Então acho que nós jah nascemos com umas certa escêcia musical só nossa...Prova disso é a cor do nosso timbre vocal...Já foi provodo que é impossivel dois seres humanos terem as vozes completamente igual, ou seja...daí começa,mos nossas identidades!Mas no final começamos a ''absorver'' umas técnicas dos nossois estilos..e assim ficamos uma mistura sem igual!!


é isso que eu penso...::

Gansinho
Veterano
# nov/08
· votar


.L-oO
escêcia

Parei de ler aí.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/08 · Editado por: membro
· votar


.L-oO

é isso que eu penso...::

Além de você escrever terrivelmente e cheio de erros, no final não dá nem para captar o que vc pensa.

remitheguy
Veterano
# nov/08
· votar


entendi, a influência então só é boa qd vc consegue criar algo novo a partir dela.
mas parece q metade ou até mais dos novos cantores que aparecem por ai estão querendo apenas fazer cover rsrs

Dadin
Veterano
# dez/08
· votar


muito legal essa tópico, pena que eu num nasci com esse tal "dom" ou com capacidade auditiva apurada, quem me dera. Na verdade queria cantar que nem o cara do The Republic, aquele da música Apologyze, é muito doida a voz dele.

*Eu queria fazer aula de canto, mas aqui onde eu moro num tem.

Se alguem ao menos acredita que eu possa mudar(levando em conta o *), e se oferece pra me ajudar, com pequenas dicas e tal, me add no msn: cesarmuril18@hotmail.com . Eu agradeceria muito.

Acho que nem pedindo a Deus pra cantar bão, o jeito mesmo é arrumar um professor.

HMDiana
Veterano
# dez/08
· votar


Eu adoro cantar, sempre cantei. Comecei a cantar com banda mesmo faz uns 2 anos e sempre fui elogiada pela minha voz. Maaaaaaaaaaas, mesmo assim, eu sempre quis fazer aula de canto, porque sempre achei muito importante. Não dá pra simplesmente "copiar" técnicas de ouvido. Você acaba tentando imitar, acaba fazendo errado e por prejudicar a voz.
Comecei a fazer aula faz umas 2 semanas e já senti MUITA diferença. Coisas pequenas que eu fazia errado e agora pude corrigir.
Minha professora estava me falando sobre pessas que cantam bem, mas nunca fizeram aula e disse que é nas pequenas coisas que vocÊ nota a falta de técnica. Ela me fez gravar cantando e me apontou alguns desses detalhes, que felizmente pude corrigir.
Meu, é caro... eu pago 125 contos por mês, numa escola licenciada pela EM&T (a própira EM&T deve tá uns 300 contos, que é o valor do Souza Lima também).

Eu vivi a fase do "cantar aparentemente bem" sem aula e agora faço aulas... não tem o que dizer mais... ter um bom professor é essencial

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que a maioria dos vocalistas cantam sem técnica?