Explicação técnica para falsete

Autor Mensagem
Rebec
Veterano
# jul/07


Oi. Procurei mas não achei... eu sei que a definição técnica de voz de cabeça é quando o som vai pros ressonadores da cabeça, como o da frente da face (máscara, talvez por esses resonadores serem "espaços" menores, eles gerem sons mais agudos, como numa comparação entre violão selo, violão normal e cavaquinho, é isso né?), bom... mas e uma definição de falsete? Como funciona? São usadas as pregas vocais pra faze-los? Se sim, de que forma? Como funciona o processo?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Rebec

O google sabe.

=)

Rebec
Veterano
# jul/07
· votar


Pois então, já usei o google... a única coisa que achei falando "um pouco" a respeito do funcionamento em si foi na wikipédia, mas msm assim, nada, mas nada mesmo esclarecedor...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Rebec
Pois é cara, eu só fiz a busca rápida tb, não li.. Mas tem muita informação, acho que bem mais do que qqr pessoa aqui esteja habilitada a falar, digo, tecnicamente, como tu perguntou.

Depois eu dou uma filtrada naquelas informações do Google e posto alguma coisa pra ajudar.

Abraços.

Rebec
Veterano
# jul/07
· votar


Obrigado...
Vou continuar procurando... derrepente né =)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


O falsete é feito com CT (cricotireóideo) trabalhando e com TA (tiroaritenóide) relaxado, inclusive fazendo uma fenda PARALELA entre as pregas vocais.

Essa é a explicação técnica.

quando o som vai pros ressonadores da cabeça ???

E tem outra caixa de ressonância por acaso?

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante
quando o som vai pros ressonadores da cabeça ???

E tem outra caixa de ressonância por acaso?


esse Cantante viu... uhAahuAUHhua

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Cantante

Excelente explicação!

E tem outra caixa de ressonância por acaso?
Aqui no fórum, acredita-se que voz de peito ressoa no peito e voz de cabeça na cabeça.

Seguindo esse princípio, tentarei inovar na arte e descobrirei a voz que ressoa no PÉ e para piorar, darei o nome ao registro de Voz Pediatrica (que o médico que cuida do pé).

=P

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Seguindo esse princípio, tentarei inovar na arte e descobrirei a voz que ressoa no PÉ e para piorar, darei o nome ao registro de Voz Pediatrica


kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!

Que dirão então de voz Analógica?? De onde ela vem? kkk

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


Cantante
Que dirão então de voz Analógica?? De onde ela vem? kkk

uhAHUAHUauhahuAHU..
isso me lembra o Ace Ventura, UAHhuahu...

Rebec
Veterano
# jul/07
· votar


Não compreendi ainda pq não sei o que são CT (cricotireóideo) e TA (tiroaritenóide), mas tô dando uma pesquisada sobre eles...

Uma outra coisa que eu queria perguntar é: como que a voz pode ressoar no peito (quando a voz é de peito nunca é só de peito, é no peito e na cabeça, certo?) se a produção da voz é feita mais acima? Ou ela não ressoa verdadeiramente no peito... ou somente o ar antes de passar pelas pregas vocais que "ressoam" no peito? Aii =S help please

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Ou ela não ressoa verdadeiramente no peito... ou somente o ar antes de passar pelas pregas vocais que "ressoam" no peito?

Não tem ressoador no peito, é apenas a vibração e a sensação que ocorre ali.

Rebec
Veterano
# jul/07
· votar


Então toda e qualquer voz é de cabeça?

Gippe
Veterano
# jul/07
· votar


Rebec
YEp... toda a voz tecnicamente tem ressonancia na cabeça. Eh nossa caixa acustica, saca? Soh q existem os denominadores "voz de peito" e "voz de cabeça" apenas por questoes didáticas. Quanto mais grave o som, a impressaum q se tem eh que a ressonancia estah no peito pq ele vibra bastante... mas eh mera impressaum, tah td na cabeça mesmo.

Não compreendi ainda pq não sei o que são CT (cricotireóideo) e TA (tiroaritenóide), mas tô dando uma pesquisada sobre eles...

Saum musculos do aparelho fonador. Se num me engano, a TA (tiroaritenóide) saum os responsáveis pelo estiramento das pregas vocais. No falsete ele naum trabalha pq as pregas num ficam esticadas, elas ficam frouxas, por isso a falta de voz mesmo no falsete

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Mandou bem Gipão.

Rebec
Veterano
# jul/07 · Editado por: Rebec
· votar


Putz! Vlw gippe! Mandou super bem msm \o/ =))

Elvenfoot
Veterano
# jul/07
· votar


Seguinte, eu fiz uma oficina de canto a um tempo atrás e a moça que lecionou explicou.

Falsete é uma corda vocal que APENAS os homens a possuem, que é uma espécie de corda que o cantor tem desde pequeno. Os sons agudos masculinos utilizam ela, por isso são tão dificeis de se controlar.

Já na mulher a cabeça delas funciona melhor que a masculina como caixa acustíca, e o formato menor do torax também faz com que ela cante normalmente com sons mais agudos...

Bom, acho que não está exatamente certo, mas tae uma explicação...

aqui neste site tem outra explicação, até melhor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Falsete
esta explicação aqui está melhor ainda, mas necessita saber ingles:
http://en.wikipedia.org/wiki/Falsetto

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07 · Editado por: membro
· votar


Seguinte, eu fiz uma oficina de canto a um tempo atrás e a moça que lecionou explicou.

Coitada da moça...


Falsete é uma corda vocal que APENAS os homens a possuem, que é uma espécie de corda que o cantor tem desde pequeno. Os sons agudos masculinos utilizam ela, por isso são tão dificeis de se controlar.

Já não tenho tanta pena da moça. Começou a dar raiva. FALSETE é uma corda vocal????????????????????????????????????????????????

Já na mulher a cabeça delas funciona melhor que a masculina como caixa acustíca, e o formato menor do torax também faz com que ela cante normalmente com sons mais agudos...

Putz...não precisa nem de uma explicação técnica, mas imagine porque uma criança tem a voz aguda. Imagine o tamanho e grossura da corda vocal dela. Menor, mais agudo. Pense no comprimento da corda de um baixo.

Resumindo. Essa moça aí só falou besteira.

cybx
Veterano
# jul/07
· votar


Já na mulher a cabeça delas funciona melhor que a masculina como caixa acustíca, e o formato menor do torax também faz com que ela cante normalmente com sons mais agudos...

Nada a ver.

O que explica os sons mais agudos das mulheres que os dos homens é o fato de o homem apresentar testosterona, que na puberdade faz com que as pregas vocais se alonguem (cordas maiores = sons mais graves) e que a laringe aumente relativamente de tamanho.

Rebec
Veterano
# jul/07 · Editado por: Rebec
· votar


Hum... então a estatura da pessoa influencia na voz... pq se for pequena, deduze-se que as pregas sejam tb... ou não? Geralmente acontece isso?
Bom... acho que sim... anões geralmente tem a voz bem fina né hehe :D

cybx
Veterano
# jul/07
· votar


Bom... acho que sim... anões geralmente tem a voz bem fina né hehe :D

Depende. Vc já viu anão com pescoço e principalmente cabeça pequena? Eu não! rsrs

Mas depende sim da proporcionalidade, se uma pessoa for baixa porém possuir a laringe desenvolvida do mesmo jeito que um adulto de estatura normal, a voz será normal.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante

Resumindo. Essa moça aí só falou besteira.

Eu acho q a Elvenfoot não entendeu direito a explicação.

As vezes mtos termos técnicos confundem.
E no caso dela, confundiram mto bem....eheheehe


Elvenfoot
Vou sugerir q vc dê uma analisada, e não repita esta informação q vc postou aqui, pois ela está bem incorreta. ;)

Abraços!

AsTrOdYuM
Veterano
# jul/07
· votar


Opa.
Cara falsete eh simples. Como o Gippe e o Cantante jah falaram.

O formato das cordas eh: posicionamento paralelo, deixando uma fenda entre elas. Por isso c vc forcar demais no falsete elas vao chocar longitudinalmente, provocando inflamacao caso persista.

Uma voz bem colocada a medida que aumentamos o tom, faz com que as cordas vocais se posicionem analogamente a um ziper, as cordas vao zipando cada vez mais, deixando cada vez menos espaco para o ar passar, a medida que se vai aos agudos.
Para sustentar esta posicao de zipper, eh necessario que haja somente um fluxo pequeno, porem constante, de ar. Caso haja muita pressao, ou socos de ar, as cordas nao terao como manter a posicao correta, ou seja, caindo para o falsete. Ou caso nao caiam para o falsete, para tentar se manter na posicao certa os musculos da mastigatorios (mandibula, etc) irao ser usados para manter forcadamente as cordas nessa posicao, oq eh totalmente errado.

Ai a importancia do apoio, fazer com q haja um fluxo continuo e controlado de ar nas cordas vocais, de maneira que todos os musculos mastigatorios possam ser poupados, ou sejam, fiquem relaxados, deixando apenas as cordas trabalharem livremente.

Caso falei algo que alguem nao concorde, deixe-me saber :)
Abracos

floor jansen
Veterano
# jul/07
· votar


Gippe
oi amorzinho, só esclarecendo:

Caixa d ressonância inferior compreende faringe, torax, bronquios e traqueias, caixa d ressonancia superior são as cavidades da face e bucais, agora o mais importante e extramente fundamental é cantar utiilizando a máscara, ou seja, os ressonadores superiores, agora fazer adequadamente é q o bicho pega, e fica difícil sem acompanhamento, temos q aliar a ressonância facial com a ressonância de peito - q são os graves - e as palatais - q são as médias -.

beijos...

floor jansen
Veterano
# jul/07
· votar


Rebec

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/77173/

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Caixa d ressonância inferior compreende faringe, torax, bronquios e traqueias,

Isso não é verdade. Não existe caixa de ressonância no peito.

floor jansen
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante
Caixa d ressonância inferior compreende faringe, torax, bronquios e traqueias

repito o q eu disse....

fique a vontade para discordar...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Cantante
Apaguei meu post. Escrevemos a msm coisa juntos.

Isso não é verdade. Não existe caixa de ressonância no peito. (2)

floor jansen
Veterano
# jul/07
· votar


Christhian
Cantante

gente, sugiro q vcs revejam os seu conceitos...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


floor jansen
Só pra constar. Vc pode dividir o aparelho fonador em 5 partes. Produtores, vibratórios, ressonadores, articuladores e coordenadores. Na verdade, essa é a exata seqüencia de trabalho do meu professor comigo.

Sobre os ressonadores: Laringe, onde o som é produzido, Boca e Cavidades Nasais, incluindo Faringe e Laringo-faringe.

Abraços.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Explicação técnica para falsete