Explicação técnica para falsete

Autor Mensagem
floor jansen
Veterano
# jul/07
· votar


Christhian
poderia ficar horas discutindo sobre meus connhecimentos, mas não vou, mesmo pq eu estudo há 15 anos.....

segue só um trecho, d uma discussão entre os melhores professores d canto do país:

*2)* *Chest Register* ou *Chest Voice*: é a chamada "voz de peito" (porque é
na região torácica que são ressonadas as notas). Apresenta um som cheio,
forte/firme, e é onde são cantadas/produzidas as notas com maior
intensidade. Há quase que total dominância do TA nesse registro. (*Curiosidades
e esclarecimentos:* os chamados "dós-de-peito" dos tenores, pelos quais
ficou conhecido o tenor Luciano Pavarotti, são na realidade um certo misto
entre a voz de peito (Chest Voice) e a voz de cabeça (Head Voice), que
é o *Middle
Register* (conhecido também como "voz mista"), provocando notas fortes,
cheias e brilhantes; as notas saem com essas qualidades porque não ressonam
somente no peito e nem somente na cabeça, mas sim um pouco em cada um deles,
sendo aí também observável a grande proporção de CT e de TA empregues no
Middle Register; o comentado BELTING consiste em executar em Chest Voice
notas que, naturalmente, já estariam em outro registro vocal, ou seja, o
"topo do Chest Voice").

Abraços para vc tbém....

floor jansen
Veterano
# jul/07
· votar


desculpe , esqueci a fonte:

Preparação Vocal

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


floor jansen
Eu não discutiria a questão nem por minutos. Não tenho dúvidas sobre esse assunto e nem interesse em expor conhecimento desnecessário aqui.

segue só um trecho, d uma discussão entre os melhores professores d canto do país
Mas isso me interessa. Nomes?

floor jansen
Veterano
# jul/07
· votar


Christhian
Felipe Abreu, Leo Lodi, etc....

floor jansen
Veterano
# jul/07
· votar


Eu não discutiria a questão nem por minutos. Não tenho dúvidas sobre esse assunto e nem interesse em expor conhecimento desnecessário aqui.



qto a isso eu garanto q tbém não, mas não se preocupe, inche bem o seu ego...o forum fica só para vc.....não vou perder meu precioso tempo com o q eu não preciso....

Zapata
Veterano
# jul/07
· votar


Putz...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


floor jansen
Em nenhum momento eu disse qqr coisa a respeito do meu conhecimento, a não ser exatamente que não tinha interesse em demonstrar conhecimento desnecessário, justamente pra não ser arrogante.

Egocentrismo é querer ostentar tempo de estudo, como se isso fosse algum mérito.

Não se preocupe, não precisa mais voltar no tópico pq eu não vou entrar na baixaria de partir pra qqr ofensa pessoal.

Se vc se acha correta, bom pra vc.

cybx
Veterano
# jul/07
· votar


floor jansen

Só uma pergunta, como que o peito poderia gerar ressonância se os sons vocais não são nem produzidos por ali? Pelo que eu saiba, no peito ficam os pulmões, portanto como a voz ressonaria nos pulmões se tudo que fica dentro deles é ar?

Nunca vi alguém que consegue jogar a voz pro pulmão.

Rebec
Veterano
# jul/07
· votar


Bom... eu penso que não possa ressoar "no peito" pois o som é produzido lá em cima, na laringe, então acho que o som não volta pra ressoar no peito...

cybx
Veterano
# jul/07
· votar


Rebec

Exatamente o que eu falei.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


floor jansen

È ruim ter estudado por 15 anos e não saber os conceitos mais básicos.

Eu sugiro a vc que leia mais a respeito, se atualize, para não escrever coisas desse tipo e difundir conceitos errôneos.
Tem pessoas que não tem quase nenhum conhecimento que podem acreditar numa coisa dessas.

Outra coisa. Não tenha vergonha de admitir que cometeu um erro ou que te ensinaram errado.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07
· votar


Concordo com a floor jansen com relacao à existir dois tipos de ressonadores.

Inferior e Superior.

Temos ressonadores "superiores" que são os sinos superiores, crânio e
cavidades naso-faríngeas (para citar algumas). A cavidade oral é um
importante ressonador assim como a cavidade faríngea e, abaixo delas,
portanto, em nível "inferior", estão diversas outras cavidades, dentre
elas a própria laringe e cavidade toráxica. Ou seja, todas as cavidades
sub-glóticas serão consideradas "inferiores". (Leo Lodi -http://br.profiles.yahoo.com/leo_lodi)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


A caixa toráxica?, ou seja ainda acham que o peito é caixa de ressonância? Ah, não dá...

Mento077
Veterano
# jul/07 · Editado por: Mento077
· votar


a voz ressoa na cabeça! NA CABEÇAaaAAAAAAAAAAAAAaaaaaaaaaaaaa!!! Nada de peito! NUNCA no peito! O peito só treme! nada mais!




Como dizia meu professor de historia do cursinho de anos atras: EXAGERA Q VC ENTENDE

Se vc cortar metade da sua cabeça fora, deixando só a boca, e tentar falar alguma coisa nao vai emitir som algum pq seu ressonador(caixa craniana) foi decepado! A caixa toraxica nao tem funçao de amplificar sons, ela é apenas usada como suporte e proteçao pros orgãos internos, já a caixa craniana e fossa nasal sao partes do seu ressonador!

+_+ Lembre-sE! SEM CABEÇA, SEM SOM

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante
heheheh....

olha soh....

Nao sei se vc entende o espírito de um fórum, mas vou te explicar:

Um fórum existe para pessoas como eu e vc, q temos interesse pelo mesmo assunto, trocarem conhecimentos.

Ou seja, não ajuda de nada vc vir aqui e dizer q discorda e ainda, humilhar, ao invés de apontar a sua opinião e baseá-la.


Se vc tiver critérios para basear a sua opinião e expor, aí sim, iriamos trocar experiencias e conhecimentos e qm sabe chegar a alguma conclusão.

Vc pode ter sua opinião formada, e não querer compartilha-la, e isto é seu direito. Mas daí de que vale um Fórum pra vc??????? Se a sua razão e opinião é a mais absoluta e correta???

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07 · Editado por: membro
· votar


Nao sei se vc entende o espírito de um fórum, mas vou te explicar:

Se a sua razão e opinião é a mais absoluta e correta???

Um fórum existe para pessoas como eu e vc, q temos interesse pelo mesmo assunto, trocarem conhecimentos.

Deixa eu te explicar uma coisa.
Não tem o que trocar nessa questão. Para mim parece apenas teimosia.

O Mento077 foi claríssimo, eu mesmo já tenho falado nisso algumas vezes, o Christhian também, e é uma coisa que o resto do mundo já está careca de saber.
Eu estou absolutamente correto nesse caso e não é a minha opinião apenas como vc pensa.
Seria o equivalente a eu dizer que a terra é redonda e vc dizer que é quadrada. Eu estaria sendo um chato mas ainda assim estaria correto, como no caso acima.

Se alguém se sentiu humilhado paciência. Que vá estudar e depois tenha humildade suficiente para reconhecer os erros.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante
e é uma coisa que o resto do mundo já está careca de saber.
hehehe ...entao conte isso para os seus colegas professores, aos quais citamos ali em cima. ;)

Para mim parece apenas teimosia.
acredite. nao eh.

Não tem o que trocar nessa questão
pra vc nao tem. pra mim tem, pois não está claro o fundamento de vcs.


mas tudo bem....daqui a alguns dias nao precisarão mais gastar esforços para responder um post pra mim. ;)

Valeus!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07 · Editado por: membro
· votar


Barbara Jolie

Se não está claro o fundamento, leia a respeito, se informe. É melhor do que insistir no erro.

Quanto aos professores, já vi gente que ensina há 20 anos e há 20 anos comete os mesmos pecados.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Cantante
leia a respeito, se informe. É melhor do que insistir no erro.


eh isso q eu falo q vc nao entende o intuito de um fórum.

aqui se trocam informações.

e não apontam apenas erros.

mas tranquilo vou ler a respeito....melhor....vou atras de alguem q me explique, alguem q queira realmente ajudar.

já vi gente que ensina há 20 anos e há 20 anos comete os mesmos pecados.
uhum...

mas garanto q este não é o caso deles.

São pesquisadores da voz.

Profissionais da voz.

Não apenas professores de canto.

Abraços e sucesso. ;)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


vou atras de alguem q me explique, alguem q queira realmente ajudar.

Explicado já foi. O que mais vc queria?

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante
Explicado já foi
qm explicou????

e nesse caso, na questao do aparelho fonador, creio q soh uma explicacao cientifica me auxiliaria realmente.

mas tdo bem Gerson, nao precisa mais me responder.


O q eu queria nao tenho aqui.

Obrigada mesmo assim!

Valeus!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07 · Editado por: membro
· votar


Não apenas professores de canto.

Entendi o seu recado.

Já é a segunda vez que vc deixa algo no ar, mas vc está redondamente enganada.

Essa conversa para mim terminou.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante
Já é a segunda vez que vc deixa algo no ar
nao deixei nada no ar.

existe diferença sim, em pesquisadores da voz e professores de canto.

please.....nao estou qerendo dizer algo por entrelinhas, por favor.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07
· votar


Essa conversa para mim terminou.
Idem. ;)

soh deixa eu explicar algo... nao tenho nada contra vc.

Soh vim aqui expor o q eu acho o certo e tentei embasar....no meu pouco conhecimento do aparelho fonador.

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!
Christhian
Cantante
Barbara Jolie
Amigos... E eu que achava que este tipo de "acalorada" discussão fosse apenas para o fórum de guitarra...rs
Se me permitem, vamos seguir este raciocínio: Se cada um daqui considerar que seus conceitos são a mais absoluta verdade, e que quaisquer outros conceitos diferentes dos seus estão errado, chegaríamos à conclusão de que todos estão errados...rs
O que acho importante destacar de tudo isso é o que entendi nos post's da Barbara Jolie que me parece estar querendo dizer: Isto aqui (o fórum) é um espaço para se colocar suas idéias, seus conceitos e seus conhecimentos sobre os mais variados assuntos e disponibilizá-los para o debate. Não se trata de impor o conhecimento individual como se ele fosse a mais absoluta verdade. O que deve acontecer é que este espaço seja democraticamente disponibilizado para o que se quiser falar (certo ou errado) a fim de que quem leia filtre aquilo que acha estar correto e desconsidere aquilo que não achar interessante.
Se cada um tem seu conceito firmado, um não convencerá o outro do contrário e no final das contas este não é o objetivo de um fórum. Repito que este, no meu entender, é um lugar pra debater conceitos e não para ganhar debates. Cada um se convence daquilo que achar mais sensato...
Só minha opinião...rs
Valeu!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Só para esclarecer e finalizar de uma vez por todas.

Tem coisas que não geram ou não deviam gerar debates.

Não é impor opinião porque NÃO É opinião. É assunto que já foi dito, estudado, repetido, e qualquer profissional da área (otorrino, fono, etc)sabe.

A literatura está aí para quem quiser ler. A gente apenas alerta quando alguém comete um engano ou repete o que seu professor (com pouco conhecimento) disse.

Agora é impossível entrar numa discussão a respeito disso quando vc encontra pessoas que "precisam" ser convencidas de alguma coisa.

Eu realmente detesto esse tipo de situação.

Só entrei novamente para esclarecer, mas prometo não alongar mais a discussão.

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!

Cantante
Não é impor opinião porque NÃO É opinião
A literatura está aí para quem quiser ler.
Cuidado com o que está escrito, meu camarada...
A literatura dizia que a Terra era o centro do Universo.
A literatura dizia que são três os estados da matéria.
A literatura dizia que o homem se desintegraria se passasse do 100 Km/h...

A gente apenas alerta quando alguém comete um engano ou repete o que seu professor (com pouco conhecimento) disse.
Concordo plenamente com vc quanto a alertar, mas é o máximo que podemos fazer. Convencer, na minha opinião a gente não convence ninguém, pois cabe a cada um se convencer. Acho que enquanto tentarmos fazer mais a parte que cabe ao outro (se convencer) e menos a nossa parte (alertar para o que achamos correto, e ainda assim só achamos, porque não é garantido que estamos com a verdade) fomentaremos acaloradas discussões e raramente chegaremos a algum lugar.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Cantante
Cara, me desculpe se me fiz parecer "o dono da verdade e do bom-senso" pois não é esta a minha intenção.
Nosso camarada Christhian é prova de que eu mesmo me envolvo em ferrenhas discussões...rs
Mas justamente por me envolver nelas é que cheguei à conclusão que postei para todos que se dispuserem a ler. Minha intenção é para que leiam e apenas isso! Não estou e não me considero acima de ninguém, tá certo meu camarada?...rs
Valeu!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Barbara Jolie
O objetivo de um fórum é o debate, como vc disse, trocar opiniões e muitas vezes discordar. O problema começa principalmente qdo questões óbvias são ignoradas, literalmente. Não existem dúvidas sobre "peito ser ressonador" pra qqr pessoa que tenha passado pelas fases normais do aprendizado de canto. Como disse o Cantante, algumas coisas não tem debate!

O maior problema desse fórum sempre foi a parcialidade, inclusive, assim que me tornei moderador, a minha maior tarefa, passada pela própria moderação era tornar isso algo acessível a todos. Hoje, com a presença de gente mais qualificada no fórum, não é possível querer levar uma discussão na base do grito ou do 10 contra 1.

E convenhamos, vc eu tenho certeza que estuda e sabe que não há ressonância no peito. Voz de peito é apenas uma maneira figurada de falar, com a finalidade de ajudar nas imagens mentais, tão importantes para o ensino do canto.

Cantante
Velho, obrigado por toda a preocupação em continuar um debate, que não tinha nem o pq de ter existido. Na verdade, não só aqui, mas a sua ajuda é fantástica a esse fórum, contribuindo sempre em alto nível.
A muito tempo eu passei a adotar a seguinte postura em qqr fórum que participo: Explico uma vez. Não quer aceitar, tome como a verdade seus erros e passe a vida em erros. Nós sabemos o que fazemos e o importante é passar conhecimento a quem realmente está interessado em aprender.
Abraços, meu amigo.

Penta_Blues
Fala meu velho!
Valeu pela tentativa em segurar o tópico.
Abraços!

Esse tópico já recebeu a resposta adequada e foi desvirtuado.
Fechado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Explicação técnica para falsete